Nunca para a guerra!
Mas a pessoa pode ser um judeu ateu, ou seja, ser judeu por sua ascendência sem acreditar no Deus da Bíblia. Segundo a lei rabínica, o judaísmo é transmitido pela mãe, embora na Bíblia as pessoas citadas sejam apresentadas apenas por sua ascendência paterna.
Israel define a questão em sua lei do retorno aprovada em 1970: "É judeu qualquer indivíduo nascido ao menos de mãe judia ou convertido ao judaísmo".
É muita pretensão trazer um tema histórico para uma conclusão em minutos, essa é a minha fraterna contribuição.
|
|
|
|
|
|
Posteriormente passou a fazer referência a todos os povos que, no decorrer do terceiro milênio antes de Cristo, emigraram da península arábica para Mesopotâmia, Síria, Palestina e depois, por volta do ano 700 a.C., para a região do chifre da África.
Atualmente os povos chamados de semitas são essencialmente judeus e árabes, mas na antiguidade também havia assírios, babilônios, arameus, cananeus e fenícios.
- Sionista -O sionismo deriva da bíblica "Sion", que designa Jerusalém ou o povo judaico. Exilado e disperso, o povo judaico tem a esperança de retornar à Palestina. Esta esperança é constitutiva da religião judaica, que a considera uma redenção.
Durante séculos, no entanto, não passa um mero desejo, mas na segunda metade do século XIX o sionismo começa a ser concretizado com a fundação das primeiras comunidades agrícolas judaicas na Palestina por judeus russos que fugiam dos (1)pogroms.
O jornalista Théodore Herzl, de Viena, criou a teoria sobre o sionismo no fim do século XIX e deu um significado político ao termo. Fundador do movimento sionista no Congresso da Basileia em 1896, escreveu "O Estado Judeu": sua ideia é "dar a um povo sem terra uma terra sem povo". Criou o Fundo Nacional Judaico para a compra de terras na Palestina.
Depois do extermínio dos judeus pelos nazistas, os judeus procuraram refúgio na Palestina e a ideia sionista se concretizou com a criação do Estado de Israel em 1948.
Um antissionista é alguém que se opõe ao Estado de Israel. Esta posição política pode ser compartilhada pelos judeus que defendem a assimilação.
rap/alc/vdr/al/pc/fp.
(1) Progrom - O termo pogrom (em iídiche, פּאָגראָם, do russo погром) tem múltiplos significados, mais frequentemente atribuída à perseguição deliberada de um grupo étnico ou religioso, aprovado ou tolerado pelas autoridades locais, sendo um ataque violento massivo, com a destruição simultânea do seu ambiente (casas, negócios, centros religiosos). Historicamente, o termo tem sido usado para denominar atos em massa de violência, espontânea ou premeditada, contra judeus, protestantes, eslavos e outras minorias étnicas da Europa, porém é aplicável a outros casos, a envolver países e povos do mundo inteiro.
Antissionismo é a oposição política, moral ou religiosa às várias correntes ideológicas incluídas no sionismo, inclusive ao estado judeu, criado com base nesse conceito.
Eventualmente, o termo também é muitas vezes aplicado à oposição política ao governo de Israel, sobretudo se motivada por denúncias de violações sistemáticas de direitos humanos dos palestinos, incluindo crimes de guerra[carece de fontes], mas também à negação ao direito de existência do Estado de Israel.
A linha mais forte e numerosa de antissionistas contudo continua a ser a que deriva de Amin al-Husayni, tio de Yasser Arafat, e tido como um grande mentor do antissemitismo muçulmano.
Os antissionistas condenam o movimento sionista por ter promovido a compra e ocupação das terras no Mandato Britânico da Palestina, com o objetivo de criar o Estado de Israel, que consideram artificial. O questionamento sobre a definição de Israel como estado judeu ainda suscita controvérsia e oposição entre os antissionistas há mais de sessenta anos, assim como a ocupação da Cisjordânia.
A HISTÓRIA e o Pogrom
---------------------------------
A palavra tornou-se internacional após a onda de pogromm que varreu o sul da Rússia entre 1881 e 1884, causando o protesto internacional e levando à emigração massiva dos judeus.
De acordo com os registros da história dos judeus nos Estados Unidos, a imigração judaica da Rússia aumentou drasticamente naqueles anos, totalizando cerca de dois milhões de judeus russos entre 1880 e 1920.
Pelo menos uma parte dos pogrom deve ter sido organizada ou apoiada pela Okhrana (polícia secreta russa). Apesar de não haver provas, a indiferença da polícia e do exército russo foi amplamente comentada, por exemplo, durante o Primeiro pogrom de Kishinev de 1903, que durou três dias, bem como as precedentes incitações antissemitas em artigos de jornais - uma indicação de que os pogrom estavam em linha com a política interna da Rússia Imperial.
A Revolução Russa de 1917 e a consequente Guerra Civil Russa foram acompanhadas de vários pogrom. Por um lado, judeus ricos partilharam o destino de outras pessoas ricas da Rússia. Por outro lado, as povoações judaicas sofreram vários pogrons pelo Exército Branco, que via os judeus como atores principais do "complô judaico-bolchevique". Na pequena cidade de Fastov sozinho, o Exército Voluntário de Denikin assassinou mais de 1,5 mil judeus, principalmente idosos, mulheres e crianças. Estima-se que 100 a 150 mil judeus na Ucrânia e no sul da Rússia foram mortos em pogroms perpetrados pelas forças de Denikin, bem como por partidistas nacionalistas de Symon Petliura
A organização da autodefesa judia parou os pogromistas em certas áreas durante o Segundo pogrom de Kishinev.
Pogrom ocorreram também envolvendo pessoas de outras comunidades, além da judaica. Exemplos: o Massacre de São Bartolomeu, em França, no ano de 1572, quando houve assassinatos em massa de protestantes por parte de católicos. Também há o caso dos massacres da comunidade Bahá'í (entre 1850-63) perpetrados pelas autoridades bem como a sociedade civil em todo o Irão. No Afeganistão dos talebans, houve pogrons feitos aos membros do grupo étnico minoritário dos hazaras (na aldeia de Daht-e Leili, centro-norte do país). Em Camboja, Ruanda, Burundi etc., também há casos, e recentes, de enormes pogrom. Foram praticados na Segunda Guerra 140 pogroms com 35 mil vítimas durante o período.
1938: O pogom da "Noite dos Cristais"
Em 9 de novembro de 1938, nazistas mataram judeus, incendiaram sinagogas, saquearam e destruíram lojas da comunidade judaica. O governo nazista impediu a ação de polícia e bombeiros. Aquela que ficaria conhecida no próprio jargão nazista como a "noite dos cristais quebrados" marcou o início do Holocausto, que causou a morte de seis milhões de judeus na Europa até o final da Segunda Guerra Mundial.
A "Noite dos Cristais" (Kristallnacht ou Reichspogromnacht), de 9 para 10 de novembro de 1938, em toda a Alemanha e Áustria, foi marcada pela destruição de símbolos judaicos. Sinagogas, casas comerciais e residências de judeus foram invadidas e seus pertences destruídos. Milhares foram torturados, mortos ou deportados para campos de concentração. A justificativa usada pelos nazistas foi o assassinato do então diplomata alemão em Paris, Ernst vom Rath, pelo jovem Herschel Grynszpan, de 17 anos, dois dias antes.
A perseguição nazista à comunidade judaica alemã já havia começado em abril de 1933, com a convocação aos cidadãos a boicotarem estabelecimentos pertencentes a judeus. Mais tarde, foram proibidos de frequentar estabelecimentos públicos, inclusive hospitais.
No outono europeu de 1935, a perseguição aos judeus, apontados como "inimigos dos alemães", atingiu outro ponto alto com a chamada "Legislação Racista de Nurembergue". Enquanto o resto do mundo parecia não levar o genocídio a sério, Hitler via confirmada sua política de limpeza étnica.
Uma lei de 15 de novembro de 1935 havia proibido os casamentos e condenado as relações extraconjugais entre judeus e não-judeus. Havia ainda a proibição de que não-judeus fizessem serviços domésticos para famílias judaicas e que um judeu hasteasse a bandeira nazista.
Ainda em 1938, as crianças judias foram expulsas das escolas e foi decretada a expropriação compulsória de todas as lojas, indústrias e estabelecimentos comerciais pertencentes a judeus. Em 1º de janeiro de 1939, foi adicionado obrigatoriamente aos documentos de judeus o nome Israel para homens e Sarah para mulheres.
A proporção da brutalidade do pogrom de 9 de novembro foi indescritível. Hermann Göring lamentou "as grandes perdas materiais" daquele 9 de novembro de 1938, acrescentando: "Preferia que tivessem assassinado 200 judeus em vez de destruir tantos objetos de valor!"
Antissionismo e Antissemitismo
Para a grande maioria dos sionistas, o antissionismo é uma manifestação antissemita. Normalmente quando não se reconhece Israel como um Estado judeu ou se odeia o país por isso. Contudo, não significa que todos os que criticam Israel sejam antissemitas.
Inclusive muitos judeus são antissionistas.. Há agnósticos marxistas, como Ralph Shoenman, Michel Warschawski e Norman Finkelstein, como também há os adeptos ao movimento Neturei Karta que consideram-se antissionistas. Igualmente, alguns proeminentes intelectuais judeus, que defendem a desocupação dos territórios palestinos ou que pregam a eliminação do Estado de Israel, são considerados antissemitas pelos judeus e frequentemente são proibidos de entrar em território israelense.
Conteúdo PRÉVIO (Boneca), sempre a partir de segunda-feira ou terça pelo blogue 👇🏽
versão final só domingo, enquanto isso, vão acontecendo inclusões, exclusões e alterações.
Faremos um minuto de silencio após assistirmos o vídeo, em respeito ao Sempre Reitor Luiz Carlos Cancellier. Queremos JUSTIÇA!
Todos precisam de AMOR
Um hino contra a invasão e os invasores.
Como estão reagindo as empresas ao conflito entre Israel e o Hamas?
O diretor executivo da Amazon, Andy Jassy, declarou no Twitter que a violência contra civis era "chocante e dolorosa de ver" e o diretor executivo da Pfizer, Albert Bourla, escreveu no LinkedIn que estava "destroçado pelas atrocidades". Embora para muitos estas expressões de condolências fossem uma resposta natural, alguns apoiantes dos palestinianos não tinham tanta certeza.
A Starbucks e a McDonald's não tardaram a envolver-se na controvérsia empresarial.
Quando Israel iniciou os ataques de retaliação em Gaza, a cadeia de fast-food anunciou que estava a oferecer milhares de refeições gratuitas ao pessoal das Forças de Defesa de Israel (IDF).
Enquanto Israel afirma que as suas tropas estão a fazer um trabalho essencial para "desmantelar" o Hamas em Gaza, grupos pró-Palestina afirmaram que, ao dar refeições gratuitas, a McDonald's era cúmplice no apoio à limpeza étnica dos palestinianos.
O grupo, ativo desde 2005, concentra os boicotes num pequeno número de empresas que considera serem cúmplices de violações dos direitos dos palestinianos.
Entre elas estão as empresas de tecnologia HP e Siemens, o retalhista Carrefour, a seguradora AXA e a empresa de vestuário desportivo Puma.
O grupo sublinhou que "os boicotes são eficazes", salientando que as suas ações "já levaram grandes empresas multinacionais como a Veolia, a Orange e a General Mills a abandonar as atividades nos colonatos ilegais israelitas".
"ISRAEL E O HORROR DOS ATAQUES ESTÃO PERDENDO A GUERRA DE INFORMAÇÕES NO MUNDO INTEIRO" | Cortes 247 Hildegard Angel é jornalista. Trabalhou também como atriz no teatro, cinema e televisão nas décadas de 1960 e 70. Ficou conhecida nacionalmente também como colunista social e de televisão nos jornais O Globo (décadas de 80 e 90) e Jornal do Brasil (2003 a 2010). |
Bombardearam alvo no Líbano / Síria / Marrocos e provocam o Irã
Islamismo
O islamismo é atualmente a segunda maior religião do mundo. Seu surgimento remonta ao século VII e deu-se por meio das pregações realizadas por Muhammad, seu profeta."O islamismo é uma religião que possui cinco pilares que todo muçulmano deve seguir no exercício de sua fé.
Recitar o credo “não existe nenhum deus além de Allah, e Muhammad é seu profeta”.
COMERCIAL A PAZ
Atenção meu genro do coração! |
Para quem não sabe, Harriet Tubman foi uma abolicionista norte-americana que viveu entre os séculos XIX e XX. Ela escapou da escravidão, liderou missões para libertar escravos e ajudou o Exército da União, durante a Guerra Civil Americana, trabalhando como espiã! Seu rosto foi cogitado em 2016 para ser estampado na nota de 20 dólares, mas no ano seguinte essa ideia foi, ao menos temporariamente, descartada.
E, numa época onde a discussão sobre o racismo aflorou nas ruas e nas redes sociais, uma frase atribuída a Harriet Tubman voltou a ser disseminada nas redes sociais.
Uma Disseminação de Longa Data
No entanto, a frase atribuída a Harriet Tubman não começou a ser disseminada recentemente, visto que ela vem sendo propagada há anos nas redes sociais.
No próprio Facebook encontramos publicações de outros perfis, páginas e comunidades datadas de 2013 (página “Geração de Valor”), 2018 (página “Budista Engajado”), e março deste ano (comunidade “Darpano”).
Um exemplo disso foi a publicação da “ConheCIÊNCIA” – uma página pretensamente destinada a divulgação científica no Facebook – realizada ontem, dia 15 de junho de 2020 (arquivo):
Entretanto, será que essa frase foi realmente dita ou escrita por Harriet Tubman? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Falso! Não há nenhuma evidência de que a frase tenha sido dita ou escrita por Harriet Tubman! Embora ela não soubesse ler ou escrever, não há nenhuma documentação ou qualquer base histórica que possa corroborar com tal citação. Todos os principais historiadores, que já pesquisaram ou estudaram profundamente a vida de Harriet Tubman, concordam que a citação é falsa e foi meramente inventada em algum momento da linha do tempo.
Em 2008, essa citação foi disseminada como autêntica por uma escritora feminista dentro de um texto enviesado politicamente. Desde então, a frase passou a ser disseminada avidamente propagada nas redes sociais. Assim como mencionado por uma agência de checagem chamada “African Check”, a frase é um insulto as pessoas que foram e ainda são de alguma forma escravizadas e a própria Harriet Tubman.
A Origem da Desinformação: A Militância Travestida de Informação
Conforme dissemos anteriormente, toda essa desinformação começou quando a escritora feminista Robin Morgan publicou a segunda parte de um ensaio (trabalho literário) chamado “Good-bye to All That” em fevereiro de 2008 (arquivo). Diga-se de passagem a primeira parte desse ensaio havia sido publicada em 1970!
Essa segunda parte não foi escrita aleatoriamente, visto que surgiu como suporte a candidatura de Hillary Clinton durante as primárias do Partido Democrata para a eleição presidencial daquele ano. No texto, Robin basicamente desafiava mulheres que não faziam o mesmo que ela.
Eis o que Robin mencionou num trecho do texto:
“Adeus às mulheres de qualquer idade novamente se sentindo indignas, amuadas ‘e se ela não for elegível?’ ou ‘talvez seja pós-feminismo, já estamos livres”. Deixo com vocês uma declaração da magnífica Harriet Tubman como resposta. Quando perguntada sobre como ela conseguiu salvar centenas de afro-americanos escravizados através da Estrada de Ferro Subterrânea durante a Guerra Civil, ela respondeu amargamente: ‘Eu poderia ter salvo milhares – se tivesse conseguido convencê-los de que eram escravos’“
Lula vai às redes sociais e lembra sua vitória nas urnas, um ano depois
Há exatos 365 dias, em 30 de outubro de 2022, os brasileiros compareciam às urnas eletrônicas para escolher entre o hoje presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno das eleições presidenciais. Por volta das 19h30 daquele domingo, o resultado foi confirmado: Lula foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez com 57.132.197 milhões de votos e 50,68% dos votos válidos.
Por Redação - de Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais, nesta segunda-feira, para lembrar que “há um ano, a democracia vencia nas urnas”. Na mensagem, que faz referência ao segundo turno da eleição presidencial do ano passado, Lula afirma que “de lá para cá retomamos programas sociais, reduzimos o desmatamento e o desemprego, recuperamos a imagem do Brasil no mundo e a vida melhorou”.
Há exatos 365 dias, em 30 de outubro de 2022, os brasileiros compareciam às urnas eletrônicas para escolher entre o hoje presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno das eleições presidenciais. Por volta das 19h30 daquele domingo, o resultado foi confirmado: Lula foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez com 57.132.197 milhões de votos e 50,68% dos votos válidos. Após a totalidade das urnas apuradas, constatou-se que Lula foi escolhido por 60.345.999 de brasileiros. Jair Bolsonaro, por sua vez, recebeu 58.206.354 de votos.
Violência
Lula chegou à Presidência da República pela terceira vez aos 77 anos, liderando um amplo arco de alianças formado por 10 partidos políticos, por representantes da sociedade civil e do capital e até por ex-adversários políticos. A principal bandeira desta frente ampla foi a defesa da democracia contra o autoritarismo, o combate à fome e a retomada do desenvolvimento com inclusão social da população.
A campanha de 2022 foi marcada pelo intenso uso da máquina pública e do poder econômico por Jair Bolsonaro, bem como pela disseminação de notícias falsas, por denúncias de coação de eleitores e inúmeros episódios de violência política envolvendo bolsonaristas.
TSE condena Bolsonaro e Braga Netto por uso político do 7 de setembro
CONDENAÇÃO 3 X 1 ABSOLVIÇÃO
ver relacionadas
Quanto mais fala, ex-ajudante de ordens complica vida de Bolsonaro
Eles estão bêbados e desenfreados. (14.1)
☝🏻☝🏻☝🏻☝🏻
videosindipetrorjspm.blogspot.com)
Ao vivo nas mídias abaixo a partir das 21 horas👇🏽aos Domingos (A força faz a Lei | Facebook) (grupos de esquerda - resistência — Resultados da pesquisa | Facebook) Militantes De Esquerda | Facebook - Redes e Canais Progressistas Twitter (Ivan Luiz(@professorivanl1) / Twitter) Cida Cordeiro - Facebook - Página Democracia: Gestão Pública
|
Seja membro do ICL como eu. Escolhemos vídeo semanalmente aqui! |
BOMBA: EDUARDO MOREIRA EXPÕE A FARSA DA TAXAÇÃO DOS SUPER-RICOS Veja mais no Portal ICL Notícias:Facebook |
Desmistificando a Taxação dos Super-Ricos: Entenda Por Que o Projeto é uma Farsa
Estado Democrático de Direitos Sempre!
A base em ação 1.1 - Orlando Silva e as plataformas digitais1.2 - Ataques ao STF e hora dele chegando 1.3 - Lula assina GLO para combater crime organizado no país | |
Destaque 2 | Presidência da República |
Lição de AMOR 3.1 - Deus Ciencia e a Medicina | |
Memória Política que nunca se repita | |
Política | |
Vídeos ou textos importantes 6.1- Bolívia rompe novamente laços diplomáticos com Israel | |
História Real e ou fato real | |
Legislativo 8.1 - Links | |
"A cadela do fascismo está sempre no cio." Bertolt Brecht | |
A vida em jogo | |
PETROBRAS 11.1- PETROBRAS para os Brasileiros. Sessão Solene na Camara de Vereadores de Maricá pelos 70 anos da Petrobras |
Momento Cultural - Relação dos nossos aniversariantes destacados e homenageados e alguns fatos relevantes de 30/10 a 05/11/2023 | |
Dia a dia na Secretaria das Empresas Privadas do Sindipetro RJ- |
1.2 - Ataques ao STF. A tua hora está chegando.
3.1. - Deus Ciencia e a Medicina |
4.1 - Luta desigual e covarde - Obrigado Dr Aderson 4.2 - |
5. Política
6.1 - Bolívia rompe novamente laços diplomáticos com Israel devido a ataques em Gaza. O Ministério das Relações Exteriores da nação andina justificou a decisão apontando que Israel cometeu crimes contra a humanidade 31 de outubro de 2023 Indice |
8. Legislativo
9. Economia
" Bertolt Brecht"
10. A vida em jogo
Contribuição Assistencial
Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou uma nova Contribuição Assistencial que terá um impacto significativo em diversos setores em todo o Brasil.
O que é a Contribuição Assistencial?
Para aqueles que ainda não estão familiarizados, a Contribuição Assistencial é uma taxa que os sindicatos e entidades de classe podem cobrar para financiar atividades e ações em benefício dos trabalhadores.
A Decisão do STF:
O STF deliberou sobre a constitucionalidade da Contribuição Assistencial, permitindo que ela seja imposta a todos os trabalhadores, mesmo que não sejam filiados ao sindicato, desde que tenham o direito de se opor. O valor da contribuição não é fixo e deve ser definido por meio de ACT de cada categoria.
O que isso significa?
Isso implica em algumas considerações importantes:
- É fundamental estabelecer em acordo coletivo qual o valor da contribuição, decisão tomada em assembleia;
- Isso representa uma oportunidade para fortalecer sindicatos e entidades que atuam em defesa dos trabalhadores;
Indice
UM presente do meu Genro 👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽
Conheça um pouco das Plataformas / Base Sindipetro RJ |
Relação dos nossos aniversariantes destacados e homenageados e alguns fatos relevantes de 30/10 a 05/11//2023
30 - Nelson Motta ______________ Nelson Cândido Motta Filho ORB (São Paulo, 29 de outubro de 1944) é um jornalista, compositor, escritor, roteirista, produtor musical, teatrólogo e letrista brasileiro. É autor de mais de trezentas músicas, com diversos parceiros, como Lulu Santos, Rita Lee, Ed Motta, Cidade Negra, Guilherme Arantes, Dori Caymmi, Erasmo Carlos e a banda Jota Quest. Produziu espetáculos de artistas como Elis Regina, Marisa Monte e Gal Costa. É o autor de sucessos musicais como Dancing Days (com Ruben Barra), Como uma Onda (com Lulu Santos), Coisas do Brasil (com Guilherme Arantes) e da canção de final de ano da Rede Globo, "Um Novo Tempo" (com Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle). 2º Turno Eleições Presidenciais/2022 -------------------------------------------------- foi eleito presidente da República no segundo turno das Eleições 2022. O petista venceu o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), por 50,9% contra 49,10% dos votos válidos em todo o país, com 99,99% das urnas apuradas. A vitória de Lula foi confirmada matematicamente pouco antes das 20h deste domingo (30). O presidente eleito venceu seu adversário pela menor margem já registrada em uma disputa presidencial. |
Sidney Nolasco de Rezende ou mais simplesmente Sidney Rezende (Campo Grande , 31 de outubro de 1958) é jornalista brasileiro. Atualmente dedica-se ao portal SRZD, fundado por ele próprio e à participação no quadro [Liberdade de Opinião] no canal CNN Brasil. e é o titular da coluna de política do Informe do Dia, do jornal O Dia. Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, começou a trabalhar como repórter em 1985, na Rádio Roquette Pinto. No mesmo ano acumulou as funções de apurador da TV Manchete e repórter da TV Educativa. No ano seguinte, por um breve período, torna-se redator de chamadas publicitárias da TV Globo. Um ano depois lançou o livro Ideário de Glauber Rocha, pela editora Philobiblion, da Civilização Brasileira. Em 1987 estreou na Rádio Jornal do Brasil como apresentador do programa Encontro com a Imprensa, onde entrevista as personalidades mais importantes da política e da cultura do país. Simultaneamente, trabalhou como repórter do jornal Tribuna da Imprensa e pauteiro da Rádio MEC. Um ano depois, recebe o prêmio Golfinho de Ouro, de melhor jornalista de rádio do ano. Em 1989, ainda no Encontro com a Imprensa, apresentou Baleia Verde, produzido pela Intervídeo, o primeiro programa sobre ecologia da tevê brasileira. Em 1991 criou e apresentou, em parceria com o jornalista Ricardo Bueno, Panorama Brasil, o primeiro programa inteiramente jornalístico da FM brasileira, na Rádio Panorama FM, e se tornou apresentador do Jornal do Rio, na TV Bandeirantes. Em 1991 participou como debatedor do Sem Censura, na TV Educativa (TVE) e inicia seu trabalho como âncora na Rádio CBN, como apresentar do Jornal da CBN, onde foi um dos fundadores da nova emissora. Ele foi um dos autores da grade de programação que pretendia tornar-se um dia all news. Neste ano o trabalho de Sidney Rezende na rádio JB se transforma em livro: [As entrevistas do Encontro com a Imprensa], de Clarice Abdalla, pela Editora Vozes. Em 1993, tornou-se professor da PUC-Rio. No ano seguinte coordena o Seminário de Jornalismo Eletrônico ao Vivo, que se transformou em livro, publicado pela Editora Vozes. Em 1995 mudou-se para Brasília, onde apresenta o Show de Notícias, da CBN e implanta o jornalismo vespertino da emissora, até então inexistente. Além disso, ministrou aulas de Jornalismo na Faculdade CEUB e fez comentários políticos na Rádio Globo, do Rio de Janeiro. Em 1996, voltou a ser âncora da CBN no Rio de Janeiro e passou a apresentar o jornal Em Cima da Hora, na Globo News. Em 2001, ainda na CBN, passou a apresentar o Conta Corrente (Globo News), na Globo News e o telejornal Bom Dia Rio, da TV Globo. Em 2002 lançou o livro [Deve ser Bom ser Você - 102 brasileiros bem-sucedidos dizem o que pensam do sucesso], publicado pela Futura, do grupo Siciliano. Em 2006 estreou seu site de notícias, o Portal SRZD. Atualmente, também conferencista, percorre o Brasil com suas palestras. Há três anos é apresentador da cerimônia do Prêmio Esso e dos Destaques da Publicidade organizado pela ABP – Associação Brasileira de Propaganda. Paralelo a tudo isso, ainda cuida de sua agência, a SR Idéias, Imprensa e Comunicação. Em 24 de outubro de 2008 ele deixou a CBN depois de 23 anos de rádio CBN, entre os motivos alegados pela empresa seria uma mudança editorial. Em 2013, deixa o Conta Corrente, passando a apresentar o Brasil TV e edições do Jornal Globo News. Tem um filho que já teve breve participação no programa Globo Esporte e que possui um canal no Youtube, Chico Rezende, mais conhecido como Chico, o Torcedor. Em 13 de novembro de 2015, após duras críticas à imprensa brasileira em seu blog pessoal Sidney Rezende é demitido da Globo News. Em Abril de 2016 é contratado na Rádio Nacional para apresentar um programa chamado Nacional Brasil, que estreou em 04 de maio. Porém, o programa foi extinto em 20 de maio por cortes de gastos e Sidney deixou a rádio. Claudete Soares ---------------------- Claudette Colbert Soares, Claudete Soares ou Claudette Soares (Rio de Janeiro, 31 de outubro de 1937) é uma cantora brasileira. Começou sua carreira muito cedo: foi revelada no programa A raia miúda, de Renato Murce, na Rádio Nacional. Apresentou-se no programa da Rádio Mauá chamado Clube do Guri, de Silveira Lima. Depois também se apresentou no programa Papel Carbono, de Renato Murce. Na Rádio Tupi participou do programa Salve o Baião!, conhecendo Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Ele a apelidou de Princesinha do baião. Ainda na década de 1950, na Rádio Tamoio, ela apresentou ao lado de Ademilde Fonseca o programa No mundo do baião (programa de Zé Gonzaga, irmão do Luís). Silvinha Telles chamou-a para substituí-la como cantora na boate do Plaza, no final da década de 1950. Dividiu o palco com Luiz Eça, João Donato, Baden Powell e Milton Banana e outros músicos. Participou do programa de TV - Brasil 60, da apresentadora de TV e atriz Bibi Ferreira, pela TV Excelsior - canal 9, de São Paulo. Divulgou as canções da Bossa Nova em São Paulo, nas casas noturnas Baiúca, Cambridge e João Sebastião Bar. Inaugurou a boate Ela, Cravo e Canela, junto com o pianista Pedrinho Mattar, apresentando o espetáculo Um show de show. Em 1967, compareceu ao programa de TV Jovem Guarda, da TV Record, (Rede Record), canal 7 de São Paulo, ocasião em que interpretou Como é grande o meu amor por você (Roberto Carlos/Erasmo Carlos). Casou-se com o músico Júlio César Figueiredo, em 1972. Seu grande sucesso, De tanto amor, foi um presente de casamento dado por Roberto Carlos, que foi seu padrinho. Veio a se divorciar na década de 1990. Tinha um projeto junto com Dick Farney de gravar uma série de músicas brasileiras, mas, com a morte do amigo, isso não foi possível. Claudette retomou à sua carreira artística, depois do seu divórcio. Fez turnês por Paris e Lisboa. Rafael Rabelo 7 cordas ------------------------------- Ali, na segunda metade dos anos 1970, estava no meio de uma garotada que fora seduzida pelo choro, essa música incrível criada pelo povo do Rio de Janeiro. O grupo, que gravou um LP e excursionou com Nara Leão, era pequeno para o violonista. Ele logo partiu para o solo, ou para dividir palcos e estúdios com intérpretes como Elizeth Cardoso, Gal Costa e Ney Matogrosso. Aluno de Meira, discípulo de Dino, guiado por Radamés Gnatalli e Tom Jobim, Raphael era um gigante do seu instrumento. Tinha técnica, velocidade, emoção, virtuosismo. Seu ocaso foi triste: uma suposta contaminação pelo HIV, durante uma transfusão, e um mergulho sem volta nas drogas. ***** Se há uma dinastia do violão brasileiro de 7 cordas, ela passou de Dino para Raphael. E, felizmente, segue com Yamandu Costa. |
01 - Lázaro Ramos - 1/11/1978 - Salvador, BA - Escritor, ator e diretor. Em 2019 lançou seu primeiro trabalho musical com temas infantis, com temas que abordaram autoestima, afetividade e identidade. “Viagens da Caixa Mágica” (2019), foi editado pela LAZ Produções Artísticas e contou com nove faixas, tendo sido lançado em formato vinil, CD e DVD. O lançamento ocorreu em evento no Shopping Frei Caneca em São Paulo (SP), em evento com parceria do Instituto CRESCER. Contribuíram no desenvolvimento das faixas o músico Jarbas Bittencourt e a atriz e cantora Heloísa Jorge. O projeto incluiu clipes interativos com letras das músicas. As 10 composições foram inspiradas nos livros “Caderno Sem Rimas da Maria” e “Caderno de Rimas do João”, que escreveu para seus dois filhos, João Vicente e Maria Antonia. |
02 - Antonio Jardim - Antonio José Jardim e Castro - 2/11/1953 - Rio de Janeiro, RJ - Compositor. Musicólogo, Arranjador. Violonista. Produtor musical. Iniciou os estudos musicais, em 1968, estudando violão em aulas particulares e posteriormente no Conservatório Brasileiro de Música, sob a orientação de Válter de Souza. Estudou “Harmonia” com o maestro César Guerra-Peixe, no Centro de Estudos Musicais; “Análise Musical” com Esther Scliar, na Escola de Música Villa-Lobos. Estudou composição nos III e IV Cursos Internacionais de Verão de Brasília, respectivamente com Chistopher Bockmann (1978) e Lindembergue Cardoso (1979). Em 1981 graduou-se como violonista pela Escola de Música da UFRJ. No ano de 1986 foi Licenciado em Educação Artística – Habilitação em Música, pelo Conservatório Brasileiro de Música. Neste mesmo ano, integrou, como representante brasileiro, o corpo de jurados do “Prêmio de Musicologia Casa de Las Americas”, em Havana, Cuba. Graduado em Filosofia, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Licenciado em Educação Artística (1986) – Habilitação em Música, pelo Conservatório Brasileiro de Música. Mestre pelo Conservatório Brasileiro de Música em 1988, a partir deste ano passou a lecionar “Harmonia” na Escola de Música Villa-Lobos. Graduado em Filosofia, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ e entre os anos de 1988 e 1999 lecionou “Filosofia da Música” e “História da Música” na Escola de Música da UFRJ. Por dois anos (1994/1995) atuou como Professor Visitante de História da Música no curso de Mestrado em Música Brasileira da UNI-RIO e de 1991 a 1999 atuou como professor do Mestrado da Escola de Música da UFRJ. Em 1995 passou a atuar como professor do Mestrado em Música do Conservatório Brasileiro de Música. Professor de Teoria Literária na Faculdade de Letras da UFRJ. Entre os anos de 1999 e 2002 foi professor de Estética do Curso de Educação Artística com Habilitação em História das Artes da UERJ. Doutor em Poética da Faculdade de Letras da UFRJ. Em 2006 lançou o livro “Música: vigência do pensar poético”, publicado pela editora 7Letras, abordando o tema “Música, Poética e Filosofia”. No ano de 2012 cursou Pós-Doutorado em Memória Social na UniRio. |
03 - Nestor da Viola - Antônio Francisco - 3/11/1938 - Biriguí, SP - Instrumentista. Cantor. Compositor. Em 1950, começou a atuar artisticamente na Rádio Clube de Biriguí, apresentando-se com o irmão Arlindo Francisco. A dupla recebeu o nome artístico de Tonico e Arlindo. No princípio dos anos 1960, mudou-se para a cidade de São Paulo, em busca de novos horizontes artísticos. O começo na capital paulista foi difícil. Inicialmente, arranjou emprego como faxineiro em edifício da Rua Direita. Na mesma época, começou a freqüentar na Rádio Nove de Julho, o programa “Crepúsculo sertanejo”, dirigido pelo radialista e compositor Geraldo Meireles. Nesse programa conheceu o compositor José Ferreira Lemos, o Nízio, que estava à procura de um parceiro para a formação de uma dupla, e que lhe foi apresentado por João Rosante, o Marrueiro da dupla Sulino e Marrueiro. Criou então a dupla Nízio e Nestor, que fez com sucesso um teste na gravadora Chantecler. Em 1964, a dupla gravou o primeiro disco, interpretando a valsa rancheira “Teu infeliz casamento”, de Rubens Armani, João Gonçalves e Onésimo Davi, e o huapango “Nem sempre o amor é um sonho bom”, de Rubens Gonçalves, José Mariano e Ramiro Rizzo. A dupla gravou ainda mais quatro compactos e seis LPs, computando apresentações nas rádios Nacional, Bandeirantes e Piratininga de São Paulo. A dupla se desfez em 1966 com a morte de Nízio. Pouco depois, formou novamente dupla com o irmão Arlindo, desta vez com o nome artístico de Nestor e Nestorzinho, que, em mais de 10 anos de atuação, gravou mais de 30 discos, entre os quais os LPs “Nestor e Nestorzinho”, Beverly, e “Pintando o sete”, pela Japoti. Em 1990, criou uma escola de viola, que passou a contar com mais de 80 alunos. Em 1996, foi lançado o CD “Relógio quebrado”, com a remasterização de antigos sucessos da dupla, entre as quais “Relógio quebrado”, de Teddy Vieira e José Russo, e “O calhambeque”, de Nestor e Nestorzinho. Em 1997, saiu o CD “Rei do gado”, com solos de viola de clássicos sertanejos, entre os quais “Rei do gado”, de Teddy Vieira, e “Chico Mineiro” de Tonico e Francisco Ribeiro. Instrumentista reconhecido, gravou ainda quatro discos solo de viola. |
04 - Nico Fagundes - Antonio Augusto da Silva Fagundes - 4/11/1934 - Alegrete, RS - Jornalista. Folclorista. Professor de danças folclóricas. Advogado. Ator. Compositor. Poeta. Apresentador de Televisão. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nasceu em Inhanduí, no interior do município de Alegrete, local de tradicionais famílias campeiras da fronteira. Foi escoteiro e fundador, sub-chefe e chefe da Tropa “Anhangüera”. Na época de estudante destacou-se como poeta e declamador. Em 1960, ingressou na Faculdade de Direito de Porto Alegre. No mesmo ano, casou-se com Marlene Nahas. Em 2000, sofreu um Acidente Vascular Cerebral, mas na sequência se recuperou. Em 2010, ficou em coma induzido após uma infecção no organismo. Dois anos depois, voltou à UTI em decorrência do mesmo problema. Faleceu aos 80 anos de idade depois de mais de um mês internado Hospital Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre. Seu corpo foi velado no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, oferecido pelo próprio Governador do Estado em reconhecimento a importância dele para a cultura gaúcha. |
05 - Cláudio Arraes - Cláudio Luis de Souza Arraes - 5/11/1963 - Juazeiro, BA - Escritor. Pesquisador de MPB e músico bandolinista. No ano de 1987 formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Como bandolinista integrou o grupo Chorões da Pituba. No ano de 2012, pela Editora Vento Leste (Salvador/BA) lançou o livro “Napoleão Libório Arraes – Breve Biografia”, em homenagem ao seu pai, falecido em 2007. No ano de 2017, pela Editora Garcia (Juiz de Fora/MG) lançou o livro “Jacob do Bandolim visto pelos outros e os outros vistos por Jacob do Bandolim”, no qual foram compiladas entrevistas de vários personagens da cultura brasileira com relação ao músico Jacob do Bandolim, tanto entrevistas inéditas quanto reproduzidas de livros, jornais e revistas, além de depoimentos feitos para o Museu da Imagem e do Som, do Rio de Janeiro (MIS) e em fitas de rolo do próprio biografado. No livro foram perfilados mais de 100 textos de pessoas de distintas áreas artísticas brasileiras, entre os quais de Ary Vasconcelos, Ricardo Cravo Albin, Jairo Severiano, Artur da Távola, Ermelinda Paes, Cristiano Ottoni de Menezes, Joel Nascimento, Ademilde Fonseca, Dorival Caymmi, Elizeth Cardoso, Dino 7 Cordas, Alexandre de La Peña, Armandinho Macedo, Hamilton de Holanda, Luís Nassif, Pedro Amorim, Rodrigo Lessa, além de familiares como Adylia Freitas Bittencourt (1919/2010 – esposa), Elena Freitas Bittencourt (1942/2011 – filha) e Sérgio Bittencourt (1941/1979 – filho). Do prefácio, escrito pelo bandolinista cearense Jorge Cardoso, destacamos o seguinte trecho: “A pesquisa realizada que originou o presente livro apresenta muito mais do que apenas traços biográficos de Jacob de Bandolim. Ao lermos os depoimentos e impressões de cada músico aqui retratados, temos referências ao choro, seus músicos, seu papel na música popular brasileira, seus conceitos de identidade nacional e cultural, tradições, modernidade, defesa do patrimônio cultural do choro, ensino e aprendizado da música popular brasileira, entre vários outros aspectos.” Em 2020 integrava, como bandolinista, o grupo Choromania, da cidade de Salvador. BIBLIOGRAFIA CRÍTICA CONSULTADA MARTINS, Jorge Roberto. O bandolim colorido de Joel Nascimento. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2019. |
Sindicalização Já! Esse Sindicato teu não foge à luta! Calendário 2023 União Reconstrução e Convergência | Diretoria Completa |
👇🏼👇👇🏻
professorivanluizdemarica@gmail.com
|
"A cadela do fascismo está sempre no cio."
Bertolt Brecht
e hoje chegamos a 580 sequencial e 49ª no ano 2023.
Indice
Mulher tem que ganhar mais ou igual ao homem na mesma função, inclusive porque engravida, perpetua a espécie e por muitas outras razões inteligentes, que os imbecis e idiotas não conseguem enxergar!
Agora é Lei
Agora é Lei
Aqui não tem mentiras Clique e Defenda a Petrobras aqui Visite FNP Home - RioOnWatch - Visite, tenha orgulho e se atualize! | Visite e participe da luta |
https://professorivanluizdemarica.blogspot.com/
Meu Instagram
Transmissão simultânea da nossa Retrospectiva Semanal em
Conexões e destaques nacionais e internacionais que merecem nossos respeitos! |
Importantes conexões encontrarás no link abaixo! |
Ivan Luiz Jornalista Reg. CPJ 38.690 - RJ –1977 |
ELES QUEREM ACABAR COM A NOSSA EMPRESA
E COM O AVANÇO/SUCESSO DAS FUTURAS GERAÇÕES!
Os canalhas culpam a Petrobras - Você conhece a riqueza da Petrobras?
--------------------------------------------------------------------------
01/11/2023 -
25/10/2023 - Equinor RT 14:00 - Material não veio
24/10/2023 - Equinor RE 14:00
20/10/2023 - Verde Água - ASS ACT 2023
20/10/2023 - Equinor RE - 10:30
29/09/2023 - Shell PLR 14:30
27/09/2023 - Reunião PLR Shell
26/09/2023 - Assembleia de Prestação de Contas - Clube Engenharia
26/09/2023 - Reunião RT Equinor
24/09/2023 - NRDC 573/42/2023
22/09/2023 - SLB - Assembleia ACT 2023 - Não mudaram uma vírgula desde junho 2023
11/09/2023 - Contatos SLB - Equacionamento ACT 2023
07/09/2023 - Feriado Nacional
06/09/2023 - Halliburton Assembleia Act 2023 15:00
05/05/2023 - Halliburton - Trabalhadores querem conversar com a empresa antes da assembleia 13:30
05/09/2023 - Chevron Assembleia ACT 15:00
05/09/2023 - Halliburton RT 13:30
04/09/2023 - Chevron RT 15:00
03/09/2023 - Aniversário do Leonardo Bastos, merece esse destaque.
02/08/2023 - BP Reunião RE 13:30
31/07/2023 - Minha homologação no Sindipetro-RJ - 14:30
27/07/2023 - Petrobras (ILA)
27/07/2023 - Francisco / Anibal 15:00
18/07/2023 - ONU - Dia Nelson Mandela
17/07/2023 - Petrobras Desligamento
10/07/2023 - Equinor Assembleia ACT 20:00 OFS (*)
10/07/2023 - Equinor Assembleia ACT 15:00 ADM (*) aguardando empresa
06/07/2023 - Hospital dos Olhos MLA
05/07/2023 - EDIHB exame demissional - Aposentadoria
04/07/2023 - Chevron Assembleia ACT Proposta dos Trabalhadores - Aguardando resposta empresa
03/07/2023 - Origem Energia - Assembleia ACT
--------------------------------------------------------------------------------------------------
21/06/2023 - Equinor - RT e RE
16/06/2023 - TOTAL - RT ACT
16/06/2023 - FLB - Schlumberger RT PN 1
14/06/2023 - Petrogal Assembleia ACT
12/06/2023 - 3R Petroleum - Assembleia ACT
07/06/2023 - Petrogal RT PN 1
06/06/2023 - FBB Schlumberger negociação ACT 2023
05/06/2023 - NRDC Especial APA Maricá
--------------------------------------------------------------------------------------------------
20 - Segunda-feira de Carnaval - 21 Terça Carnaval - 22 Quarta-Feira de Cinzas (facultativa)
13/02/2023 - Colegiado extraordinário
08/02/2023 - Exxon Mobil - RT - ACT 2023
18/01/2023 - Shell - Assembleia ACT - Cláusulas Sociais e Econômicas
25/01/2023 - NTS - Sede Japeri e Volta Redonda adiada "Sine Die"
27/01/2023 - Schlumberger - Continuidade da Assembleia Gympass
Estamos elaborando/realizando um calendário para 2023 visando manter os ACT´s em dia.
??? OFS - CLÁUSULA 29 – Os empregados dos setores de wireline, beacon, geoscience, copilot e RTO que trabalham em atividade de apoio ao trabalho offshore/ remoto e, portanto, devem desempenhar suas atividades no mesmo horário dos empregados offshore/ remoto, cumprirão uma jornada de trabalho efetiva de 12 (doze) horas diárias.
Parágrafo primeiro - Considerando que embora os empregados dos setores de wireline, beacon, geoscience, copilot e RTO trabalhem em jornada de 12 horas, estes gozam de repouso para alimentação e descanso, e podem usufruir de seu intervalo interjornadas livremente, estes terão direito a 01 (um) dia de folga para cada 1 (um) dia de trabalho neste regime.
Parágrafo segundo - Serão consideradas como “extraordinárias” as horas trabalhadas além da 12ª (décima segunda) diária.
BP - Nos reunimos com RE em 19/04/2023 - Encaminharão dia 20/04/2023
Petrorio - Frade/Tubarão Martelo e Polvo
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Observatório dos Direitos Humanos
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Observação da Pandemia
ObservatórioCovid-19 BR (covid19br.github.io)
MST
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Socialismo Democrático Já! Aqui - https://polosocialista.com.br
--------------------------------------------------------------------------------------------------
De Olho nos Ruralistas - Observatório do Agronegócio no Brasil
Até a próxima transmissão, domingo às 21 horas. Encontro marcado no canal professor Ivan Luiz de Maricá no You Tube, e no Facebook https://www.facebook.com/ivanluiz.deandrade.9/ e muito mais ...
https://www.youtube.com/channel/UCMrtORKaHE9jwZenjmFdwXg?view_as=subscriber
Acesse também nossos canais parceiros:
Professor Ivan Luiz https://www.facebook.com/ivanluiz.deandrade.9
Professor Ivan Luiz de Marica – Blog https://www.blogger.com/blog/post/edit/8898236544168806795/7482552587502514740#
(Leonardo Bastos TvRepensar | Facebook) https://www.youtube.com/@RADIOTVREPENSAR
Célia Mary TV - https://www.youtube.com/@celiamarytv
(A força faz a Lei | Facebook) A força faz a Lei |Facebook
(grupos de esquerda - resistência — Resultados da pesquisa | Facebook) Militantes De Esquerda | Facebook - Redes e Canais Progressistas https://www.facebook.com/groups/sempremilitantesdeesquerda
Midia Livre - https://www.youtube.com/@UC_JVIU8eYIAIIsDzh3z4Hag
Jaciara Machuga - https://www.youtube.com/@UC2EEO3GjB2wVodRBw958qGg
Twitter https://twitter.com/professorivanl1
Ciências humanas Ciências Humanas TV - YouTube
Cida Cordeiro Cida Cordeiro🚩 - YouTube
Aqui está o vídeo dessa Reportagem Semanal NRDC 580/49/2023