domingo, 10 de março de 2019

NP 327 em 07 Março 2019



Programa 327 - Semana de 01 a 07/03/2019  - 10ª Edição do ano  Fontes – 1 2 – 3 – 4 –

Notícias Petroleiras e outras, estes são os nossos módulos.
Vinheta 11
1980 Reorganização movimento sindical e a criação do DIESAT
07/03/2019
YouTube

profivanluiz

professorivanluiz

Ivan Luiz
Editorial:=> desconto em folha e ou boleto  manifestações ofensivas ao presidente da Republica Federatva do Brasil 
Nova historiografia do Brasil e o nosso quadro :Fatos inesquecíveis ou melhor a historia que a a historia não conta. dos da nossa memória
Nossos Homenageados inesquecíveis da semana que proporcionaram grandes impactos na cultura brasileira e internacional - Gabriel O Pensador (44 anos) -   Johnny Alf (8 anos)  Villa-Lobos (131 anos) -  Chorão (5 anos) Flora Purim (76 anos) -  Zumba (44 anos)

Fatos históricos relevantes que não podem ficar esquecidos da nossa memória

Relação completa dos aniversariantes de  01 a 07/03/2019

Data
Nossos homenageados inesquecíveis da semana de grande impacto cultural
01
Jorge Aragão (69 anos) – Fundação da Cidade do Rio de Janeiro
02
Nelson Ned (71 anos)
03
Jards Macalé (75 anos)
04
Gabriel O Pensador (44 anos)Inezita Barroso (93 anos) - Johnny Alf (8 anos)
05
Patativa do Assaré (109 anos) - Villa-Lobos (131 anos)
06
Chorão (5 anos) Flora Purim (76 anos) -
07
Danilo Caymmi (70 anos) Zumba (44 anos)

 














Módulo Destaque Cultural
Biografia    Gabriel O Pensador (44 anos)   Gabriel Contino  4/3/1974 RJ RJ Cantor.

Compositor. Filho da jornalista Belisa Ribeiro. Passou a adolescência no bairro de São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro, onde conviveu com moradores da favela da Rocinha, o que o aproximou do universo rap. Chegou a cursar Comunicação na PUC-Rio, porém abandonou os estudos para se dedicar exclusivamente à música. Seu irmão (por parte de mãe) Tiago Mocotó também é músico e cantor. Em 2001, lançou na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, o livro "Diário Noturno", pela Editora Objetiva. Neste mesmo ano lançou também o livro "Um garoto chamado Roberto" (Editora Cosacnaify). Casado com a também cantora de sua banda Aninha Lima, com quem tem dois filhos: Tom e Davi, este último, nascido em 2005.

Biografia        Johnny Alf - Alfredo José da Silva  19/5/1929 RJ   4/3/2010 Santo André, SP Compositor. Cantor. Instrumentista (pianista).  Filho de um cabo do exército, que faleceu em 1932. Sua mãe, viúva, foi trabalhar em uma casa de família na Tijuca e o criou sozinha. Começou a estudar piano aos nove anos, com a professora Geni Borges (amiga da família com a qual sua mãe trabalhava). Após o início na música erudita, começou a mostrar também interesse pela música

popular, principalmente ligada ao cinema. Seus compositores preferidos eram Cole Porter, George Gershwin e Nat King Cole. Estudou no Colégio Pedro II até a época do serviço militar. Aos 14 anos, formou o seu primeiro grupo e, através do CPII, entrou em contato com o Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU) para estudar inglês. Nessa instituição, adquiriu o seu pseudônimo, quando de sua
apresentação no programa de jazz de Paulo Santos, na Rádio MEC. Trabalhou no escritório de contabilidade da Estrada de Ferro da Leopoldina e, com o pessoal do IBEU, fundou um clube para intercâmbio de música brasileira e música norte-americana, com audições semanais, saraus, audições de discos novos, filmes, shows e debates, entre outras atividades. Quando o pianista e cantor Dick Farney retornou dos EUA em 1949, ficou sabendo do clube no IBEU e se tornou sócio. A partir de então, o clube passou a se chamar Sinatra-Farney Fã Club. Outros músicos eram sócios do clube, entre eles João Donato, Paulo Moura, Nora Ney, Doris Monteiro, Bebeto Castilho, Tom Jobim e Luiz Bonfá. Nessa época, tocava no clube à noite e durante o dia prestava o serviço militar.

Biografia        Villa-Lobos Heitor Villa Lobos  5/3/1887 RJ   17/11/1959 RJ Compositor. Maestro. Violoncelista. Filho de Raul Villa-Lobos, músico amador e autor de livros didáticos, e Noêmia Umbelina Santos Monteiro. Nasceu numa casa na rua Ipiranga, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro e teve sete irmãos. Seu avô materno foi boêmio e gostava de frequentar festas na companhia de músicos populares. Segundo C. Paula Barros, o avô (Santos Monteiro) chegou a compor uma quadrilha, intitulada "Quadrilha das Moças". Na infância, Villa-Lobos era tratado pelo apelido de Tuhu. No ano da morte de seu pai, em 1899, escreve, aos 12 anos, a cançoneta "Os sedutores". Aos 16 anos, morando então com uma tia, começa a travar contato com os chorões, como se chamavam os músicos que tocavam choro (ou chorinho). Tornou-se companheiro de Eduardo das Neves, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Catulo da Paixão Cearense. O interesse pelo choro faria com que desenvolvesse uma significativa parte de sua obra valorizando o violão. Em 1905, faz sua primeira viagem ao Nordeste e recolhe canções folclóricas. Torna-se aluno, no Rio de Janeiro, de Francisco Braga, Frederico Nascimento e Agnello França. Em 1910 é contratado como violoncelista de uma companhia de operetas e começa a compor mais intensamente. Três anos depois casa-se com a pianista Lucilia Guimarães. Em 1915, acontece a primeira audição pública de suas obras, em Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro. Em 1922, participa, no Teatro Municipal de São Paulo, da Semana de Arte Moderna, ao lado dos modernistas Mário e Oswald de Andrade. Em 1936, separa-se de Lucília para casar-se com Arminda Neves de Almeida, a Mindinha, com quem

viveria até a morte, após uma carreira de sucesso no Brasil e no exterior. Dois anos antes de seu falecimento em decorrência de um tumor maligno, seus 70 anos de idade foram saudados num editorial no The New York Times. É geralmente considerado o maior compositor do Brasil, do ponto de vista internacional.


Biografia    Chorão Alexandre Magno Abrão  9/4/1970 Santos, SP  6/3/2013 SP, SP Cantor. Compositor. Guitarrista. Skatista profissional, esporte que iniciou ao sete anos. Também guitarrista, instrumento que começou a tocar com o irmão Ricardo, com quem participou de várias bandas na adolescência, entre elas, What's up, na qual cantava em inglês. Foi encontrado morto em seu apartamento, em São Paulo. Segundo o jornal O Globo, o

laudo do Instituto Médico Legal (IML) e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil de São Paulo a causa mortis foi overdose de cocaína. 


Biografia      Flora Purim  6/3/1942 Rio de Janeiro, RJ Cantora.  Filha de um violinista russo e de uma pianista pernambucana. Irmã da também cantora Yana Purim. Começou a cantar e a tocar piano e violão ainda menina.

Biografia      Zumba José Gonçalves Júnior  9/10/1889 Timbaúba, PE   7/3/1974 Recife, PE Compositor. Instrumentista. Seu pai era comerciante, sua mãe pianista e a irmã bandolinista. Por isso, sua infância foi bastante marcada pela música. Sua mãe ensinou-lhe as primeiras noções musicais. Em 1906, com 17 anos, tornou-se aluno de mestre Guinga, que era regente da Banda Independência, na cidade de Limoeiro, em Pernambuco..

Data
Fatos históricos relevantes que não podem ficar esquecidos da nossa memória
01
1913 acontecem manifestação e comícios na mesma hora, nos Estados do Rio, SP,MG e RS contra o aumento do custo de vida e a crescente repressão às lideranças operárias.
1962 nasce no RJ Cláudia Santiago. Com mais de 25 anos como jornalista sindical, ela se orgulha de ter começado o primeiro boletim eletrônico diário da CUT: o Rápido
em 1991. Graças à sua atuação na comunicação popular sindical, vem formando nessa área centenas de companheiros, principalmente moradores de favelas, jornalistas e militantes sociais.
02
1959 no RJ, greve de 10 mil trabalhadores dos ônibus consegue um aumento de 50% sobre o salario mínimo que era o piso da categoria.
03
1907 greve dos trabalhadores das minas de Morro Velho, em Nova Lima/ MG. Exigem melhores salários e redução da jornada.
04
1979 os jornais paulistas noticiam o Primeiro Congresso da Mulher Paulista, realizado com mais de 3 mil mulheres na capital, no Teatro Ruth Escobar
05
1879 um discurso do professor da Faculdade de Medicina da Bahia Jeronimo Sodré dá inicio à Campanha Abolicionista no Brasil. Ele critica a Lei Rio Branco, ou Lei do Ventre Livre, e defende a “extinção total e rápida da escravatura” no país.
06
1898 em Juiz de Fora/MG, nasce Eugenia Alvaro Moreyra, atriz, jornalista e diretora de teatro com comportamento transgressor. Foi uma das pioneiras do feminismo e defensora do direito de voto das mulheres e de ideias comunistas. Foi presa acusada de ter participada do levante comunista de 1935.
07
1920 fortalece-se a longa tradição de lutas dos ferroviários da Estrada de Ferro Leopoldina, no Rio. A polícia prende 1.600 grevista só neste dia.




Módulo Saúde do Trabalhador - 6 - Destaque Mundo do Petroleo...     

Política e História Destaque... - Relação completa dos aniversariantes da semana.      









Nenhum comentário:

Postar um comentário