quinta-feira, 3 de junho de 2021

NP 444 e 22ª do ano de 2021

  

Notícias Petroleiras & Outras em 03/06/2021 
Dia 10 de janeiro de 2012 foi a primeira transmissão que realizamos, e hoje chegamos a 444/22ª do ano

Olá, sou o professor Ivan Luiz, jornalista, bacharel em geografia, petroleiro e diretor do Sindipetro RJ. Minha missão é contribuir com conhecimentos, informações, reflexões e soluções para que nós, que exercemos a cidadania, tenhamos maior e melhor qualidade de vida, com dignidade e de maneira respeitosa. Quer conhecer mais sobre minha trajetória, prática de vida e meus projetos? Então acesse nas redes sociais meus trabalhos, todos são abertos e gratuitos, para que possamos somar forças ... Toda quinta-feira às 15:00 realizamos transmissão ao vivo pelo Facebook (spmsindipetrorj) que ficará disponível no site www.professorivanluiz.com.br, nesse blog (que estamos), professorivanluizdemarica.blogspot.com tem todos os meus links, e no Canal Professor Ivan Luiz de Maricá no You tube, tem bastante conteúdo também, inscreva-se para que possamos alcançar mais pessoas dedicadas a continuar a obra desse Grande Artquiteto.! Obrigado, e até a próxima!!!



Vinheta
03


História cinquentenária de corrupção na Petrobras! Parte IV
Eleições Petros Chapas 52 e 41 (Perfil) propõem democratizar a gestão







 

Adeus a Ângela Teixeira dos Santos

Em 29 de maio comemora-se o Dia do Geógrafo


29 de mai. de 2021

Gilmar Caetano – Coord. Dos Cursos de História e Geografia
O Brasil é um dos países mais extensos do planeta e possui privilégios geográficos únicos. Se liga nesse vídeo que o professor Gilmar, coordenador do curso de geografia fez nos explicando todas essas vantagens em comemoração ao Dia do  Geógrafo! Sem eles não saberíamos tudo isso.

https://sindipetro.org.br/pbio/ 

Nota de repúdio e de indignação da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Asduerj) referente às ações criminosas de parlamentar bolsonarista
Topo

 

Notícias Petroleiras & Outras, estes são os nossos destaques da semana.

 

Editorial   História cinquentenária de corrupção na Petrobras – Parte IV e Sindipetro RJ apoia a greve da PBIO, em defesa da “Vacina no Braço, Comida no Prato” e pelas mobilizações contra o desmonte do Brasil.  

Vinheta 03

03/06/2021





 

Me encontre  https://professorivanluizdemarica.blogspot.com/

 

Ivan Luiz

Jornalista

Reg. CPJ 38.690 - RJ –1977.

Informes 
1-    Parte IV -  A corrupção na Petrobras e na história do Brasil  (15:02)     
2-  Deputado bolsonarista protocola pedido de extinção da UERJ        

3- Butantan e Pfizer compõem cenário politicamente corrosivo para Bolsonaro        

3.1- Atos contra isso que tá aí ou Ato pela vida.  

Antonio Nobre:Teoria da complexidade
    A China é Socialista?
     Petrobrás em greve
Petroleiros de Alagoas exigem o fim dos desmandos. Leia nota do Sindipetro-AL/SE sobre a greve.
 

Racismo no Brasil - 1 - Quilombo do Camorim Jacarepaguá – RJ - Brasil      

Alerta –  

Homenageados na cultura brasileira  destaque para  Cyro Monteiro (108 anos) e  Dedé da Portela (82 anos) 28 -  Ed Lincoln (89 anos) e  Paulinho da Costa (73 anos)

DestaquePreto de direita e a linha do tempo 

Relação completa dos aniversariantes da semana de 28 a 03/06

Momento Reflexivo – Abertura   O Modernismo no Brasil – Professora Daniela Diana – Dividimos em várias transmissões - xEncerramento  


Topo


Editorial –  A corrupção na Petrobras e na história do Brasil Parte IV  - 

Teoria da Complexidade

 

Editorial 1 - Parte IV (15:02)– 43:45


Editorial 2)  

Editorial 3)  
Análise: Butantan e Pfizer compõem cenário politicamente corrosivo para Bolsonaro (27/05/2021)

Topo

 

 

Momento Reflexivo – Abertura –  Topo

 

 

Literatura Brasileira


Daniela Diana - Professora licenciada em Letras

Estilos de Época

Na literatura, os Estilos de Época (também chamadas de Escolas Literárias ou Movimentos Literários) representam o conjunto de procedimentos estéticos que caracterizam a produção literária de determinado período histórico.

Estão concentrados a partir de características semelhantes entre as obras dos produtores literários, nesse caso, os escritores.

Em outras palavras, os estilos de época surgem na medida em que os processos artísticos individuais se tornam repetitivos e constantes.

São assinalados por determinada época histórica de acordo com seus valores estéticos e ideológicos, criando assim, uma geração de escritores e consequentemente, de obras literárias que apresentam características semelhantes.

 

Próxima transmissão: Estilo individual


Topo



Informe 1 A corrupção na Petrobras e na história do Brasil - Podcast
 
Topo


Informes 2 – Deputado bolsonarista protocola pedido de extinção da UERJ

Nossa chapa

 Vote 52 - Conselho Deliberativo

Marcos André e Adaedson Costa

🗳️ Eleição Petros

Vote 41 - Conselho Fiscal

Vinícius Camargo e Rafael Prado

Topo

Informes 3

Análise: Butantan e Pfizer compõem cenário politicamente corrosivo para Bolsonaro

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, depôs, hoje (27), por quase sete horas à CPI da Covid, no Senado. Para o colunista Josias de Souza, os depoimentos de Dimas e de Carlos Murillo, da Pfizer, foram devastadores para a imagem do governo federal e corrosivos para os planos políticos de Bolsonaro.

"A dupla revelou, em essência, que o governo gastou mais tempo fabricando problemas do que enfrentando a pandemia. Bolsonaro emergiu dos relatos não como presidente, mas como estorvo", escreveu Josias.

Segundo os dois relatos, em agosto de 2020 tanto o Butantan quanto a Pfizer ofertaram milhões de vacinas ao Ministério da Saúde, mas tiveram as propostas rejeitadas.

Enquanto a Saúde cozinhava fornecedores de vacinas em banho-maria, Bolsonaro deflagrava uma campanha pela liberdade do brasileiro de não se vacinar" Josias de Souza

Na newsletter Olhar Apurado de hoje, trazemos uma curadoria com os pontos de vista dos colunistas do UOL, que acompanham de todos os ângulos a repercussão do noticiário.


Topo

Informes 3.1 -   Atos pela vida 

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2021/05/29/goias-tem-protestos-contra-jair-bolsonaro-e-pedindo-por-vacinas-contra-covid-19.ghtml

 

Manifestação contra presidente Jair Bolsonaro e pedindo vacinas contra Covid-19 em Goiânia 
Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Manifestantes se reuniram em algumas cidades de Goiás neste sábado (29) em protestos contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e pedindo mais vacinas que protejam população da Covid-19.

Houve registros de imagens de atos em GoiâniaJataí Catalão.


Na cidade de Jataí, no sudoeste goiano, um grupo colocou cruzes na Praça Tenente Diomar Menezes, uma das principais da cidade, em homenagem às pessoas que morreram infectadas pelo coronavírus. Os organizadores lembravam os participantes de se manterem distantes uns dos outros e de usarem máscaras o tempo todo.

Os manifestantes pediram agilidade na imunização da população contra a Covid-19 e a saída de Jair Bolsonaro da presidência da República.

Catalão, no sudeste goiano, também registrou uma manifestação. Um grupo se reuniu na Praça Marca Tempo e caminhou até o centro, chegando à Praça Getúlio Vargas. Eles ostentavam faixa pedindo "vacina, pão, saúde e educação".

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2021/05/29/goias-tem-protestos-contra-jair-bolsonaro-e-pedindo-por-vacinas-contra-covid-19.ghtml

Protesto lembrando mortes pela Covid-19 e contra presidente Jair Bolsonaro, em Jataí 

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Manifestantes fazem ato contra Bolsonaro e a favor da vacina no Rio

Grupo começou a caminhar pela Avenida Presidente Vargas, na altura da Estátua de Zumbi de Palmares, em direção à Candelária, às 11h20 deste sábado (29). - Por Carlos Brito, G1 Rio - 29/05/2021
Milhares de manifestantes realizam um protesto no Centro do Rio, neste sábado (29), contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a favor de causas como a aceleração do ritmo da vacinação, defesa do auxílio emergencial e valorização da educação e da saúde no país.

Por volta das 10h, já havia concentração de um grupo de manifestantes na estátua do Zumbi de Palmares, na Praça Mauá. Às 11h20, os manifestantes começaram a caminhada pela Avenida Presidente Vargas, em direção à Candelária.

Entre gritos de ordem contra o governo Bolsonaro, críticas à política de imunização contra a Covid-19 e exigências de vacinas, os manifestantes entraram pela Avenida Passos, passaram pela Praça Tiradentes e Rua da Carioca para voltarem a se concentrar no Largo da Carioca.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/05/29/manifestantes-fazem-ato-contra-bolsonaro-e-a-favor-da-vacina-no-rio.ghtml

 

Manifestantes fazem ato contra o presidente Bolsonaro no Centro do Rio Foto: Carlos Brito / G1

Criança pede vacina para todos em manifestação no Centro do Rio Foto: Carlos Brito / G1

Manifestantes fazem ato contra o presidente Bolsonaro e a favor da vacina no Centro do Rio — Foto: Carlos Brito / G1

Manifestantes fizeram ato no Centro do Rio contra o presidente Bolsonaro — Foto: Arquivo pessoal

Ato contra o presidente Bolsonaro no Centro do Rio Foto: Arquivo pessoal

Manifestantes fizeram ato contra o presidente Bolsonaro no Centro do Rio Foto: Arthur Guimarães / TV Globo

Manifestantes se concentram em frente à estátua de Zumbi, na Praça Onze — Foto: Carlos Brito / G1

Cabo Frio -

Manifestantes protestam contra o presidente Jair Bolsonaro no RS

Grupo se reuniu na praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria. Manifestantes pedem a vacina contra a Covid-19, defendem o auxílio emergencial e pedem linha de crédito para as pequenas e médias empresas.

Por Nádia Strate, RBS TV Santa Maria

29/05/2021 12h54

Manifestantes fizeram um ato contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na manhã deste sábado (29), em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. Por volta das 10h40, o grupo estava reunido na praça Saldanha Marinho, no Centro da cidade.

Entre as reivindicações, estão a defesa da vacinação contra a Covid-19 de toda a população, retorno do auxílio emergencial de, no mínimo, R$ 600, e linha de crédito para as pequenas e médias empresas.

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2021/05/29/manifestantes-protestam-contra-o-presidente-jair-bolsonaro-no-rs.ghtml

Manifestantes se reuniram na praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria — Foto: Nádia Strate/RBS TV

https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2021/05/29/manifestantes-fazem-ato-contra-bolsonaro-em-petropolis-no-rj.ghtml#G1-FEED-REGIONAIS-item-sel-24,rec-item-24h-postconvuf,c5d11d2d-aa70-47c9-8cce-785e8b4ba2fd

 

Protestos da esquerda contra Bolsonaro reúnem manifestantes nas ruas em meio à pandemia

Ato divide legendas em razão da Covid-19; organizadores recomendam uso de máscara e distanciamento

SALVADOR, RIO DE JANEIRO , BELO HORIZONTE e BRASÍLIA

Protestos contra o presidente Jair Bolsonaro liderados por centrais sindicais, movimentos sociais e partidos de esquerda reúnem manifestantes em várias cidades do país. Na manhã deste sábado (29), há atos em capitais como Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Recife.

As manifestações, que foram alvo de críticas por acontecerem presencialmente em meio à pandemia da Covid-19, são realizadas num momento em que o país chega a 459 mil mortes pela doença, sendo 2.418 registradas em 24 horas. Pelo menos nove capitais, além do Distrito Federal, têm ocupação acima de 90% dos leitos de UTI.

A expectativa da organização é que atos semelhantes aconteçam até o final do dia em cerca de 200 cidades, incluindo as 27 capitais. Em São Paulo, o protesto está marcado para as 16h com concentração em frente ao Masp, na avenida Paulista.

Protestos contra Bolsonaro reúnem manifestantes nas ruas em meio à pandemia

Como mostrou a Folha, a mobilização nacional deste sábado foi feita pensando em desgastar Bolsonaro e incentivar a CPI da Covid, enquanto o impeachment é visto como algo ainda distante. Líderes ligados à organização, porém, enxergam os atos como um impulso.

O dilema entre o discurso pró-isolamento social e o incentivo a aglomerações resultou em diferentes níveis de participação. A CUT (Central Única dos Trabalhadores) e o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) não convocaram seus integrantes institucionalmente, embora não impeçam a ida.

PT, PSOL, PC do B, PCB, PCO e UP declararam apoio à iniciativa e dispararam chamados para os militantes, mas ressaltaram que a organização é de responsabilidade de frentes Povo sem MedoBrasil Popular e Coalizão Negra por Direitos (que congregam dezenas de entidades).

https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1701101334765669-protesto-no-rio-de-janeiro-reune-manifestantes-contra-o-presidente-jair-bolsonaro

A pauta foi diversa: além das críticas à atuação do presidente Jair Bolsonaro na pandemia, houve protestos contra os cortes de verbas na educação, contra a privatização dos Correios e em defesa da moradia popular. Um grupo de torcedores do Esporte Clube Bahia também se uniu à manifestação.                                                                    

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/05/liderados-pela-esquerda-protestos-contra-bolsonaro-reunem-manifestantes-nas-ruas-em-meio-a-pandemia.shtml

 

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2021/05/29/manifestantes-fazem-ato-contra-bolsonaro-e-a-favor-da-vacina-em-brasilia.ghtml

 

Manifestantes fazem ato contra Bolsonaro e a favor da vacina em Brasília

Ato aconteceu neste sábado (29), na Esplanada dos Ministérios. Participantes do protesto carregavam faixas e cartazes com palavras de ordem como 'Fora Bolsonaro' e 'Vacina Já'. - Por G1 DF - 29/05/2021 11h13 

Movimentos de trabalhadores fazem protesto contra fome e por auxílio emergencial de R$ 600 em frente ao Congresso Nacional

VÍDEO: PM impede manifestação contra Bolsonaro em frente ao Congresso Nacional, em Brasília

O grupo se concentrou, por volta das 9h, na altura do Museu Nacional da República, e depois desceu pela Esplanada dos Ministérios, rumo ao Congresso Nacional. Todas as seis faixas da via foram ocupadas.

Manifestantes fazem protesto contra o presidente Jair Bolsonaro em Piracicaba e região.

Ato na região central pede compra de vacinas contra a Covid-19, imposição de medidas restritivas para reduzir a circulação do vírus e restabelecimento do auxílio emergencial de R$ 600.

Por Erick Tedesco, G1 Piracicaba e Região

29/05/2021 11h57 

 

Topo

Antônio Nobre
–  

 

Teoria da Complexidade

 Vai prá China

 



HISTÓRIA EM PERSPECTIVA

A expressão "complexidade" pode soar como complicada, intrincada ou até mesmo difícil. Morin não emprega este termo nesta conotação; ele o emprega no sentido originário do latim complexus que é entendido como aquilo que é tecido em conjunto. Isto é, há na realidade como um todo e, também no acontecer histórico, um tecido interdependente, antagônico e ao mesmo tempo complementar. Tudo aí, na composição da realidade, está relacionado com tudo como numa grande trama. Assim, estão relacionados entre si o todo e as partes, as partes e o todo, as partes entre si e as relações das partes entre si com o todo. Assim, também, na História: as ações individuais; os acontecimentos; as transformações sociais, políticas, econômicas, culturais; o acaso e a incerteza, etc., estão relacionados intrinsecamente entre si, complementarmente e antagonicamente e, produzem desta forma, as transformações históricas no curso do tempo. trecho extraído do livro: "História, Historiografia e Ensino de História em relação dialógica com a Teoria da Complexidade" do prof. Ms. André Wagner Rodrigues.

 

A China é socialista? Elias Jabbour fala sobre isso no novo vídeo do canal! Vem ver e já aproveita pra deixar o like, se inscrever e ativar o sininho!

Esse vídeo foi feito pelo meu professor Elias Jabbour para a TV Grabois e fala um pouco a visão dele sobre o socialismo chinês.

A idealização é do PCdoB (Fundação Maurício Grabois), mas vale a visualização e debate.

 #china #socialismo #comunista

 Topo

 AlertaVídeos

Topo

Racismo no Brasil – 1 QUILOMBO DO CAMORIM JACAREPAGUÁ - RIO DE JANEIRO - BRASIL

A história do Quilombo do Camorim começa em 1594, quando o Governador geral Salvador Correa de Sá (o velho), doou as terras do antigo engenho a seus filhos Martim e Gonçalo de Sá, dividido em sesmarias (Camorim, Vargem Pequena e Vargem Grande), que foram exploradas como fazendas escravocratas.

A data de Chegada dos primeiros escravos no Brasil foi em 1614, e a maior parte dos escravizados foi dirigido a essa região. Em 1625 foi edificada a Capela de São Gonçalo do Amarante, por seu proprietário Gonçalo de Sá, sua estrutura é composta de óleo de baleia, argila, pedra e barro (onde foram feitas as telhas moldadas nas coxas dos negros.

Em 1667, sua filha Victória de Sá doou a Capela ao mosteiro de São Bento. De grande valor histórico e arquitetônico, é uma das mais antigas relíquias da zona rural do Rio de Janeiro. Nas primeiras décadas do século XVIII sofreu algumas modificações, a mais importante ocorrida entre 1795-1800, alterando seu volume e o espaço interno com a elevação do telhado da nave. No início do século XX, estando a igreja em ruínas, a arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro realizou uma ampla reforma e assumiu as atividades pastorais e religiosas. Em meados do século entrou em declínio, ficando fechada entre 1972 e 1990. No período de 1996 a 1999 foram executadas obras de restauração por iniciativa da comunidade, com a supervisão do Inepac.

A Capela São Gonçalo do Amarante foi tombada pelo IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como Patrimônio Histórico em 02.12.1965

Oficina de Jongo a partir de 12/06/2021 das 15 às 17hs. Saiba mais aqui.


Fonte:  Home - RioOnWatch    

Topo


5 – Homenageados na cultura brasileira, destaque para    Cyro Monteiro (108 anos) e  Dedé da Portela (82 anos) 28 -  Ed Lincoln (89 anos) e  Paulinho da Costa (73 anos)

 Topo       

 DestaquePreto de direita e a triste linha do tempo -  

1837 - Primeira lei de educação: negros não podem ir à escola

1850 - Lei das terras: negros não podem ser proprietários

1871 - Lei do Ventre Livre - quem nascia livre?

1885 - Lei do Sexagenário - quem sobrevivia para ficar livre?

1888 - Abolição (atentem, foram 388 anos de escravidão)

1890 - Lei dos vadios e capoeiras
Os que perambulavam pelas ruas, sem trabalho ou residência comprovada, iriam pra cadeia. Eram mesmo "livres"? Dá para imaginar qual era a cor da população carcerária daquela época? Vc sabe a cor predominante nos presídios hoje?

1968 - Lei do Boi: 1ª lei de cotas!
Não, não foi para negros, foi para filhos de donos de terras, que conseguiram vaga nas escolas técnicas e nas universidades (volte e releia sobre a lei de 1850!!!)

1988 - Nasce nossa ATUAL CONSTITUIÇÃO.
Foram necessários 488 anos para ter uma constituição que dissesse que racismo é crime! Na maioria das ocorrências se minimiza o racismo enquanto injúria racial e nada acontece.

2001 - Conferência de Durban,
O Estado reconhece que terá que fazer políticas de reparação e ações afirmativas. Mas, não foi porque acordaram bonzinhos! Não foi sem luta. Foram décadas de lutas para que houvesse esse reconhecimento! E olha que até hoje tem gente que ignora, hein!

2003 - Lei 10639 –

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Que convenhamos não é cumprida, né?

2009 - 1a Política de Saúde da População Negra.
Que prossegue sendo negligenciada e violentada (quem são as maiores vítimas da violência obstétrica?) no sistema de saúde.

2010 - Lei 12288 - Estatuto da Igualdade Racial.
Em um país que se nega a reconhecer a existência do racismo.

2012 - Lei 12711 - Cotas nas universidades.
A revolta da casa grande sob um falso pretexto meritocrata.

Nossa sociedade é racista e ainda escravocrata e essa linha do tempo tá aí pra evidenciar.

Autor: Luan

Via jornalismo replicante

Ano

link

2008

Cotas para negros, pobres, deficientes, indígenas e ...

https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/cotas/negro-pobre-deficient...

10/07/2008 · Apesar de não ter uma legislação específica para esse tipo de cota no vestibular, algumas instituições separam ou adicionam vagas para pessoas com algum tipo de deficiência. - Autor: Rafael Batista

2009

 A UniEnganação. Ou: “Faculdade ruim para pobre é uma ...

https://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/a-unienganacao-ou-8220...

15/11/2009 · Siga. Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura. Brasil. A UniEnganação. Ou: “Faculdade ruim para pobre é uma conquista”. Eu juro que recebi o ...

2012

Estudar não é para pobres - Extra Online

https://extra.globo.com/.../estudar-nao-para-pobres-6919215.html

04/12/2012 · Provavelmente você já deve ter ouvido alguém afirmar ''faculdade pública é para pobres, rico faz particular'', eu diria que nunca ouvi algo tão precipitado. "Faculdade pública não tem ...

2013

Faculdade pública de medicina não é só para pobres ...

https://www.campograndenews.com.br/artigos/faculdade-publica-de-medic...

15/07/2013 · Faculdade pública de medicina não é só para pobres. Por Ruy Sant’Anna (*) | 15/07/2013 12:00. Infelizmente aqui no nosso país, a gente vê muito, pessoas que destacam a condição econômica dos estudantes de qualquer nível e principalmente do superior que estejam cursando escola ou faculdade pública, como se fosse algo inadmissível, ou errado.

2018

Walter Williams: “Faculdade não é para todo mundo”

https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/walter-williams-faculdade-nao...

12/02/2018 · Esse é um dos efeitos em criar uma demanda artificial pela educação superior: as pessoas são enganadas a pensar que sucesso exige faculdade. Não exige faculdade de forma alguma, e na verdade algum dos homens mais ricos do mundo não concluíram a faculdade, como Bill Gates e Steve Jobs. Diria que a faculdade não é para todo mundo.

2019

70% dos alunos das universidades públicas são pobres ...

https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/70-dos-alunos-das-universidad...

03/06/2019 · Por sua vez, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou o seguinte argumento a favor do levantamento da Andifes: “Além de ajudar na elaboração de políticas de assistência estudantil mais eficazes, a pesquisa é de extrema importância na defesa da educação superior gratuita brasileira.

2019

70% dos alunos das universidades públicas são pobres ...

https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/70-dos-alunos-das-universidad...

03/06/2019 · Por sua vez, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou o seguinte argumento a favor do levantamento da Andifes: “Além de ajudar na elaboração de políticas de assistência estudantil mais eficazes, a pesquisa é de extrema importância na defesa da educação superior gratuita brasileira

 2019

Universidade “não é para todos”, mas “somente para algumas ...

https://congressoemfoco.uol.com.br/educacao/universidade-nao-e-para...

30/01/2019 · O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, afirmou nesta quarta-feira (30), em um vídeo divulgada em sua conta no Twitter, que universidade “não é para todos”, mas “somente para algumas pessoas”. Na gravação, ele diz que a melhor forma de democratizar o ensino superior é investir no “ensino básico de qualidade”.

2020

Estudar não é para filho(a) de pobre, não! - Geledés

https://www.geledes.org.br/estudar-nao-e-para-filhoa-de-pobre-nao

28/05/2020 · Infelizmente, o ensino das escolas públicas em 1999 não era tão diferente do que é hoje. Minha irmã prestou seu primeiro de muitos vestibulares: Unicamp, Unesp, UFTM; chegou em casa com os olhos inchados. Descobriu de forma dolorosa que

2021

Estas habilidades levam alunos pobres até o diploma ...

https://exame.com/carreira/estas-habilidades-levam-alunos-pobres-ate-o...

23/03/2021 · Estas habilidades levam alunos pobres até o diploma universitário Pesquisas mostram que são as lacunas sociais e emocionais — e não as acadêmicas — que impedem o …


Topo

                                

 Relação Aniversariantes de 28 a 03/06


 28

29

30

  Alexis Olintho (98 anos)

 Antônio Carlos Miguel (67 anos)
 Arto Lindsay (68 anos)
 Beto Feitosa (45 anos)
 Bruno Rian (40 anos)
 Cláudio Roditi (75 anos)
 Cyro Monteiro (108 anos)
 Dedé da Portela (82 anos)
 Gastão Formenti (47 anos)
 Midian Almeida (46 anos)
 Oscar Nelson Safuán (14 anos)
 Pabllo Moreno (30 anos)
 Ricardo Rente (65 anos)
 Rodrigo Delage (42 anos)
 Silvio Vieira (122 anos)
 Tereza Espanha (61 anos)
 Vicente Amar (9 anos)
 Waldir Silva (88 anos)

  Adamor do Bandolim (78 anos)

 Alexandre Caldi (49 anos)
 Benedito José de Azevedo (135 anos)
 Cláudia Neiva de Matos (70 anos)
 Evaldo Gouveia (1 ano)
 Gretchen (62 anos)
 Luiz Alberto Machado (61 anos)
 Marcelo Tupinambá (132 anos)
 Maurício Einhorn (89 anos)
 Mestre Cazuzinha (63 anos)
 Milla (58 anos)
 Mário Sérgio (5 anos)
 Paurilo Barroso (127 anos)
 Rubens Soares (110 anos)
 Toinho Alves (13 anos)
 Walter Santos (13 anos)

  Anastácia (80 anos)

 Bandeira Brasil (8 anos)
 
Carlos Guedes (57 anos)
 
Cláudio Guimarães (72 anos)
 
Leonardo Bruno (76 anos)
 
Mário Lago (19 anos)
 
Paulinho Trompete (71 anos)
 
Paulo Guimarães (72 anos)
 
Pedro Sá (49 anos)
 
Romeu Gentil (110 anos)
 
Sonia Mello (62 anos)
 
Vania Abreu (54 anos)
 
Venilton Santos (96 anos)
 
Walter Smetak (37 anos)
 
Zilá Fonseca (29 anos)

31

01

02

  Abílio Lessa (46 anos)

 Airton Barbosa (41 anos)
 André da Mata (36 anos)
 Behring Leiros (86 anos)
 Celso Sim (52 anos)
 Costa Netto (67 anos)
 Dedé Badaró (68 anos)
 Ed Lincoln (89 anos)
 Fred Jorge (93 anos)
 Geraldo Magalhães (143 anos)
 Liz Rosa (35 anos)
 Lucas Telles (33 anos)
 Luís Moreira (101 anos)
 Manoel Ferreira (5 anos)
 Mara Abrantes (87 anos)
 Marilton Borges (78 anos)
 Miele (83 anos)
 Nelson Jacobina (9 anos)
 Nélio Torres (64 anos)
 Paulinho da Costa (73 anos)
 Paulo George (65 anos)
 Prêntice (65 anos)
 Simone Caymmi (63 anos)
 Zeh Pretim (39 anos)

  Aloysio Neves (58 anos)

 Big Boy (78 anos)
 Carlos Alexandre (64 anos)
 Dhema (61 anos)
 Edil Pacheco (76 anos)
 Eduardo Camenietzki (64 anos)
 Fernando Araújo (59 anos)
 Israel Lopes (71 anos)
 Jorjão Barreto (69 anos)
 João Camarero (31 anos)
 Mestre Avelino (39 anos)
 Michele Andrade (34 anos)
 Márcia Salomon (60 anos)
 Nicanor Teixeira (93 anos)
 Paraíso (74 anos)
 Quintino Cunha (78 anos)
 Solange Pereira (65 anos

  Diana (67 anos)

 FTampa (37 anos)
 
Germano Mathias (87 anos)
 
Gumercindo Saraiva (106 anos)
 
Gustavo Gasparani (54 anos)
 
Hianto de Almeida (98 anos)
 
Ivânia Catarina (48 anos)
 
Kiko Chagas (64 anos)
 
Mauro Duarte (91 anos)
 
Meire Pavão (73 anos)
 
Mestre Apolônio (6 anos)
 
Nelson Barbalho (103 anos)
 
Thiago Menezes (46 anos)
 
Walter Bandeira (12 anos)

03

 

- Topo  -  Hoje é sexta-feira, 7 de maio de 2021



 

Clique na imagem abaixo e se inscrevam no canal
para ampliarmos nossos conteúdos



Professor Ivan Luiz de Maricá no

https://www.youtube.com/channel/UCMrtORKaHE9jwZenjmFdwXg?view_as=subscriber

Se inscreva no canal, é fundamental para o nosso trabalho! Obrigado!!!

Hoje é
quinta-feira, 3 de junho de 2021






Olá, sou o professor Ivan Luiz, jornalista, bacharel em geografia, petroleiro e diretor do Sindipetro RJ. Minha missão é contribuir com conhecimentos, informações, reflexões e soluções para que nós, que exercemos a cidadania, tenhamos maior e melhor qualidade de vida, com dignidade e de maneira respeitosa. Quer conhecer mais sobre minha trajetória, prática de vida e meus projetos? Então acesse nas redes sociais meus trabalhos, todos são abertos e gratuitos, para que possamos somar forças ... Toda quinta-feira às 15:00 realizamos transmissão ao vivo pelo Facebook (spmsindipetrorj) que ficará disponível no site www.professorivanluiz.com.br, nesse blog (que estamos), professorivanluizdemarica.blogspot.com tem todos os meus links, e no Canal Professor Ivan Luiz de Maricá no You tube, tem bastante conteúdo também, inscreva-se para que possamos alcançar mais pessoas dedicadas a continuar a obra desse Grande Arquiteto.! Obrigado, e até a próxima!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário