segunda-feira, 10 de abril de 2023

NRDC 546/15/2023 - Destaques Sr Santana Militante Sempre / Abs internacionais / Povo Cigano merece respeito / Dona Marisa Letícia / Cem dias do Governo Lula contra os sem dias do desgoverno anterior

 

Reforma [Justiça] tributária já fará cair a carga pesada dos juros.
Destaques da semana

 

 Resposta iluminada

Quem cruza os braços e fica olhando prá cima não entendeu nada!

#repost@imagens.historia

O Jesus que eu admiro foi um revolucionário contestador que andava com os excluídos, leprosos, prostitutas e ladrões.

Era contra o acúmulo de riquezas, contra a pena de morte, contra linchamentos, contra a violência às mulheres e até contra oração em público. Além disso, ainda curtia um vinho para celebrar a vida.

E nunca disse uma palavra contra homossexuais ou aborto.

Nunca exigiu dinheiro em troca de milagre.

Nunca defendeu a exploração econômica.

Nunca abusou dos seus seguidores.

Nunca justificou tortura.

Nunca disse que matar era solução para nada.



Esse líder espiritual e político do Oriente Médio, de pele escura e vindo de uma família de refugiados, que defendia a igualdade, a tolerância e o perdão, seria crucificado hoje pelas mesmas pessoas que dizem celebrar seu nascimento (que em momento nenhum da Bíblia consta que foi no dia 25 de dezembro, diga-se de passagem).

Ou seja, caso ele voltasse, muita gente mataria Jesus "em nome de Jesus" porque não entendeu nada sobre Jesus.

@khaldiego 

Criador da página

https://www.instagram.com/p/Cq1gWdkuJjQ/?igshid=ZTE2MDY0MWU=  






Imagem da semana


O Direito de ir e vir para cela e não para sala [de aula.]

@Regrann from @faydabelo  -  Racismo é um crime monstruoso que nos furta o direito não apenas de ir e vir mas também de existir, e por isso precisa ser severamente combatido.

Não basta dizer que somos iguais perante a lei, se a lei não for também igual para todos.

Não passarão!


A Polícia Civil do Rio investiga um caso de lesão corporal e injúria por preconceito cometido por uma moradora de São Conrado, Zona Sul do Rio, contra um entregador de aplicativos de delivery. O caso aconteceu no domingo (9/10/2023) e foi registrado em vídeos que circulam nas redes sociais.
Nas imagens, é possível ver a mulher, identificada como a ex-jogadora de vôlei Sandra Mathias, puxando e agredindo o entregador Max Angelo dos Santos, que é negro e aparece vestido com uma camisa vermelha. A mulher dá um soco em Max e o agarra pela roupa. Em seguida, ele se esquiva e se afasta. A mulher, então, diz: “Tu (sic) não vai embora não, filha da p...”. Sandra é nutricionista e dona de uma escola de vôlei de praia no Leblon.







Essa publicação aparece   “sempre a partir de segunda-feira” como prévia (boneca para alguns).

A versão final será em 13/04/2023 a partir das15:00 ao vivo, na página abaixo👇🏽


E no canal
 👉 Professor IvanLuiz de Maricá onde peço sua inscrição para ampliarmos nosso trabalho. 

Até lá, iremos atualizando (Incluindo ou excluindo matérias) diariamente!


Em 10/04/2023 às 10:00
O presidente Lula e seu pronunciamento a todo o povo brasileiro durante a Reunião Ministerial.
Os Cem dias do Governo Lula contra os
sem dias do desgoverno anterior.
L que salva vidas!


Detalhes aqui 👇🏽
1 - Leia

2 - Leia

 




Com muito orgulho vamos conversar / entrevistar o S.r. Santana (
Exemplo de Militante "24 horas por dia e sete dias por semana!") Amigo por quem tenho grande admiração!

Triste lembrança, nenhum regime forte deixa de ser cruel!

Nossa conversa da próxima quinta-feira 13/04/2023

[10:23, 01/04/2023] S.r. Santana Militante: DITADURA MILITAR ASSASSINA NUNCA MAIS.

Sr Santana Militante: Estas crianças torturadas na frente dos PAIS, foi uma das coisa mais tenebrosa, os PAIS sendo torturados vendo seus filhos sendo torturados, está torturas eram para o preso delatar seus companheiros de luta, uma destas crianças não suportou a tortura, já um rapaz feito com os traumas cometeu o suicídio, até os dias de hoje fico abalado com tamanha crueldade de vindo de um ser humano. O mais impressionante é que as pessoas que depara com uma notícia desta, se mostra empático indiferente, principalmente os eleitores religiosos do maldito cramunhão que apoia a volta da Ditadura militar assassina, seus eleitores mesmo sabendo das atrocidades do messias ainda tem 42% dos eleitores que o apoiam, e muitos pelo Brasil a fora estão preparando o Domingo da Páscoa para as criancinha, que em uma DITADURA MILITAR NAZIFASCISTA não saberemos o destino que o messias reservará a estas crianças, DITADURA MILITAR NUNCA MAIS.
Os Presidentes Generais da Ditadura militar assassina hoje faz 59 anos do GOLPE MILITAR. tinha 13 anos, só comecei a entender por causa de amigos universitários, estávamos sempre juntos tocando violão: em memória, Nozinho do PCB, Amauri Quexada este sumiu até hoje não sabemos dele, Sérgio meu padrinho de casamento estes foram meus Professor. 
A maior militância política foi com o companheiro Sérgio Professor sociologia filosofia, meu padrinho de casamento. Nos com outros companheiros fundamos o 

"NUCLEO do PT da ZONA PORTUÁRIA"

Sr Santana Lembra prá nós sua experiência no Morro da Providência, dá prá transforma-lo em grande Outdoor?

Morro da Providência. Nesta imensa pedra tinha uma propaganda da LBV escrita em letras garrafas, que em todos cantos do Bairro Santo Cristo se dava para visualizar. A minha ideia era fazer daquele espaço da pedra uma propaganda POLÍTICA da OPOSIÇÃO na épocas de ELEIÇÕES contra o governo militar, a intenção era fazer propaganda do MDB em letras garrafais contra a ARENA, isto já nos anos 70, seria um modo de esclarecer o ELEITOR em VOTAR na OPOSIÇÃO contra o governo militar.


Este fichário antigo, onde estaria arquivados todos POLÍTICOS, de esquerda e da direita, para o eleitor saber quem vota contra ou a favor do trabalhador e dos DIREITOS SOCIAIS.

Teria um escritório com TELEFONE para que o ELEITOR procurar saber informações sobre o POLÍTICO que ele iria votar, se a favor ou contra o ELEITOR, sem persuadir o ELEITOR.


Dos 513 DEPUTADOS FEDERAIS, 400 REPRESENTAM a classe patronal empresarial, somente 113 Deputados Federais REPRESENTAM os trabalhadores trabalhadoras aposentados estudantes e D.de Casa, somos minorias, por este motivos nossos PROJETOS SOCIAIS nunca são aprovados pela maioria dos DEPUTADOS PATRONAIS e EMPRESARIAIS, no SENADO ainda é PIOR, uma grande maioria é PATRONAL EMPRESARIAL.

Verdades absolutas

 

 



 

 

 


A frase da semana!


Transmissão simultânea da nossa Reportagem Semanal em


Nossa Reportagem / Resenha Semanal / No mundo 
👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽

Total visitors 5389




Destaque da semana para o Povo Cigano
Bandeira do Povo Rom


 90% dos ciganos em Portugal vive abaixo do limiar de pobreza FOTO: Reuters Oito em cada 10 ciganos na Europa vivem na pobreza e sem perspetivas de melhoria, quer na vertente da educação quer na do trabalho, concluiu uma análise da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA), divulgada esta terça-feira

Portugal: 500 anos a tentar expulsar os ciganos com deportações para África e Brasil | VortexMag

Segundo alguns documentos, os ciganos estão radicados em Portugal há cerca de 500 anos, tendo vindo do Nordeste da Índia. Um movimento migratório feito através de longas caminhadas e que levou alguns grupos a ficar pelos países que estavam nas suas rotas de passagem. Esses movimentos originaram a apropriação de culturas e línguas diferentes, mas com raízes comuns. A história dos ciganos em Portugal nunca foi fácil.

Cronologia das proibições contra a permanência de ciganos em Portugal

1526: Alvará de João III, de 13 de Março de 1526, proibiu que os ciganos entrassem no reino, e ordenou que saíssem os que cá estavam.

1538: Nova lei de 26 de Novembro desse ano, ordenando a sua expulsão.

1592: Lei de 28 de Agosto agravou as penas contra os ciganos que dentro de 4 meses não saíssem de Portugal.

Ordenações Filipinas, proibindo a entrada no Reino: Estas ordenações não foram cumpridas, havendo corregedores do crime de Lisboa e outros julgadores que lhe passavam cartas de vizinhança, continuando, assim, os roubos e outros danos, suscitando por isso o novo alvará de:

1606: Alvará de 7 de Janeiro exigindo a observância das Ordenações, com a mesma pena agravada com degredo para as galés e com severas cominações para os magistrados remissos.

1614: Nova carta régia de 3 de Dezembro impedindo a sua entrada no Reino.

1618: Carta régia de 28 de Março em que o monarca mandava averiguar se no Reino andavam ciganos com «traje e língua diferente dos naturais».

1654: D. João IV mandou prender os ciganos que havia no Reino e embarcá-los para Maranhão, Cabo Verde e S. Tomé.

1718: D. João V, em 10 de Dezembro de 1718, determinou a expulsão dos ciganos.

Oito em cada 10 ciganos na Europa vivem na pobreza e sem perspectivas de melhoria.


Os primeiros registros de ciganos no Brasil são de 1574, quando o cigano João Torres, sua mulher e filhos foram degredados de Portugal para o Brasil. Em Minas Gerais, a presença cigana é notada a partir de 1718, vindos da Bahia, de onde chegaram deportados de Portugal.

Estima-se que aqui vivam aproximadamente 500 mil pessoas integrantes de povos ciganos distribuídos em pelo menos três etnias: Calon, Roma e Sinti. Dados do IBGE apontam que em 2014, 337 cidades abrigavam acampamentos ciganos, em 21 Estados. A maior concentração de acampamentos situa-se em Goiás, Bahia e Minas Gerais.

Como os povos ciganos ajudaram a construir a identidade brasileira

Culinária, música e festas típicas: estudos mostram influências dos povos ciganos na construção da cultura brasileira, apesar de sofrerem apagamento histórico

Ciganos Rom presos em um campo de concentração nazista(foto: Holocaust Memorial Day Trust)

Destaque para o Dia Internacional do Cigano 8 de Abril.

---------------------------------------------------------------------------
O objetivo deste dia é comemorar a cultura e a história do povo cigano, lutando para o seu reconhecimento e contra o preconceito e a discriminação sentida por essa comunidade. Neste dia realizam-se atividades em Portugal, como exposições de fotografia sobre a cultura cigana e tertúlias sobre a sua integração.

Origem do Dia mundial do cigano
---------------------------------------------
É desde 1971 que se comemora o Dia Internacional do Cigano a 8 de abril, pois foi nessa data que se realizou o primeiro encontro internacional de ciganos em Orpingtion, nas redondezas de Londres. A data foi institucionalizada pela ONU, como International Romani Day.

Quem são os ciganos?
------------------------------
Os ciganos representam a maior minoria étnica na Europa, e, ao mesmo tempo, a mais discriminada, com um acesso dificultado à educação, à habitação, aos serviços de saúde e ao trabalho. Sua cultura é fundamentalmente ágrafa, pelo que o desconhecimento corrobora o preconceito contra a comunidade cigana.
As roupas coloridas, os adereços de metal, a fala rápida, a música e a dança animada são alguns aspetos facilmente destacáveis na cultura cigana, marcada por um sentimento de união e por um estilo de vida nómada.
Devido a sua identidade cultural e linguística próprias, ainda são vítimas de forte preconceito. A cultura cigana muitas vezes se confunde com a cultura dos Balkans, onde esse povo ainda vive. Mas eles também estão presentes na Espanha, sul da França e por toda a América. Acredita-se que sua origem seja o oeste da Índia, mas não há muitas evidências históricas. Além de migrarem voluntariamente, esses grupos também foram historicamente submetidos a processos de deportação, subdividindo-se vários clãs. Esses clãs eram denominados segundo antigas profissões e procedência geográfica, que falam línguas ou dialetos diferentes.

O Povo Cigano
---------------------
As roupas coloridas, os adereços de metal, a fala rápida, a música e a dança animada são alguns aspetos facilmente destacáveis na cultura cigana, marcada por um sentimento de união e por um estilo de vida nómada.

O Povo Cigano e o Dia Internacional dos Ciganos
------------------------------------------------------------------
O povo cigano inclui os Roms, Sintos e Calons, grupos formados da diáspora de um povo nômade originário do norte da Índia.
Esse povo passou por várias regiões do Oriente Médio e Europa, e depois se espalhou por outros continentes. As roupas coloridas, os adereços de metal, a fala rápida, a música e a dança animada são alguns aspectos facilmente destacáveis na cultura cigana.Tem também como marca um sentimento de união e um estilo de vida nômade. O povo Cigano tem em Santa Sara de Kali sua orientadora para o bom andamento das missões espirituais. Não devemos confundir tal fato com sincretismos, pois Santa Sara é tida como orientadora espiritual e não como patrona ou imagem de algum sincretismo.

Os Espíritos Ciganos da Umbanda
----------------------------------------------
Baralho Cigano é uma mancia que une intuição e fatos de maneira simples e eficiente, uma leitura da linha do tempo que associa o passado, presente e futuro.
A Umbanda é uma religião que prega a prática da caridade e do amor ao próximo sobre todas as coisas. Por isso, todos os espíritos que queiram praticar a caridade, independente de suas origens terrenas e de suas encarnações são e serão sempre bem vindos a essa família.
Os Espíritos Ciganos não trabalham a serviço do mau. Trazem uma contribuição inesgotável aos homens e aos seus pares, dentro do critério de merecimento. Sua atuação influencia bastante no campo do bem-estar pessoal e social, da saúde, do equilíbrio físico, mental e espiritual. Eles também são muito procurados para auxílio no progresso financeiro e nas causas amorosas. Eles não trabalham a serviço do mal, mas ajudam a resolver nossos problemas pois dominam a magia e são excelentes com as Amarrações de Amor Ciganas.
A Falange do Espíritos Ciganos é de uma sabedoria esplendorosa, trabalham com lindos encantamentos e magias, escolhendo datas certas em dias especiais sob a regência das diversas fases da lua. Usam muitas cores em seus trabalhos, e diversos materiais como moedas antigas, fitas de todas as cores, punhal, cristal, lenços coloridos, folha de tabaco, tacho de cobre. Outros materiais podem ser vinho, perfumes, baralho, espelho, mas cada Cigano tem sua cor de identificação sempre conhecida para velas, roupas, etc. Gostam muito de festas bastante animadas, com música, dança, frutas, jarras de vinho tinto e mel. Não podemos esquecer: flores silvestres, muitas rosas, velas de todas as cores e, se possível, incenso de lótus.

Saiba mais
Santa Sara – Protetora das Grávidas – Santa Sara ampara e vem ao encontro das mulheres com dificuldade para engravidar.
Baralho Cigano – Baralho Cigano é uma leitura da linha do tempo que associa o passado, presente e futuro.

Aquilo que se passa nos dias de hoje precisa de um enquadramento, pois a maioria das pessoas desconhece os acontecimentos ocorridos nestes 500 anos de relacionamento entre a sociedade e os ciganos. E em Portugal situação não foi muito diferente.


Imagens da semana



Estado Democrático de Direitos Sempre!




Notícias Relevantes Destacando, Compilando e Escrevendo a Verdadeira História Brasileira.
Por uma nova Historiografia sem mentiras e enganações!  
Dia 10 de janeiro de 2012 foi a primeira Reportagem Semanal, e hoje chegamos a 546 e a 15ª do ano 2023 - Transmissão simultânea aqui 
https://www.facebook.com/ivanluiz.deandrade.9





Destaque 1

 A base em ação

1.1 -Imprensa amarrada

1.2 - Basta assédio nunca mais!


Destaque 2

Presidência da República
2.1 - Homenagem à Dona Marisa Letícia

Destaque 3

Lição de AMOR

3.1 - Famoso homem de deus

Destaque 4

Memória
4.1 -Foi aqui que tudo começou


Destaque 5

Política 

Ambiental
5.1 - Respeito aos ancestrais
5.2. - Desmatamento bate recorde no cerrado durante o 1º trimestre - Olhar Digital


Destaque 6

Vídeos

6.1 - Esclarecendo
6.2 - Como era o vinha na época de Jesus

Destaque 7

 História Real e ou fato real

7.1 - Crucificação, o pior castigo.

Destaque 8

Legislativo 

Destaque 9

Economia
9.1. - O salário mínimo vai aumentar em abril? Saiba para quando está previsto..

9.2. - O fracasso do neoliberalismo no Brasil

Destaque 10

 A vida em jogo
10.1 - CIDADE PERDIDA NO SERTÃO DO BRASIL ASSUSTA CIENTISTAS !!

Destaque 11

PETROBRAS

Destaque 12

Nossos homenageados e aniversariantes de 07 a 13/04/2023  

Destaque 13

Dia a dia na Secretaria das Empresas Privadas do Sindipetro RJ



1.     A Base em ação

1.1 - Imprensa impura - Desdobramentos da denúncia de Leandro Demori na Petrobras. Documentos já estão com a empresa. 


1.2 - Assédio na Petrobras, nunca mais!





 Indice


2.     Presidência da República


2.1 -Uma singela homenagem à Dona Marisa Letícia 

A primeira bandeira do PT foi ela quem fez 
E cuidou do Lula enquanto este teve câncer 
Lembro também dela incluir pé de frango nas primeiras refeições do casal no Palácio do Planalto. 
São muitas histórias, eu poderia facinho só escrever sobre ela mas devido à saudade e a mágoa imensa sobre ela ter partido vou deixar só uma homenagem aos 73 anos que faria hoje.

Marisa Letícia eterna rainha feminina (07/04/1950 a 03/02/2017)


Hoje 07/04/2023, seria aniversário de Marisa Letícia, uma grande mulher que deixou um legado de lutas por um Brasil melhor para todas as pessoas. Dona Marisa confeccionou a primeira bandeira do PT.


Saiba mais

Indice


3. Lição de Amor
3.1. - 
Essa matéria tem que ficar na memória do Povo Brasileiro.

Indice

4. Memória

4.1 - Tudo tem um começo


Indice

5.     Política 

Ambiental
5.1 - Respeito aos ancestrais é fundamental
Orgulho do nosso Povo

5.2. - 
Desmatamento bate recorde no cerrado durante o 1º trimestre - Olhar Digital
Olhar Digital
Também em resposta ao jornal, o Ministério do Meio Ambiente informou que houve um aumento de 219% nas multas ambientais aplicadas na Amazônia nos ...










6.    Vídeos





6.1 -  Como se fala bobagem
6.2 - O Vinho na época de Jesus



7.    História Real

7,1 - Como surgiu a crucificação, o mais 'cruel e aterrorizante' dos castigos
O político e filósofo romano Cícero considerava a crucificação a punição "mais cruel e terrível" que poderia existir. 
'A Crucificação', pintura de Jean François Portaels (1886)© Getty Images "

Somente a palavra 'cru
z' por si só deveria estar longe não apenas do corpo de um cidadão romano, mas também de seus pensamentos, de seus olhos, de seus ouvidos."


"Das três formas mais brutais de executar alguém na antiguidade, a crucificação era considerada a pior", disse Louise Cilliers, autora e pesquisadora do Departamento de Estudos Clássicos da Universidade do Estado Livre, na África do Sul, à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC.
"Era seguida pela cremação e pela decapitação."
"Foi uma combinação de absoluta crueldade e espetáculo para fazer o máximo de terror possível na população", disse Diego Pérez Gondar, professor da Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra.
Em muitos casos, a morte do executado ocorria dias após ser crucificado, diante do olhar dos transeuntes.
O corpo passava por um misto de sufocamento, perda de sangue, desidratação, falência de diversos órgãos, entre outros problemas.
Jesus, o homem que transformou o mundo com uma mensagem de paz, foi um dos muitos que morreram na cruz, um castigo cujas origens remontam a séculos.
Isto é o que se sabe de onde e como surgiu.
Saiba mais.





8.    Legislativo 

8.1 -   - 8.2 - 

  • AGROPECUÁRIA



  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA

     

COMUNICAÇÃO

  •  
  • ESPORTES


  • RELAÇÕES EXTERIORES


TRANSPORTES


ASSISTÊNCIA SOCIAL
 

SAÚDE 


CONSUMIDOR

 

MEIO AMBIENTE


POLÍTICA


ECONOMIA


EDUCAÇÃO



CIDADES


DIREITOS HUMANOS


TRABALHO


     

SEGURANÇA


    • DIREITO E JUSTIÇA



      ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA



      9.    Economia

      A cadela do fascismo está sempre no cio. 
      Bertolt Brecht

        9.1 - O salário mínimo vai aumentar em abril? Saiba para quando está previsto. Saiba

        9.2 - Neoliberalismo fracassado


        Indice


      10.    A vida em jogo

      10.1 - Precisamos desvendar nosso passado.
      Um local pouco conhecido dos brasileiros, que levanta dúvidas sobre a real origem de nosso país, é assunto de debate entre cientistas desde que foi descoberto!



      Indice
      07 - Marina de La Riva - RJ/RJ - Cantora. Iniciou a trajetória artística como integrante do grupo de jazz Alta
      Fidelidade, em São Paulo. Lançou, em 2007, o CD “Marina de La Riva”, pelo qual foi contemplada pela APCA como Revelação Feminina, na categoria Música Popular, e recebeu indicação ao Prêmio Tim de Música, na categoria Melhor Álbum em Língua Estrangeira. O disco, gravado em Cuba e no Brasil, contou com a participação de Davi Moraes e Chico Buarque. Ao longo da carreira, atuou em shows com a Orquestra Imperial, Andreas Kisser, Davi Moraes, Michael Franti (Festival Power to the Peaceful), Nina Becker, Flávio Venturini (“Conexão Latina”) e com Clara Moreno e Maria Rita (no Baile de Gala da Vogue, em 2008). Gravou participações nos CDs “Salsa Samba Groove” (Guga Stroeter e Heartbreakers Big Band), “Ganhar o mundo” (Romero Pernambuco) “Pássaro Pênsil” (Flávio Henrique), “Chill Out Brazil 5″, “Flores do Clube da Esquina”, “Estudando a (Bossa Nova) em quadrinhos” (Tom Zé), “Lulu Acústico MTV II” (Lulu Santos) e “SP55” (Sérgio Britto), além de sua participação na trilha sonora do filme “Zuzu Angel”, de Sergio Rezende, com sua gravação de “Te Amaré y Después” (Silvio Rodríguez). Em 2010, lançou o CD e DVD “Ao vivo em São Paulo”, com as músicas “Central Constancia” (Enrique Jorrín), “Mariposa” (Ernesto Lecuona), “Pedacito de Cielo” (Enrique Mario Francini, Héctor Stamponi e Homero Expósito), “Aos Pés da Cruz” (Marino Pinto e Zé da Zilda), “Drume Negrita” (Ernesto Negret Wood), “Pensamiento” (Rafael Gómez), “Adivinha o que” (Lulu Santos), “Ojos Malignos” (Juan Pichardo Columbié), “Pra você gostar de mim (Taí)” (Joubert de Carvalho), “Tin Tin Deo” (Gil Fuller / Chano Pozo), “Si Llego A Besarte” (Luis Casas Romero), “Este mal de amor” (José Antonio Castilho), “Se essa rua fosse minha” (Tradicional)/”Sonho meu” (Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho), “Bloco do prazer” (Moraes Moreira e Fausto Nilo), “Adeus Maria Fulô” (Humberto Teixeira e Sivuca). Lançou, em 2012, o CD “Idílio”, contendo as faixas “Añorado Encuentro” (Alberto Vera Morúa e Giraldo Piloto Bea), “Ausência” (Marília Medalha e Vinicius de Moraes), “Assum preto” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), “Canción de Las Simples Cosas” (Cesar Isella e Armando Tejada Gomez), “Como Me Duele Perderte” (Marco Flores), “Y” (Mario de Jesus), “Juraci” (Antônio Almeida e Ciro de Souza), “Estúpido cupido (Stupid Cupid)” (Neil Sedaka eHoward Greenfield, vrs. Fred Jorge), “Deixa que amanheça (como nos versos de Bilac)” (Osvaldo Santiago), “Dile Que Por Mi No Tema” (Tony Smith), “Muñeca” (Eddie Palmieri), “Idilio” (Titi Amadeo), “Voy A Tatuarme” (Amaury Gutiérrez) e “Meu lamento (Voy a Guardar Mi Lamento)” (Raul Vasquez, vrs. Rossini Pinto). Em 2013, foi indicada ao Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Álbum Língua Estrangeira, pelo CD “Idílio”, co-produzido em parceria com Pupilo e Pepe Cisneros.
      08 - Leoni - Carlos Leoni Rodrigues Siqueira Jr. - 8/4/1961 - RJ, RJ - Instrumentista. Cantor. Compositor. Baixista.
      Escritor. Começou a tocar baixo aos 16 anos, quando formou com amigos da escola o seu primeiro grupo de rock. Cursou Direito e depois Letras. Em 1995 lançou pela Editora Gryphus “Letra, música e outras conversas”, livro de entrevistas com Herbet Vianna, Renato Russo, Marina Lima, Lobão, Frejat, Samuel Rosa, Adriana Calcanhoto e nando Reis. Compôs várias trilhas para teatro e cinema.Em 2010 lançou o e-book “Manual de sobrevivência no mundo digital” em seu site pessoal. Iniciou a carreira em 1981, como baixista do grupo carioca Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens. Em 1986, saiu da banda e formou o conjunto Os Heróis da Resistência, com o qual lançou três LPs, todos pela WEA. Encerrou as atividades da banda em 1993, para dedicar-se à carreira solo,  ançando um disco pela EMI. Como compositor, fez parcerias com vários nomes da geração 80 do rock brasileiro, entre os quais Cazuza, Léo Jaime, Herbert Vianna, Paula Toller, Frejat e Vinícius Cantuária.

      Seu primeiro sucesso foi “Pintura íntima”, parceria com Paula Toller, gravada pelo Kid Abelha, em 1983. No ano seguinte, repetiria a parceria e o sucesso com “Como eu quero” e “Alice – não escreva aquela carta de amor”, ambas também lançadas pelo grupo. Em 1985, obteve êxito com “A fórmula do amor”, essa em parceria com Léo Jaime. Com Cazuza e Ezequiel Neves compôs “Exagerado”, um dos maiores sucessos do cantor. Com Paula Toller e Beni Borja compôs outro sucesso do grupo Kid Abelha, a canção “Fixação”. 

      *** Chico Batera
      Francisco José Tavares de Souza - 8/4/1943 - RJ, RJ. - Instrumentista (baterista e percussionista). - 
      Iniciou sua carreira profissional em 1960, apresentando-se na boate Night and Day, em show de Carlos Machado. Em seguida, acompanhou, no Beco das Garrafas (RJ), Johnny Alf, Bossa Três e Sérgio Mendes, com quem viajou pela primeira vez para os Estados Unidos. Em 1966, formou o conjunto Folclore, Samba e Bossa Nova, com o qual participou de um festival de jazz em Berlim. Acompanhou Luís Carlos Vinhas na boate Flag (RJ), fez parte do Trio 3-D e atuou com Sérgio Barroso e Dom Salvador, com quem se apresentou nos Estados Unidos. Mudou-se, em seguida, para Los Angeles e começou sua especialização em instrumentos de percussão exóticos, como frigideira, tamanco, tímpano, sinos chineses, chaves, badalos, triângulo, queixada, caxixi e vibrafone. Nos Estados Unidos, gravou com Michel Legrand, Gerald Wilson, Ella Fitzgerald, Frank Sinatra, Quincy Jones, Joni Mitchel,Tom Jobim e The Doors, entre outros, além de ter integrado grupos musicais latino-americanos. Em 1972, após gravar com João Gilberto no México, retornou ao Brasil. Participou, nesse ano, da gravação do disco “A matança do porco”, do grupo Som Imaginário. Atuou ao lado de Gal Costa, em Cannes (França), e no show “Índia”, realizado no Teatro Teresa Raquel (RJ). Em 1975, participou da gravação do disco “Numbers”, de Cat Stevens, com quem realizou duas turnês pela Europa e Estados Unidos, num total de 70 shows. Ainda na década de 1970, lançou os discos “Ha, ha, ha” (1977), “Uno mundo” (1978) e “Ritmo” (1979). Acompanhou vários artistas, como Elis Regina, João Gilberto, Milton Nascimento, Djavan e Gilberto Gil, entre outros. Participou da gravação de trilhas sonoras de filmes de Hollywood com Michel Legrand e David Grosin. Em 1989, gravou, em Londres, o disco “Cabana Cocktail”. Nos anos 1990, lançou os CDs “Dia/noite” (1995) e “Salsa com alma” (1997). Em 2006, lançou o CD “Lume” (Biscoito Fino), tendo a seu lado Kiko Continentino (piano) e Luiz Alves (contrabaixo). O disco contou com a participação de Marcos Nimrichter (acordeom), em duas faixas, e também de Chico Buarque, na canção “Iracema voou”, de autoria do compositor com quem o instrumentista atua, em shows e gravações, desde 1978. Também no repertório, sua composição “Acaba logo com esse choro”, além de “Quebra-Pedra” e “Mojave”, ambas de Tom Jobim, e “André de sapato novo” (André Victor Correia), entre outras. Além de seus instrumentos, toca vibrafone em quatro faixas do disco.
      09 - Sergival - José Sergival da Silva - 9/4/1965 - Nossa Senhora da Glória, SE Cantor, compositor, instrumentista. Toca flauta transversal, piano e violão.
       Mas é como Percussionista de Efeitos que obteve destaque pesquisando novos timbres, criando seus próprios instrumentos, de forma autodidata, à base de sucatas e artesanato sergipano. Teve infância e juventude nômade por conta da profissão de topógrafo de seu pai, vivenciando no interior dos estados de Sergipe, Bahia e Pernambuco, os elementos regionais que hoje compõem o conjunto de sua produção artística. Desde pequeno apresentava inclinação para as artes, participando ativamente das atividades culturais dos colégios por onde passou, influenciado pela herança do avô materno que foi um dos principais violonistas populares do sertão sergipano. Permaneceu em sua cidade natal até os 5 anos de idade, de onde partiu com sua família para conhecer o mundo. Teve aulas de Teoria Musical na grade curricular das várias cidades por onde passou. Chegou a Aracaju em meados de 1979, e lá estudou na Academia Carlos Gomes com o Prof. Heribaldo ( Piano, órgão eltrônico e acordeon ). Teve aulas particulares no Conservatório de Música com o Prof. Wanderley (Flauta transversal), Eliana Argollo ( Fundamentos de Violão ) e na Escola Técnica Federal de Sergipe com a pianista Maria Olívia, onde concluiu também o curso técnico de Edificações em 1984, ingressando na Petrobras onde trabalha até hoje. Permaneceu naquela cidade até dezembro de 2005, quando se mudou para o Rio de Janeiro, RJ, transferido pela empresa. Possuidor de uma versatilidade natural, atua profissionalmente em diversos segmentos artísticos, o que lhe valeu os títulos de Multiartista, Artecultor e de Menestrel Sergipano, tendo representado o estado de Sergipe em diversos momentos do seu fazer cultural, principalmente na música.
      Entrevista na NP 410 de 02 a 08/10/2020 Dia do Compositor, 67 anos Petrobrás, Benzeno,
      Destaque Dr Luiz Fernando, Moreno Pescador, Sergival Silva, Zé Maravilha. Dia Consciência Benzeno.

      10 - Maria Lopes - Jornalista / Acupunturista e audiência certa semanalmente, felicidades nessa data querida.


      Blogueira atuante, tem grande público em Maricá RJ Brasil,  visite seu blog dedicado as artes, muitas vezes ignoradas pela grande mídia ou mídia grande. Maria Lopes e a Arte do Espetáculo: Maria Lopes e Convidados recebe visitantes vindos de FRISH MEADOWS

      *** Noite Ilustrada
      Mário de Souza Marques Filho - 10/4/1928 - Pirapetinga, MG - Cantor. Compositor. Violonista. Nascido no interior de Minas Gerais, transferiu-se para o Rio de Janeiro nos anos 1940. Na capital federal, passou dificuldades e chegou a dormir em abrigos para menores. Integrou a Escola de Samba Portela com a qual excursionou para São Paulo onde cabou por radicar-se em 1955. Entre os anos de 1984 e 1994, fixou residência na cidade de Recife em Pernambuco. Faleceu de câncer pulmonar e foi enterrado na cidade paulista de Atibaia, onde havia se radicado nos últimos anos de vida. Começou sua carreira como violonista em um “show” comandado por Zé Trindade na cidade de Além Paraíba (MG). Na noite de estréia, o comediante esqueceu seu nome na hora da apresentação e, pondo a mão no bolso, encontrou um exemplar da revista “Noite Ilustrada”. Na mesma hora decidiu apresentá-lo: “E agora com vocês a grande revelação…Noite Ilustrada!” O apelido pegou, e até até sua esposa passou a chama-lo dessa maneira. Transferiu-se para o Rio de Janeiro em meados dos anos 1950, ingressando na Escola de Samba Portela, atuando como sambista em “shows” na capital paulista.  Em São Paulo trabalhou nas boates Captains e Meninão. Em 1958, foi contratado pela Rádio Nacional e pela TV Paulista. No mesmo ano, estrou em disco, pela gravadora Mocambo, com os sambas “Cara de boboca”, de Jaime Silva e Edmundo Andrade, e “Castiguei”, de Venâncio e Jorge Costa. Ainda no mesmo ano gravou as primeiras composições de sua autoria, o samba “Quem faltava no samba” e a batucada “Sereno”, esta em parceria com Ferreira Maia. Em 1960, ainda pela Mocambo, lançou seu primeiro LP “Cara de boboca” interpretando os sambas “Cara de boboca”, de Jaime Silva e Edmundo Andrade; “Playboy”, de José Henrique; “Diabo de saia”; “Escureceu” e “Danada Cegonha”, as três de Edmundo Andrade; “Cadê Cidinha” e “Ai Lourinha”, de sua autoria; “Compreensão”, com Jeny Santos; “Castiguei”, de Jorge Costa e Venâncio; “Nada me embaraça”, de Rômulo Paes; “É doloroso”, de H. Nogueira, e “Conselho”, de Lupicínio Rodrigues. Em 1962, gravou a marcha “Maria Tereza”, de Donga e Valfrido Silva, e o “Samba em Mangueira”, de sua autoria e Jorge Costa. No mesmo ano, transferiu-se para a Philips e gravou seu primeiro grande sucesso, o samba “Volta por cima”, de Paulo Vanzolini, que se tranformaria num clássico da MPB. Por essa época, atuou na boate Moleque, em São Paulo, onde costumava cantar “Volta por cima” acompanhado em coro pelos assistentes, antes mesmo de gravar a música. Ainda em 1962, gravou seu primeiro LP, “O ilustre”.


      11 - Zeca Baleiro - José Ribamar Coelho Santos - 11/4/1966 - Arari, MA - Cantor. Compositor. Produtor.
       Segundo o livro de Marcio Paschoal, nasceu em Arari, cidade vizinha de Pedreiras, onde nasceu João do Vale. Ganhou o apelido Baleiro quando cursava a universidade. Como gostava muito de comer balas, doces e guloseimas de modo geral durante as aulas, os companheiros de curso deram-lhe o apelido. Antes de dedicar-se exclusivamente à música, chegou, inclusive, a abrir uma loja de balas, tortas e doces caseiros chamada “Fazdocinhá”, nome retirado de uma tradicional cantiga de roda. Transferiu-se para São Paulo no ano de 1991, quando começou a atuar em bares e na noite paulistana. Por essa época, conheceu Chico César através de um amigo comum, o poeta Celso Borges. Na ocasião, pediu emprestado a Chico César um amplificador. Logo depois, os dois tornaram-se amigos e dividiram o aluguel de um apartamento. Fizeram músicas, shows e apresentações em barzinhos e casas noturnas da cidade de São Paulo. Criou o selo musical Saravá Discos, pelo qual lançou vários CDs, entre os quais “Baião de nós” (Tiago Araripe), Chico Lobo, Antônio Vieira, “Cruel” e “Sinceramente”, ambos de Sérgio Sampaio, entre muitos outros trabalhos, inclusive seus, produzindo mais de 16 discos. Lançou os livros “Bala na agulha” e “Vida”, este último pela Editora da Universidade Federal de Goiás, com projeto gráfico de Roger Mello. Em 1995 interpretou sua composição “Belzebu de saias” no CD “XIII FAMPOP”, disco com as 12 músicas classificadas do festival da cidade de Avaré, em São Paulo. No ano seguinte, em 1996, Maurício Tizumba no disco “África Gerais”, interpretou de sua autoria “Mandela”, parceria com Chico César. No ano posterior, em 1997, participou como convidado especial do “Acústico MTV”, da cantora Gal Costa, no qual tocou violão em “Vapor barato” (Jards Macalé e Waly Salomão) e cantou com ela a sua composição “Flor da pele”. Ainda no mesmo ano, lançou “Por onde andará Stephen Fry?”, seu primeiro disco solo, produzido pela MZA Music e distribuído pela PolyGram, atingindo a marca de 80 mil cópias vendidas. No CD interpretou “Mamãe Oxum” (Adaptação), “Pedra de responsa” (c/ Chico César), “Essas emoções” (Donato Alves), e “Kid Vinil”, entre outras. Foi também eleito pelos leitores do Jornal do Brasil como “Revelação do Ano”. Neste mesmo ano, de 1997, a cantora Ceumar classificou “Dindinha” no festival de Avaré “XIV FAMPOP”, sendo a composição incluída no CD homônimo do evento. No ano seguinte, em 1998, recebeu três troféus na categoria pop-rock do “Prêmio Sharp 98”: “Troféu revelação”, “Melhor Disco” e “Melhor Música”, por sua composição “Bandeira”. Além disso, três músicas do disco fizeram parte de trilhas sonoras de novelas: “Bandeira” (novela Por amor, da Rede Globo), “Heavy metal do Senhor” (novela  Era uma vez, da Rede Globo), e “Flor da pele”  (novela Serras Azuis, da Rede Bandeirantes).  Ainda em 1998, participou do disco-homenagem “Balaio do Sampaio”, CD produzido por Sergio Natureza que resgatou parte da obra do compositor capixaba Sérgio Sampaio. No disco interpretou “Tem que acontecer” (Sérgio Sampaio), música muito executada nas emissoras do Rio de Janeiro. Compôs também a trilha sonora para o filme “Impressões para Clara”, de Joel Yamaji, e músicas para o balé “Bicho solto” em Buriti Bravo, baseado nos autos populares do Maranhão, da bailarina e coreógrafa Julia Emília. No ano seguinte, lançou o segundo CD de título “Vô imbolá”, que contou com as participações de Zeca Pagodinho em “Samba do approach”, Zé Ramalho em “Bienal”, entre outros. Apresentou-se em Cannes, na França, durante a “Feira Internacional do Disco” (Midem) para lançar “Por onde andará Stephen Fry?”, na Europa, pelo selo parisiense Totem. Passou também a atuar como produtor nos discos das cantoras Patrícia Ahmaral e do CD “Dindinha”, da cantora Ceumar, do qual se destacou a faixa-título “Dindinha”, de sua autoria, música muito executada nas rádios de todo o país. Também teve suas músicas gravadas pelas cantoras Rita Ribeiro (Bandeira) e Simone (Lenha), que fizeram sucesso com suas composições. Por essa época, gravou especial para o “Programa Bem Brasil”, TV Cultura de São Paulo.
      12 - Mariena de Castro - 1978 - Salvador - BA - Cantora. Compositora. Aos cinco anos começou a estudou balé e aos 12 a estudar canto.
       Foi casada com o compositor J. Velloso, sobrinho de Caetano Veloso e Maria Bethânia, esta última declarou em entrevista ao Segundo Caderno, do Jornal O Globo: “O que distingue a Mariene na música baiana é que ela consegue romper, com talento, boa voz e ótimo repertório, a potência sonora que reina na Bahia: axé music, pagode-axé. Ela parece segura e determinada na sua escolha musical mais para a MPB, e, por conhecê-la de perto, sei da admiração que ela tem pela Ivete Sangalo, que certamente é um bom norte para qualquer cantora”. Em 2012 mudou-se no Rio de Janeiro. Começou a carreira profissional em 1995 fazendo vocais nas bandas de Márcia Freire, Carlinhos Brown e no grupo Timbalada. No ano seguinte, em 1996, levada por Vicente Sarno, apresentou-se no projeto “Pelourinho Dia e Noite” em seu primeiro show solo. Neste mesmo ano, a convite de dois produtores franceses que estavam no show, recebeu convite para uma turnê por 20 cidades na França com o show “Iluminada”. De volta ao Brasil passou a se apresentar nos principais palcos da capital baiana, entre os quais Teatro ACEBEU, no “Projeto Terças da Boa Música”; Concha Acústica do Teatro Castro Alves, no “Projeto Sua Nota é Um Show de Solidadriedade” e no Teatro XVIII, em temporada com o show “A Força que vem da Raiz”. Também fez show no Teatro Dona Canô, em Santo Amaro da Purificação e se apresentou no “Festival de Inverno” da cidade de Lençóis, interior da Bahia. Em 2004 passou a ser a cantora principal do Bloco Carnavalesco Bloco Cortejo Afro. Neste mesmo ano lançou o CD “Abre caminho”, patrocinado pelo “Prêmio Brasken de Música”, disco no qual foram incluídas as faixas “Quebradeira de coco” (Roque Ferreira), “Ilha de maré” (Walmir Lima e Lupa), “Raiz” (Roberto Mendes), “Planeta água” (Guilherme Arantes), “Guaraximbola” (Roque Ferreira e Paulo César Pinheiro), “Poema para uma tribo” (Clóvis), “Cantiga de cangaceiro” (Roque Ferrreira), “Mulher” (Anônimo), “Nonô” (Roque Ferreira), “Prece de pescador” (Mariene de Castro), “Flor de muçambê” (Roque Ferreira),  “Estrelas” (Caetano Veloso), “Cantigas de São Cosme e São Damião” (D.P), “Samba no terreiro” (Roque Ferreira), “Pontos de caboclo” (D.P) e a faixa-título “Abre caminho”, composta em parceria com Roque Ferreira e J. Velloso. Participou do “Projeto Santo de Casa”, do Teatro Castro Alves, onde fez o lançamento do disco. No ano seguinte, em 2005, recebeu o “Prêmio Tim de Melhor Disco” na categoria “Regional” e o “Prêmio Rumos do Itaú Cultural” pelo disco “Abre caminho”. Neste mesmo ano de 2005 apresentou-se em Paris, em show em que comandou a lavagem das escadarias da Igreja de Santa Madalena, em festa espelhada na lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador.  No ano de 2006  o CD “Abre caminho” foi lançado nacionalmente pelo selo Cavaleiros de Jorge, da Gravadora Eldorado. Ainda em 2006 participou da gravação ao vivo do CD e DVD “Beth Carvalho canta o samba da Bahia” no Teatro Castro Alves, interpretando em dupla com a anfitriã a composição “Raiz”, de autoria de Roberto Mendes. No ano seguinte o trabalho foi lançado pelo Selo Andança, de propriedade de Beth Carvalho e distribuído nacionalmente pela gravadora EMI. O disco foi lançado neste mesmo ano de 2007 em show no Canecão, no Rio de Janeiro, onde fez participação especial.

      13 - Dona Ivone Lara - Yvonne Lara da Costa - 13/4/1922 - RJ, RJ - Cantora. Compositora. O pai, João da Silva Lara, era mecânico de bicicletas, além de violonista e componente do Bloco dos Africanos.
       D. Emerentina, a mãe, era pastora do Rancho Flor do Abacate. Aos seis anos de idade, ficou órfã de pai e mãe, sendo internada por parentes no Colégio Orsina da Fonseca, no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, onde permaneceu até os 17 anos. Aos 12 anos, foi presenteada pelos primos e futuros parceiros, Hélio e Fuleiro, com um pássaro “Tiê-sangue”. O nome do pássaro e a expressão “Oialá-oxa”, herdada da avó moçambicana, serviram de inspiração para o primeiro samba composto: “Tiê”. Admirada por suas professoras de música no colégio, Lucília Villa-Lobos, esposa do maestro Villa-Lobos e Zaíra Oliveira, primeira esposa de Donga, foi indicada para o Orfeão dos Apinacás, da Rádio Tupi, cujo regente era Heitor Villa-Lobos. Saindo da escola, foi morar na casa de seu tio Dionísio Bento da Silva, que tocava violão de sete cordas e fazia parte de grupo de chorões que reunia Pixinguinha e Donga, entre outros. Com o tio, aprendeu a tocar cavaquinho. Seu primo, Mestre Fuleiro, também foi um dos fundadores da Império Serrano em 1947, ano em que Dona Ivone Lara mudou-se para Madureira e começou a freqüentar a Escola de Samba Prazer da Serrinha, mesma época em que começou a compor sambas para esta escola. Foi a primeira mulher a integrar a ala de compositores de uma escola de samba. Casou-se, aos 25 anos, com Oscar Costa, filho de Alfredo Costa, presidente da Escola de Samba Prazer da Serrinha. Nesta época, passou a freqüentar a Escola, onde aprimorou seus dotes de sambista e conheceu os amigos Aniceto, Mano Décio da Viola e Silas de Oliveira, que mais tarde seriam seus parceiros em algumas composições. Com a fundação do Império Serrano, em 1947, passou a desfilar pela verde e branco de Madureira. Tornou-se enfermeira, formando-se logo depois em Assistente Social. Especializou-se em Terapia Ocupacional, dedicando-se a trabalhos em hospitais psiquiátricos, tendo trabalhado no Serviço Nacional de Doenças Mentais, com a doutora Nilse da Silveira. Em 1965 ingressou na Ala de Compositores do Império Serrano e compôs, com Silas de Oliveira e Bacalhau, o clássico “Os cinco bailes da história do Rio”. A partir de 1968 passou a integrar  a Ala das Baianas. Aposentou-se no hospital em 1977, passando a dedicar-se, exclusivamente, à carreira artística. Em agosto de 2002, recebeu o “Prêmio Caras de Música”, na categoria “Melhor Disco de Samba”, com o CD “Nasci para sonhar e cantar” e, neste mesmo ano, foi a vencedora do Prêmio Shell de MPB, tendo recebido o prêmio pelo conjunto de sua obra em grande festa do samba, no Canecão, no Rio de Janeiro, cujo roteiro-convite foi apresentado por Ricardo Cravo Albin, um dos cinco jurados que lhe deram o prêmio por unanimidade. Sobre ela, Túlio Feliciano, diretor do show no Canecão, deu depoimento ao jornal O Globo: “Ela é a síntese do samba. Tem o ritmo dos tambores do jongo e a riqueza melódica e harmônica do choro. Em seu canto intuitivo está um pouco da África e do negro americano”. No ano de 2006 a jornalista Mila Burns (esposa de Marcelo Camelo do grupo Los Hermanos) defendeu a dissertação de mestrado em antropologia social “Nasci para sonhar e cantar” no Museu Nacional/UFRJ, tendo na banca Santuza Naves, Hermano Vianna, Aparecida Vilaça e Yvone Leite, sob orientação de Gilberto Velho. Na dissertação analisou as diferentes fases da vida da compositora (da infância à terceira idade) com base em depoimentos da própria Dona Ivone Lara, sambistas, amigos e familiares. Em 2008 prestou depoimento ao Museu da Imagem e do Som. Nesta segunda parte de seu depoimento, a primeira parte foi no ano de 1978, a cantora/compositora foi entrevistada por Adelson Alves, Hermínio Bello de Carvalho, Marília Trindade Barbosa e Rachel Valença, em mesa coordenada por Rosa Maria Araújo, presidente do MIS. Foi homenageada pela GRES Império Serrano com o enredo do carnaval de 1012 “Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba”, cujo samba campeão foi composto por Arlindo Cruz, Tico do Império e Arlindo Neto. Em 2016 foi a grande homenageada do evento oficial “Prêmios Culturais do Brasil”, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), presidido pelo presidente da república Michel Temer e coordenado pelo Secretário de Cultura Marcelo Calero.

      No dia 13 de abril de 2018, data em que completou 96 anos de idade, foi internada com um quadro de anemia, precisando receber doações de sangue. Três dias depois faleceu por insuficiência cardiorrespiratória. Seu corpo foi velado na quadra do Império Serrano. Por ocasião de sua morte, o pesquisador Ricardo Cravo Albin publicou no Jornal O Dia uma crônica em sua homenagem, em que acentuou sua originalidade como compositora. Nas palavras da jornalista Flávia Oliveira para o jornal O Globo (18/04/2018), Dona Ivone Lara “foi feminista antes do feminismo; empoderada antes do empoderamento (…) Rainha do samba, encarnou ideais de emancipação e liberdade, que as jovens deste século ainda batalham para naturalizar. É soberana de todas nós, mulheres brasileiras.”. Em 2018 o musical “Dona Ivone Lara – O musical – Um sorriso negro”, idealizado por Jô Santana, estreou no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, com as atrizes Dandara Ferreira, Heloísa Jorge e Fernanda Jacob, protagonizando três fases de sua vida. Em 2021 foi lançado o livro “Dona Ivone Lara: Sorriso Negro – O livro do disco”, da autoria de Mila Burns, lançado inicialmente em inglês e depois no Brasil, em português, pela editora Cobogó.






      Sindicalização Já! Esse Sindicato teu não foge à luta! 
      Calendário 2023
      União Reconstrução e Convergência

           
      Diretoria Completa




               👇🏽👇🏼👇👇🏻
      Jornal e TV Repensar - posso enviar o jornal através do email 
      👇🏼👇👇🏻
      professorivanluizdemarica@gmail.com


      Conheça e Clique📢 👇🏽👇🏼👇👇🏻
      👉 Destaques da Tribuna Da Imprensa Digital


      Clique📢

      • Isso demonstra a sua sensibilidade do ponto de vista social, e sua capacidade de estar à frente desta empresa estratégica de caráter estruturante para o nosso desenvolvimento.




      👉 TV Brasil




      EDITORIAL
      🤭🤭👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽

      ⚖️ 



      Após a transmissão ao vivo da nossa Reportagem Semanal, avise aos amigos e amigas que estaremos disponíveis no Youtube canal 👉 Professor Ivan Luiz de Maricá, 


      Clique na imagem ao lado! 


      Dia 10 de janeiro de 2012 primeira Reportagem Semanal, e hoje chegamos a 546 sequencial e 15ª no ano 2023.



      End Racism   - End fake news 
      Fim Racismo - E fim Mentiras
      Feliz 2023 !

      Indice


      Mulher tem que ganhar mais ou igual ao homem na mesma função, inclusive porque engravida, perpetua a espécie e por muitas outras razões inteligentes, que os imbecis e idiotas não conseguem enxergar!


          

      https://professorivanluizdemarica.blogspot.com/

      Meu Instagram

        
      Transmissão simultânea da nossa Reportagem Semanal em

        

      Conexões e destaques nacionais e internacionais que merecem nossos respeitos!

      Importantes conexões encontrarás no link abaixo!

      Ivan Luiz Jornalista Reg. CPJ 38.690 - RJ –1977 
      Perito Judicial e Ambiental - confira


       COM A PETROBRAS O BRASIL TEM FUTURO DE SUCESSO!

      ELES QUEREM ACABAR COM A NOSSA EMPRESA
      E COM O AVANÇO/SUCESSO DAS FUTURAS GERAÇÕES! 
      Os canalhas culpam a Petrobras - Você conhece a riqueza da Petrobras? 




      13.----- Secretaria das Empresas Privadas -----
      RT = Representantes dos Trabalhadores / RE = Representantes da empresa
      ---------------------------------------------------------------------------------
      09 a 11/05/2023 - Equinor SPIE (convite chegou em 05/04/2023) 
      02/05/2023 - Retorno ao Hospital dos Olhos
      ---------------------------------------------------------------------------------
      30/04/2023 - Dia do Ferroviário - Homenagem ao meu Pai Ferroviário EFCB (em memória)
      23/04/2023 - Feriado Estadual São Jorge
      21/04/2023 - Feriado Nacional Tiradentes
      12/04/2023 - Ida Drª Camila - Hospital Olhos - próxima 02/05
      11/04/2023 - Reunião CLLA
      10/04/2023 - Petrobras - Reunião RH sobre Geólogos de sondas (Empresa fará o link)
      05/04/2023 - EDISEN - PBIO e TBG - Ato em defesa, pelo fim imediato de todas as privatizações! 
      05/04/2023 - RSB - RE - ACT 2023 PN 3
      04/04/2023 - Colegiado extraordinário - ADM
      04/04/2023 - Reunião Mensal dos Aposentados
      ---------------------------------------------------------------------------------
      27/03/2023 - Manguinhos RE - 15:00
      27/03/2023 - Equinor - RT OFS - 20:00
      25/03/2023 - TOTAL - RT
      20/03/2023 - RSB - Assembleia PN2 ACT 2023
      10/03/2023 - Baker - RT - Não confirmado
      07/03/2023 - Manguinhos - RE
      01/03/2023 - Halliburton - RT
      01/03/2023 - Schlumberger - RT
      ---------------------------------------------------------------------------------
      Fevereiro 
      20 - Segunda-feira de Carnaval - 21 Terça Carnaval - 22 Quarta feira de cinzas (facultativa)
      --------------------------------------------------------------
      27/02/2023 - RSB - Assembleia ACT - Trabalhadores rejeitaram a proposta da empresa e ratificaram a manutenção da proposta original elaborada por eles
      23/02/2023 - ExxonMobil -RE- Nos enviaram a minuta do ACT para assinaturas
      23/02/2023 - Schlumberger RE -"Considerando a rejeição do GYMPASS fica válido o resultado da última assembleia" e garantido que " O referido pleito poderá ser analisado nas próximas negociações".

      15/02/2023 - RSB - Assembleia ACT - A empresa solicitou adiamento para 27/02/2023 mesmo horário
      14/02/2023 - Reunião Mensal dos Aposentados e Confraternização - Clube de Engenharia recebe reencontro do Sindipetro-RJ com sua base de aposentados e pensionistas
      13/02/2023 - Colegiado extraordinário
      13/02/2023 - Exxon Assembleia 
      09/02/2023 - NRDC 537/06/2023
      08/02/2023 - Exxon Mobil - RT - ACT 2023 
      07/02/2023 - Refinaria de Manguinhos - Reunião da comissão de aposentados com o jurídico do sindicato (URV e Triênio) 
      07/02/2023 - RSB RE - Contra proposta, argumentamos e os representantes da empresa ficaram de marcar novo reunião antes da Assembleia
      06/02/2023 - Colegiado polêmico
      06/02/2023 - RSB - Assembleia ACT 2023 - Suspensa, aguardando reunião com a empresa em 07/02/2023.
      01/02/2023 - TOTAL - RT
      Aguardando Manguinhos RE
      01/02/2023 - Exxon Mobil RT - adiaram para 08/02/2023
      ---------------------------------------------------------------------------------
      06/01/2023 - RT RSB (Não tem Comissão RT ainda)
      09/01/2023 - Continuidade da Assembleia Gympass - Schlumberger transferida a pedido para 27/01/2023
      10/01/2023 - RE SHELL
      11/01/2023 - RSB - RT - Reunião Ampliada Trabalhadores e elaboração da 1ª proposta
      13/01/2023 - NTS - Assembleia ACT Sede CCO e Volta Redonda
      15/01/2023 - Petrom - Solicitamos reunião 
      16/01/2023 - Exxon Mobil RE - Respondendo e solicitando nossos emails, adiaram para 23/01/2023
      16/01/2023 - Transpetro Sede - CIPA 
      17/01/2023 - Reunião Mensal dos Aposentados Petrobras
      18/01/2023 - Shell - Assembleia ACT - Cláusulas Sociais e Econômicas
      23/01/2023 - Exxon Mobil - RT
      23/01/2023 - Enauta - Assembleia PLR
      25/01/2023 - NTS - Sede Japeri e Volta Redonda adiada "Sine Die"
      25/01/2023 - Shell - PN_2_Assembleia
      27/01/2023 - Exxon Mobil - RE - ACT 2023
      27/01/2023 - Schlumberger - Continuidade da Assembleia Gympass
      31/01/2023 - Shell - PN_3 - Assembleia
      31/01/2023 - REFIT - enviado email solicitando primeira reunião.
      ---------------------------------
      Estamos elaborando/realizando um calendário para 2023 visando manter os ACT´s em dia.
      É bom para o trabalhador e não sobrecarrega a empresa na atualização da folha . 
                                     
      -----------------------------
      Faltando agendar 
      -----------------------------
      Petrogal - enviada mensagem em 06/01/2023 retornará em breve
      Origem Energia - enviada mensagem em 06/01/2023, resposta recebida "aguardando melhor momento da empresa". 
      -----------------------------------------------------------------------------------

      Indice



      Contra os discursos hipócritas
      A PETROBRAS fica e todos os canalhas vão!

      Voltar ao índice

      Até a próxima transmissão, quinta-feira 13/04/2023 às 15 horas. Encontro marcado no canal professor Ivan Luiz de Maricá no You Tube, https://www.facebook.com/ivanluiz.deandrade.9/ e muito mais ...





       



      https://www.youtube.com/channel/UCMrtORKaHE9jwZenjmFdwXg?view_as=subscriber

      Se inscreva no canal, é fundamental para o nosso trabalho! Obrigado!!!

       -



      Aqui está o vídeo dessa Reportagem Semanal NRDC 546/15/2023










      Olá, sou o professor Ivan Luiz, jornalista, bacharel em geografia, petroleiro e diretor do Sindipetro RJ. Minha missão é contribuir com conhecimentos, informações, reflexões e soluções para que nós, que exercemos a cidadania, tenhamos maior e melhor qualidade de vida, com dignidade e de maneira respeitosa. Quer conhecer mais sobre minha trajetória, prática de vida e meus projetos? Então acesse nas redes sociais meus trabalhos, todos são abertos e gratuitos, para que possamos somar forças ... Toda quinta-feira às 15:00 realizamos transmissão ao vivo pelo Facebook (spmsindipetrorj) que ficará disponível em professorivanluizdemarica.blogspot.com onde ficam todos os meus links, e no Canal Professor Ivan Luiz de Maricá no You tube, tem bastante conteúdo também, inscreva-se para que possamos alcançar mais pessoas dedicadas a continuar a obra desse Grande Arquiteto.! Obrigado, e até a próxima!!!







      Nenhum comentário:

      Postar um comentário