segunda-feira, 8 de maio de 2023

NRDC 552/21-Hoje NRDC 552/21/2023 – 11/05/2023 – 20:00 nessa página Em jogo a Corporatocracia – Seja membro do ICL (Instituto Conhecimento Liberta) – Big techs (É uma guerra contra os que sempre manipularam a mídia para a continuidade do império mundial explorador) – O Brasil não é terra sem Lei – Assistam “ "Documentário - Assassinos Econômicos, John Perkins – Legendado” – OMS declara encerrado o estado de emergência da pandemia de Covid – 205 anos de Karl Marx - Está com cara de que Cid vai matar no peito e livrar JMB – Antecipação do 13º salário para aposentados – Imagem da semana “Um Chico” – Destaque da semana “Aumentou de 15 para 16 prefeitos presos em SC” – Africanos cobram ao rei – Visitantes por cidade e por país. – Destaques no Índice. Assédio Mulheres - Ato Defesa da Leninha - Autonomia do BC tem limite -

  





Em jogo a Corporatocracia, que apenas visa maximizar lucros, independente do impacto social e ambiental.
Seja membro do (ICL) Instituto Conhecimento Liberta  Credibilidade Nacional e Internacional.

Eu sou e recomendo, 
Seja membro do ICL

Vídeos escolhidos semanalmente aqui!
É uma grande guerra, sim!

Google pagou mais de meio milhão de reais em anúncios no Facebook contra PL das Fake News

https://apublica.org/2023/05/google-pagou-mais-de-meio-milhao-de-reais-em-anuncios-no-facebook-contra-pl-das-fake-news/

Fonte: Agência Pública


OPINIÃO

Big techs e censura pelo setor privado

Por 

Aos poucos, a população e os governantes vão compreendendo um pouco mais do poder e risco da ausência de regulação das big techs. No ano passado, por exemplo, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) se viu estrangulado pela dificuldade de remoção de conteúdo e pela falta de colaboração das empresas.

O Brasil não é terra sem Lei, todos estão sob a égide da CF
big techs não mandam aqui, incomodados que se mudem, o Brasil é nosso e a CF é nossa.
Leia (
"As big techs, as milícias digitais foram enquadradas, serão penalizadas, serão responsabilizadas, porque isso é garantir a liberdade do eleitor de votar", disse o ministro)  

Essa discussão é interessante em todo mundo para conter a "a cadela que nunca sai do cio".
O poder econômico da extrema-direita não pode ser ignorado. 
1 - Não podemos esquecer o que aconteceu com Mohammed Mossadegh (A esperança da Democracia!
2- Guatemala 1954 - Devolver as terras para o Povo (United Fruit não gostou da ideia" 
3- Equador 1981 - Roldós - Recursos para o Povo "Petróleo" eles não gostaram, e o presidente do Equador foi assassinado. Panamá 1981 - Omar Torrilos "Eu não preciso de dinheiro quero que meu povo seja tratado com justiça. Cobrou dívidas americanas. Parem de tentar me subornar. Foi assassinado (acidente de carro) após negociação que atendeu aos interesses do Norte referente ao Canal do Panamá. 
4- Venezuela 2002 - Petróleo venezuelano para os venezuelanos. Tentaram subornar o Povo mas ele permaneceu junto com Chavez, isso foi um fenômeno na história da América Latina.
5- Iraque 2003 - Trabalho dos Chacais que derrubam governos ou assassinam líderes. Em seguida, começa novo governo obediente à política do Norte. Dificuldades nos contatos com Saddam Hussien para que assinasse um acordo, semelhante aos que eles tem com os sauditas na Arábia, foi dado a ordem para os chacais matá-lo, mas não conseguiram, considerando que o Saddam já havia trabalhado para CIA. Ação envolvendo a Halliburton para reconstruir o que eles haviam destruídos.

Com isso foi criado um império mundial. Todos os impérios do passado foram criados militarmente. Império britânicos, os franceses, alemães, romanos, gregos, orgulhavam-se disso. 
Sempre baseados em levar a civilização ou uma religião. Quem é o imperador, não são os presidentes dos EUA. Um imperador não é eleito. Não podemos ignorar a "Corporatocracia"

A corporatocracia é liderada por um grupo que gerenciam grandes empresas e agem como imperadores desse império. 
Eles controlam a mídia, direta ou indiretamente, e através da publicidade controlam a maioria dos políticos financiando suas campanhas, através das corporações e por doações pessoais, os líderes dessas empresas vão trocando de posições, como por exemplo o de uma grande construtora, como a Halliburton, deixa a direção da empresa e em seguida ele se torna vice-presidente dos EUA .

Essa matéria não é teoria de conspiração, eles ficam tramando o tempo todo fundamentando-se na manipulação corporativa através de dívidas, corrupção e golpes que recebe o nome de GLOBALIZAÇÃO. VIVEMOS UMA DÍVIDA INFINITA, INFLAÇÃO E JUROS.
Política que tem como suporte o Banco Mundial e o FMI que cumprem esse papel a nível global.

A técnica simples é colocar um país em dívida ou pela corrupção do líder desse país. A partir daí imponha "condicionalidades" ou "políticas de ajuste estrutural". Um vetor é a desvalorização da moeda: Que efeito cascata na economia do país. Com isso os predadores se regozijam. Ataques a cortes no financiamento de programas sociais, com foco na educação e saúde. Comprometendo o bem-estar e a integridade da sociedade, tornando todos vulneráveis a exploração. 
Privatização de empresas públicas como verdadeiras doações a serem entregues, "comprados" e controlados por corporações estrangeiras que visam apenas o lucro a qualquer preço.


E muito mais, assistam o vídeo, para terem informações diretas.
Bolívia, Jamaica, Impactos ambientais no Equador, Amazônia,  processos milionários contra a Texaco, agora propriedade da Chevron logo, é contra a Chevron, mas sobre atividades realizadas pela Texaco. Projeta-se que a quantidade de poluição seja 18 vezes o que a Exxon Valdez despejou na costa do Alasca.

Conclusão:

Os EUA não existem, nem a democracia. Existem apenas a IBM, a ITT e AT&T, DuPont, Dow, Union Carbide e a Exxon. Estas são as nações do mundo de hoje.
O mundo é um negócio. Esse sistema injusto criou a figura do "Terrorista". Qualquer um que escolhe desafiar o "establishment"
Os verdadeiros terroristas usam ternos de 5 mil dólares e trabalham nos mais altos cargos das finanças do governo e das empresas.


- A mídia e congresso traidor foram decisivo nesses processos.

Aqui no Brasil atacaram de uma vez só o STF, o Congresso e o Executivo. Não sairão
 bem!

Quem puder assista "Documentário - Assassinos Econômicos, John Perkins - Legendado

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Hoje (11/05/2023) às 20:00 ao vivo, nas páginas abaixo👇🏽👇🏽

no canal 👉 Professor IvanLuiz de Maricá onde peço sua inscrição para ampliarmos nosso trabalho. 



A melhor notícia do século.
Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS)
Tedros Adhanom Ghebreyesus

OMS declara encerrado o estado de emergência da pandemia de Covid

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, aceitou o conselho de especialistas do Comitê de Emergência para Covid-19

 atualizado 05/05/2023 10:37

Nunca mais essa imagem será apresentada
Isto não significa dificultar acesso às vacinas!


Imagem forte - 205 anos em 2023.




Karl Marx  (Tréveris5 de maio de 1818 – Londres14 de março de 1883) foi um filósofoeconomistahistoriadorsociólogoteórico políticojornalista, e revolucionário socialista alemão. Nascido em TréverisPrússia, Marx estudou direito e filosofia nas universidades de Bona e Berlim. Casou-se com a crítica de teatro e ativista política alemã Jenny von Westphalen em 1843. Devido às suas publicações políticas, Marx tornou-se apátrida e viveu no exílio com a sua mulher e filhos em Londres durante décadas, onde continuou a desenvolver o seu pensamento em colaboração com o pensador alemão Friedrich Engels e a publicar os seus escritos, pesquisando na Sala de Leitura do Museu Britânico. Os seus títulos mais conhecidos são o panfleto Manifesto Comunista de 1848 e o triplo volume O Capital (1867–1883). O pensamento político e filosófico de Marx teve uma enorme influência na história intelectual, económica e política subsequente. 





L
a
m
e
n
t
á
v
e
l

A

Mentira

como

a

l

i

m

e

n

t

o

Está com cara de que Cid vai matar no peito e livrar Bolsonaro

Rodrigo Barradas, editor de OpiniãoCorrentemente preso, o tenente-coronel Mauro Cid já fez chegar a Bolsonaro que vai assumir a encrenca dos cartões de vacinação fraudados. A atitude fez Ricardo Kotscho lembrar-se de Gregório Fortunato, o Anjo Negro, chefe da guarda pessoal de Getúlio Vargas. Após o malogrado atentado contra Carlos Lacerda -algoz político do então presidente-, no qual morreu o major Rubens Vaz, o temido segurança se responsabilizou pelo crime. Cumpriu pena e morreu assassinado na prisão.

Comentando o tema, Josias de Souza alude à já consolidada tradição de políticos brasileiros não saberem de nada. Acredita quem quer. E sempre há quem queira.

Inconsistências em datas, marcas e local.
O tenente-coronel Mauro Cid, ajudante-de-ordens de Jair Bolsonaro, foi preso na quarta (03). Os registros de vacinação das filhas de Cid, investigados como fraudulentos pela Polícia Federal, indicam datas esquisitas: elas teriam tomado a primeira dose da imunização contra a covid-19 em Duque de Caxias (RJ), quando a vacinação para crianças e adolescentes no Brasil ainda não havia começado.

A PF investiga um terceiro registro falso de vacina para Bolsonaro, segundo o qual uma dose da Janssen teria sido aplicada em São Paulo. O posto de saúde informou a CGU que o ex-presidente nunca esteve ali. Veja o vídeo explicando a investigação que apreendeu o celular do ex-presidente e prendeu alguns de seus assessores por fraude na vacina.

Viagem cancelada, indulto derrubado. Jair Bolsonaro cancelou a viagem que faria a Portugal para evento em maio. A Cimeira Mundial da Direita, que tem entre seus organizadores o partido português Chega, foi adiada porque também o ex-presidente Donald Trump não confirmou presença.

No dia seguinte à prisão de assessores, Bolsonaro também viu ruir o seu indulto ao deputado federal Daniel Silveira, condenado e preso por ataques ao STF. Para Leonardo Sakamoto, o antigo "mártir do bolsonarismo" deixou de ser útil e pode estar a caminho da delação premiada.






Utilidade pública
Vem aí o abono de final de ano. Antes de embarcar para Londres, onde acompanha a coroação do rei Charles 3º, o presidente Lula confirmou por decreto, na quinta (4), a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas neste semestre ainda. Cerca de 30 milhões de brasileiros vão receber o abono em maio e junho, seguindo o calendário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).


Detalhes da Compilação Semanal aqui 👉Indice 



As frases da semana!
🔊 Amor e Sexo

1. Sexo é imaginação, fantasia; amor é prosa, sexo é poesia
2. O amor nos torna patéticos
e muito mais aqui!




Imagem da semana.




Nossa Reportagem ou Resenha Semanal ou Compilação da Internet

👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽

Destaque da semana







Vídeo destacado da semana! Quem deve paga!









Imagem triste da semana


Nossos visitantes por cidade aqui

Nossos visitantes por países aqui


Estado Democrático de Direitos Sempre!




Destaque 1

 A base em ação

1.1 - Assédio, gênero e conjuntura política pautaram o 1° Encontro Nacional de Mulheres da FNP

1.2 - Defendendo a Leninha


Destaque 2

Presidência da República
2.1 - BC não é intocável

Destaque 3

Lição de AMOR

3.1 - Amigos de verdade

Destaque 4

Memória
4.1 - IARA IAVELBERG


Destaque 5

Política 

Ambiental
5.1 - Preservação do meio ambiente é um dos temas no Conselhão | Brasil em Dia
                                                    Saúde
5.2 - Qual o risco de passar muito tempo sentado?


Destaque 6

Vídeos ou textos importantes

6.1 - Substituição do vale-transporte pelo vale combustível: o que diz a lei

Destaque 7

 História Real e ou fato real

7.1 - A vida precisa continuar, respeitemos os ORIGINÁRIOS

Destaque 8

Legislativo 

Destaque 9

Economia
9.1. - Governo Lula distribui R$ 700 milhões para ter apoio no congresso | orçamento secreto | Zeca Baleiro

Destaque 10

 A vida em jogo
10.1 - Brincadeira tem hora

Destaque 11

PETROBRAS

11.1 - Petrobrás inicia estudos para voltar a construir navios no país

Destaque 12

Relação dos nossos aniversariantes destacados e homenageados e alguns fatos relevantes de 05 a 11/05/2023

Destaque 13

Dia a dia na Secretaria das Empresas Privadas do Sindipetro RJ-
Apresentação Plataformas Base Sindipetro RJ e relação das empresas que atuam no setor petróleo






1.     A Base em ação

1.1 - Assédio, gênero e conjuntura política pautaram o 1° Encontro Nacional de Mulheres da FNP

Em dois dias, mais de 60 trabalhadoras petroleiras debateram questões interseccionais relativas às pautas de gênero dentro do Sistema Petrobrás e deliberaram resoluções para o Acordo Coletivo de Trabalho

Nos dias 05 e 06/05, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) organizou o seu 1° Encontro Nacional de Mulheres.  O evento contou com a participação de mais de 60 mulheres nos dois dias e aconteceu simultaneamente nas bases dos cinco sindicatos filiados e no formato nacional híbrido.

Na abertura, diversas lideranças políticas saudaram a grandeza e a importância do encontro no combate ao machismo na Petrobrás, bem como no dia a dia do país e do mundo.

1.2 - Nesta terça (09/05/2023), dirigentes da FNP e do Sindipetro-RJ estiveram prestando solidariedade à petroleira que desde segunda (08) está acampada em frente ao Edifício SENADO da Petrobrás. Conhecida por Leninha, ela sofre há 14 anos por ter sido demitida injustamente durante as negociações do ACT e precisa de tratamento médico urgente.
“A marca Petrobrás tem nome no mercado. O que não tem nome é o nosso contracheque”, diz uma das faixas expostas.
Em 2009, Leninha sofreu assédio e perseguição quando funcionária da Petrobrás, adquiriu doença ocupacional e foi demitida quando estava afastada por doença.
“Minha luta sempre foi por Justiça. Corro risco de morte e decidi fazer essa desesperada manifestação no Rio de Janeiro. Só saio daqui para um hospital de referência”, disse a petroleira que era da CIPA e denunciava o risco de benzeno, do qual também é vítima. Veja o vídeo e compartilhe!


2.1 - Banco Central tem autonomia, mas não é intocável, diz Lula - História por 20 - Agência Brasil • 08/05/2023 

Lula afirmou que não discute a autonomia do BC, mas questionou o compromisso do seu presidente, Roberto Campos Neto, com a lei que garantiu a autonomia da autarquia.

“Ele tem compromisso com quem, com o Brasil? Não tem, ele tem compromisso com o outro governo que o indicou [do ex-presidente Jair Bolsonaro], isso precisa ficar claro. E ele tem compromisso com aqueles que gostam de taxa de juro alto, porque não há outra explicação”, disse Lula, em Londres, em coletiva de imprensa após participar da coroação do Rei Charles III.

Pela lei que concedeu autonomia ao BC, os diretores têm mandatos de quatro anos. O texto prevê que o objetivo fundamental da entidade é assegurar a estabilidade de preços, ou seja, a inflação. Além disso, também deve zelar pela estabilidade e pela eficiência do sistema financeiro, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego.

“Se eu, como presidente, não puder reclamar do equívoco do presidente do Banco Central, quem vai reclamar, o presidente americano? Então, me desculpem, o Banco Central tem autonomia, mas ele não é intocável”, reforçou Lula.

“Se você tem compromisso com o crescimento da economia, compromisso com geração de emprego e compromisso com inflação, cuide dos três. Com os juros a 13,75%, os outros dois [atividade econômica e fomento ao emprego] não serão cumpridos”, avaliou o presidente.

Embora tenham parado de subir em agosto do ano passado, os juros estão no nível mais alto desde o início de 2017. Os efeitos do aperto monetário são sentidos no encarecimento do crédito e na desaceleração da economia. A Selic é o principal instrumento do BC para conter a inflação.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

“A sociedade brasileira, os varejistas brasileiros, os empresários brasileiros, os trabalhadores brasileiros não suportam mais a taxa de juro. O desemprego está começando a mostrar a sua cara no setor de comércio, muitas lojas estão quebrando, estão fechando. Então, se a gente quiser gerar emprego no país, nós vamos ter que ter crédito para o trabalhador, consignado, para o pequeno e médio empreendedor individual, nós vamos ter que ter crédito para as grandes empresas, senão o país não cresce”, disse.

“A economia vai crescer porque nós estamos colocando dinheiro na veia do trabalhador, estamos retomando todas as políticas públicas que deram resultado. E se o dinheiro não estiver rodando no bolso do trabalhador, não tem emprego, não tem melhoria da qualidade de vida nem no Brasil, nem lugar nenhum do mundo”, reforçou Lula.

Em declarações recentes, Campos Neto defendeu que as decisões da autarquia são técnicas. Ele, inclusive, vê com otimismo os projetos do governo para equilíbrio das contas públicas, que impactam nas estimativas de inflação.

Relações comerciais

Lula desembarcou na manhã de sexta-feira (5) na capital inglesa e à tarde se reuniu com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak. Não houve assinaturas de acordos, mas, segundo o presidente, os dois países constituirão um grupo de trabalho para tratar do aumento das relações comerciais.

“A boa política de relação comercial é uma via de duas mãos, você não pode querer ter um superávit muito grande com um país, o que é importante é que haja um certo equilíbrio e eu acho que o Brasil explora muito pouco o potencial de venda que a Inglaterra tem para o Brasil e acho que a Inglaterra explora muito pouco potencial de coisas que o Brasil tem para vender”, disse. “Depois que a Inglaterra saiu da União Europeia, eu acho que esse mercado aumentou de forma extraordinária pro Brasil”, acrescentou Lula.

No ano passado, o comércio bilateral movimentou US$ 6,5 bilhões, alta de 15% em comparação com 2021. As exportações brasileiras para os britânicos somaram US$ 3,7 bilhões, porém representam menos de 2% do total das vendas externas do país. As importações foram US$ 2,8 bilhões. O saldo é favorável ao Brasil. As áreas com mais investimento do Reino Unido são extração, financeira e transporte.

Fonte: Banco Central tem autonomia, mas não é intocável, diz Lula (msn.com)






3. Lição de Amor

 3.1. - Amigos são fundamentais para uma vida saldável.







Indice


4. Memória

 4.1 - Nunca poderá cair no esquecimento.

O capitalismo à extrema-direita é covarde e o seu fundamentalismo está no controle dos que discordam.

Nascimento7 de maio de 1944
São Paulo, Brasil
Morte20 de agosto de 1971 (27 anos)
Salvador, Brasil

Iara Iavelberg foi psicóloga, docente e militante. Filha de uma tradicional família judia de São Paulo, casou-se aos 16 anos. Três anos depois, já mostrando seu perfil libertário e feminista, desafiou as tradições e se separou. Iniciou-se na política no movimento estudantil, em 1963, ao entrar na Faculdade de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), cujo centro acadêmico hoje leva seu nome.

Militou na Organização Revolucionária Marxista Política Operária (Polop), na Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), na VAR-Palmares e, finalmente, no Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), ao qual ingressou junto a seu companheiro, Carlos Lamarca. Iara e Lamarca se conheceram em abril de 1969, dois meses após a deserção do ex-capitão. O casal era um dos mais buscados pela ditadura militar, com fotos espalhadas por todo o país. Após passarem alguns meses no Rio de Janeiro, ambos foram à Bahia. Lamarca foi mandado para o sertão e Iara para a capital. Em agosto de 1971, policiais cercaram o apartamento onde a militante estava escondida, no bairro de Pituba, junto a outros militantes. Iara conseguiu se refugiar no apartamento vizinho, mas posteriormente foi encurralada pela polícia.

Na versão do regime militar, Iara deu um tiro contra o próprio peito quando se viu diante da impossibilidade de fugir. O laudo – que posteriormente desapareceu – foi assinado pelo legista Charles Pittex e o corpo foi entregue à família apenas um mês após sua morte. Seguindo as tradições judaicas, Iara foi enterrada em uma área específica do cemitério destinada a suicidas, com os pés voltados para a lápide, tradição entendida como uma desonra.

A teoria de suicídio, entretanto, nunca convenceu a família, incluindo seus dois irmãos, Samuel e Raul, também militantes. Após uma longa batalha a família pôde, em 2003, reiniciar um processo de investigação e realizar uma exumação do corpo de Iara. O legista Daniel Muñoz concluiu que a morte de Iara por suicídio era “improvável” e seu corpo foi finalmente retirado da ala de suicidas do cemitério israelita. Mariana Pamplona, sobrinha de Iara, roteirizou o documentário Em busca de Iara, no qual, além de um perfil da tia, busca desvendar as circunstâncias de sua morte.

LINKS

FRASES

  • “Para nossa família, o processo era uma questão mais política do que religiosa. Queríamos fazer um resgate histórico da figura de Iara, uma mulher forte que decidiu ser guerrilheira para lutar por um país melhor e mais justo”, Mariana Pamplona, sobrinha e roteirista de Em Busca de Iara.

    “O nosso amor é uma realidade que veio sendo transformada – hoje atinge um nível nunca por mim sonhado, mas vamos continuar transformando. Sonho com ele numa fazenda coletiva – juro não ser ciumento e lutar junto contigo pela tua liberdade – e vou te amar mais intensamente, isto é possível, sinto que é. Nosso amor não está isolado na realização de nós dois, nem nos milhares de filhos que teremos, ele nasceu e estará umbilicalmente ligado à Revolução e construção do Socialismo”, trecho de carta de Lamarca a Iara.

Fonte: Iara Iavelberg - Memórias da ditadura (memoriasdaditadura.org.br)


5.     Política 

Ambiental
5.1 -  Qual o risco de passar muito tempo sentado?

TV Brasil | - EBC - 
O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável também discutiu como promover a preservação do meio ambiente, com justiça social e Demarcação de Terras Indígenas e desmatamento zero até 2030. Esse foi o recado do presidente Lula no encerramento do Acampamento Terra Livre.




6.    Vídeos que precisam ser divulgados!

6.1 - Substituição do vale-transporte pelo vale-combustível: o que diz a lei.







7.    História Real

7,1 - (apublica.org.) Acampamento Terra Livre 2023: O grito indígena por demarcação ocupou Brasília. Leia

Fonte: AgênciaPública

Resumo:

Pelo 19º ano, ATL levou indígenas de todo o país à capital federal para pressionar o governo e o Congresso por direitos

Por Texto: Anna Beatriz Anjos | Fotos: João Canizares



Os indígenas querem mais. Mais terras demarcadas, mais garantia de direitos, mais força para barrar iniciativas parlamentares anti-indígenas.
Essas são as principais conclusões da 19ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), a maior assembleia indígena do país, que aconteceu entre os dias 24 e 28 de abril, em Brasília.

A reportagem da Agência Pública cobriuos cinco dias de acampamento e acompanhou as reivindicações dos povos originários. Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciar a homologação de seis terras, os indígenas devem agora pressionar por um cronograma de demarcação dos cerca de 840 outros territórios que estão na fila para serem reconhecidos pelo Estado brasileiro, em diversas etapas do processo. 

Também está nas prioridades cobrar a atuação do governo para derrubar o marco temporal, tese jurídica que pode impedir a demarcação de novas terras e cujo julgamento deve ser retomado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em7 de junho; e para articular a rejeição a projetos de lei anti-indígenas no Congresso.






 
Indice


8.    Legislativo 

8.1 -   - 8.2 - 


8.3 -



9.    Economia

"A cadela do fascismo está sempre no cio." 
Bertolt Brecht
    9.1 - Governo Lula distribui R$ 700 milhões para ter apoio no congresso | orçamento secreto | Zeca Baleiro
    #almoçodomynews No Almoço do MyNews de 11 de maio de 2023, a jornalista Myrian Clark recebe Maria Carolina Trevisan, repórter que cobre política e direitos humanos, para falar sobre o governo Lula, que distribuiu cerca de R$ 700 milhões em verbas para deputados e senadores em um único dia. Com essa distribuição, a ideia do governo é construir uma boa relação com o congresso, já que passou por algumas derrotas recentemente. Esse valor é o maior repassado em apenas um dia, até hoje. Segundo levantamento do jornal O Globo, o dinheiro beneficiou partidos aliados do presidente. Hoje o Almoço também recebe um dos grandes nomes da música brasileira, que recentemente esteve em alta nas redes ao responder uma pessoa que questionava a Lei Rouanet em um de seus shows. Zeca Baleiro chega com a gente para falar sobre o episódio, explicar o que é essa lei e contar sobre o show que fará na Feira Nacional da Reforma Agrária.

    Vem para o Time de Membros do MyNews! https://bit.ly/3J3BWpY Para acessar o conteúdo exclusivo no YouTube, primeiro clique em Playlist e depois em Membros. Já se deseja ver como ter acesso à área exclusiva no site do MyNews, clique aqui: https://www.youtube.com/post/UgxrkXWE...


    Indice


10.    A vida em jogo

10.1 - Mentira não tem perna.


Indice
11.1 - Petrobrás inicia estudos para voltar a construir navios no país
Publicado em 05/05/2023 
05 - 
Ari Cordovil - Nicanor de Paulo Ribeiro Filho - 5/5/1923 - Rio de Janeiro, RJ - Compositor. Cantor. Estudou no colégio Arte e Instrução no subúrbio de Cascadura no Rio de Janeiro. Trabalhou no Ministério da Justiça. Trabalhou na antiga Polícia especial, a qual deixou para seguir a carreira artística.Começou a carreira artística apresentando-se em circos e gafieiras. Teve a primeira composição gravada em 1944, o samba “Olha ela aí, Valdemar”,  parceria com Gil Lima, lançado por Aracy de Almeida pela Odeon. Por essa época, começou a se apresentar em programas de calouros na Rádio Transmissora. Em 1946, gravou na Continental os sambas “O Chico da cuíca”, de Elpídio Viana e Arnô Canegal, e “O requebrado da cabrocha”, de Elpídio Viana e Valdemar Fernandes, com acompanhamento de Benedito Lacerda e seu conjunto regional. No mesmo ano, gravou em dueto com Jorge Veiga o samba “Fui um louco”, de Haroldo Lobo e Mílton de Oliveira, que fez bastante sucesso e a marcha “O expresso não parou”, de sua parceria com Isidoro de Freitas, pela Continental, também com acompanhamento de Benedito Lacerda e seu conjunto regional. 

*** Beth Carvalho
Elizabeth Santos Leal de Carvalho - 5/5/1946 - Rio de Janeiro, RJ - Cantora. Compositora. Instrumentista. Nascida no bairro da Gamboa, criada no Catete, Laranjeiras, Urca, Ipanema, Leblon e Botafogo, bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Participou ainda criança do programa “Trem da alegria”, da Rádio Mayrink Veiga. Estudou na Escola Nacional de Música. Aos 13 anos abandonou as partituras e dedicou-se ao balé clássico. Sempre eleita a melhor aluna da escola, estava pronta a seguir carreira de bailarina quando ouviu pela primeira vez João Gilberto cantando “Chega de saudade” e “Desafinado”. Chegou a cursar Relações Internacionais, mas abandonou o curso para dedicar-se exclusivamente à carreira de cantora. Irmã da também cantora Vânia Carvalho. Sua filha, Luana, participa como back-vocal de seus shows e discos. Em 2017 foi enredo da escola de samba da série A Alegria da Zona Sul, com o samba “Vou festejar com Beth Carvalho, a Madrinha do Samba”, desfilando na avenida na sexta-feira de carnaval, rodeada por amigos como Nelson Sargento, Moacyr Luz, Moyseis Marques, Wanderley Monteiro, Claudinho Guimarães, Marcelinho Moreira, Edmundo Souto, Fred Camacho, Elisa Lucinda, Gustavo Gasparani e o elenco da musical “Andança”. No início de 2019 foi internada no Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, onde faleceu dias antes de completar 73 anos de idade, por conta de uma infecção generalizada. O velório foi realizado na sede do Botafogo, seu time de futebol, que prestou uma homenagem à Madrinha do Samba, fazendo um minuto de samba antes da partida com o Bahia, no estádio Nilton Santos. Em 2022 foi lançado o documentário “Andança – Os encontros e as memórias de Beth Carvalho”, dirigido por Pedro Bronz, e exibido na 24ª edição do “Festival do Rio”. O longa-metragem foi inteiramente construído com seu próprio acervo pessoal, com áudios e imagens inéditas. Nesse mesmo ano foi publicado, pela editora Cobocó, o livro escrito pelo jornalista Leonardo Bruno, intitulado “O livro do disco – De pé no chão – Beth Carvalho”, com narrativas em torno do disco “De pé no chão” (BMG Ariola Disco), lançado pela cantora em 1978. 

06 - 
Fátima Guedes - 6/5/1958 - Rio de Janeiro, RJ - Cantora. Compositora.

Criada na Zona Norte do Rio de Janeiro, começou a compor aos 15 anos. Em 1973, concorreu no Festival de Música da Faculdade Hélio Alonso, classificando-se em 1º lugar com sua canção “Passional”. Compôs trilhas sonoras para o teatro, como “Onze fitas”, e “O dia da caça”, de José Loureiro. Sua canção “Meninas da cidade” foi gravada e incluída por Elis Regina no show “Transversal do tempo”. Em 1979, gravou seu primeiro disco, “Fátima Guedes”. No ano seguinte, participou do Festival da Nova Música Brasileira com “Mais uma boca” e gravou novo disco também intitulado “Fátima Guedes”. Em 1981, lançou “Lápis de cor”, LP que alcançou sucesso da crítica especializada. Dois anos depois, com destaque para a canção “Absinto”, gravou o LP “Muito prazer”. Os discos seguintes foram “Sétima arte” (1985), “Coração de louca” (1989), “Pra bom entendedor” (1993) e “Grande tempo” (1995). Em 1999, comemorando 20 anos de carreira, gravou o CD “Muito intensa”, contando com participação especial de Djavan e Zé Renato. O disco foi lançado em show no Ballroom, com direção e roteiro de Túlio Feliciano. Em 2001, lançou, com Eduardo Gudin, o CD “Luzes da mesma luz”, interpretando obras do compositor, que assina todos os arranjos orquestrais do disco e atua ao violão, acompanhado de Lito Robledo (baixo) e Toninho Pinheiro (bateria). Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Wanderléa, Elis Regina, Nana Caymmi, Zizi Possi, Joanna, Simone e Alcione, entre outros. Em 2004, comemorando 25 anos de carreira, apresentou-se no Teatro Rival BR (RJ), com o show “Tanto que aprendi de amor”, no qual recebeu como convidados Alcione, Leila Pinheiro e Emílio Santiago. Assumiu, nesse mesmo ano, o cargo de secretária de Cultura de Teresópolis. Lançou, em 2006, o CD “Outros Tons”, produzido por Marcus Fernando, registrando canções pré-bossa nova de Tom Jobim, dos anos 50 e início dos anos 60 ainda não regravadas, como “Incerteza” e “Luar e batucada”, ambas com Newton Mendonça, “A chuva caiu” (c/ Luiz Bonfá), “Pelos caminhos da vida” (c/ Vinicius de Moraes). O disco, idealizado e produzido por Marcus Fernando, contou com a participação dos músicos Paulo Midosi (piano), Ronaldo Diamante (baixo) e Élcio Cáfaro (bateria). Em 2012, a cantora Fhernanda Fernandes lançou o CD “Passional – As canções de Fátima Guedes”, contendo exclusivamente canções de sua autoria: “É sério” (c/ Djavan), “Cara a máscara”, “Dor medonha”, “E agora?”, “Flor de ir embora”, “Tanto que aprendi de amor”, “Não te amo mais”, “Fraqueza”, “Paladar”, “Absinto”, “Desacostumei de carinho”, “Celeste” e a faixa-título. Em 2013, apresentou-se no Teatro Rival (RJ), com o show “Transparente”.

07 -  Orestes Barbosa - 
Orestes Dias Barbosa - 7/5/1893 - Rio de Janeiro, RJ - Compositor. Poeta. Escritor. Jornalista. Nasceu no bairro carioca de Vila Isabel. Depois de seu nascimento sua família morou na ilha de Paquetá, mudando-se para a Gávea quando ele tinha sete anos. Seu pai chamava-se Caetano Lourenço da Silva Barbosa e era major. Sua mãe chamava-se Maria Angélica Bragança Dias Barbosa. A família passou por dificuldades financeiras ao longo de toda a sua infância. Por causa disso não freqüentou a escola. Aprendeu a ler sozinho, vendo os letreiros de bondes e manchetes de jornais com a ajuda de um vizinho, Clodoaldo de Moraes, pai de Vinícius de Moraes, que também lhe ensinou as primeiras lições no violão, quando ele tinha dez anos. 

Em 7 de maio de 1902, o jornalista João Guedes de Melo registrou no jornal “O Paiz”, o aniversário do menino: “Aniversaria hoje Orestes Dias Barbosa, meigo e talentoso menino que se faz estimar por quem o vê, tão clara e reveladora é a sua inteligência.” Entrou para a escola aos 12 anos, O Liceu de Artes e Ofícios, onde aprendeu o ofício de revisor. Aos 13 anos, venceu um concurso literário na revista “Tico-tico”. Em 1907, então com 14 anos, empregou-se como revisor do jornal “O Século”, dirigido por Rui Barbosa. Aos vinte anos, tornou-se repórter do “Diário de Notícias”, também sob a direção de Rui Barbosa. Além de repórter, trabalhou como revisor, secretário e cronista, exercendo todas as funções dentro de um jornal. Uma das manchetes criadas por ele, a pedido de Rui Barbosa, tornou-se célebre: “Cortou o mal pela raiz”, anunciava um caso policial em que a esposa cortara o órgão sexual do marido que a havia traído. Trabalhou nos periódicos “A gazeta de Notícias”, “A Manhã”, “O Radical”, “Opinião”, “O Mundo”, “A Hora”, “O Avante”, “A Folha”, “A Noite”, “O Dia”, “A Notícia”, “O Globo”, “Diretrizes”, “A Pátria” e “A Imprensa”.  Em 1913, quando trabalhava para o jornal “A Noite”, de Irineu Marinho, liderou um grupo de repórteres na instalação, no Largo da Carioca, de uma roleta de papelão com o seguinte cartaz: “Jogo é franco – Roleta com 32 números – só ganha freguês”. O jornal fazia campanha contra a jogatina desenfreada que ocorria na capital do país, insinuando a conivência das autoridades. Foi esse episódio que inspirou a famosa letra do samba “Pelo telefone”, de Donga e Mauro de Almeida: “O Chefe da Polícia pelo telefone mandou avisar/ Que na Carioca tem uma roleta para se jogar…”. Estreou como poeta em 1917 com o livro “Penumbra sagrada”. Em 1920, foi a Portugal, onde entrevistou Teófilo Braga e encontrou-se com Guerra Junqueiro. Foi um jornalista destemido, escrevendo artigos sobre acontecimentos e críticas aos políticos de então. Por causa disso, esteve preso várias vezes. A primeira prisão foi em 1921, quando escreveu artigo denunciando o Grêmio Euclides da Cunha como aproveitador dos direitos autorais do patrono.  Ainda em 1921, publicou o primeiro livro de crônicas intitulado “Na prisão”, onde conta casos de dentro do cárcere, além de “Água-marinha”, seu segundo livro de poemas. Foi um dos primeiros a manter uma coluna radiofônica no jornal “A Manhã”, em meados dos anos 1920. Durante o governo de Artur Bernardes (1922-1926), esteve preso novamente. Apesar disso, continuou escrevendo e publicando livros em prosa: “Bam-bam-bam” (1923), “Portugal de perto!”(1923), “O português no Brasil”(1925) e “O Pato preto” (1927). Em 1933, fundou, junto com o amigo e parceiro Nássara, o jornal “A Jornada”, que tinha a seguinte epígrafe: “Não quero saber quem descobriu o Brasil; quero saber quem é que bota água no leite.” O jornal, que durou poucos meses, dedicava-se a artigos sobre a língua brasileira e a campanhas contra a Light, empresa canadense de energia elétrica. Noel Rosa inclusive, compôs o samba “Não tem tradução”, inspirado em uma crítica publicada em “A Jornada”, que falava das particularidades do idioma falado no Brasil. Ainda em 1933, publicou um livro de crônicas intitulado “Samba”, que em estilo telegráfico registra o aparecimento do samba urbano. Em 16 de agosto de 1966, dia seguinte ao de sua morte, assim noticiou o jornal O Globo: “O compositor Orestes Barbosa, de 73 anos, cuja vida artística está sendo contada num espetáculo  do Teatro da Arena da Guanabara, com o título da sua canção mais famosa – “Chão de estrelas” – morreu ontem, em sua residência, às 15 horas, vítima de trombose cerebral. O corpo está sendo velado na Assembléia Legislativa, de onde o enterro sairá hoje, às 15 horas, para o cemitério de São Francisco Xavier, no Caju. Orestes era compositor de  grande sucessos, entre eles, sua primeira música, “Flor do asfalto”, escrita quando era repórter de O Globo”.

08 - B
illy Blanco - William Blanco de Abrunhosa Trindade - 8/5/1924 - Belém, PA Compositor. Cantor. Instrumentista. Arquiteto. Dedicou-se à música e à poesia desde os tempos do ginásio, participando de programas de rádio como “Hora juvenil”, da Rádio Clube de Belém (PA), PRC-5. Mais tarde, começou a atuar em clubes. Fez parte, em sua cidade natal, do conjunto Os Gaviões do Samba, que se apresentava no Cassino Marajó. Iniciou sua formação universitária na Escola de Engenharia do Pará. Em 1946, mudou-se para São Paulo, onde estudou arquitetura na Universidade Mackenzie. Nessa instituição, foi convidado a dirigir a parte de música popular do show de abertura da Mac-Med, tradicional competição realizada entre os universitários do Mackenzie e da Faculdade de Medicina. Atuou, também, como músico de dancings. Compôs, nesse ano, as músicas “Samba de morro”, “Outono” e “Prece de um sambista”. Dois anos depois, transferiu-se para o Rio de Janeiro, diplomando-se como arquiteto em 1950 pela então Universidade do Brasil. Dedicou-se à música sem abandonar a profissão de arquiteto. Estudou teoria e harmonia com Aída Gnatalli e, mais tarde, com Célia Vaz. Iniciou sua carreira artística nos anos 1950, apresentando-se em festa e clubes com o Sexteto Billy Blanco, formado por Luís Reis (piano), Maurício Monte (bateria), Ante Danemann e Milton Evaldo (acordeom) e Carlos José (voz). Freqüentando a noite carioca, conheceu Dolores Duran, que viria a gravar sua música “Outono” e se tornaria intérprete de várias outras canções de sua autoria. Em 1951, começou a trabalhar como desenhista. Neste mesmo ano, o conjunto Anjos do Inferno gravou seu samba “Pra variar”. No ano seguinte, sua canção “Prece de um sambista” foi gravada com sucesso pela cantora Linda Batista. Em seguida, sua carreira de compositor ganhou destaque, com a gravação de “Estatutos de gafieira”, por Inesita Barroso, “Grande verdade”, por Dick Farney, e “Teresa da praia” (com Tom Jobim), por Dick Farney e Lúcio Alves.

*** Dona Neuma
Neuma Gonçalves da Silva - 8/5/1922 - Rio de Janeiro, RJ - Pastora. Personalidade pública da Mangueira. Nasceu no subúrbio de Madureira, no Rio de Janeiro. Filha de Saturnino Gonçalves, um dos fundadores do Bloco dos Arengueiros, que mais tarde originou a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Sobrinha de outro compositor da escola, Arthurzinho.

Além de seus filhos de sangue, criou e educou 18 filhos adotivos. Faleceu no dia 17 de julho no Hospital Salgado Filho, vítima de acidente vascular cerebral, conseqüência de cirurgia para a retirada de um coágulo no cérebro. Considerada a Primeira Dama da Mangueira, sua casa era freqüentada por personalidades como Noel Rosa, Villa-Lobos, Negrão de Lima e o prefeito Pedro Ernesto, além de Chico Buarque, Tom Jobim e Ricardo Cravo Albin. Integrou, na década de 1970, o Conselho Superior das Escolas de Samba, órgão fundado pela Associação das Escolas de Samba e criado por Amaury Jório. Em 2008, em sua homenagem, foi inaugurada a Escola Tia Neuma 2, na Vila Olímpica da Mangueira, para 500 crianças de seis a 14 anos. A escola, com ensino gratuíto em horário integral com aulas de esportes, ciências, biblioteca e labortório de informática, foi inaugurada em solenidade presidida pelo governador Sérgio Cabral, sendo uma parceria do Estado com a iniciativa privada (Santa Mônica Centro Eduacacional). O evento contou com as presenças de Nélson Sargento e do ex-mestre-sala Delegado, além da cantora Alcione (que cantou o Hino Nacional) e da Banda do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, a presidente da escola, Eli Gonçalves da Silva, a Chininha, filha da homenageada, declarou: “Ela tinha relação forte com a educação. Não era professora, mas ajudou a alfabetizar muitas crianças no morro”. Desde criança conviveu sempre com os grandes compositores da Mangueira. Seu pai, Saturnino Gonçalves, foi um deles. Integrante da Velha Guarda da Mangueira, foi considerada, juntamente com Dona Zica, uma das grande damas da escola. No ano de 1984 interpretou a faixa “Brasil, terra adorada”, de Cartola e Carlos Cachaça no disco “Cartola entre amigos”. Em 1998, a gravadora BMG lançou O CD “Chico Buarque de Mangueira”, que homenageava os compositores da escola. Neste disco, apareceu na foto ao lado de Chico Buarque e de outras “tias” importantes da comunidade, como Tia Zica, Tia Zélia e Tia Chininha. Participou também como pastora na faixa “Capital do samba” (Zé Ramos). Em 1999, a gravadora Nikita Music produziu o CD “Velha Guarda da Mangueira e convidados”, no qual interpretou uma faixa. No ano de 2000, foi uma das principais colaboradoras do disco “Mangueira – sambas de terreiro e outros sambas”, produzido pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Além de conceder entrevistas e rememorar sambas de autores já falecidos, interpretou também algumas faixas, como “Linda demanda” e “Fiquei sem esperança” (composições de seu pai), e “Adeus Mangueira” (Zé Espinguela). Com Nelson Sargento, interpretou a música “Eu quero nota”, de seu tio Arthurzinho, “Sorriso falso” (Zé Criança), “Quem se muda pra Mangueira” (Zé Com Fome). Em 2001, Alcione pediu ao compositor Arlindo Cruz que fizesse uma música em homenagem à “Primeira Dama da Mangueira”, incluindo-a em seu novo disco “A paixão tem memória”.

09 - 
Nei Lopes - Nei Brás Lopes - 9/5/1942 - Rio de Janeiro, RJ - Compositor. Escritor. Cantor. Letrista. Poeta. Ensaísta. Filho de Eurydice de Mendoça Lopes (Dona de casa), e de Luiz Brás Lopes (pedreiro). Nascido e criado no subúrbio carioca de Irajá.

Morou no Lins, Grajaú e Tijuca. Aos sete anos já cantavas em festinhas da família. Ferquentou a Escola Técnica Visconde de Mauá de 1953 a 1957. Mais tarde, em 1982, mudou-se para o bairro de Vila Isabel. Foi semi-interno da Escola Técnica Visconde de Mauá, em Marechal Hermes, lugar onde tomou consciência de sua negritude, influenciado por Maurício Teodoro (do Salgueiro), Carlos da Rosa (da Serrinha), e Pinduca (do Catete). Frequentou a casa de Maurício e de Tia Dina, onde se cantava muito samba e as tradições afro-brasileiras eram mantidas. Integrou a Ala de Compositores e a Velha-Guarda do Salgueiro. Publicou em 1963 poemas na “Antologia Novos Poetas” e mais tarde publicou textos na Revista Civilização Brasileira e no Jornal do Commércio. Em 1975 foi contemplado com o prêmio “Fernando Chinaglia”, da U.B.E. (União Brasileira dos Escritores). Também foi considerado pelo crítico inglês David Brookshae como um melhores poetas da negritude no Brasil. No ano de 1999 em uma entrevista para o Segundo  Caderno do jornal O Globo, declarou: “Deixei de ser mulatinho para ser negro, embora o processo estivesse longe da conscientização.” Ingressou na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil em 1962, depois UFRJ. Depois da morte de seu pai, que não era muito a favor de que o filho cantasse e frequentasse as rodas de samba, assumiu definitivamente o seu lado  sambista, desfilando pelo Salgueiro em 1963. Em 1966 formou-se em Direito e Ciências Sociais, trabalhando na profissão até 1970 em seu escritório de advocacia no bairro suburbano de Vista Alegre, o primeiro do gênro naquela localidade. Entre as experiências enriquecedoras da casa da Tia Dina, inclui a amizade com Popó, que o levou para a religião africana mais radical – o candomblé tradicional, de fundamento baiano. Por volta de 1978, aprofundou-se no estudo da religião, fez-se praticante, embora admitisse ver nessa entrega, acima de tudo, uma forma de integração, uma união cultural dos negros. Toda essa cultura e a consciência da negritude o tornaram um dos grandes conhecedores da causa negra, fato que transparece em seus livros e em suas composições, centradas na temática afro-brasileira. A partir da década de 1980 passou a residir em Seropédica, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Dentre seus livros mais conhecidos estão “O samba na realidade”, Editora Codecri, em 1981; “Islamismo e negritude” (coautoria com João Batista Vargens, 1982); “Casos crioulos”, contos, de 1987; “Bantos, malês e identidade negra”, de 1988; “O negro no Rio de Janeiro e sua tradição musical” (Pallas Editora, RJ) de 1992; “Dicionário banto do Brasil”, de 1996; “Incursões sobre a pele”, poesias, de 1996; “171 – Lapa-Irajá. Casos e enredos do samba”, contos, em 1999, Editora Folha Seca; e no ano 2000, lançou “Zé Kéti, o samba sem senhor”. Em 1989 escreveu a revista “Oh, que Delícia de Negras!” (com músicas em parceria com Cláudio Jorge), que fez longa temporada no Teatro Rival Br, no Rio de Janeiro. Escreveu, com Juana Elbein dos Santos, o encarte para o LP “Egungun, Ancestralidade Africana no Brasil”. Em meados da década de 1990 deixou o cargo de diretor do Departamento Cultura da Vila Isabel. Em 1997, em comemoração aos 80 anos da primeira gravação do samba “Pelo telefone” (Donga e Mauro de Almeida) a gravadora EMI/ODEON lançou a caixa “Apoteose ao samba”, na qual, além dos discos, foi também encartado um livreto com dois textos, um de sua autoria “Uma breve estória do samba”, e outro de Tárik de Souza. Entre 1999 e 2000, respectivamente, teve encenado pelos alunos de teatro do Centro Cultural José Bonifácio, da Prefeitura do Rio de Janeiro, dois musicais: “Clementina” (sobre a vida de Clementina de Jesus) e “Dona Gamboa, Saúde” (sobre a história da região portuária, um dos berços do samba). Em 2001 publicou “Guimbaustrilho e outros mistérios suburbanos”, pela Coleção Sebastião, lançada nas bancas de jornais pela Editora Dantes. No ano de 2003 lançou o livro “Sambeabá – O samba que não se aprende na escola”, com ilustrações de Cássio Loredano e apresentação de Luiz Antônio Simas (Editoras Casa da Palavra e Folha Seca). O livro foi lançado no Centro Cultural Carioca, no Rio de Janeiro. No ano de 2004 publicou, pela Summus Editorial/Selo Negro, “Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana”. No ano posterior, em 2005, foi lançado o livro “O samba do Irajá e de outros subúrbios: um estudo da obra de Nei Lopes”, de Cosme Elias, originalmente uma dissertação de mestrado do autor. Em 2006 publicou “Partido alto, samba de bambas” (Editora Pallas) e “Kitábu: O livro do saber e do espírito negro-africanos”, pela Editora Senac-SP, livro no qual fez uma análise filosófica e literária da África e sua diáspora, seus povos, suas línguas e suas religiões na visão dos próprios africanos e dos europeus. Para teatro, compôs trilhas para as peças “O perverso sonho da igualdade” e “Auto da Independência”, ambas de Joel Rufino dos Santos. Participou de diversas antologias poéticas. Entre as honrarias recebidas destacamos o troféu “Golfinho de Ouro” (Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro), do Governo do Estado do Rio de Janeiro; “Prêmio Tim de Música” e a “Ordem do Mérito Cultural”, conferida pelo Governo Federal na Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2009 lançou o primeiro romance intitulado “Mandingas da mulata velha na Cidade Nova” (Editora Língua Geral). Neste mesmo ano foi lançada a sua biografia escrita pelo jornalista Oswaldo Faustino para a “Série Retratos do Brasil Negro”, da Editora Negro Edições. No ano de 2012 prestou depoimento à posteridade no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), no Rio de Janeiro, com a participação dos entrevistadores Joel Rufino dos Santos, Cláudio Jorge, Alberto Mussa, Fernando Molica, e coordenação da professora Rachel Valença. Neste mesmo ano lançou os livros “A lua triste descamba” (romance), “Dicionário da Hinterlândia Carioca” e “Novo Dicionário Banto do Brasil” (nova edição, revista e atualizada), todos da Pallas Editora, no evento “70 Anos de Nei Lopes”, na Livraria Folha Seca, na Rua do Ouvidor, no centro do Rio de Janeiro. Em 2014 publicou, pela Mórula Editora, o livro “Poétnica”, um compilado de seus poemas escritos nos anos de 1966 a 2013. No ano de 2015 lançou o “Dicionário da história social do samba”, pela Editora José Olympio, escrito com Luiz Antonio Simas e ganhador do “Prêmio Jabuti 2016” em duas categorias. Em 2016 deu inicio à pesquisa sobre a história da África entre os séculos VII e XVI, cobrindo a chegada do islamismo e dos portugueses ao continente africano, temas de seu novo livro. Neste mesmo ano, de 2016, No ano de 2016 ganhou, na categoria “Prosa”, o “Prêmio Jornal O Globo”, em comissão integrada pelos jurados Cleonice Berardinelli, Fátima Sá, Luiz Antônio Novaes e Guilherme Freitas. No ano de 2017 recebeu o título “Doutor Honoris Causa”, por iniciativa do Professor Doutor José Rivair Macedo, do Departamento de História da Universidade, da Congregação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No ano seguinte, em 2018, lançou o romance “O preto que falava iídiche” (Editora Record), no MIS (Museu da Imagem e do Som) do Rio de Janeiro. Da orelha, escrita pelo jornalista Hugo Sukman. Destacamos o seguinte trecho: “Glória das letras musicais cariocas ao lado de um Aldir Blanc, um Chico Buarque, um Paulo César Pinheiro (e só!) e consagrado por magníficos livros de referência como a – Enciclopédia brasileira da diáspora africana – em sua já vasta bibliografia de poesia, ensaios e romances, Nei Lopes ainda precisa ser mais apreciado por sua ficção originalíssima em si e por vir de onde veio: da pena de um sambista negro e suburbano, ao mesmo tempo erudito em coisas da África e da cultura ocidental, e um estilista da bela língua colonizadora.” Ainda em 2018 finalizou um novo romance; um volume de crônicas, um livro sobre Ifá, ramo religioso que professa, e ainda, o segundo volume do ‘”Dicionário de História da África”’, escrito em parceria com o professor José Rivair Macedo, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). No ano seguinte, em 2019, lançou o livro “Afro-Brasil Reluzente”, pela Editora Nova Fronteira, no qual compilou mais de uma centena de verbetes biográficos sobre personalidades negras do século XX, entre as quais Abdias Nascimento, Ruth de Souza, Joel Zito Araújo, Carolina Maria de Jesus, Mãe Stella de Oxóssi, Luiz Carlos da Vila, Cartola, Marielle Franco, Gilberto Gil, Elza Soares, Pelé, Sônia Guimarães, Lázaro Ramos, Zezé Motta, Sueli Carneiro, Ana Maria Gonçalves, Joaquim Barbosa, Jurema Werneck, Conceição Evaristo, Hélio de La Pena, Flávia Oliveira, Mestre Bimba, Enedina Alves Marques, Ingrid Silva, Paulo Cézar Caju, Pelé, Dona Ivone Lara, Luiz Antônio Pilar, Carlinhos Sete Cordas, Haroldo Costa, Joel Rufino dos Santos e Grande Otelo. Em 2022 foi duplamente homenageado no carnaval carioca pelas escolas de samba Salgueiro e Beija-flor. A primeira usou sua foto em uma das placas dedicadas aos grandes salgueirenses, e a segunda usou as obras “Poétnica” e “Dicionário social do samba”, de sua autoria, como referência para as fantasias da rainha e dos componentes da bateria, respectivamente. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) por sua contribuição à cultura. Nesse mesmo ano foi publicado pelo selo Dissonante, da editora Contracorrente, o livro “Academia de Letras – Nei Lopes”, uma compilação de sua produção musical, organizada por Marcus Fernando, com edição feita por João Camarero. Em 2023 publicou pela editora Record o livro de poemas “Oitentáculos”, comemorando seus 80 anos de idade.

10 - Euristenes Pires - 10/5/1905 - Barbacena, MG - Cantor. Filho de um famoso médico mineiro, o Dr. João Alves de Almeida Pires. Começou a carreira artística por volta de 1919. Estreou em discos pela Parlophon em 1928 com as canções “Lábios formosos” e “O olhar da brasileira”, de Pedro de Sá Pereira, gravadas com acompanhamento da Orquestra Parlophon. No mesmo ano, gravou também com acompanhamento da Orquestra Parlophon a canção “Oração da viola”, de Pedro de Sá Pereira e a valsa “Castelo de luar”, de Joubert de Carvalho e J. Resende. Ainda nesse ano, gravou com a Hotel Itajubá Orquestra o tango “Sonhando amor”, de Zequinha de Abreu; a valsa “Patrícia”, de Roque Vieira e a habanera “Teu olhar”, de Luiz Cantagalli. Em 1929, foi para a gravadora Columbia e lançou três discos com a modinha “Íntima lágrima”, de Cândido das Neves; as canções “Canção de amor”, de William Gordon, do filme “Mulher enigma” e “Meu ranchinho”; “Lamentos de minhalma” e a valsa “Triste juriti”, de Carlinhos de Almeida e a valsa “Não sei se te amo ainda”, de Pedro Cabral todas com acompanhamento do Trio Ghiraldini. No mesmo ano, gravou as canções “Afrodita”, de J. Moreira de Aguiar e “Teu olhar”, de Rosina Mendonça; a valsa “Porque fingiste não me ver”, de José Francisco de Freitas e o samba-canção “Só farta é você querê”, de Xerém e Gilberto Andrade. Em 1930, gravou o tango “No arraiá”, de Milton Amaral e a canção “A casa da serra”, de Rosina Mendonça, com acompanhamento do Trio Ghiraldini. Gravou quatro discos pela Parlophon com sete músicas e oito discos pela Columbia com dezesseis músicas.
Hoje
11 - Carlos Lyra - Carlos Eduardo Lyra Barbosa - 11/5/1939 - Rio de Janeiro, RJ - Compositor. Cantor. Violonista. Nasceu no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro. Filho mais velho de José Domingos Barbosa, oficial de marinha, e de Helena Lyra Barbosa. Irmão de Sérgio Henrique Lyra Barbosa (oficial de marinha) e de Maria Helena Lyra Fialho (professora de artes cênicas). Começou a fazer música com um piano de brinquedo aos sete anos de idade, passando, em seguida, para a gaita de boca. Ainda adolescente, quebrou a perna num campeonato de salto à distância. O acidente lhe obrigou a um repouso na cama durante seis meses. Para passar o tempo, foi-lhe oferecido um violão e o Método Paraguaçu. Ao receber alta do médico, já dominava o instrumento. Estudou no Colégio Santo Inácio, foi semi-interno no Colégio São Bento e concluiu o antigo segundo grau no Colégio Mallet Soares, em Copacabana, onde conheceu o compositor Roberto Menescal, com quem montou a primeira Academia de Violão, por onde passaram Marcos Valle, Edu Lobo, Nara Leão e Wanda Sá, entre outros. Participou da primeira geração da Bossa Nova junto com seu parceiro Ronaldo Bôscoli, os também parceiros Tom Jobim e Vinícius de Moraes e o intérprete João Gilberto, todos representados no LP “Chega de Saudade”, lançado em 1959. Saiu do Brasil em 1964, só retornando em 1971. Casou-se com a atriz e modelo norte-americana Katherine (Kate) Lyra, na Cidade do México em 1969, com quem tem uma única filha, Kay Lyra, cantora popular de formação clássica.





Sindicalização Já! Esse Sindicato teu não foge à luta! 
Calendário 2023
União Reconstrução e Convergência

     
Diretoria Completa




         👇🏽👇🏼👇👇🏻
Jornal e TV Repensar - posso enviar o jornal através do email 
👇🏼👇👇🏻
professorivanluizdemarica@gmail.com


Conheça e Clique📢 👇🏽👇🏼👇👇🏻
👉 Destaques da Tribuna Da Imprensa Digital


Clique📢

  • Isso demonstra a sua sensibilidade do ponto de vista social, e sua capacidade de estar à frente desta empresa estratégica de caráter estruturante para o nosso desenvolvimento.




👉 TV Brasil







EDITORIAL
🤭🤭👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽

⚖️ 



Após a transmissão ao vivo da nossa Reportagem Semanal, avise aos amigos e amigas que estaremos disponíveis no Youtube canal 👉 Professor Ivan Luiz de Maricá, 


Clique na imagem ao lado! 


Dia 10 de janeiro de 2012 primeira Reportagem Semanal, e hoje chegamos a 552 sequencial e 21ª no ano 2023.



End Racism   - End fake news 
Fim Racismo - E fim Mentiras
Feliz 2023 !

Indice


Mulher tem que ganhar mais ou igual ao homem na mesma função, inclusive porque engravida, perpetua a espécie e por muitas outras razões inteligentes, que os imbecis e idiotas não conseguem enxergar!
Agora é Lei 


    

https://professorivanluizdemarica.blogspot.com/

Meu Instagram

  
Transmissão simultânea da nossa Reportagem Semanal em

  

Conexões e destaques nacionais e internacionais que merecem nossos respeitos!

Importantes conexões encontrarás no link abaixo!

Ivan Luiz Jornalista Reg. CPJ 38.690 - RJ –1977 
Perito Judicial e Ambiental - confira


 COM A PETROBRAS O BRASIL TEM FUTURO DE SUCESSO!

ELES QUEREM ACABAR COM A NOSSA EMPRESA
E COM O AVANÇO/SUCESSO DAS FUTURAS GERAÇÕES! 
Os canalhas culpam a Petrobras - Você conhece a riqueza da Petrobras? 




13.----- Secretaria das Empresas Privadas -----
RT = Representantes dos Trabalhadores / RE = Representantes da empresa
---------------------------------------------------------------------------------
13/06/2023 - Retorno ao H Olhos
---------------------------------------------------------------------------------
22/05/2023 - TOTAL - CT - PN 1
17/05/2023 - Chevron - PLR - Reunião/Apresentação
14/05/2023 - Dia das Mães (lembre dela)
12/05/2023 - Equinor - SPIE - ADM
09 a 11/05/2023 - Equinor SPIE (convite chegou em 05/04/2023) - Brayer embarcou. 
09/05/2023 - RSB - Enviada ata da assembleia realizada em 08/05/2023.
08/05/2023 - Petrogal RE vai nos enviar proposta para ACT
08/05/2023 - Sonangol - Assembleia ACT 2023/2024
04/05/2023 - NRDC 551/20/2023
03/05/2023 - RSB PN 3 - Assembleia ACT 2023
02/05/2023 - Retorno ao Hospital dos Olhos
01/05/2023 - Realizado vídeo alertando sobre a importância dessa data.
---------------------------------------------------------------------------------
30/04/2023 - Dia do Ferroviário - Homenagem ao meu Pai Ferroviário EFCB (em memória)
28/04/2023 - ENAUTA - Assembleia ACT 2023
26/04/2023 - REFIT - Assembleia ACT 2023
24/04/2023 - ENAUTA - Assembleia ACT a pedido da empresa foi transferido para 28/04/2023 - 11:00
23/04/2023 - Feriado Estadual São Jorge
21/04/2023 - Feriado Nacional Tiradentes
19/04/2023 - BP - RE
12/04/2023 - Ida Drª Camila - Hospital Olhos - próxima 02/05
11/04/2023 - Reunião CLLA
10/04/2023 - Petrobras - Reunião RH sobre Geólogos de sondas (Empresa fará o link)
05/04/2023 - EDISEN - PBIO e TBG - Ato em defesa, pelo fim imediato de todas as privatizações! 
05/04/2023 - RSB - RE - ACT 2023 PN 3
04/04/2023 - Colegiado extraordinário - ADM
04/04/2023 - Reunião Mensal dos Aposentados
---------------------------------------------------------------------------------
27/03/2023 - Manguinhos RE - 15:00
27/03/2023 - Equinor - RT OFS - 20:00
25/03/2023 - TOTAL - RT
20/03/2023 - RSB - Assembleia PN2 ACT 2023
10/03/2023 - Baker - RT - Não confirmado
07/03/2023 - Manguinhos - RE
01/03/2023 - Halliburton - RT
01/03/2023 - Schlumberger - RT
---------------------------------------------------------------------------------
Fevereiro 
20 - Segunda-feira de Carnaval - 21 Terça Carnaval - 22 Quarta feira de cinzas (facultativa)
---------------------------------------------------------------------------------
27/02/2023 - RSB - Assembleia ACT - Trabalhadores rejeitaram a proposta da empresa e ratificaram a manutenção da proposta original elaborada por eles
23/02/2023 - ExxonMobil -RE- Nos enviaram a minuta do ACT para assinaturas
23/02/2023 - Schlumberger RE -"Considerando a rejeição do GYMPASS fica válido o resultado da última assembleia" e garantido que " O referido pleito poderá ser analisado nas próximas negociações".

15/02/2023 - RSB - Assembleia ACT - A empresa solicitou adiamento para 27/02/2023 mesmo horário
14/02/2023 - Reunião Mensal dos Aposentados e Confraternização - Clube de Engenharia recebe reencontro do Sindipetro-RJ com sua base de aposentados e pensionistas
13/02/2023 - Colegiado extraordinário
13/02/2023 - Exxon Assembleia 
09/02/2023 - NRDC 537/06/2023
08/02/2023 - Exxon Mobil - RT - ACT 2023 
07/02/2023 - Refinaria de Manguinhos - Reunião da comissão de aposentados com o jurídico do sindicato (URV e Triênio) 
07/02/2023 - RSB RE - Contra proposta, argumentamos e os representantes da empresa ficaram de marcar novo reunião antes da Assembleia
06/02/2023 - Colegiado polêmico
06/02/2023 - RSB - Assembleia ACT 2023 - Suspensa, aguardando reunião com a empresa em 07/02/2023.
01/02/2023 - TOTAL - RT
Aguardando Manguinhos RE
01/02/2023 - Exxon Mobil RT - adiaram para 08/02/2023
---------------------------------------------------------------------------------
06/01/2023 - RT RSB (Não tem Comissão RT ainda)
09/01/2023 - Continuidade da Assembleia Gympass - Schlumberger transferida a pedido para 27/01/2023
10/01/2023 - RE SHELL
11/01/2023 - RSB - RT - Reunião Ampliada Trabalhadores e elaboração da 1ª proposta
13/01/2023 - NTS - Assembleia ACT Sede CCO e Volta Redonda
15/01/2023 - Petrom - Solicitamos reunião 
16/01/2023 - Exxon Mobil RE - Respondendo e solicitando nossos emails, adiaram para 23/01/2023
16/01/2023 - Transpetro Sede - CIPA 
17/01/2023 - Reunião Mensal dos Aposentados Petrobras
18/01/2023 - Shell - Assembleia ACT - Cláusulas Sociais e Econômicas
23/01/2023 - Exxon Mobil - RT
23/01/2023 - Enauta - Assembleia PLR
25/01/2023 - NTS - Sede Japeri e Volta Redonda adiada "Sine Die"
25/01/2023 - Shell - PN_2_Assembleia
27/01/2023 - Exxon Mobil - RE - ACT 2023
27/01/2023 - Schlumberger - Continuidade da Assembleia Gympass
31/01/2023 - Shell - PN_3 - Assembleia
31/01/2023 - REFIT - enviamos email solicitando primeira reunião.
---------------------------------------------------------------------------------
Estamos elaborando/realizando um calendário para 2023 visando manter os ACT´s em dia.
É bom para o trabalhador e não sobrecarrega a empresa na atualização da folha .   
-----------------------------------------------------------------------
Faltando agendar  para prosseguirmos negociações
-----------------------------------------------------------------------
Petrogal - 
3- Em 08/05/2023 solicitaram a primeira rodada para 31/05, refutei, solicitei que seja feita a negociação dentro do mês de maio que é a data base. Ficaram de responder.
2- Em 11/04/2023 solicitei  a relação com os novos membros dos Representantes dos Trabalhadores
1 - Enviada mensagem em 06/01/2023 retornará em breve

Origem Energia - enviada mensagem em 06/01/2023, resposta recebida "aguardando melhor momento da empresa". 
Último acordo foi de PLR (fechado) 21/07/2021
Para ACT em maio
Baker
    ADM
   ???  OFS - CLÁUSULA 29 – Os empregados dos setores de wireline, beacon, geoscience, copilot e RTO que trabalham em atividade de apoio ao trabalho offshore/ remoto e, portanto, devem desempenhar suas atividades no mesmo horário dos empregados offshore/ remoto, cumprirão uma jornada de trabalho efetiva de 12 (doze) horas diárias.
Parágrafo primeiro - Considerando que embora os empregados dos setores de wireline, beacon, geoscience, copilot e RTO trabalhem em jornada de 12 horas, estes gozam de repouso para alimentação e descanso, e podem usufruir de seu intervalo interjornadas livremente, estes terão direito a 01 (um) dia de folga para cada 1 (um) dia de trabalho neste regime.
Parágrafo segundo - Serão consideradas como “extraordinárias” as horas trabalhadas além da 12ª (décima segunda) diária. 

BG
BP - Nos reunimos com RE em 19/04/2023 - Encaminharão dia 20/04/2023
Central Resource
Maersk
Schlumberger
Sonangol - Assembleia 08/05/2023
Equinor
TOTAL - enviamos dados parciais em 18/04/2023
WWT do Brasil
Energy Paraná
3R Petroleum 
Petrorio - Frade/Tubarão Martelo e Polvo
Trident - Campo e Enxova



Apresentação Plataformas Base Sindipetro RJ





Empresas que atuam no Setor Petróleo



Indice



Contra os discursos hipócritas
A PETROBRAS fica e todos os canalhas vão!



Observatório dos Direitos Humanos


Observação da Pandemia

ObservatórioCovid-19 BR (covid19br.github.io)

MST

Página inicial - MST

Grande alerta. 
Disputa sobre PL das Fake News e CPI do MST são aguçamento da luta de classes no Brasil

Podcast Três por Quatro começa a terceira temporada com temas quentes do noticiário político brasileiro.
Letycia Holanda - 05 de Maio de 2023 às 07:33

Mensagem da Secretaria Nacional

Estimados amigos e amigas,

Compartilhamos com todos o Podcast do Brasil de Fato, em que analisa o Projeto de Lei  que regula as mídias e as BIG TECHS, chamado projeto das Fake news e também trata da CPI contra o MST.
Ouçam em  45 minutos
https://www.brasildefato.com.br/2023/05/05/disputa-sobre-pl-das-fake-news-e-cpi-do-mst-sao-agucamento-da-luta-de-classes-no-brasil

Saudações,

Secretaria Nacional


Socialismo Democrático Já!  Aqui -  https://polosocialista.com.br




De Olho nos Ruralistas - Observatório do Agronegócio no Brasil


Voltar ao topo






Voltar ao índice

Até a próxima transmissão, quinta-feira 11/05/2023 às 20 horas. Encontro marcado no canal professor Ivan Luiz de Maricá no You Tube, https://www.facebook.com/ivanluiz.deandrade.9/ e muito mais ...





 



https://www.youtube.com/channel/UCMrtORKaHE9jwZenjmFdwXg?view_as=subscriber

Se inscreva no canal, é fundamental para o nosso trabalho! Obrigado!!!

 -



Aqui está o vídeo dessa Reportagem Semanal NRDC 552/21/2023


Resumão
-------------
NRDC 552/21/2023 - 



Olá, sou o professor Ivan Luiz, jornalista, bacharel em geografia, petroleiro e diretor do Sindipetro RJ. Minha missão é contribuir com conhecimentos, informações, reflexões e soluções para que nós, que exercemos a cidadania, tenhamos maior e melhor qualidade de vida, com dignidade e de maneira respeitosa. Quer conhecer mais sobre minha trajetória, prática de vida e meus projetos? Então acesse nas redes sociais meus trabalhos, todos são abertos e gratuitos, para que possamos somar forças ... Toda quinta-feira às 15:00 realizamos transmissão ao vivo pelo Facebook (spmsindipetrorj) que ficará disponível em professorivanluizdemarica.blogspot.com onde ficam todos os meus links, e no Canal Professor Ivan Luiz de Maricá no You tube, tem bastante conteúdo também, inscreva-se para que possamos alcançar mais pessoas dedicadas a continuar a obra desse Grande Arquiteto.! Obrigado, e até a próxima!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário