segunda-feira, 21 de agosto de 2023

NRDC 569/38/2023 - Destaques em tristes imagens do Inescapável - Quem será a raposa? - Não roubei - Destaque ICL "Ele Sabia" - 19/08/1962 Criado "Comando Geral dos Trabalhadores" - Esquerda Israelense e Geraldo Vandré - Ladrão não tem eleitor - Imagem "Se o teu marido te bate" - Manutenção da Extrema-Direita - O imbecil - Bolsonaro pediu a aliados repasse 'máximo' de ataques a TSE e STF, mostra decisão - Vender e comprar, eis a questão! - Comparação com a aviação - Petrobras das arábias - Eduardo Moreira e André Roncaglia "Flow" - Lula salva o pobre de direita - Documentário "Os crimes de mora e a máfia de Curitiba" - Tolo defende tolo - Lula trabalha pelo POVO - O futuro do país do passado - Perdendo o sono - BaldeNaro - Ouvo muito bem - A Carta testamento de Getúlio Vargas, há 69 anos, parece que foi ontem. - O mundo nos visitando por cidades e países - Índice com 13 destaques: Destaque 1 A base em ação 1.1 - Quem sou eu prá julgar o ajudante de ordem 1.2 - Todas as joias do inescapável Destaque 2 Presidência da República 2.1 - Lula Joanesburgo - África do Sul (BRICS) Destaque 3 Lição de AMOR 3.1 - Destaque 4 Memória Política que nunca se repita 4.1 - Massacre de Manguinhos Destaque 5 Política 5.1- Inescapável1 Destaque 6 Vídeos ou textos importantes 6.1- Péssima recordação Destaque 7 História Real e ou fato real 7.1 - A quem interessa a criminalização do MST? Leonardo Adler - 20/08/2023 Destaque 8 Legislativo 8.1 - Links Destaque 9 "A cadela do fascismo está sempre no cio." Bertolt Brecht Economia - 9.1. Ninguém foi preso injustamente Destaque 10 A vida em jogo 10.1 - INFORME JB 10.2 - Desvios de conduta no Exército Destaque 11 PETROBRAS Destaque 12 Relação dos nossos aniversariantes destacados e homenageados e alguns fatos relevantes de 18 a 24/08/2023 Destaque 13 Dia a dia na Secretaria das Empresas Privadas do Sindipetro RJ- Apresentação Plataformas Base Sindipetro RJ e relação das empresas que atuam no setor petróleo Quer criar transmissões ao vivo como esta? Confira o StreamYard: https://streamyard.com/pal/d/58683993... Ajude o Canal da TV Repensar contribuindo também adquirindo o streamyard, obrigado, Leonardo Bastos

  



         .Direto ao Índice


EDITORIAL Humilhados e Ofendidos
Aqui

Verbo da moda "Desroubar"

    ☝🏻☝🏻☝🏻


    ☝🏻☝🏻☝🏻

    ☝🏻☝🏻☝🏻

INESCAPÁVEL



Destaque 24/08/2023 - o Fim do mundo, quem será a raposa?


Não roubei





Essa publicação “sempre a partir de segunda-feira” é uma prévia (boneca para alguns).


A versão final será em 24/08/2023 às 20:00 ao vivo, ou dia 27/08/2023 às 21:00 sempre ao vivo.







Acesso ao conteúdo a partir de segunda-feira (21/08/2023) pelo blogue 👇🏽
videosindipetrorjspm.blogspot.com)
Ao vivo nas mídias abaixo a partir das 20:00hs em 24/08/2023👇🏽

 https://www.facebook.com/ivanluiz.deandrade.9  
Professor Ivan Luiz de Marica 

(A força faz a lei)


 Professor IvanLuiz de Maricá  
onde peço sua inscrição para ampliarmos nosso trabalho. 

Concomitantemente nas redes sociais abaixo :👇🏽



Instituto Conhecimento Liberta 

Credibilidade Nacional e Internacional.

Seja membro do ICL como eu

Escolhemos vídeo semanalmente aqui!

Nosso destaque do ICL 

Quem financia a dívida americana? 
09:58

DESPERTA ICL
21/08 - PF DIZ QUE BOLSONARO SABIA SOBRE A VENDA DE JOIAS






    Essa eu não sabia mas agora ouvo.  
    👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇


    PARA NÃO ESQUECER – 19 DE AGOSTO DE 1962
    CRIADO O COMANDO GERAL DOS TRABALHADORES – CGT
    (Ernesto Germano Parés)
    *
    A crise do segundo governo Vargas se aprofundava. Toda a imprensa fazia oposição (o único jornal a defender o presidente era o “Última Hora”) e setores militares que haviam se aproximado da UDN faziam críticas abertas. O suicídio de Getúlio neutraliza a oposição e desarticula a direita incapaz de controlar a situação e enfrentar as manifestações populares. 

    *


    O governo de Juscelino Kubitschek, eleito contra o candidato da UDN- Juarez Távora- representou grande mudança na vida econômica nacional. Três medidas sintetizam seu programa: as portas para o capital estrangeiro foram escancaradas; houve novos investimentos para a indústria pesada; construção de barragens, para produzir a energia elétrica que a indústria necessitava, e de estradas, para escoar a produção.
    *
    Entre os operários, crescia a organização e a mobilização. É verdade que o nível dos salários havia subido 15%, mas a produtividade da indústria cresceu 37% e o lucro industrial 76%.
    *


    Há várias tentativas de unificação do movimento, no período, que tentam criar organizações estaduais e até nacionais. Em 1953, já havia surgido o PUI (Pacto de Unidade Intersindical) e o Conselho Sindical dos Trabalhadores. Ambos tiveram grande poder de mobilização, mas não lutaram contra a estrutura sindical existente. Em 1957, o PUI foi dissolvido para fundir-se com os sindicatos do Rio de Janeiro e surgia o Pacto de Unidade e Ação - PUA- que chegou a abranger mais de 100 sindicatos e foi o embrião do futuro CGT.
    *
    O PUI e o PUA foram criados a partir de comissões de fábricas e comandos de greve, mas logo tornaram-se articulações dirigidas por lideranças de federações e sindicatos perdendo sua penetração na base do movimento. 
    *
    Alguns registros apontam o número de grevistas no período: 1955 - mais de 500.000 trabalhadores; 1957 - mais de 800.000 trabalhadores; 1960 - mais de 1.500.000 trabalhadores.
    Ao mesmo tempo, a luta chegava ao campo.
    *
    Nas áreas onde predominavam os trabalhadores rurais assalariados a luta era difícil. Em 1933, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campos (RJ) havia sido o primeiro a conseguir registro no país e, mais de 20 anos depois, em 1955, havia apenas cinco sindicatos rurais reconhecidos no Brasil.
    *
    O PCB, temendo o radicalismo das Ligas Camponesas, começa a incentivar a criação de sindicatos rurais. Em 1954, cria em São Paulo a ULTAB (União dos Lavradores e Trabalhadores Agrícolas do Brasil) para promover a campanha. O curioso é que esta foi também a posição da Igreja.
    No Rio de Janeiro, em 1958, forma-se um Conselho Permanente das Organizações Sindicais (CPOS). No mesmo ano, são realizados congressos sindicais em 12 estados brasileiros e uma Conferência no Rio que reúne mais de 1.000 delegados representando 600 sindicatos. 
    *
    O movimento sindical estava dividido em três grupos: a) os ligados ao PTB e ao governo; b) os ligados ao PCB que dirigiam toda a luta contra o imperialismo americano e não desejavam assustar a burguesia nacional; c) os “pelegos”.
    *
    Desde a segunda metade da década de 40 e principalmente durante a década de 50 as grandes cidades vão inchando com a chegada dos trabalhadores que são expulsos do campo e buscam um emprego na indústria que crescia. No Rio de Janeiro, entre 1950 e 1960, a população cresceu a uma média de 100.000 habitantes por ano e São Paulo dobrou a população no mesmo período. Esta gente pobre, explorada, vai sobrevivendo como pode em bairros periféricos e sem infraestrutura adequada. O nome muda em cada região, mas a miséria é a mesma: em Recife, mocambos e alagados; em São Luís, palafitas; em Salvador, alagados; no Rio, favelas; em São Paulo, cortiços; em Porto Alegre, malocas.
    *
    O início da década de 60 marca também um processo de organização dos moradores desses bairros. Com vários nomes (Associações, Uniões, Ligas, etc.) esta população vai se organizando e começa a cobrar providências e atenção dos governos. Em vários casos, participam e prestam solidariedade aos movimentos grevistas.
    *
    Em 1960, nesse clima, realiza-se o III Congresso Nacional dos Trabalhadores e as várias tendências do movimento ficaram definidas: a) os vermelhos - ligados ao PCB e à ala mais esquerda do PTB. Nacionalistas, eram a maioria e lideravam o movimento sindical até o golpe de 64. Desejavam criar o Comando Geral dos Trabalhadores; b) os amarelos - pelegos, ligados ao Ministério do Trabalho e ao sindicalismo estadunidense; c) os democráticos ou renovadores - eram anticomunistas e agrupavam seguidores de Jânio Quadros, católicos e esquerdistas não alinhados com o PCB. 
    *
    O tema mais polêmico do Congresso, como não podia deixar de ser, foi o da criação de uma Central. Os vermelhos defendiam uma central que se filiasse à FSM (Federação Sindical Mundial) de linha política ligada à União Soviética e os demais defendiam uma central filiada à CIOSL-ORIT, de orientação estadunidense. Como era de se esperar, o Congresso se dividiu e não foi criada a Central Sindical.
    *
    Em 1961, uma aliança entre os sindicalistas do PCB e a esquerda do PTB leva o movimento sindical a conquistar a CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria), formando um bloco de apoio a Jango. Em 1962, finalmente, uma greve por salários que mobilizou quase todos os trabalhadores brasileiros levou ao surgimento do Comando Geral dos Trabalhadores - CGT.
    *
    A crise econômica, com as constantes perdas salariais, permitia ao CGT grandes mobilizações e a direção de muitas greves. Na época das Reformas de Base o CGT comandou greves e mobilizações de cunho político. Era uma posição de vai-e-vem. O CGT comandava greves por salários e mudanças políticas e, no momento seguinte, pedia aos trabalhadores para apoiarem algumas medidas do governo Goulart e para terem paciência pois o momento “era difícil”. A linha política de atuação era definida pelas lideranças do PCB e do PTB, transmitidas à base através da estrutura dos sindicatos e colocada em ação. Não havia discussão com as bases operárias e isto trouxe uma imensa confusão ideológica, como veremos mais tarde.
    *
    Vejamos alguns fatos do período: 1960- no Rio de Janeiro, o III° Congresso Nacional dá início a criação do CGT (agosto); 1960- em novembro, Greve envolvendo ferroviários, marítimos e portuários. Ao final do movimento, além da vitória econômica, houve um saldo organizativo com a participação no PUA; 1960- em agosto/setembro, greves em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul pela posse de João Goulart. Pararam os ferroviários da Leopoldina (RJ), além da Greve Geral de marítimos, têxteis, bancários e petroleiros; 1961- Greve Geral de 24 horas, em São Paulo, contra a carestia e exigindo o congelamento dos gêneros de primeira necessidade; 1961- há registros de 115 greves no país. Em 14 de dezembro, uma Greve Geral em São Paulo conquistou uma antiga reivindicação do movimento: o chamado “abono de Natal” ou 13° salário, como ficou conhecido. Durante essa greve, a repressão foi tão intensa que o hipódromo foi transformado em cadeia para sindicalistas e ativistas presos. O 13° só virou Lei nacional em julho de 1962, com caravanas de vários estados lotando o Congresso para forçar a votação; 1962- registradas 148 greves. Destaque para a Greve Geral, em julho, contra a aprovação do nome de Auro de Moura Andrade para 1° Ministro; Algumas greves de 1962- nas pedreiras de Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá / nas três fábricas da MAFERSA (Rio, São Paulo, Minas) / bancários de Brasília (16 dias) / petroquímicos param com a solidariedade de todas as empresas da Baixada Santista / os ferroviários da Sorocabana param, a greve foi considerada ilegal e muito reprimida.
    *
    Em 1962, de 17 a 19 de agosto, acontece o 4° Encontro Sindical Nacional, em São Paulo, reunindo 574 entidades e 2.566 delegados. Consolida-se a criação do CGT!
    *
    VIVA A LUTA DA CLASSE TRABALHADORA!
    *
    A GREVE É UM DIREITO LEGÍTIMO DOS TRABALHADORES!
    *
    Nas imagens: 01) manifestação dirigida pelo CGT em 1962; 02) panfleto do CGT; 03) livro com a história do CGT





    Leonardo Bastos em Ação (Ações)


    Ação contra gesto supremacista feito no Senado ontem, na Comissão da CPMI sobre atos golpistas e linkei com outra ação aberta contra ele por transfobia contra Erika Hilton e lembrar que o ex-secretário para assuntos internacionais do Bolsonaro, Filipe Martins, pelo mesmo gesto, virou réu por racismo em 06/06/2021 pela justiça e peço o mesmo e virando réu, perde o mandato de Deputado Federal e pedi ainda, como na ação anterior, 5 milhões de reais por DANOS MORAIS COLETIVO DIFUSO, no mesmo molde da multa aplicada a Nelson Piquet, por homofobia e racismo contra Lewis Hamilton e acho que vai prevalecer e terá que deixar a Câmara.

    ☝🏻☝🏻☝🏻☝🏻

    ☝🏻☝🏻☝🏻











    A esquerda israelense cantando o hino contra a ditadura: Pra não dizer que não falei das flores (Caminhando), de 1968, de Geraldo Vandré.

    ☝🏻☝🏻☝🏻


      INESCAPÁVEL



      ☝🏻☝🏻☝🏻

          Isso é que é manutenção da extrema-direita!

                Bolsonaro pediu a aliados repasse 'máximo' de ataques a TSE e STF, mostra decisão

                👇🏽


                           Petrobras das arábias                                       O agro é lobby

          Vou acabar com 13º salário, privilégio dos TRABALHADORES...


      De onde vem a animosidade contra o Excelentíssimo Sr Presidente da República Luiz Inácio LULA da Silva?




      O futuro do país do passado






    Ouvo muito bem, temos que assistir sempre!


    A Carta Testamento de Getúlio Vargas

    Há 69 anos, Getúlio Vargas deixava a vida para entrar, definitivamente, na História

    Publicado em 24/08/2023


    Carta Testamento

    Mais uma vez as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa.

    Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.

    Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário-mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre.

    Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder.

    Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.

    Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão.

    E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu
    sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte.

    Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.

    Getúlio Vargas



    Podridão do inescapável






O mundo faz questão de conhecer nosso trabalho!
Visitantes por cidade 👉 aqui
Visitantes por países 👉 aqui


Estado Democrático de Direitos Sempre!


Nossa Reportagem/Resenha Semanal ou Retrospectiva e Compilação da Internet

👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽
Índice ou Voltar ao topo

Destaque 1

 A base em ação

1.1 - Quem sou eu prá julgar o ajudante de ordem
1.2 - Todas as joias do inescapável

Destaque 2

Presidência da República
2.1  - Lula Joanesburgo - África do Sul (BRICS)
2.2 - Lula no Brics e o Inescapável no G20, nem o garçom serve ao cara.

Destaque 3

Lição de AMOR

3.1 - Chega a ser desumano, um país tão rico e tão insensível!

Destaque 4

Memória Política que nunca se repita
4.1 - Massacre de Manguinhos

Destaque 5

Política
5.1- Inescapável1

Destaque 6

Vídeos ou textos importantes

6.1-  Pessimarecordação

Destaque 7

 História Real e ou fato real

7.1 -  A quem interessa a criminalização do MST?

Destaque 8

Legislativo  
8.1 - Links

Destaque 9

"A cadela do fascismo está sempre no cio." Bertolt Brecht
Economia - 9.1. Ninguém foi preso injustamente

Destaque 10

 A vida em jogo
10.1 -  INFORME JB 
10.2 - Desvios de conduta no Exército

Destaque 11

PETROBRAS

11.1- Um presente do meu genro

Destaque 12

Relação dos nossos aniversariantes destacados e homenageados e alguns fatos relevantes de 18 a 24/08/2023

Destaque 13

Dia a dia na Secretaria das Empresas Privadas do Sindipetro RJ-
Apresentação Plataformas Base Sindipetro RJ e relação das empresas que atuam no setor petróleo




1.     A Base em ação
1.1 - Quem sou eu prá julgar o ajudante de ordem




1.2 - Todas as joias do inescapável

1.3 - Delgatti reafirmou à PF acusações feitas em CPI e apresentou 'indícios de provas', diz defesa 
Hacker prestou novo depoimento à Polícia Federal após ter feito novas acusações à CPI dos Atos Golpistas. Segundo advogado, material apresentado permitirá que PF confirme falas.

Por Filipe Matoso e Mateus Rodrigues, g1 — Brasília

 








2.1 -  Lula Joanesburgo - África do Sul

2.2 - Lula no Brics e o Inescapável no G20, nem o garçom serve ao cara.









3. Lição de Amor

  3.1. -  Onde está o amor ao próximo!






Indice



4. Memória

4.1 - Covardes, sempre covardes, nunca deixarão de ser vovardes!
Lembrar para não esquecer, lembrar para que não se repita.
Toque na foto para ler o que consta escrito no memorial
Em abril de 1970, a Fiocruz - então Instituto Oswaldo Cruz - passou por um dos momentos mais sombrios de sua história, o Massacre de Manguinhos.
Por meio do Ato institucional n⁰ 5, dez pesquisadores foram cassados pela ditadura militar e tiveram seus projetos interrompidos, laboratórios fechados e grupos de pesquisa dispersados. Uma tragédia com impactos longevos na ciência brasileira e no desenvolvimento do país.
Ciências e democracia sempre!





Lembrar para não esquecer, lembrar para

que não se repita.




4.2 - 


5.     Política 

5.1 -  Inescapável - 1







6.    Vídeos ou textos que precisam ser divulgados!


 6.1 - Recordação que precisa ser apagada!






Indice



7.    História Real

7.1 -  A quem interessa a criminalização do MST?

 Indice 


8.    Legislativo 

8.1 - Consulte links com o Senado e com a Câmara 

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 132.2023Hora: 16:40Fase: BC
Orador: Chico Alencar, PSOL-RJData: 08/08/2023

O SR. CHICO ALENCAR (Bloco/PSOL - RJ. Sem revisão do orador.) - Presidente Charles Fernandes, Deputadas, Deputados, todos os que acompanham esta sessão, servidores que a viabilizam, meu pai era piauiense, e minha mãe, paulista. Eu tenho muito orgulho disso, de ser do Brasil, do destino nordestino, nossa nobre destinação sertaneja, e de ser também do Sudeste. Aliás, como canta o meu xará Chico Buarque de Hollanda: "Na barriga da miséria, eu nasci brasileiro / Eu sou do Rio de Janeiro". Esse encontro de raízes me honra muito. Portanto, eu quero aqui repudiar, com toda a veemência, a declaração do Governador de Minas Gerais, que parece que não conhece o seu próprio Estado, os Sertões de Minas Gerais, a composição do povo mineiro, que tem fortes raízes nordestinas, e o Estado tem também miséria, pobreza, desigualdade. S.Exa. tem um viés separatista próprio das aristocracias.

Por falar em Nordeste, recebemos há pouco, algumas horas atrás, o cearense Ministro da Educação, que veio aqui trazer, de forma democrática, a apuração da consulta pública, em que mais de 150 mil pessoas opinaram sobre o desastre que foi o "novo-velho" ensino médio, que gerou um caos nessa fase intermediária do funil educacional brasileiro.

A Comissão de Educação, através do Presidente Moses, recebeu esse relatório. Agora nós vamos debater, discutir e rediscutir, inclusive, a gênese do projeto de lei que virá para cá, para que possamos, não através de medida provisória, mas através de um projeto de lei, fazer um bom debate, quem sabe até o fim do ano, sobre, aí, sim, um novo ensino médio para o Brasil que contemple o aumento da carga horária para 2.400 horas, as ciências humanas, a filosofia, a sociologia, a história, a geografia, tudo o que andou meio minimizado, inclusive a própria educação física e a educação técnica profissional com essa base fundamental, humanística. Então, os sinais são positivos.

É claro que nós vamos, com toda a independência e autonomia, ouvindo os que fazem a educação no Brasil: os estudantes — eu prefiro chamá-los assim, porque a palavra "aluno" significa "sem luz" —, os docentes e os trabalhadores da educação em geral.

Por fim, Sr. Presidente, hoje eu assisti a um pouco do depoimento de Anderson Torres, na CPI do golpismo de 7 meses atrás, e percebi que S.Sa. faz uma narrativa completamente estapafúrdia, lunática. Ele diz que fez um plano de ação integrada, chamado curiosamente de PAI, perfeito, e, segundo ele, "nem sequer uma bomba" — palavras dele — "poderia abrir as portas dos Palácios dos Três Poderes para qualquer invasão" — nem sequer uma bomba! —, tamanha a precisão do seu plano.

Pois bem. Por que aconteceu tudo aquilo? Porque ele viajou para a Flórida e não praticou nada do que planejou. Sobre a minuta do golpe ele diz que é uma aberração, mas não destruiu essa aberração, nem a denunciou às autoridades competentes à época. Na verdade, havia um conluio para fazer da autoridade competente uma autoridade que não aceitava o resultado das urnas, não aceitava a realidade, a vontade soberana do povo. Nada há escondido que não venha a ser apurado e iluminado.

Vamos em frente!

Obrigado, Presidente.


9.    Economia

"A cadela do fascismo está sempre no cio." Bertolt Brecht


   Indice


10.    A vida em jogo

10.1 - Segundo a jornalista Malu Gaspar, corporação vai deixar o ex-presidente 'sangrar' politicamente; mandato de Augusto Aras termina no fim de setembro

Indice


11.  Petrobras
Foram em 2022 só R$ 200 bilhões de dividendos,  sobretudo para os fundos de pensão dos velhinhos estrangeiros aposentados!
E os velhinhos brasileiros como ficam?



11.1 - Um presente do meu Genro





Conheça um pouco das Plataformas / Base Sindipetro RJ





12. Relação dos nossos aniversariantes destacados e homenageados e alguns fatos relevantes de 18 a 24/08/2023


18 - Chico Maranhão - Francisco Fuzzetti de Viveiros Filho - 18/8/1942 - São Luís, MA - Cantor. Compositor. Sua mãe, professora primária, o incentivava, colocando-o, ainda quando criança, para participar de peças de sua autoria, peças nas quais cantava e dançava. Participou dos festejos populares brasileiros muito frequentes em São Luís do Maranhão. Em 1958, na adolescência, começou a aprender piano e violão. Em 1962 mudou-se para São Paulo. Formou-se em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da USP, na turma que Chico Buarque abandonou. Participou ativamente, nesta época, das reuniões estudantis chamada “Sambafo”, do qual também participava o jovem desconhecido Chico Buarque de Hollanda. Mestre em arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco. Citado em várias matérias e artigos de jornais e revistas, destacando-se José Ramos Tinhorão “Música popular: Chico Maranhão, afinal, é bom porque é de casa” (Jornal do Brasil. Caderno B – 1980); Revista VEJA “Outros Brasis – 1979), Miguel Almeida “De São Luís para o sul, sem folclore” (Folha Ilustrada de São Paulo – 1981); Revista ISTO É “Com a palavra: Encarando o Brasil que invade o Brasil” – 1986) e Revista ÍCARO “Revista de bordo Varig” (2006). Durante o período de 2001 a 2005 publicou livro de arquitetura, intitulado  “Urbanidade do sobrado: um estudo sobre a arquitetura do sobrado de São Luís” (Editora Hucitec), livro no qual fora encartado um CD com duas composições de sua autoria: “Sobrado” e “Sobrados e trapiches”.
19 - Ivan Paulo - Ivanovich Paulo da Silva - 19/8/1937 - São Paulo, SP - Arranjador. Maestro. Compositor. Filho do Maestro Carioca (Ivan Paulo da Silva). Mudou-se para o Rio de Janeiro, com sua família, aos oito anos de idade. Em 1955, foi convidado por seu pai, então diretor musical da Rádio Tupi do Rio de Janeiro, para trabalhar no arquivo musical da emissora. O contato diário com músicos e maestros, além do ambiente musical em sua casa, influenciaram sua decisão de se tornar músico. Ingressou no Conservatório Brasileiro de Música, onde cursou solfejo, harmonia e contraponto, ao mesmo tempo em que recebia orientação particular dos colegas maestros de seu pai. Estudou durante oito meses com o maestro Milton Calazans (dodecafonia) e, a partir de então, foi acompanhando as modalidades, concepções e evoluções musicais, como autodidata, inclusive precisão, clareza e nuances da regência.  - 
20 - Zé Matão - Benedito Francisco Alves - 20/8/1938 - Palestina, SP - Cantor. Compositor. Ainda criança começou a executar diversos instrumentos. Aos seis, tocava cavaquinho. Aos oito, viola e violão. Com 13 anos, formou dupla com o irmão mais velho, com o nome de Cardosinho e Caçula. Em 1956, formou dupla com Garcia. Apresentou-se nas rádios Tupi, Difusora e Nove de Julho. Em 1966, gravaram “Floral”, de Zé Carreiro e José Fortuna. Em 18 anos de carreira, a dupla com Garcia fez sucesso com as músicas “Dama de branco”, de Wanderlei Martins e Zé Pagão, “Gato e sapato”, também de Wanderlei Martins e Zé Pagão, “Arrependidos”, de Zé Matão e Garcia, e “Tapinha de amor”, de Leo Canhoto. Terminada a dupla com Garcia, Zé Matão utilizou outros nomes como Zé Matias e Mulatinho. Nos anos 1990, formou a dupla Zé Matão e J. Garcia, com Jorge Machado.

21 - Francisco José Flores - 7/9/1860 - Mar de Espanha, MG - Músico. Regente.

Estudou música no Rio de Janeiro com João Batista Pedro de Alcântara. Estudou clarinete no Conservatório de Música do Rio de Janeiro. Foi organizador e regente de bandas no interior do Rio de Janeiro. Foi professor de cursos vocais e instrumentais em diferentes cidades de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Em 1885, tornou-se diretor da orquestra do Clube Dramático Gonçalves Leite em São Cristóvão no rio de Janeiro. Em 1890 tomou parte no concurso para a escolha do hino nacional brasileiro. Em 1901, criou pioneiramente em Belo Horizonte, a escola Livre de Música. Dirigiu concertos no Teatro Municipal de Belo Horizonte. Em 1912 tornou-se diretor de bandas de música da Força Pública de Minas Gerais.Foi fundador da Orquestra Sinfônica de Belo Horizonte. Em 1912, foi o arranjador do “Hino da Independência”, oficializado então, pelo governo federal. Compôs música vocal, sacra e orquestral.

22 - Cândido Canela - Cândido Simões Canela - 22/8/1910 - Montes Claros, MG - Compositor. Poeta. 
Foi tabelião e exerceu por vários mandatos o cargo de vereador na Câmara Municipal de Montes Claros. Foi membro da Academia Montesclarense de Letras. Considerado pelo compositor e produtor Téo Azevedo como um dos maiores poetas brasileiros, teve os livros “Lírica e humor do sertão” e “Rebenta boi”, consagrados pelo público com edições esgotadas. Aborda predominantemente a cultura popular em seus contos, causos e versos. Em 1978, foi vencedor do Primeiro Festival Brasileiro de Música Sertaneja, promovido pela Rádio Record de São Paulo, com a música “Ternos pingos da saudade”, em parceria com Téo Azevedo. Sua composição “Saracurinha Três Pontes”, foi gravada por Tonico e Tinoco e Pena Branca e Xavantinho.
23 - Hugo Pena - Hugo Casciano Pena - 23/8/1978 - Nova Fátima, PR - Cantor. Compositor. - Integrou a dupla Hugo Pena e Gabriel, na qual gravou 5 CDs e 3 DVDs, e  atingiu o ápice do sucesso em 2008 com as músicas “Cigana”, “Estrela”, “Robin hood da Paixão” e “Mala Pronta”, composição de Hugo Pena e Flávio Aquino, que integrou a trilha sonora da novela “A Favorita”, da Rede Globo de Televisão.  Em 2010, realizou participação especial no DVD “40 anos”, da dupla Chitãozinho e Xororó.  A partir de 2011, seguiu em carreira solo.  Em 2015, lançou o DVD “Hugo Pena e segundeiros do Brasil”, que trouxe participações especiais apenas de cantores segundas vozes de duplas sertanejas, como Luciano (Zezé Di Camargo e Luciano), na faixa “Por Mais Que Eu Faça”, Fernando (Fernando e Sorocaba), em “Casa Branca”, Cesar Menotti (Cesar Menotti e Fabiano), em “Recordações De Ti”, Marcos (Marcos e Belutti), em “Cada Foto”, Munhoz (Munhoz e Mariano), em “Ligou pra ex”, Santiago (Guilherme e Santiago), em “Noites”, Thiago (Thaeme e Thiago), em “Quando Fosse Preciso”, Hudson (Edson e Hudson), em “Robin Hood Da Paixão”, e Di Paulo (Di Paulo e Paulino), em “Agora Chora”. Durante a carreira, suas músicas e clipes somavam, em 2017, mais de 100 milhões de acessos na internet.
Hoje
24 - Mamão - Armando Fernandes Aguiar - 24/8/1938 - Cantor. Compositor. - Participou do II Festival de Música Popular Brasileira de Juiz de Fora, no final dos anos 1960, com sua canção “Adeus diferente”, interpretada por Elen de Lima, e obteve sucesso, como compositor, com a música “Tristeza pé no chão”, gravada por Clara Nunes, em 1976. Lançou o CD “Mamão com açúcar”, contendor suas composições , “O beco não perde o tom”, “Botei seu nome na bandeira”, “Amor nem pensar” e “Ao amigo Toninho”, todas com Carioca, “Sete costados” (c/ Marcinho Itaboray), “Falou e disse”, “Samba do aniversário”, “Endereço”, De sapato branco”, “Decisão”, “Cordão de metal”, “Paulinho tanto do tanto”, “Vila Furtado” e “Tristeza pé no chão”.

Fonte

Indice




Sindicalização Já! Esse Sindicato teu não foge à luta! 
Calendário 2023
União Reconstrução e Convergência

     
Diretoria Completa




         👇🏽👇🏼👇👇🏻
Jornal e TV Repensar - posso enviar o jornal através do email 
👇🏼👇👇🏻
professorivanluizdemarica@gmail.com


Conheça e Clique📢 👇🏽👇🏼👇👇🏻

👉 Radio TV Repensar 
é Repensar TV





FAAPERJ Federação das Associações deAposentados e Pensionistas do Estado RJ



Apoio ao MST




👉 Destaques da Tribuna Da Imprensa Digital


Clique📢


Ouça


Leia
  • Isso demonstra a sua sensibilidade do ponto de vista social, e sua capacidade de estar à frente desta empresa estratégica de caráter estruturante para o nosso desenvolvimento.




👉 TV Brasil


👉 TV 247



EDITORIAL PERMANENTE
"A cadela do fascismo está sempre no cio." 
Bertolt Brecht
🤭🤭👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽


⚖️ 



Após a transmissão ao vivo da nossa Retrospectiva Semanal, avise aos amigos e amigas que estaremos disponíveis no Youtube canal 👉 Professor Ivan Luiz de Maricá, 


Clique na imagem ao lado! 


Dia 10 de janeiro de 2012 1ª Reportagem Semanal na Rádio Petroleira - Sindipetro RJ, e hoje chegamos a 569 sequencial e 38ª no ano 2023.



End Racism   - End fake news 
Fim Racismo - E fim Mentiras
Feliz 2023 !

Indice


Mulher tem que ganhar mais ou igual ao homem na mesma função, inclusive porque engravida, perpetua a espécie e por muitas outras razões inteligentes, que os imbecis e idiotas não conseguem enxergar!
Agora é Lei 


    

https://professorivanluizdemarica.blogspot.com/

Meu Instagram

  
Transmissão simultânea da nossa Retrospectiva Semanal em

  

Conexões e destaques nacionais e internacionais que merecem nossos respeitos!

Importantes conexões encontrarás no link abaixo!

Ivan Luiz Jornalista Reg. CPJ 38.690 - RJ –1977 
Perito Judicial e Ambiental - confira


 COM A PETROBRAS O BRASIL TEM FUTURO DE SUCESSO!

ELES QUEREM ACABAR COM A NOSSA EMPRESA
E COM O AVANÇO/SUCESSO DAS FUTURAS GERAÇÕES! 
Os canalhas culpam a Petrobras - Você conhece a riqueza da Petrobras? 




 
13.----- Secretaria das Empresas Privadas -----
A LEI 4950- A/66
------------------------------------------------------------------------------------------------------
RT = Representantes dos Trabalhadores / RE = Representantes da empresa
------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------
21/08/2023 - Colegiado - 17:00
21/08/2023 - Halliburton - RE - 14:30
17/08/2023 - Chevron PN3 enviado a empresa
10/08/2023 - Encontro com Robson - Documentação Petros
09/08/2023 - Enauta - Assembleia ACT 14:30
08/08/2023 - Chevron - Assembleia ACT 14:30
07/08/2023 - BP Assembleia ACT 2023 - 10:00 realizada
04/08/2023 - Chevron RT 13:30
04/08/2023 - Enauta 10:30 - RT enviado às 20:44 Edital/link
03/08/2023 - Chevron - Enviado Edital / link
03/08/2023 - BP - RT 13:30 - Enviado Edital / link
02/08/2023 - Chevron 16:00 RE
02/08/2023 - BP Reunião RE 13:30
--------------------------------------------------------------------------------------------------
31/07/2023 - Minha homologação no Sindipetro-RJ - 14:30
31/07/2023 - Hospital dos Olhos - ILA 08:30
28/07/2023 - ILA/Anibal/Orlando - Live StreamYard
27/07/2023 - Petrobras (ILA)
27/07/2023 - NRDC 565/34/2023 20:00
27/07/2023 - Francisco / Anibal 15:00
27/07/2023 - Live Leo RS/Francisco 11:00
21/07/2023 - BP enviei link para RE - Transferido para 02/08/2023
19/07/2023 - Halliburton - nos colocamos à disposição, aguardando manifestação da empresa
18/07/2023 - ONU - Dia Nelson Mandela
17/07/2023 - Brayer - início férias até 30/07/2023
17/07/2023 - Petrobras Desligamento
10/07/2023 - Equinor Assembleia ACT 20:00 OFS (*)

10/07/2023 - Equinor Assembleia ACT 15:00 ADM(*) aguardando empresa
07/07/2023 - Congresso Nacional FNP
06/07/2023 - Hospital dos Olhos MLA
05/07/2023 - EDIHB exame demissional - Aposentadoria
04/07/2023 - Chevron Assembleia ACT Proposta dos Trabalhadores - Aguardando resposta empresa
03/07/2023 - Origem Energia - Assembleia ACT 

--------------------------------------------------------------------------------------------------
24/06/2023 - Congresso Sindipetro RJ - Clube de Engenharia
21/06/2023 - Equinor - RT e RE
20/06/2023 - BP - RT
19/06/2023 - Gaslub - Reunião local
19/06/2023 - TOTAL Assembleia ACT
16/06/2023 - TOTAL - RT ACT
16/06/2023 - Equinor RT
16/06/2023 - FLB - Schlumberger RT PN 1
14/06/2023 - Petrogal Assembleia ACT
13/06/2023 - Retorno ao H Olhos
12/06/2023 - 3R Petroleum - Assembleia ACT
12/06/2023 - TOTAL RT
07/06/2023 - Petrogal RT PN 1 
06/06/2023 - FBB Schlumberger negociação ACT 2023
05/06/2023 - NRDC Especial APA Maricá
--------------------------------------------------------------------------------------------------
23/05/2023 - 3R - Marcaremos reunião ACT
22/05/2023 - TOTAL - CT - PN 1
19/05/2023 - Petrogal - Adiado Sine Die
17/05/2023 - Chevron - PLR - Reunião/Apresentação
14/05/2023 - Dia das Mães (lembre dela)
09 a 11/05/2023 - Equinor SPIE (convite chegou em 05/04/2023) - Brayer embarcou. 
09/05/2023 - RSB - Enviada ata da assembleia realizada em 08/05/2023.
08/05/2023 - Petrogal RE vai nos enviar proposta para ACT
08/05/2023 - Sonangol - Assembleia ACT 2023/2024
04/05/2023 - NRDC 551/20/2023
03/05/2023 - RSB PN 3 - Assembleia ACT 2023
02/05/2023 - Retorno ao Hospital dos Olhos
01/05/2023 - Realizado vídeo alertando sobre a importância dessa data.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
30/04/2023 - Dia do Ferroviário - Homenagem ao meu Pai Ferroviário EFCB (em memória)
28/04/2023 - ENAUTA - Assembleia ACT 2023
26/04/2023 - REFIT - Assembleia ACT 2023
24/04/2023 - ENAUTA - Assembleia ACT a pedido da empresa foi transferido para 28/04/2023 - 11:00
23/04/2023 - Feriado Estadual São Jorge
21/04/2023 - Feriado Nacional Tiradentes
19/04/2023 - BP - RE
12/04/2023 - Ida Drª Camila - Hospital Olhos - próxima 02/05
11/04/2023 - Reunião CLLA
10/04/2023 - Petrobras - Reunião RH sobre Geólogos de sondas (Empresa fará o link)
05/04/2023 - EDISEN - PBIO e TBG - Ato em defesa, pelo fim imediato de todas as privatizações! 
05/04/2023 - RSB - RE - ACT 2023 PN 3
04/04/2023 - Colegiado extraordinário - ADM
04/04/2023 - Reunião Mensal dos Aposentados
--------------------------------------------------------------------------------------------------
27/03/2023 - Manguinhos RE - 15:00
27/03/2023 - Equinor - RT OFS - 20:00
25/03/2023 - TOTAL - RT
20/03/2023 - RSB - Assembleia PN2 ACT 2023
10/03/2023 - Baker - RT - Não confirmado
07/03/2023 - Manguinhos - RE
01/03/2023 - Halliburton - RT
01/03/2023 - Schlumberger - RT
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Fevereiro 
20 - Segunda-feira de Carnaval - 21 Terça Carnaval - 22 Quarta feira de cinzas (facultativa)
--------------------------------------------------------------------------------------------------
27/02/2023 - RSB - Assembleia ACT - Trabalhadores rejeitaram a proposta da empresa e ratificaram a manutenção da proposta original elaborada por eles
23/02/2023 - ExxonMobil -RE- Nos enviaram a minuta do ACT para assinaturas
23/02/2023 - Schlumberger RE -"Considerando a rejeição do GYMPASS fica válido o resultado da última assembleia" e garantido que " O referido pleito poderá ser analisado nas próximas negociações".

15/02/2023 - RSB - Assembleia ACT - A empresa solicitou adiamento para 27/02/2023 mesmo horário
14/02/2023 - Reunião Mensal dos Aposentados e Confraternização - Clube de Engenharia recebe reencontro do Sindipetro-RJ com sua base de aposentados e pensionistas
13/02/2023 - Colegiado extraordinário
13/02/2023 - Exxon Assembleia 
09/02/2023 - NRDC 537/06/2023
08/02/2023 - Exxon Mobil - RT - ACT 2023 
07/02/2023 - Refinaria de Manguinhos - Reunião da comissão de aposentados com o jurídico do sindicato (URV e Triênio) 
07/02/2023 - RSB RE - Contra proposta, argumentamos e os representantes da empresa ficaram de marcar novo reunião antes da Assembleia
06/02/2023 - Colegiado polêmico
06/02/2023 - RSB - Assembleia ACT 2023 - Suspensa, aguardando reunião com a empresa em 07/02/2023.
01/02/2023 - TOTAL - RT
Aguardando Manguinhos RE
01/02/2023 - Exxon Mobil RT - adiaram para 08/02/2023
--------------------------------------------------------------------------------------------------
06/01/2023 - RT RSB (Não tem Comissão RT ainda)
09/01/2023 - Continuidade da Assembleia Gympass - Schlumberger transferida a pedido para 27/01/2023
10/01/2023 - RE SHELL
11/01/2023 - RSB - RT - Reunião Ampliada Trabalhadores e elaboração da 1ª proposta
13/01/2023 - NTS - Assembleia ACT Sede CCO e Volta Redonda
15/01/2023 - Petrom - Solicitamos reunião 
16/01/2023 - Exxon Mobil RE - Respondendo e solicitando nossos emails, adiaram para 23/01/2023
16/01/2023 - Transpetro Sede - CIPA 
17/01/2023 - Reunião Mensal dos Aposentados Petrobras
18/01/2023 - Shell - Assembleia ACT - Cláusulas Sociais e Econômicas
23/01/2023 - Exxon Mobil - RT
23/01/2023 - Enauta - Assembleia PLR
25/01/2023 - NTS - Sede Japeri e Volta Redonda adiada "Sine Die"
25/01/2023 - Shell - PN_2_Assembleia
27/01/2023 - Exxon Mobil - RE - ACT 2023
27/01/2023 - Schlumberger - Continuidade da Assembleia Gympass
31/01/2023 - Shell - PN_3 - Assembleia
31/01/2023 - REFIT - enviamos email solicitando primeira reunião.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Estamos elaborando/realizando um calendário para 2023 visando manter os ACT´s em dia.
É bom para o trabalhador e não sobrecarrega a empresa na atualização da folha .   
-----------------------------------------------------------------------
Faltando agendar  para prosseguirmos negociações
-----------------------------------------------------------------------
Petrogal - 
3- Em 08/05/2023 solicitaram a primeira rodada para 31/05, refutei, solicitei que seja feita a negociação dentro do mês de maio que é a data base. Ficaram de responder.
2- Em 11/04/2023 solicitei  a relação com os novos membros dos Representantes dos Trabalhadores
1 - Enviada mensagem em 06/01/2023 retornará em breve

Origem Energia - enviada mensagem em 06/01/2023, resposta recebida "aguardando melhor momento da empresa". 
Último acordo foi de PLR (fechado) 21/07/2021
Para ACT em maio
Baker
    ADM
   ???  OFS - CLÁUSULA 29 – Os empregados dos setores de wireline, beacon, geoscience, copilot e RTO que trabalham em atividade de apoio ao trabalho offshore/ remoto e, portanto, devem desempenhar suas atividades no mesmo horário dos empregados offshore/ remoto, cumprirão uma jornada de trabalho efetiva de 12 (doze) horas diárias.
Parágrafo primeiro - Considerando que embora os empregados dos setores de wireline, beacon, geoscience, copilot e RTO trabalhem em jornada de 12 horas, estes gozam de repouso para alimentação e descanso, e podem usufruir de seu intervalo interjornadas livremente, estes terão direito a 01 (um) dia de folga para cada 1 (um) dia de trabalho neste regime.
Parágrafo segundo - Serão consideradas como “extraordinárias” as horas trabalhadas além da 12ª (décima segunda) diária. 

BG
BP - Nos reunimos com RE em 19/04/2023 - Encaminharão dia 20/04/2023
Central Resource
Maersk
Schlumberger
Sonangol - Assembleia 08/05/2023
Equinor
TOTAL - enviamos dados parciais em 18/04/2023
WWT do Brasil
Energy Paraná
3R Petroleum 
Petrorio - Frade/Tubarão Martelo e Polvo
Trident - Campo e Enxova


--------------------------------------------------------------------------------------------------
Apresentação Plataformas Base Sindipetro RJ





Empresas que atuam no Setor Petróleo



Indice

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Contra os discursos hipócritas
A PETROBRAS fica e todos os canalhas vão!

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Observatório dos Direitos Humanos

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Observação da Pandemia

ObservatórioCovid-19 BR (covid19br.github.io)

MST

Página inicial - MST


--------------------------------------------------------------------------------------------------

Socialismo Democrático Já!  Aqui -  https://polosocialista.com.br

--------------------------------------------------------------------------------------------------

De Olho nos Ruralistas - Observatório do Agronegócio no Brasil


Voltar ao topo


--------------------------------------------------------------------------------------------------



Voltar ao índice

Até a próxima transmissão, quinta-feira às 20 horas. Encontro marcado no canal professor Ivan Luiz de Maricá no You Tube, https://www.facebook.com/ivanluiz.deandrade.9/ e muito mais ...





 



https://www.youtube.com/channel/UCMrtORKaHE9jwZenjmFdwXg?view_as=subscriber

Se inscreva no canal, é fundamental para o nosso trabalho! Obrigado!!!

 -



Aqui está o vídeo dessa Reportagem Semanal NRDC 569/38/2023


Resumão
-------------
NRDC 569/38/2023 - 



Olá, sou o professor Ivan Luiz, jornalista, bacharel em geografia, petroleiro e diretor do Sindipetro RJ. Minha missão é contribuir com conhecimentos, informações, reflexões e soluções para que nós, que exercemos a cidadania, tenhamos maior e melhor qualidade de vida, com dignidade e de maneira respeitosa. Quer conhecer mais sobre minha trajetória, prática de vida e meus projetos? Então acesse nas redes sociais meus trabalhos, todos são abertos e gratuitos, para que possamos somar forças ... Toda quinta-feira às 15:00 realizamos transmissão ao vivo pelo Facebook (spmsindipetrorj) que ficará disponível em professorivanluizdemarica.blogspot.com onde ficam todos os meus links, e no Canal Professor Ivan Luiz de Maricá no You tube, tem bastante conteúdo também, inscreva-se para que possamos alcançar mais pessoas dedicadas a continuar a obra desse Grande Arquiteto.! Obrigado, e até a próxima!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário