quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

NP 422 - Esclarecimentos sobre as eleições no Sindipetro-RJ, Nota oFicial, Breve História da relações raciais no Brasil - Privatização Petrobras -


 NP 422






Esclarecimentos sobre as eleições para a nova direção do Sindipetro-RJ

Em 18/12/2020 - Postado 15:04h em Destaque 2Eleições2020 André Lobão

 

Processo de votação está suspenso por conta de um mandado de segurança obtido junto à Justiça do Trabalho por uma integrante da Chapa 3

 

Um mandado de segurança proferido pela Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro, da 1ª Região, obtido por uma integrante da Chapa 3 suspendeu nesta quinta-feira (17/12/2020) o processo de votação virtual para as eleições da nova direção do Sindipetro-RJ e do Conselho Fiscal.

 

Inicialmente uma liminar requerida pela Chapa 3 foi indeferida, na 82º Vara.

 

Neste mandado de segurança foi sorteada uma relatora que proferiu uma decisão monocrática, ou seja, não uma decisão colegiada, como é o caso da sentença do mandado de segurança, que é proferida por órgão colegiado.

 

Após a suspensão do processo de votação presencial devido aos 5 casos de COVID-19 registrado entre os mesários, a mesma Chapa entrou com mandado de segurança, fazendo com que o processo, iniciado em 30/11/2020, fosse suspenso em seu último dia de votação. Até o momento da suspensão, a Comissão Eleitoral havia registrado quase 2.000 votos, entre ativos, aposentados e pensionistas.

 

Sob a justificativa de maior democratização e inclusão dos aposentados e pensionistas no processo eleitoral, a Chapa 3 requer a anulação do atual pleito e realização de novo processo somente no formato presencial.

Cabe lembrar que diante da pandemia da COVID-19, e dos riscos de contaminação das pessoas, a Comissão Eleitoral e as chapas participantes aprovaram o processo de votação virtual, contando ainda com mesas presenciais em unidades operacionais e na sede do Sindicato. Esta realidade foi posteriormente restrita ao processo de votação virtual em função dos casos de COVID-19 mencionados.

 

Portanto, é de causar estranheza, que a partir da ciência dos fatos, aprovação em conjunto do modelo de votação e da concordância da suspensão do processo presencial por conta do recrudescimento da pandemia, que uma das chapas tente judicializar o processo eleitoral vigente.

 

Ao longo deste processo, o Sindipetro-RJ tem se colocado de forma transparente e isenta, colocando à disposição das chapas concorrentes suas ferramentas de comunicação, dando suporte e orientação aos associados que encontrem qualquer dificuldade de acesso ao sistema de votação.

 

Sendo assim, o Sindicato espera que o bom senso se estabeleça e que o processo seja retomado e que a categoria petroleira possa exercer de forma democrática seu direito de escolha de sua representação.

 

Após mais de 1.800 petroleiros votarem, eleições são suspensas.

Eleições Sindipetro RJ 2020

 

PROCESSO DE VOTAÇÃO SUSPENSO

Eleições Sindipetro RJ 2020

Topo



Breve história das relações raciais no Brasil


A existência do racismo segue o homem. O sentimento humano sempre tentou mostrar sua superioridade sobre os outros animais, além de se diferenciar de outros homens considerados inferiores. Na Índia, no Código de Manu, o estrangeiro e o pária social não tinham equivalência legal. Em hindu, o elenco é “baru”, uma palavra que significa cor, o que mostra, possivelmente, alguns sentimentos racistas. Por outro lado, o Talmud, dos hebreus, transborda sua sabedoria sobre a virtude da humanidade. O homem não deve se sentir orgulhoso ou exaltado sobre outras coisas, pois se ele / ela foi criada por Deus no sexto dia do processo de criação, o mosquito foi criado antes dele / dela. A Bíblia nos ensina que Moisés, aquele que libertou os hebreus, teve contra ele murmúrios de repreensão e desaprovação de Aarão e Miriã, porque ele se casou com a etíope. (Números 12.1). A compensação divina restauraria a justiça, mesmo de maneira irônica, porque “Miriam ficou leprosa, branca como a neve” (Nm 12.10).

Se alguém concorda ou discorda de François Jacob, prêmio Nobel de Biologia, quando afirma que o conceito de raça é, para nossa espécie, não operacional (o que significa que a “raça” branca ou negra não existe), ainda temos que viver com racismo quando, reafirmamos, não há meios científicos que possam mostrar a existência de diferentes raças na espécie humana. As palavras racismo, preconceito e discriminação, apesar de lidarem com conceitos convergentes, não têm o mesmo significado. “

Com o termo racismo entendemos que não é uma descrição da diversidade das raças ou dos grupos humanos étnicos, realizada pela antropologia física ou biologia, mas uma referência do comportamento individual à raça a qual ele pertence e, principalmente, o uso político de alguns resultados científicos aparentes, para nos fazer acreditar na superioridade de uma raça sobre as outras”. O racismo é a pretensão de superioridade branca sobre os negros que faz com que uma ideia, de acordo com aqueles que ocupam uma posição melhor no status social, seja autorizada a praticar atos que reduzam ou dominem os supostos inferiores.

O Brasil, enquanto colônia de Portugal, sempre teve escravidão. Trabalho envolvendo terra usou escravos com algumas exceções. No início do século XIX, embora a escravidão fosse adotada por Portugal, que na época era a metrópole brasileira, a existência de mão-de-obra escrava não interessava aos ingleses interessados ​​em criar um mercado consumidor na América do Sul. Nessa época, o tráfico de escravos era liderado por Portugal e levou a Coroa inglesa a pressionar os portugueses a acabar com o tráfico de negros. A partir de 25 de março de 1807, o tráfico foi considerado ilegal por sujeitos ingleses e, a partir de 1º de março de 1808, um crime contra a humanidade. O principal alvo dessas medidas era Portugal (e suas colônias) onde existia o trabalho escravo. Em 1810, os ingleses forçaram os portugueses a assinarem um “Tratado de Cooperação e Amizade”, assinado pelo conde Linhares e Lorde Strangford, no qual esse assunto foi mencionado. À medida que o tráfico de escravos continuava, a nova pressão inglesa culminou na aprovação da primeira lei brasileira contra o tráfico de escravos, em 7 de novembro de 1831.

 

Topo


Programa 422 - Semana de 25 a 31/12/2020 – 53ª Última Edição do ano  Fonte - Ricardo Cravo Albin

 

Notícias Petroleiras e outras, estes são os nossos módulos.

Vinheta 03

Editorial

31/12/2020

 

Me encontre - Aqui

 

Ivan Luiz Jornalista – Reg. CPJ 38.690 - RJ –1977..

I – Eleições Sindipetro-RJ

Homenageados na cultura brasileira,  destaque para

Simone Bittencourt de Oliveira  25/12/1949 Salvador, BA– Xande de Pilares(Alexandre Silva de Assis 25/12/1969 Rio de Janeiro, RJ) -  Valzinho Norival Carlos Teixeira 26/12/1914 Rio de Janeiro, RJ  25/1/1980 Rio de Janeiro, RJ - João Evangelista  27/12/1889 Lorena, SP 25/1/1970 São José dos Campos, SP - Maurício Tapajós  Gomes 27/12/1943 Rio de Janeiro, RJ  21/4/1995 Rio de Janeiro, RJ - Téo Lima Teófilo Pereira Lima 28/12/1948 Maceió, AL

Relação completa dos aniversariantes de 25 a 31/12

Momento Reflexivo – Abertura e Encerramento

 

Momento Reflexivo Abertura

Aninha e suas pedras

Cora Coralina - 20/08/1889 - 10/04/1985

Não te deixes destruir...
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede.

 

Fonte: Poemas de Cora Coralina. A rica poesia de uma mulher simples. (mensagenscomamor.com)

Topo

Editorial

Privatização da Petrobras

1.     Após um ano de privatização, diretoria da BR aumenta salário em 272%
1030 trabalhadores tiveram reduções salariais a partir de janeiro. Saiba mais Venda da

2.     RLAM é o início de um monopólio privado, cuja conta cairá no colo do consumidor. A direção da Petrobrás anunciou que concluiu negociação com o fundo de investimentos dos Emirados Árabes, Mubadala Saiba mais.

3.     A quem deve servir a Petrobrás: ao Brasil ou ao mercado financeiro?

Criada em 1953 a Petrobrás obteve registro na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro em 21 de agosto de 1956, e teve seu primeiro negócio em bolsa em dezembro de 1957.Saiba mais

 

Desejamos a todos e todas que nos dão a honra da audiência que no ano de 2021 tenhamos mais lucidez nas nossas atitudes e pensamentos, e que o bom senso, a fraternidade e a solidariedade esteja presente em nosso dia a dia.

Topo

 

I - 2021, o ano em que iremos buscar mais Deus e espiritualidade
Topo

 

Relação completa dos aniversariantes da semana. Intervalo compreendido do dia 25 a 31/12


25

26

27

 Aline (74 anos)
 
Don KB (50 anos)
 Ermelinda A. Paz (71 anos)
 
Geraldo Roca (5 anos)
 Guti Carvalho (68 anos)
 
Hermes Fontes (90 anos)
 
Jonas Vieira (86 anos)
 
Lira Neto (57 anos)
 
Lucina (70 anos)
 
Luís Bandeira (97 anos)
 
Simone (71 anos)
 Xande de Pilares (51 anos)

 Armando Pittigliani (86 anos)
 
Carlos Guinle (64 anos)
 
Edu Letti (46 anos)
 Helvius Vilela (79 anos)
 Lony Rosa (76 anos)
 
Noel Guarani (79 anos)
 
Olho de Vidro (42 anos)
 
Roberto Muniz (51 anos)
 
Sérgio Justen (47 anos)
 
Tom Cardoso (48 anos)
 
Valzinho (106 anos)

 Cacaso (33 anos)
 
De Chocolat (64 anos)
 
Denise Dalmacchio (55 anos)
 Gerli Goldfarb (70 anos)
 
Jean Pierre Zanella (63 anos)
 
João Evangelista (131 anos)
 
Juliano Cézar (59 anos)
 
Leonel Faria (85 anos)
 
Marlene Cavalcanti (72 anos)
 
Maurício Tapajós (77 anos)
 
Miúcha (2 anos)
 
Romildo (79 anos)
 Spartaco Rossi (27 anos)
 
Vasco Debritto (69 anos)
 
Verdi de Carvalho (135 anos)

28

28

30

 Abel Cardoso Júnior (82 anos)
 
Alexandre Branco Weffort (58 anos)
 Bid (54 anos)
 
Carlos Eduardo Castilho (51 anos)
 
Eduardo Toledo (56 anos)
 
Fred Williams (94 anos)
 
Homero Dornelas (30 anos)
 
Larissa Manoela (20 anos)
 
Luís Fernando Vieira (75 anos)
 Nenete (32 anos)
 
Olavo Bilac (102 anos)
 
Pierre Barouh (4 anos)
 
Salvador Ferrando Lamberty (73 anos)
 
Salvador Sobral (31 anos)
 
Thomas Roth (69 anos)
 
Tuta Guedes (42 anos)
 
Téo Lima (72 anos)
 
Vicente Salles (82 anos)
 
Wanessa Camargo (38 anos)

 Aline Calixto (40 anos)
 
Canarinho (93 anos)
 
Clara Redig (77 anos)
 
Claudio Almeida (70 anos)
 
Cássia Eller (19 anos)
 
David Miguel (94 anos)
 
Delegado (99 anos)
 
Eduardo Braga
 
Frederico Coelho (46 anos)
 
Lauro Gomes de Araújo (80 anos)
 
Max Bulhões (117 anos)
 
Paulo Tapajós (30 anos)
 
Roberta Campos (43 anos)
 
Rubinho Bastos (75 anos)
 
Simone Sou (50 anos)
 Tiganá Santana (38 anos)

 Abenaias Xavier Padilha (73 anos)
 
Aloysio de Oliveira (106 anos)
 
Ciro de Sousa (109 anos)
 Delacruz (23 anos)
 
J Resende (75 anos)
 
J. Resende (75 anos)
 Jesy Barbosa (33 anos)
 
João Pacífico (22 anos)
 
Luís da Câmara Cascudo (122 anos)
 
Mestre Jonas (9 anos)
 
Paulo Emílio (30 anos)
 Piska (9 anos)
 
Renato Andrade (15 anos)

31

 André Fraga (45 anos)  Arrelia (115 anos)  Artur Virou Bode (133 anos)  Bi Cosmo (54 anos)  Capiba (23 anos)  Carolina Cardoso de Menezes (21 anos)  Darcy do Jongo (88 anos)  Dilan Camargo (72 anos)  Euclides Fonseca (91 anos)  Fernanda Porto (55 anos)  João Rebouças (63 anos)  Juliano Cézar (1 ano)  Marcelo Salazar (67 anos)  Marcelo Yuka (55 anos)  Marcos Lucena (61 anos)  Meire Pavão (12 anos)  Mário Reis (113 anos)  Pinto Filho (131 anos)  Renato de Oliveira (40 anos)  Rita Lee (73 anos)

Topo                                                                                                                                 

Momento Reflexivo Encerramento
Adentro da Madrugada


Na nefasta madrugada adentro
Em um sinistro silêncio
Seja ela quente ou fria
Independe do tempo
Estão às ratazanas
Vorazes a roer indiscriminadamente
As entranhas do País
Ali, naquele momento
O que mais interessa
São seus próprios preconceitos
“Preconceitos” malignos
O País é saqueado
De maneira abrupta
Em um verdadeiro
Festival de canalhice
Todos naquela hora
São canalhas e corruptos
Cada um querendo
Uma porção maior
Não existe o menor respeito entre eles
Ratazanas, patifes, calhordas
O povo sendo subtraído
Nos mínimos direitos
Políticos que se vendem ao menor preço
Só querem saciar os seus nefastos interesses
O País serve como um imenso banquete
Sendo totalmente corroído
Devastando as suas estruturas
Deixando a balançar ao vento
As ratazanas insaciáveis continuam sorrindo
O País sendo vendido a preço vil

Antônio Furtado

Topo

Olá, sou o professor Ivan Luiz, jornalista, bacharel em geografia, petroleiro e diretor do Sindipetro RJ. Minha missão é contribuir com conhecimento, informação, reflexões e soluções para que nós, cidadãos brasileiros, tenhamos maior qualidade de vida com dignidade e respeito. Quer conhecer mais sobre minha trajetória e meus projetos? Então acesse minhas redes sociais. Os canais são abertos para que possamos somar forças ...Toda quinta-feira às 15:00 realizamos transmissão ao vivo pelo Facebook (spmsindipetrorj) que ficará disponível no site www.professorivanluiz.com.br , professorivanluizdemarica.blogspot.com e no Canal Professor Ivan Luiz de Maricá no You tube, inscreva-se! Obrigado.

Se inscreva no youtube  esse é meu canal  clique e se inscreva.

Topo


Nenhum comentário:

Postar um comentário