Alerta de audiência

Olá, sou o Professor Ivan Luiz, bacharel em geografia, perito judicial e ambiental, Jornalista Reg. CPJ 38.690 RJ desde 1977,petroleiro e diretor Coordenador da Secretaria das Empresas Privadas do Sindipetro-RJ. Minha missão é contribuir com conhecimentos, informações, reflexões e soluções para que nós, que exercemos a cidadania, tenhamos maior e melhor qualidade de vida, com dignidade e de maneira respeitosa. Quer conhecer mais sobre minha trajetória, prática de vida e meus projetos? Então acesse nas redes sociais meus trabalhos, todos são abertos, para que possamos somar forças ... Todo domingo às 19:00 realizamos transmissão ao vivo pelo Facebook que ficará disponível em professorivanluizdemarica.blogspot.com onde ficam todos os meus links, e no Canal Professor Ivan Luiz de Maricá no You tube, tem bastante conteúdo também, inscreva-se para que possamos alcançar mais pessoas dedicadas a continuar a obra desse Grande Arquiteto.! Atualmente minha atuação profissional, pessoal é na área de recuperação tributária (apenas administrativamente), o que faz com que o retorno seja rápido e eficiente, pode agendar uma vídeo conferencia visando tirar todas as possíveis dúvidas, atendemos em todo o Brasil, através do e-mail contato@professorivanluiz.com.br. Obrigado, e até a próxima!!!
       ...

sábado, 7 de maio de 2022

NP 493/19/2022 - Casa do Silveirinha: Bangu - Passado Presente e Futuro / Os três recados diretos dos EUA ao inominável sobre o sistema eleitoral e a democracia brasileira; leia análise (msn.com)

Olá, sou o professor Ivan Luiz, jornalista, bacharel em geografia, petroleiro e diretor do Sindipetro RJ. Minha missão é contribuir com conhecimentos, informações, reflexões e soluções para que nós, que exercemos a cidadania, tenhamos maior e melhor qualidade de vida, com dignidade e de maneira respeitosa. Quer conhecer mais sobre minha trajetória, prática de vida e meus projetos? Então acesse nas redes sociais meus trabalhos, todos são abertos e gratuitos, para que possamos somar forças ... Toda quinta-feira às 15:00 realizamos transmissão ao vivo pelo Facebook (clique) que ficará disponível em professorivanluizdemarica.blogspot.com tem todos os meus links, e no Canal Professor Ivan Luiz de Maricá no You tube, tem bastante conteúdo também, inscreva-se para que possamos alcançar mais pessoas dedicadas a continuar a obra desse Grande Arquiteto.! Obrigado, e até a próxima!!!

    

Notícias Petroleiras & Outras em 12/05/2022 
Dia 10 de janeiro de 2012 foi a primeira transmissão, e hoje chegamos a 493 e a 19ª do ano 2022 - Transmissão simultânea aqui 
https://www.facebook.com/ivanluiz.deandrade.9

 





Petrobras precisa voltar a ser brasileira

Quem defende o Brasil é acusado de comunista e quem explora o Brasil é reconhecido como investidor, quem perde é a população brasileira anestesiada pela mídia golpista e ilusionista que estão de braços dados com o poder das forças... Acobertando!

Mulher tem que ganhar mais porque engravida!


Grande Ubirany 
Fundo de Quintal
Sindicalização Já!


Wladimir Muti comunica o falecimento do irmão do nosso companheiro Pertence, Argemiro Pertence Neto, que foi operador comigo na Reduc, a matrícula dele era 513979 e a minha 513980, depois de operador foi inspetor de equipamentos e e no final engenheiro, foi diretor da Aepet . Tenho ótimas lembranças dele na vida profissional e como meu vizinho. Grande lutador pelas liberdades democráticas. Vivia ultimamente em Juiz de Fora. Deixo aqui meus sentimentos aos familiares e companheiros petroleiros.

1 minuto de silencio por favor e pelo pavor que ainda vive o Povo Brasileiro sob a égide negacionista!


1- "O coronavírus continua nos fazendo de bobos com novos truques" (msn.com)



664.564
11/05

Fonte: Consórcio 
450.000 ou mais, poderiam estar conosco ainda!

Cronômetro

Visite e participe da luta
Home - RioOnWatch

Visite e se atualize!
Telesurtv

Óbito também é alta!  
Eles não mudam a postura e continuam negando a CIÊNCIA!
     

Aqui não tem mentiras 
 
https://sindipetro.org.br/

Clique e Defenda a Petrobras aqui 

Visite 
FNP

 

https://professorivanluizdemarica.blogspot.com/





CLT x CLC

Uma reflexão para quem quer negar o inafastável conflito de classe no Direito do Trabalho.



Nossa Moção de Apoio a Evo Morales


🇧🇴⚖🎙 Extraordinário Evo Morales!

Apresentação do Presidente da Bolívia Evo Morales perante a reunião de Chefes de Estado dos países produtores de petróleo. Com linguagem simples, transmitida em tradução simultânea para mais de uma centena de Chefes de Estado e dignitários de países produtores de petróleo, conseguiu inquietar o público ao dizer:

«Aqui então eu, Evo Morales, vim encontrar os que celebram o encontro.

Aqui, então, eu, um descendente daqueles que povoaram a América há quarenta mil anos, vim para encontrar aqueles que a encontraram há apenas quinhentos anos.

Aqui, então, estamos todos. Sabemos o que somos, e isso é suficiente.

Eu, vindo da nobre terra americana, declaro que a alfândega europeia me pede papel escrito com visto para poder descobrir quem me descobriu.

Eu, vindo da nobre terra americana, declaro que o irmão usurário europeu me pede o pagamento de uma dívida contraída por Judas, a quem nunca autorizei a me vender.

Eu, vindo da nobre terra americana, declaro que o irmão advogado europeu me explica que toda dívida é paga com juros, mesmo que seja vendendo seres humanos e países inteiros sem pedir seu consentimento.

Estou descobrindo-os. Também posso reivindicar pagamentos e também posso reivindicar juros. Está registrado no Arquivo das Índias, papel após papel, recibo após recibo e assinatura após assinatura, que somente entre 1503 e 1660, 185.000 quilos de ouro e 16 milhões de quilos de prata chegaram a San Lucas de Barrameda vindos da América.

Pilhagem? Eu não acreditaria! Porque seria pensar que os irmãos cristãos quebraram seu Sétimo Mandamento.
 
Espoliação? Impeça-me, Tanatzin, de imaginar que europeus, como Caim, matam e negam o sangue de seu irmão!
 
Genocídio? Isso seria dar crédito aos caluniadores, como Bartolomé de las Casas, que descrevem o encontro como a destruição das Índias, ou pessoas ultrajantes como Arturo Uslar Pietri, que afirma que o início do capitalismo e a atual civilização europeia se devem ao inundação de metais preciosos!

Não faça! Esses 185 mil quilos de ouro e 16 milhões de quilos de prata devem ser considerados como o primeiro de muitos outros empréstimos amistosos da América, destinados ao desenvolvimento da Europa. O contrário seria presumir a existência de crimes de guerra, o que daria o direito não só de exigir o retorno imediato, mas também de indenização por danos.

Eu, Evo Morales, prefiro pensar na menos ofensiva dessas hipóteses.

Essas fabulosas exportações de capitais nada mais foram do que o início de um plano "Marshalltesuma", para garantir a reconstrução da Europa bárbara, arruinada por suas deploráveis guerras contra cultos muçulmanos, criadores de álgebra, medicina, banhos diários e outras conquistas superiores da civilização.

Portanto, ao comemorarmos o V Centenário do Empréstimo, podemos nos perguntar: nossos irmãos europeus fizeram um uso racional, responsável ou pelo menos produtivo dos fundos tão generosamente adiantados pelo Fundo Indo-Americano Internacional? Lamentamos dizer não.

Estrategicamente, eles o desperdiçaram nas batalhas de Lepanto, em exércitos invencíveis, em Terceiros Reichs e outras formas de extermínio mútuo, sem outro destino a não ser acabar ocupado por tropas gringas da OTAN, como no Panamá, mas sem canal.

Financeiramente, eles não conseguiram, depois de uma moratória de 500 anos, cancelar o capital e seus juros, e se tornar independentes da renda líquida, das matérias-primas e da energia barata que todo o Terceiro Mundo exporta e fornece a eles.

Esse quadro deplorável corrobora a afirmação de Milton Friedman segundo a qual uma economia subsidiada nunca pode funcionar e nos obriga a exigir deles, para seu próprio bem, o pagamento de capital e juros que tão generosamente demoramos todos esses séculos em cobrar.

Ao dizer isso, esclarecemos que não nos rebaixaremos a cobrar de nossos irmãos europeus as vis e sangrentas taxas de juros de 20 a 30 por cento, que nossos irmãos europeus cobram dos povos do Terceiro Mundo. Limitar-nos-emos a exigir a devolução dos metais preciosos adiantados, acrescidos dos modestos juros fixos de 10 por cento, acumulados apenas nos últimos 300 anos, com 200 anos de carência.

Nesta base, e aplicando a fórmula europeia de juros compostos, informamos aos descobridores que nos devem, como primeiro pagamento da sua dívida, uma massa de 185 mil quilos de ouro e 16 milhões de quilos de prata, ambos valores elevados à potência de 300.

Ou seja, um número cuja expressão total exigiria mais de 300 algarismos, e que excede em muito o peso total do planeta Terra.

Muito pesadas são essas pilhas de ouro e prata. Como eles pesam calculado em sangue?
Argumentar que a Europa, em meio milênio, não conseguiu gerar riqueza suficiente para pagar esses juros modestos seria o mesmo que admitir seu fracasso financeiro absoluto e/ou a irracionalidade insana dos pressupostos do capitalismo.

Tais questões metafísicas, é claro, não incomodam a nós índios americanos.

Mas exigimos a assinatura de uma Carta de Intenções que disciplina os povos devedores do Velho Continente e que os obrigue a cumprir o seu compromisso através de uma pronta privatização ou reconversão da Europa, que lhes permita entregá-la integralmente a nós , como o primeiro pagamento da dívida histórica...

Depois de viver e sonhar, há o que mais importa: acordar.

185 mil quilos de ouro e 16 milhões de quilos de prata! Esse foi o empréstimo da América para a Europa no século 16... Nós não devemos nada ao FMI, eles nos devem”.


Conexões a Textos (CT)

 CT 1- 

Diretor da CIA disse ao governo Bolsonaro para não mexer com eleição no Brasil, afirma Reuters (msn.com)

CT 2-

Pequim pode parar (msn.com)

CT 3-

 Covid:descoberta de 2 novas subvariantes na África do Sul podem apontar futuro da pandemia (msn.com)

CT 4-

Covid-19:mortes ocorreram em meio à "indiferença geral", diz cientista que orienta governo francês (msn.com)

CT 5-

Mais de 1 trilhão de reais arrecadados este ano; é o Bolso-estupro (msn.com)

CT 6-

ONU:com guerra na Ucrânia, África enfrenta crise 'sem precedentes' (msn.com)

CT 7-

Rússia:  OTAN não leva a sério a ameaça nuclear

CT 8-

Por que a China também vê a Otan como ameaça e teme que chegue até suas fronteiras (msn.com)

CT 9-

Rússia celebra o 76º (2021) aniversário da Vitória sobre o nazismo - Hora do Povo

CT 10-

Redução de jornada sem reduzir remuneração. Muito pelo contrário! 
 
 

Destaques Culturais nacionais e internacionais que merecem nossos respeitos!

Programação Completa encontrarás aqui

Ivan Luiz Jornalista Reg. CPJ 38.690 - RJ –1977


Homenagem especial ao aniversariante de 12/05 - Ubirany


Conexões a vídeos (V) e textos dos vídeos (TV)

V01-

WhatsApp: grupos são atualizados e podem receber 512 participantes; novidade chegará ao Brasil após o fim das eleições

 TV1-

V02-

Boi cote

TV2

V03-

Reencontrar um novo caminho – Stédeli (COMITÊS)

TV3

V04-

Casa do Silveirinha: Bangu - Passado Presente e Futuro

TV4

V05

Pobreza se agrava nos EUA - Tem favelas ou não?

TV5

V06-

Pobreza se agrava nos EUA - Tem favelas ou não?

TV6

V07

EPISÓDIO ESPECIAL: Como nasceu nosso planeta | HISTORY

TV7











Vídeo 1

 Vídeo 2

 Vídeo 3


Vídeo 4

Vídeo 5

Vídeo 6

Topo

Vídeo 7



Topo


 
Vídeo 10 Destaque

 
Destaques da semana


Lembrando em 1º de Maio data-base / diversas empresas e acrescentando que 

Inflação de abril é a maior para o mês desde 1996

Trata-se da maior inflação para o período de 1 ano desde outubro de 2003 (13,98% - IPCA).
                                             
Imagens da semana
1 - É ou não a nossa Bandeira Nacional?
Bem x Bens

2 - Quem poderá discordar do pensamento abaixo?

Voltar ao topo


Homenagem especial às Mães (magem da semana)




Diversos temas

Alerta 1 -  Cartão de aproximação



Alerta 2 - TSE comemora marca histórica de jovens eleitores nas Eleições 2022

Entre janeiro e abril deste ano o país ganhou 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos, um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018.

Ao encerrar o cadastro eleitoral para as Eleições 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) celebra a superação de todos os recordes já registrados pela Justiça Eleitoral. O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal, ministro Edson Fachin, na abertura da sessão dessa quinta-feira (5).

“Entre janeiro e abril deste ano o país ganhou 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos, que no dia 2 de outubro comparecerão às urnas para exercer o nobre e digno direito do voto”, destacou.

Esse número representa um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018 e de 57,4% em relação aos quatro primeiros meses do ano em 2014. As ações da Justiça Eleitoral realizadas durante a Semana do Jovem Eleitor, entre os dias 14 e 18 de março, se refletiram nos números.

Segundo Fachin, a juventude brasileira foi convocada a participar das eleições em outubro, e a resposta foi impressionante.

Em março deste ano, o Brasil contou com o ingresso de 522.471 novos eleitores de 16 a 18 anos. Em abril esse número foi de 991.415 jovens com o primeiro título, um salto de 89,7% quando comparado ao mês anterior.

A Justiça Eleitoral mostrou toda a força que tem nessa reta final do fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições 2022, encerrado no dia de ontem. Nos últimos 31 dias, foram registrados 8.951.527 pedidos, sendo 4.557.342 de forma presencial nos cartórios pelo sistema Elo e 4.394.185 solicitações feitas de forma virtual pelo Título Net.

Iniciativa pioneira

A Semana do Jovem Eleitor de 2022, promovida pelo TSE e por todos os 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), teve como objetivo atrair o público de 15 a 18 anos de idade. A iniciativa foi criada em 2015 e visa aumentar cada vez mais o número de brasileiras e brasileiros que contribuem para a escolha dos representantes políticos do país.

Uma resolução do TSE permitiu que eleitores com 15 anos tirem o título, mas só podem exercer o direito do voto aqueles jovens que tenham completado 16 anos até o dia do primeiro turno das eleições.

No período da Semana, o Portal do Tribunal publicou uma série de notícias com as principais informações sobre o pleito deste ano, legislação eleitoral, alistamento, transferência e regularização do título de eleitor, entre outros tópicos, tudo para que o público jovem não tenha nenhuma dúvida quanto a prazos e regras das eleições e possa votar com segurança e confiança.

Além disso, as redes sociais do TSE e dos TREs conversaram de forma mais direta com os jovens. Essa mobilização nacional contou com a parceria de diversos influenciadores digitais, clubes de futebol, organizações da sociedade civil e instituições públicas e privadas.

Um dos destaques da Semana foi o tuitaço para conscientizar a juventude sobre a importância de tirar o título de eleitor realizado no dia 16 de março. Segundo dados do Twitter, foram publicados durante a mobilização cerca de 6,8 mil tuítes com esse tema, que chegaram às telas de mais de 88 milhões de pessoas. Mais de 4,7 mil usuários da plataforma participaram da iniciativa, seja com publicações próprias ou com a retransmissão de postagens feitas por pessoas a quem seguem.

 Voltar ao topo

Alerta 3 - Porque as petrolíferas americanas não resgatam a Europa? (msn.com)

 Voltar ao topo

Alerta 4 - Reflexõespara teoria do Estado Nacional: imperialismo, EUA - expansão
Voltar ao topo

Atenção!
Os canalhas culpam a Petrobras


Voltar ao topo




PETROBRAS


Observatório Social da Petrobras

Privatômetro

Voltar ao topo

Observatório dos Direitos Humanos

Saiba mais
Voltar ao topo

Observação da Pandemia

ObservatórioCovid-19 BR (covid19br.github.io)

Voltar ao topo


MST
Página inicial - MST

Voltar ao topo

Socialismo Democrático Já!
 Aqui -  https://polosocialista.com.br

Voltar ao topo

Relação dos nossos aniversariantes e homenageados de 06 a 12/05

Relação dos nossos aniversariantes e homenageados de 06 a 12/05

06

Fátima Guedes – 1958 -RJ, RJ - Cantora. Compositora. Criada na Zona Norte do Rio de Janeiro, começou a compor aos 15 anos. Em 1973, concorreu no Festival de Música da Faculdade Hélio Alonso, classificando-se em 1º lugar com sua canção “Passional”. Compôs trilhas sonoras para o teatro, como “Onze fitas”, e “O dia da caça”, de José Loureiro Sua canção “Meninas da cidade” foi gravada e incluída por Elis Regina no show “Transversal do tempo”. Em 1979, gravou seu primeiro disco, “Fátima Guedes”. No ano seguinte, participou do Festival da Nova Música Brasileira com “Mais uma boca” e gravou novo disco também intitulado “Fátima Guedes”. Em 1981, lançou “Lápis de cor”, LP que alcançou sucesso da crítica especializada. Dois anos depois, com destaque para a canção “Absinto”, gravou o LP “Muito prazer”.

07


Orestes Barbosa -
Orestes Dias Barbosa – 1893 - RJ, RJ - Compositor. Poeta. Escritor. Jornalista.  Nasceu no bairro carioca de Vila Isabel. Depois de seu nascimento sua família morou na ilha de Paquetá, mudando-se para a Gávea quando ele tinha sete anos. Seu pai chamava-se Caetano Lourenço da Silva Barbosa e era major. Sua mãe chamava-se Maria Angélica Bragança Dias Barbosa. A família passou por dificuldades financeiras ao longo de toda a sua infância. Por causa disso não frequentou a escola. Aprendeu a ler sozinho, vendo os letreiros de bondes e manchetes de jornais com a ajuda de um vizinho, Clodoaldo de Moraes, pai de Vinícius de Moraes, que também lhe ensinou as primeiras lições no violão, quando ele tinha dez anos.  Em 7 de maio de 1902, o jornalista João Guedes de Melo registrou no jornal “O Paiz”, o aniversário do menino: “Aniversaria hoje Orestes Dias Barbosa, meigo e talentoso menino que se faz estimar por quem o vê, tão clara e reveladora é a sua inteligência.” Entrou para a escola aos 12 anos, O Liceu de Artes e Ofícios, onde aprendeu o ofício de revisor. Aos 13 anos, venceu um concurso literário na revista “Tico-tico”. Em 1907, então com 14 anos, empregou-se como revisor do jornal “O Século”, dirigido por Rui Barbosa. Aos vinte anos, tornou-se repórter do “Diário de Notícias”, também sob a direção de Rui Barbosa. Além de repórter, trabalhou como revisor, secretário e cronista, exercendo todas as funções dentro de um jornal. Uma das manchetes criadas por ele, a pedido de Rui Barbosa, tornou-se célebre: “Cortou o mal pela raiz”, anunciava um caso policial em que a esposa cortara o órgão sexual do marido que a havia traído. Trabalhou nos periódicos “A gazeta de Notícias”, “A Manhã”, “O Radical”, “Opinião”, “O Mundo”, “A Hora”, “O Avante”, “A Folha”, “A Noite”, “O Dia”, “A Notícia”, “O Globo”, “Diretrizes”, “A Pátria” e “A Imprensa”.

08


Billy Blanco -
William Blanco de Abrunhosa Trindade – 1924 - Belém, PA - Compositor. Cantor. Instrumentista. Arquiteto.  Dedicou-se à música e à poesia desde os tempos do ginásio, participando de programas de rádio como “Hora juvenil”, da Rádio Clube de Belém (PA), PRC-5. Mais tarde, começou a atuar em clubes.  Fez parte, em sua cidade natal, do conjunto Os Gaviões do Samba, que se apresentava no Cassino Marajó.  Iniciou sua formação universitária na Escola de Engenharia do Pará.  Em 1946, mudou-se para São Paulo, onde estudou arquitetura na Universidade Mackenzie. Nessa instituição, foi convidado a dirigir a parte de música popular do show de abertura da Mac-Med, tradicional competição realizada entre os universitários do Mackenzie e da Faculdade de Medicina. Atuou, também, como músico de dancings. Compôs, nesse ano, as músicas “Samba de morro”, “Outono” e “Prece de um sambista”. Dois anos depois, transferiu-se para o Rio de Janeiro, diplomando-se como arquiteto em 1950 pela então Universidade do Brasil. Dedicou-se à música sem abandonar a profissão de arquiteto. Estudou teoria e harmonia com Aída Gnatalli e, mais tarde, com Célia Vaz.

Dona Neuma - Neuma Gonçalves da Silva 1922 – RJ, RJ - Pastora. Personalidade pública da Mangueira. Nasceu no subúrbio de Madureira, no Rio de Janeiro. Filha de Saturnino Gonçalves, um dos fundadores do Bloco dos Arengueiros, que mais tarde originou a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Sobrinha de outro compositor da escola, Arthurzinho. Além de seus filhos de sangue, criou e educou 18 filhos adotivos. Faleceu no dia 17 de julho no Hospital Salgado Filho, vítima de acidente vascular cerebral, consequência de cirurgia para a retirada de um coágulo no cérebro. Considerada a Primeira-Dama da Mangueira, sua casa era frequentada por personalidades como Noel Rosa, Villa-Lobos, Negrão de Lima e o prefeito Pedro Ernesto, além de Chico Buarque, Tom Jobim e Ricardo Cravo Albin. Integrou, na década de 1970, o Conselho Superior das Escolas de Samba, órgão fundado pela Associação das Escolas de Samba e criado por Amaury Jório. Em 2008, em sua homenagem, foi inaugurada a Escola Tia Neuma 2, na Vila Olímpica da Mangueira, para 500 crianças de seis a 14 anos. A escola, com ensino gratuito em horário integral com aulas de esportes, ciências, biblioteca e laboratório de informática, foi inaugurada em solenidade presidida pelo governador Sérgio Cabral, sendo uma parceria do Estado com a iniciativa privada (Santa Mônica Centro Educacional). O evento contou com as presenças de Nélson Sargento e do ex-mestre-sala Delegado, além da cantora Alcione (que cantou o Hino Nacional) e da Banda do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, a presidente da escola, Eli Gonçalves da Silva, a Chininha, filha da homenageada, declarou: “Ela tinha relação forte com a educação. Não era professora, mas ajudou a alfabetizar muitas crianças no morro”.

09


Cesar Costa Filho – 1944 – RJ, RJ - Compositor. Cantor.  Começou a compor em 1966, com Ronaldo Monteiro de Souza, tendo apresentado suas primeiras músicas no programa “A grande chance”, da TV Tupi (RJ). Foi um dos fundadores do Movimento Artístico Universitário (MAU), ao lado de Aldir Blanc, Ivan Lins e Gonzaguinha.  Em 1968, estudante do curso de Letras da Universidade Gama Filho, classificou em terceiro lugar sua canção “Meu tamborim” (c/ Ronaldo Monteiro de Souza), interpretada por Beth Carvalho, no I Festival Universitário.  No ano seguinte, conquistou o terceiro e o quinto lugares no II Festival Universitário, com as canções “Mirante”, interpretada por Maria Creuza, e “De esquina em esquina”, defendida por Clara Nunes, ambas em parceria com Aldir Blanc. Ainda em 1969, conquistou o terceiro lugar no IV Festival Internacional da Canção (FIC) com “Visão geral”, composta em parceria com Ruy Maurity e Ronaldo Monteiro de Souza.  Em 1970, participou do V FIC, classificando a canção “Diva” (c/ Aldir Blanc). Em seguida, foi convidado, juntamente com seus companheiros do MAU, para comandar o programa “Som Livre Exportação”, da Rede Globo Em 1972, lançou um compacto simples contendo suas canções “Dose pra leão” e “Vermelho como um camarão”, compostas em parceria com Walter Queirós.  No ano seguinte, gravou o LP “E os sambas viverão”, com destaque para “Anastácio: samba enredo para um sambista morto” (c/ Walter Queiroz).  Ainda na década de 1970, lançou os LPs “Bazar” (1977), “César Costa Filho” (1978) e “Outro verão” (1970).  Em 1980, gravou o LP “Nesse mundo”.  Como compositor, participou de trilhas sonoras de novelas, como “Minha doce namorada”, “À sombra dos laranjais”, “O cafona”, “O homem que deve morrer”, “As locomotivas”, “Uma rosa com amor”, “O preço de um homem” e “Sonho meu”.  Atuou na criação de jingles e na composição de músicas infantis gravadas por Xuxa, Angélica e Mara. Interrompeu sua carreira de intérprete, para assumir, por três mandatos consecutivos, a presidência da União Brasileira dos Compositores.  Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Clara Nunes, Dóris Monteiro, Elis Regina, Claudette Soares, Elizeth Cardoso, Beth Carvalho, Vanusa, Antônio Marcos, Eliana, Xuxa, Angélica e Rosana, entre outros.

 


Felisberto Martins - Felisberto Augusto Martins Filho – 1904 – RJ, RJ - Compositor. Letrista. Foi diretor artístico da gravadora Odeon. Sócio fundador da SBACEM, sociedade arrecadadora de direitos autorais na qual também atuou como membro da diretoria, exercendo o cargo de vice-tesoureiro. Considerado um incansável batalhador na defesa dos direitos autorais.  Sua atuação artística iniciou-se na década de 1920. Teve sua primeira composição gravada em 1928 pela Orquestra Típica Pixinguinha-Donga, o samba “Os teus beijos”, em disco lançado pela Parlophon. Em 1935, a marcha “Média quatro”, com Roberto Paula, foi lançada na Victor por Jaime Brito. Fez com Lupicínio Rodrigues aquele que seria seu maior sucesso, o samba “Se acaso você chegasse”, gravado por Cyro Monteiro em 1938 na Victor. No ano seguinte, outra parceria com Lupicínio Rodrigues foi gravada por Cyro Monteiro, também na Victor, o samba “Enquanto a cidade dormia”. Teve também a batucada “Adeus orgia, adeus”, com Djalma Esteves gravada na Odeon por Moreira da Silva, a marcha “Linda espanhola”, com Ciro de Souza registrada por Edmundo Silva, a marcha “Quando eu for bem velhinho”, com Lupicínio Rodrigues, e a marcha “Touradas na avenida”, com J. B. de Carvalho, lançadas por J. B. de Carvalho, também na Odeon. Ainda em 1939, Nuno Roland registrou na Odeon o samba “Foi o seu amor”, e a valsa-canção “No carnaval da vida”, ambas com Cristóvão de Alencar

Rússia celebra o 77º(2022) aniversário da Vitória sobre o nazismo - Hora do Povo

10


Heitor Catumbi - Heitor Leite Sodré - 1895 RJ, RJ - Compositor. Era afilhado do violonista Manduca do Catumbi, com quem aprendeu a tocar cavaquinho. Nasceu no bairro carioca de São Cristóvão. Ainda criança, começou a tocar nas festas de São Cristóvão. Tio da cantora Odaléia Sodré. Trabalhou na Fábrica de Chapéus Mangueira e depois em uma fábrica de biscoitos, e em uma estamparia, além de ter sido aprendiz no Arsenal de Guerra. Em 1911, quando tinha 16 anos de idade, ingressou na Polícia Militar. Dois anos depois, ingressou na Polícia Civil, onde permaneceu até 1915, quando, por intermédio do Senador Pinheiro Machado, ingressou como meio-oficial na Casa da Moeda, lá ficando até 1918. Nesse ano, ingressou como aprendiz de artes gráficas no Jornal do Commercio, onde atuou ainda como aprendiz de mecânica. Trabalhou depois no jornal “O País”, para onde transferiu-se em 1921, como emendador, trabalhando depois como linotipista. Trabalhou ainda nos jornais “A Notícia” e “A Folha”. Neste último, chegou a ter uma coluna em versos, onde dava palpites para o jogo do bicho. Em 1926, passou a trabalhar como extranumerário na 2ª Vara do 1º Ofício, onde se aposentou como oficial de justiça. Teria sido ele o criador do samba de breque, criação, aliás, que sempre reivindicou.

11


Senhora Divanise – Esposa do Diretor Furtado – Sindipetro RJ

Carlos Lyra - Carlos Eduardo Lyra Barbosa – 1939 - Compositor. Cantor. Violonista. Nasceu no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro. Filho mais velho de José Domingos Barbosa, oficial de marinha, e de Helena Lyra Barbosa. Irmão de Sérgio Henrique Lyra Barbosa (oficial de marinha) e de Maria Helena Lyra Fialho (professora de artes cênicas). Começou a fazer música com um piano de brinquedo aos sete anos de idade, passando, em seguida, para a gaita de boca. Ainda adolescente, quebrou a perna num campeonato de salto à distância. O acidente lhe obrigou a um repouso na cama durante seis meses. Para passar o tempo, foi-lhe oferecido um violão e o Método Paraguaçu. Ao receber alta do médico, já dominava o instrumento. Estudou no Colégio Santo Inácio, foi semi-interno no Colégio São Bento e concluiu o antigo segundo grau no Colégio Mallet Soares, em Copacabana, onde conheceu o compositor Roberto Menescal, com quem montou a primeira Academia de Violão, por onde passaram Marcos Valle, Edu Lobo, Nara Leão e Wanda Sá, entre outros. Participou da primeira geração da Bossa Nova junto com seu parceiro Ronaldo Bôscoli, os também parceiros Tom Jobim e Vinícius de Moraes e o intérprete João Gilberto, todos representados no LP “Chega de Saudade”, lançado em 1959. Saiu do Brasil em 1964, só retornando em 1971. Casou-se com a atriz e modelo norte-americana Katherine (Kate) Lyra, na Cidade do México em 1969, com quem tem uma única filha, Kay Lyra, cantora popular de formação clássica.

12


Bebel Gilberto - Isabel Gilberto de Oliveira – 1966 - Nova York, EUA - Cantora. Compositora. Filha de João Gilberto e Miúcha. Neta de Sérgio Buarque de Holanda. Sobrinha do compositor Chico Buarque e das cantoras Ana de Hollanda e Cristina Buarque.  Ainda menina, atuou como vocalista em gravações e participou dos musicais infantis “Saltimbancos” e “Pirlimpimpim”. Em 1983, gravou um LP com Pedrinho Rodrigues, contendo obras de Geraldo Pereira. Lançou, em 1986, um compacto duplo, contendo suas composições “Mais feliz”, “Amigos de bar” e “Preciso dizer que te amo”, todas de sua parceria com Dé e Cazuza, e “Tua na lua” (c/ Dé e Rachel), além de “Nós” (Roberto Frejat e Cazuza). Participou, em 1986, do disco “Há sempre um nome de mulher”, produzido por Ricardo Cravo Albin, interpretando com Miúcha a faixa “Jou-jou e balangandans”  Lamartine Babo). Em 1991, mudou-se para Nova York. Atuou com David Byrne, Arto Lindsay e DJ Towa Tei (do Dee-Lite). Apresentou-se em espaços como Zanzibar e Red lion Pub, em Manhattan. Em 1998, apresentou-se, com João Gilberto, no Carnegie Hall, em Nova York. No final da década de 1990, mudou-se para Londres.

Jamelão - José Bispo Clementino dos Santos – 1913 – RJ, RJ - Cantor. Compositor. Nascido no bairro de São Cristóvão, começou a ganhar a vida aos nove anos como pequeno jornaleiro. Ganhou o apelido de Jamelão na gafieira Jardim do Meyer, um dos muitos endereços de seu aprendizado de crooner. Foi levado à Mangueira pelo lendário compositor Gradim, amigo de Cartola e Carlos Cachaça, apesar de ter iniciado a trajetória de sambista acompanhando a mãe, Dona Benvinda, que saía na Escola Deixa Malhar, no Engenho Novo. Trabalhou como operário antes de começar a cantar em gafieiras. Faleceu aos 95 anos vítimas de infecção generalizada na Clínica Pinheiro Machado onde estava internado. Seu corpo foi velado na quadra da Escola de samba Estação Primeira de Mangueira, sendo seu caixão coberto pelas bandeiras da Mangueira e do Vasco da Gama, e sepultado no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju.


Walter Wanderley - Walter José Wanderley Mendonça – 1932 - Recife, PE - Instrumentista (pianista e organista). Iniciou sua carreira profissional em Pernambuco. No final da década de 1950, mudou-se se para São Paulo, onde passou a atuar com o conjunto do Bar Claridge.  Mais tarde, atuou com o conjunto da Boate Oásis, levado por Isaura Garcia, com quem veio a se casar.  Sua primeira gravação foi registrada em 1959, tocando órgão na faixa “E daí?” (Miguel Gustavo), em disco de Isaura Garcia lançado pela gravadora Odeon.  Atuou nas boates Michel e Rêverie, tocou em bailes e apresentou-se em programas de televisão.  Em 1960, foi convidado para trabalhar no Captains Bar do Hotel Comodoro, com o grupo que passou a se chamar Walter Wanderley e seu Conjunto, com o qual acompanhou, em gravações e programas de televisão, diversos cantores como Isaura Garcia, com quem foi casado, Dóris Monteiro, João Gilberto, Morgana e Francisco Egídio, entre outros.  No início da década de 1960, gravou os LPs “Eu, você e Walter Wanderley” (1960), “Walter Wanderley” (1961) e “Sucessos dançantes em ritmo de romance” (1961).  Em 1962, lançou os LPs “O sucesso é samba” e “Samba é samba com Walter Wanderley”, que incluiu “O barquinho” (Menescal e Bôscoli) e “Palhaçada” (Haroldo Barbosa e Luis Reis), entre outras.  Em 1963, lançou o LP “O samba é mais samba com Walter Wanderley”, registrando “Corcovado” (Tom Jobim) e “A mesma rosa amarela” (Capiba e Carlos Pena Filho), e o LP “Walter Wanderley e o bolero”, com destaque para as faixas “Sabor a mi” (Álvaro Carrilho) e “Solamente una vez” (Agustin Lara), e “Samba no esquema de Walter Wanderley”.  Em 1964, mudou a formação de seu conjunto.  Apresentou-se no Juan Sebastian Bar e fechou contrato com a gravadora Philips, que lançou, ainda nesse ano, os LPs “Entre nós” e “Órgão, sax e sexy”, com Portinho, e “O toque inconfundível de Walter Wanderley”.  No ano seguinte, gravou os LPs “O autêntico Walter Wanderley”, “Samba só” e “Quarteto Bossamba”.  Em 1966, lançou o LP “Sucessos + Boleros = Walter Wanderley”. Transferiu-se, nesse ano, para os Estados Unidos, onde viveu até o final de sua vida. Ainda em 1966, gravou “Samba de Verão” (c/ Paulo Sérgio Valle), alcançando o 2º lugar nas paradas de sucesso norte-americanas.  São também da década de 1960 seus LPs “Rainforest” (1966), “A certain smile, a certain sadness”, gravado com Astrud Gilberto, “Chegança” (1967), “Popcorn” (1967), com Luiz Henrique, “Kee-ka-roo” (1967), “Batucada” (1968), “When it was done” (1968) e “Moondreams” (1969).  Na década de 1970, lançou os LPs “The return of the original Walter Wanderley sound” (1971) e “Brazils greatest hits!” (1972).  Em 1981, gravou o LP “Perpetual motion love”.  Faleceu em São Francisco, no dia 1 de setembro de 1986. Dez anos depois, foram lançadas as coletâneas “The fantastic Walter Wanderley – Boss of the bossa nova” e “Samba swing!”.

 

Ubirany - Ubirany Félix do Nascimento – 1940 – RJ, RJ - Cantor. Compositor. Instrumentista. Dançarino Um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal, ao lado de Jorge Aragão, Almir Guineto, Sereno, Arlindo Cruz e Bira Presidente. O grupo, que surgiu no início da década de 1980, oriundo dos encontros de amigos e dirigentes do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos, que após o futebol faziam uma roda de samba, se tornando o precursor de um movimento que iria, mais tarde, dominar o mercado fonográfico brasileiro por um bom período. O “pagode”, como ficou conhecido pela grande massa, teve no grupo Fundo de Quintal sua principal estrela durante anos, quando foi substituído por outros grupos, criados pela febre que atingiu todas as companhias fonográficas. Criou uma forma singular de tocar repique de mão, que através dos anos se espalhou por todo o Brasil. Atuava como fisioterapeuta e administrador, trabalhando por anos no serviço público federal, pelo qual se aposentou. Faleceu em decorrência de complicações com a COVID-19.

 

Textos dos vídeos


 Texto Vídeo 🤜🏿7🤛🏼#EspecialHistory #History2 #EpisodioCompleto EPISÓDIO ESPECIAL: Como nasceu nosso planeta Uma travessia mágica pela história de nosso planeta. Iniciaremos há 4,5 bilhões de anos, quando se formou, até o presente. Através de gráficos computadorizados, comentários de especialistas e um pouco de imaginação, descobriremos a incrível história deste planeta ao qual chamamos de “lar”. #EspecialHistory #History2 #EpisodioCompleto Onde assistir HISTORY SKY 76 / 476 | Claro NET 83 / 583 | Oi TV 83 | Vivo TV Cabo e Fibra: 96 / 596 - DTH: 347 / 835 | GVT 61 HISTORY2 SKY 477 | Claro NET 594 | Oi TV 84 | Vivo TV Cabo e Fibra: 97/597 - DTH: 368/839 | GVT 65 Redes Sociais: Facebook: http://facebook.com/canalhistory Instagram: https://instagram.com/canalhistory Twitter: http://twitter.com/canalhistory Assine o canal do HISTORY no Youtube: http://www.youtube.com/subscription_c... Baixe History Play para Android: https://play.google.com/store/apps/de... Baixe History Play para iOS: https://itunes.apple.com/br/app/histo... History Play na web: https://historyplay.tv
Topo

 





 





https://www.youtube.com/channel/UCMrtORKaHE9jwZenjmFdwXg?view_as=subscriber

Se inscreva no canal, é fundamental para o nosso trabalho! Obrigado!!!





Olá, sou o professor Ivan Luiz, jornalista, bacharel em geografia, petroleiro e diretor do Sindipetro RJ. Minha missão é contribuir com conhecimentos, informações, reflexões e soluções para que nós, que exercemos a cidadania, tenhamos maior e melhor qualidade de vida, com dignidade e de maneira respeitosa. Quer conhecer mais sobre minha trajetória, prática de vida e meus projetos? Então acesse nas redes sociais meus trabalhos, todos são abertos e gratuitos, para que possamos somar forças ... Toda quinta-feira às 15:00 realizamos transmissão ao vivo pelo Facebook (spmsindipetrorj) que ficará disponível em professorivanluizdemarica.blogspot.com tem todos os meus links, e no Canal Professor Ivan Luiz de Maricá no You tube, tem bastante conteúdo também, inscreva-se para que possamos alcançar mais pessoas dedicadas a continuar a obra desse Grande Arquiteto.! Obrigado, e até a próxima!!!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário