Notícias Petroleiras e outras, estes são os nossos módulos.
|
|
Vinheta
|
|
26/09/2019
Jornalista Reg. CPJ 38.690-RJ-1977.
|
Nossos Homenageados inesquecíveis da semana que proporcionaram grandes impactos na cultura brasileira e internacional destaque para: Dilermando Reis (103 anos) - Gonzaguinha (74 anos) –dia 22 Reizilan Cartola Neto (64 anos) – dia 23 - Roquette Pinto (135 anos) – dia 25 – Gal Costa (74 anos) – dia 26 hoje |
Fatos históricos relevantes que não podem ficar esquecidos da nossa memória destaque para o dia | |
.
|
|
Relação completa dos aniversariantes de 20 a 26/09 |
EDITORIAIS – 1 e 2
1- Justiça do Trabalho diz que Sindicato tem legitimidade para atuar nas dependências da empresa
2- O Tribunal Regional do Trabalho 1ª Região, através da 7ª Turma, em Acordão publicado nesta segunda-feira (23), assinado pela desembargadora Sayonara Grillo Coutinho da Silva reconheceu conduta antissindical da Petrobrás por conta da empresa negar acesso de dirigentes sindicais a seus prédios e unidades operacionais em 09 de janeiro de 2018, obrigando ainda a Petrobrás a pagamento de Dano Moral Coletivo.
3- “O sindicato tem legitimidade para atuar na defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria que representam em razão disso e considerando a importância da atuação da entidade sindical, em especial nas negociações que antecedem a data base, o ordenamento jurídico pátrio assegurou-lhe total liberdade, de forma que qualquer ato que impeça ou crie empecilho a sua atuação, ainda que pontualmente, deve ser considerado uma conduta antissindical e imediatamente reprimindo/removido para assegurar que o sindicato cumpra a sua missão constitucional, conforme Art. 8º da CF, Convenção 98 da OIT e art. 513 da CLT” – afirma o trecho do Acórdão.
3- “O sindicato tem legitimidade para atuar na defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria que representam em razão disso e considerando a importância da atuação da entidade sindical, em especial nas negociações que antecedem a data base, o ordenamento jurídico pátrio assegurou-lhe total liberdade, de forma que qualquer ato que impeça ou crie empecilho a sua atuação, ainda que pontualmente, deve ser considerado uma conduta antissindical e imediatamente reprimindo/removido para assegurar que o sindicato cumpra a sua missão constitucional, conforme Art. 8º da CF, Convenção 98 da OIT e art. 513 da CLT” – afirma o trecho do Acórdão.
4- Sobre o pagamento da indenização a titulo de Dano Moral Coletivo, que foi deferido em 1ª Instância, a condenação foi mantida em segunda instância, tendo o Acórdão, contudo, alterado a sentença, que destinava o montante da indenização à
entidade filantrópica a ser indicada pelo juízo na execução. Pelo Acórdão os recursos “devem ser destinados a “projetos de prevenção ou reparação de danos de bens jurídicos da mesma natureza”, qual seja, a sindical, sendo ainda “preferencialmente revertidos em proveito da região (Estado do Rio de Janeiro) e pessoas (entidades sindicais) impactadas”.
5- Como a sentença confirmou a tutela antecipada, para proibir a prática antissindical
e o Acórdão, por sua vez, a manteve, é totalmente inconcebível que a empresa impeça que os dirigentes sindicais exerçam, livremente, suas atividades, tal como já ocorreu na campanha, com o diretor Vinicius Camargo, como já denunciado pelo Sindipetro-RJ, que recebeu uma carta do GP da Petrobrás em represália por ter feito uma convocação para a assembleia do EDISEN no dia 15 de agosto. Não esqueçamos ainda os diretores Eduardo Henrique, Igor Mendes, Natália Russo e Gustavo Marun notificados extra judicialmente por ocasião destas mesmas assembleias, os quais impediram o GE Cláudio Costa de votar em sua própria proposta indecorosa de ACT. Vale também sempre lembrar os casos dos
diretores Antony Devalle, Moara Zanetti, Carla Marinho, Patricia Laier e Nilson Miranda, os quais sofreram (e sofrem) perseguições e/ou punições em função da atividade sindical.
diretores Antony Devalle, Moara Zanetti, Carla Marinho, Patricia Laier e Nilson Miranda, os quais sofreram (e sofrem) perseguições e/ou punições em função da atividade sindical.
Editorial 2 - Desaceleração na China pode prejudicar demanda por petróleo
23 Setembro 2019 -
- pode desacelerar a estratégia e estoques comerciais.
A China - que sozinha foi responsável por mais de dois terços do crescimento da demanda global de petróleo este ano - pode começar a reduzir as compras de petróleo para reservas estratégicas ou comerciais - já que pode estar chegando à sua capacidade de armazenamento, informou a Reuters.
Na sexta-feira, um funcionário da Administração Nacional de Energia da China (NEA) disse que Pequim tinha petróleo suficiente em estoque para cobrir 80 dias de importações, incluindo petróleo em sua Reserva Estratégica de Petróleo (SPR), armazenamento em empresas de petróleo e estoques comerciais.
Li Fulong, chefe de desenvolvimento e planejamento da NEA, divulgou essas informações após os ataques à infra-estrutura de petróleo saudita, que derrubaram 5,7 milhões de bpd - ou 5% do suprimento global de petróleo - e fizeram com que os participantes do mercado se esforcassem para avaliar como o petróleo importadores podem ser afetados.
A China disse na sexta-feira que os ataques não teriam impacto sobre o fornecimento de petróleo na rara divulgação de alguns detalhes sobre seus estoques de petróleo. Os 80 dias de cobertura de petróleo são próximos aos 90 dias recomendados pela Agência Internacional de Energia (AIE), dos quais a China não é membro.
Com base nos cálculos da Reuters, assumindo as importações de petróleo da China de janeiro a agosto, o armazenamento de petróleo por 80 dias para cobrir as importações de petróleo significaria que Pequim provavelmente terá cerca de 788 milhões de barris de petróleo em todos os tipos de armazenamento.
Se alguém presumir que a China reduziria o estoque de petróleo nos próximos meses, quando atingir 90 dias de cobertura das importações de petróleo ou se aproximar da capacidade de seu armazenamento, a demanda por petróleo poderá sofrer outro golpe, de ninguém menos que sua maior fonte de crescimento, o que reduziria os preços do petróleo.
Fonte: Oilprice.com
Data |
Fatos históricos relevantes que não podem ficar esquecidos da nossa memória
|
20
|
2012 no Panamá intensificam-se as lutas do povo indigéna Naso, da província de Bocas del Toro, no noroeste do país, há mais de uma década defendendo suas terras contra o projeto hidrelétrico Bonyic
|
21
|
1908 o Jornal do Commercio, do RJ, noticia uma greve, em Cachoeira de Itapemirim/ES, contra o atraso do pagamento dos trabalhadores que construíram a Estrada de Ferro Sul. O jornal burgês fala com naturalidade de um conflito entre grevistas e força pública”, com várias mortes. O historiador capixaba José Teixeira de Oliveira afirma que houve 72 mortes.
|
22
|
2003 neste mês, na Venezuela, é lançado o documentário A revolução não será televisionada, sobre a tentativa de golpe que o Presidente Hugo Chávez sofreu em abril de 2002. O filme mostra como a mídia burguesa manipulou fatos para favorecer os interesses da elite, divulgando a mentira de que Chávez havia renunciado. Também acompanha a multidão que sai às ruas para defender a volta do presidente.
|
23
|
1973 no Chile morre o poeta chileno marxista Pablo Neruda, firme apoiador de Salvador Allende. Em seu livro Paula, isabel Allende escreverá que Neruda faleceu de tristeza após ver fracassarem seus sonhos de um país mais justo com o golpe que instaurou a ditadura de Pinochet.
|
24
|
1983 como quase todos os anos, desde 1979, os 240 mil canavieiros de Pernambuco entram em greve por melhorias salariais,
|
25
|
1963 na República Dominicana o golpe de estado , apoiado pelos EUA, contra o governo de Juan Bosch, do Partido Revolucionário Dominicano. Ele foi o primeiro presidente eleito após os 30 anos da ditadura de Rafael Trujillo. O governo de Boch pretendia favorecer os camponeses e os trabalhadores. Foi acusado de comunista, afastado do poder e levado para o exilio em Porto Rico.
|
26
|
2015 está em cartaz, no RJ, o musical “Andança”, sobre a vida de Beth Carvalho. A sambista carioca abriu portas para os sambistas proletários. Ela apoiou as Diretas Já, defendeu a Revolução Cubana, foi amiga de Fidel Castro, defendeu a Libertação de Angola, onde esteve pessoalmente. Foi amiga de Chávez, Brizola e Oscar Niemeyer, como foi amiga do MST e defendeu a Reforma Agrária.
|
Módulo Destaque Cultural
Biografia – Dilermando Reis (103 anos) – Dia 22 - Dilermando dos Santos Reis 22/9/1916 Guaratinguetá, SP 2/1/1977 RJ - Violonista. Compositor. Começou a estudar violão com o pai, o violonista Francisco Reis, ainda na infância. Em 1931, aos 15 anos de idade, já era conhecido como o melhor violonista de Guaratinguetá. Neste mesmo ano, assistindo a um concerto do violonista Levino da Conceição, que se apresentava na cidade, tornou-se seu aluno e seu acompanhador, seguindo-o em suas excursões. Em 1933 chegou ao Rio de Janeiro, em companhia de Levino da Conceição e segundo contou em depoimento ao "MIS","ao desembarcarmos na Central, tomamos o bonde com destino à Lapa à procura do violonista João Pernambuco", que era amigo de Levino da Conceição. O violonista residia num quarto de uma república na Praça dos governadores, posteriormente Praça João Pessoa localizada no cruzamento da Av. Mem de Sá com a Rua Gomes Freire. Passaram o resto do dia e a noite com João Pernambuco, entre c nversas e música. Em 1934, Levino Conceição, a pretexto de ir a Campos, deixou pagos 15 dias de hotel para o jovem violonista e nunca mais voltou. Sozinho na cidade, procurou auxílio com João Pernambuco, que o acolheu. Em fins da década de 1930, envolveu-se num caso amoroso com Celeste, companheira de seu ex-professor Levino Conceição. O casal passou a residir na Rua Visconde de Niterói, próximo ao Morro de Mangueira.Viveram juntos por toda a vida. Trabalhou nas casas musicais Bandolim de Ouro e Guitarra de Prata. Foi amigo do ex-presidente Juscelino de Oliveira, e segundo seu depoimento: "Ajudei a construir, com minhas próprias mãos, o Catetinho. Meu violão foi o primeiro ouvido nos céus da nova capital. Fiz também a primeira música em homenagem à cidade que nascia".
Biografia Gonzaguinha (74 anos) –dia 22 - Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior 22/9/1945 Rio de Janeiro, RJ 29/4/1991 perto de Curitiba, PR - Filho do compositor e cantor Luiz Gonzaga e de Odaléia Guedes dos Santos, cantora do Dancing Brasil. Sua mãe morreu de tuberculose aos 22 anos, o que fez com que o pai, sem condições de criá-lo, devido aos shows que fazia pelo Brasil, o enviasse para ser criado pelos padrinhos, Henrique Xavier e Leopoldina de Castro Xavier, moradores do Morro de São Carlos, onde ele cresceu. Pai do compositor e cantor Daniel Gonzaga e da também cantora Fernanda Gonzaga . Aprendeu a tocar violão com o padrinho. Aos 14 anos, compôs sua primeira música, "Lembranças da primavera", seguida, mais tarde, por
"Festa" e "From US of Piauí", todas gravadas por seu pai, em 1967. Formou-se em Economia pela Faculdade de Ciências Cândido Mendes (RJ). Foi nessa época que travou contato com Ivan Lins, Aldir Blanc, Paulo Emílio,Cesar Costa Filho, entre outros, com os quais, fundou o MAU, Movimento Artístico Universitário. Devido ao caráter social de suas composições, foi inúmeras vezes convocado para se apresentar no DOPS, tendo sido constantemente alvo da censura. Faleceu em 1991, vítima de um acidente de automóvel nas proximidades de Curitiba (PR), após um show.
"Festa" e "From US of Piauí", todas gravadas por seu pai, em 1967. Formou-se em Economia pela Faculdade de Ciências Cândido Mendes (RJ). Foi nessa época que travou contato com Ivan Lins, Aldir Blanc, Paulo Emílio,Cesar Costa Filho, entre outros, com os quais, fundou o MAU, Movimento Artístico Universitário. Devido ao caráter social de suas composições, foi inúmeras vezes convocado para se apresentar no DOPS, tendo sido constantemente alvo da censura. Faleceu em 1991, vítima de um acidente de automóvel nas proximidades de Curitiba (PR), após um show.
Biografia Reizilan Cartola Neto (64 anos) – dia 23 - Reizilan dos Santos 23/9/1955 RJ Compositor. Cantor. Instrumentista. Violonista. Produtor. Estudou música no Colégio Costa Neto, Faculdade de Música Suam, Conservatório Brasileiro de Música e Escola de Música Villa-Lobos. Filho da cantora Creusa (Creuza Francisca dos Santos), filha adotiva do casal Cartola e Deolinda, que a adotou com apenas cinco anos. Tornou-se parceiro de Cartola em algumas composições recolhidas por sua mãe e finalizadas após do avô.
Biografia Roquette Pinto (135 anos) – dia 25 - Edgar Roquette Pinto 25/9/1884 RJ 18/10/1954 RJ - Fundador da radiofonia no Brasil. Escritor. Médico legista. Professor. Antropólogo. Etnólogo. EnsaÍsta. Fez o curso de humanidades no Externato Aquino. Em 1905, formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Depois de formado, iniciou estudos sobre os Sambaquis nas costas do Rio Grande do Sul. Em 1906, ingressou como professor assistente no Museu Nacional. Em 1911, foi Delegado do Brasil no Congresso de Raças, realizado em Londres. Em seguida, ficou uma temporada na Europa, dando prosseguimento a seus estudos. Em 1912, fez parte da Missão Rondon e passou várias semanas em contato com os Índios Nambiquaras. Em 1915, assumiu o cargo de Diretor do Museu Nacional, cargo no qual permaneceu até 1936. Em 1916, ingressou como Professor de História Natural na Escola Normal do Distrito Federal. Em 1917, publicou o livro "Rondônia - Antropologia etnográfica", que se tornou um clássico da antropologia brasileira. Em 1920, tornou-se professor de Fisiologia da Universidade Nacional do Paraguai. Em 1927, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Em 1932, fundou a Revista Nacional de Educação. Em 1933, publicou "Ensaios de
Antropologia Brasileira" e, em 1941, lançou o livro "Estudos brasilianos". No Ministério da Educação fundou e dirigiu o Instituto Nacional do Cinema Educativo. Em 1940, foi eleito diretor do Instituto Indigenista Americano do México.
Antropologia Brasileira" e, em 1941, lançou o livro "Estudos brasilianos". No Ministério da Educação fundou e dirigiu o Instituto Nacional do Cinema Educativo. Em 1940, foi eleito diretor do Instituto Indigenista Americano do México.
Biografia Gal Costa (74 anos) – dia 26 hoje - Maria da Graça Costa Penna Burgos 26/9/1945 Salvador, BA - Cantora.Maria das Graças Penna Burgos (1945), conhecida como Gal Costa, nasceu em Salvador, Bahia, no dia 26 de setembro de 1945. Filha de Arnaldo Burgos e Mariah Costa Penna ficou órfã de pai com 14 anos de idade. Trabalhou como balconista de uma loja de discos em Salvador. Em 1963 conheceu Caetano Veloso, apresentada por Dedé Gadelha, sua vizinha e amiga e futura esposa do cantor. Cresceu no Bairro da Graça, em Salvador. Na adolescência, trabalhou na loja de discos do jornalista Roni que, coincidentemente, foi, em 1972, promotor do show "Caetano & Chico", realizado em Salvador.Através desse emprego, sabia de todas as novidades musicais da época e tornou-se fã da bossa nova. Desde criança, tinha o sonho de ser cantora. No início dos anos 60, conheceu o ídolo João Gilberto que, segundo depoimento registrado no encarte da coleção "História da Música Popular Brasileira", disse-lhe, após a primeira vez em que a viu cantar:
"Você é a maior cantora do Brasil". Nessa mesma época, também conheceu Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil, formando o quarteto que, mais tarde, viria a ser conhecido como Doces Bárbaros, após participarem,
"Você é a maior cantora do Brasil". Nessa mesma época, também conheceu Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil, formando o quarteto que, mais tarde, viria a ser conhecido como Doces Bárbaros, após participarem,
juntos, de um espetáculo que resultou em um LP.
Relação completa dos aniversariantes da semana.
Intervalo compreendido do dia 20 a 26/09
20 Airton Barbosa (77 anos) - Aluísio Eustáquio dos Santos (133 anos) - Cláudio Ribeiro (66 anos) - César Nine (54 anos) - Gigante Brazil (11 anos) - Gilvan Chaves (100 anos) - Jayne (50 anos) - Joubert de Carvalho (42 anos) - Júlio Reis (86 anos) - Piratini (113 anos) - Ricardo Medeiros (66 anos) - Waldir Azevedo (39 anos) - Zuza Homem de Mello (86 anos) - Zé Maringá (87 anos)
21 Amaro Siqueira (111 anos) - Claudio Lyra (47 anos) - Eliana Macedo (93 anos) - Eustáquio Rebouças da Cruz (182 anos) - Hélio Sena (84 anos) - Levi Lima (37 anos) - Livardo Alves (84 anos) - Paulo Coelho (78 anos) - Renato da Rocinha (41 anos) - Siqueira (82 anos)
22 Abdon Lira (57 anos) - Ary do Cavaco (8 anos) - Betho Silva (65 anos) - Beto Marques (70 anos) - Carlos José (85 anos) - Chico Santana (108 anos) - Clídio Nigro (37 anos) - Dilermando Reis (103 anos) - Gonzaguinha (74 anos) - Nazareno (81 anos) - Paulo Baiano (68 anos) - Paulo Bellinati (69 anos) - Pereira Filho (105 anos) - Vanusa (72 anos) - Wem (36 anos)
23 Ado Benatti (111 anos) - Albino Pinheiro (86 anos) - Daúde (58 anos) - Deo (48 anos) - Gilda de Abreu (115 anos) -
Heitor dos Prazeres (121 anos) - Humberto Araújo (60 anos) - Humberto Porto (76 anos) - José Briamonte (88 anos) -
Lilico (21 anos) - Mestre Bera (22 anos) - Murillo Latini (49 anos) - Orlando Fraga (63 anos) - Paulo Ricardo (57 anos) -
Reizilan Cartola Neto (64 anos) - Silviolino (53 anos) - Thereza da Conceição (84 anos) - Ugo Marotta (77 anos) -
Ugo Marotta (77 anos) - Zé Bodega (16 anos) - Zé Fidélis (109 anos) - Ângelo Antônio (36 anos)
24 Benil Santos (7 anos) - Dom Pedro I (185 anos) - Edmilson Capelupi (57 anos) - Edmilson Capelupi (57 anos) -
Elza Maria (64 anos) - Kay Lyra (48 anos) - Oswaldo Jardim (16 anos) - Tião Motorista (23 anos) - Tomás Improta (71 anos)
25 Acyr Marques (66 anos) - Adilson Magrinho (73 anos) - Alex Moraes (55 anos) - Aline Muniz (36 anos) - André Midani (87 anos) - Artidoro da Costa (89 anos) - Claudio Cartier (69 anos) - Dilu Melo (106 anos) - Giselle Martine (52 anos) -
José Roberto (67 anos) - Luanda Cozetti (51 anos) - Luciane Dom (30 anos) - Lula Freire (81 anos) - Marco Pereira (69 anos) - Márcio Victor (40 anos) - Ricardo Calafate (60 anos) - Roquette Pinto (135 anos) - Sérgio de Pinna (84 anos)
26 Alcides Caminha (98 anos) - Baden Powell (19 anos) - Bertrand Morais (25 anos) - Bluebell (42 anos) - Cayê Milfont (62 anos) - Cláudio Chaves (56 anos) - Cláudio de Souza (68 anos) - Eduardo Gatto (43 anos) - Filipe Catto (32 anos) -
Gal Costa (74 anos) - Mario Adnet (62 anos) - Otacílio (96 anos) - Paulo de Freitas (62 anos) - Rafael Barata (39 anos) -
Tito Madi (1 ano)