Alerta de audiência

Olá, sou o Professor Ivan Luiz, bacharel em geografia, perito judicial e ambiental, Jornalista Reg. CPJ 38.690 RJ desde 1977,petroleiro e diretor Coordenador da Secretaria das Empresas Privadas do Sindipetro-RJ. Minha missão é contribuir com conhecimentos, informações, reflexões e soluções para que nós, que exercemos a cidadania, tenhamos maior e melhor qualidade de vida, com dignidade e de maneira respeitosa. Quer conhecer mais sobre minha trajetória, prática de vida e meus projetos? Então acesse nas redes sociais meus trabalhos, todos são abertos, para que possamos somar forças ... Todo domingo às 19:00 realizamos transmissão ao vivo pelo Facebook que ficará disponível em professorivanluizdemarica.blogspot.com onde ficam todos os meus links, e no Canal Professor Ivan Luiz de Maricá no You tube, tem bastante conteúdo também, inscreva-se para que possamos alcançar mais pessoas dedicadas a continuar a obra desse Grande Arquiteto.! Atualmente minha atuação profissional, pessoal é na área de recuperação tributária (apenas administrativamente), o que faz com que o retorno seja rápido e eficiente, pode agendar uma vídeo conferencia visando tirar todas as possíveis dúvidas, atendemos em todo o Brasil, através do e-mail contato@professorivanluiz.com.br. Obrigado, e até a próxima!!!
       ...

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

NP 318 03 jan 2019



Programa 318-Semana de 28/12/2018 a 03/01/2019  - 1ª Edição do ano  Fontes – 1 2 – 3 – 4 –

Notícias Petroleiras e outras, estes são os nossos módulos.
Vinheta 1
Disputa com FHC Lei 9478, Quebra Monopolio
03/01/2019
YouTube



1 - Série “Trabalhador Offshore”=> Parte 6
2 - Nossos Homenageados inesquecíveis da semana que proporcionaram grandes impactos na cultura brasileira e internacional -
3 - Fatos históricos relevantes que não podem ficar esquecidos da nossa memória
- Destaque Cultural para Dilermando Reis – Tia Dodô – Aloysio de Oliveira – Ernâni Alvarenga
5 - Saúde do Trabalhador – Acidentes, Incidentes e Desvios Parte III 
- Mundo do Petróleo
- Política e História, destaque para   
8 - Relação completa dos aniversariantes de 28/12/2018 a 03/01/2019


Data
2 - Nossos homenageados inesquecíveis da semana de grande impacto cultural
28
 Olavo Bilac (100 anos) -   Téo Lima (70 anos) -  Wanessa Camargo (36 anos)   Miucha  

29

 Cássia Eller (17 anos) -   Paulo Tapajós (28 anos)   -   Simone Sou (48 anos) 
30

Aloysio de Oliveira (104 anos) - 
31

Capiba (21 anos)  Rita Lee (71 anos) - 
01

Eduardo Dussek (60 anos) - 1931 Nasce o Esporte Clube Bahia (2019 88 anos) razão pela qual essa data
se tornou feriado mundial. 

02

03

Batatinha (21 anos)  Guilherme de Brito (96 anos) -   Tia Dodô (98 anos) - 

Data
3 - Fatos históricos relevantes que não podem ficar esquecidos da nossa memória

28

1918 a jovem Bertha Lutz, de 24 anos, publica no jornal A Semana artigo que defende os direitos da mulher. A luta pelo voto feminino ganha impulso no Brasil.
29

1972 Criméia Schmidt de Almeida é presa em SP grávida de sete meses. Ela havia retornado do Araguaia. Seu filho João Carlos nasceu meses depois na prisão em meio a torturas. Crimeia foi presa no Congresso da UNE em Ibiúna e entrou para clandestinidade após o AI-5. Participou da criação do Movimento Feminino pela anistia.
30

1879 o Rio de Janeiro está em meio a manifestações contra o aumento da tarifa dos bondes. A revolta do Vintém começou no dia 28, quando 5 mil pessoas se reuniram para ouvir o discurso do abolicionista e republicano José
Lopes Trovão
, um dos líderes do movimento que seria definitivamente reprimido em 04/01/1880. Quatro pessoas morreram e várias ficaram feridas.

31

1853 - nasce em Salvador (BA), Inês Sabino, feminista e lutadora abolicionista de destaque no século 19. Ela fez parte da Sociedade Pernambucana Ave Liberta, da qual participaram só mulheres. Escreveu o livro Mulheres Ilustres do Brasil.

01

1833, logo no inicio do ano de 1833, há um ataque das tropas oficiais a um quilombo na ilha dos Marinheiros, no Rio Grande do Sul, que abrigava vários negros fugitivos durante mais de dez anos. O líder é o Negro Lucas, que morreu na investida. Os demais membros conseguiram abandonar o local e se dispesar. Esse é um dos muitos exemplos da resistência dos negros e sua luta contra a escravidão.

02

1832 - neste ano, a jovem Nísia Floresta Brasileira Augusta, aos 22 anos, pública o livro Direitos das Mulheres e Injustiça dos Homens, um grito pela libertação das mulheres. Nascida em Papari/RN, ela se destacou pelo comportamento avançado na luta contra a sociedade patriarcal. É considerada uma das primeiras feministas no Brasil e na América Latina.

03

1898 nasce em Porto Alegre (RS) Luís Carlos Prestes, grande protagonista da história do Brasil. Liderou a Coluna Prestes, marcha de militares pelo país contra a oligarquia. Em 1935 comandou o levante comunista contra Vargas. Depois da redemocratização, em 45, elegeu-se senador pelo PCB, logo cassado. Na ditadura exilou-se e voltou ao país após a Anistia, em 1979. Faleceu em 07/03/1950, sem interromper por um dia sua longa militância.




4 - Módulo Destaque Cultural
Biografia Dilermando dos Santos Reis    22/9/1916 Guaratinguetá, SP  2/1/1977 Rio de Janeiro, RJ Violonista. Compositor. 


Começou a estudar violão com o pai, o violonista Francisco Reis, ainda na infância. Em 1931, aos 15 anos de idade, já era conhecido como o melhor violonista de Guaratinguetá. Neste mesmo ano, assistindo a um concerto do violonista Levino da Conceição, que se apresentava na cidade, tornou-se seu aluno e seu acompanhador, seguindo-o em suas excursões. 
Em 1933 chegou ao Rio de Janeiro, em companhia de Levino da Conceição e segundo contou em depoimento ao "MIS", "ao desembarcarmos na Central, tomamos o bonde com destino à Lapa à procura do violonista João Pernambuco", que era amigo de Levino da Conceição. O violonista residia num quarto de uma república na Praça dos Governadores, posteriormente Praça João Pessoa localizada no cruzamento da Av. Mem de Sá com a Rua Gomes Freire. Passaram o resto do dia e a noite com João Pernambuco, entre conversas e música. Em 1934, Levino Conceição, a pretexto de ir a Campos, deixou pagos 15 dias de hotel para o jovem violonista e nunca mais voltou. Sozinho na cidade, procurou auxílio com João Pernambuco, que o acolheu.
Em fins da década de 1930, envolveu-se num caso amoroso com Celeste, companheira de seu ex-professor Levino Conceição. O casal passou a residir na Rua Visconde de Niterói, próximo ao Morro de Mangueira. Viveram juntos por toda a vida. Trabalhou nas casas musicais Bandolim de Ouro e Guitarra de Prata. Foi amigo do ex-presidente Juscelino de Oliveira, e segundo seu depoimento: "Ajudei a construir, com minhas próprias mãos, o Catetinho. Meu violão foi o primeiro ouvido nos céus da nova capital. Fiz também a primeira música em homenagem à cidade que nascia"


Biografia Tia DodôMaria das Dores Rodrigues    3/1/1920 Barra Mansa, RJ -   6/1/2015 Rio de Janeiro, RJ Porta-bandeira.  

Ficou conhecida como Tia Dodô da Portela.  Seu primeiro desfile foi em 1935, ano em que a escola foi campeã pela primeira vez.  Morreu aos 95 anos de idade. Aos quatorze anos de idade fez sua estreia na escola de samba Portela, onde ocupou o posto de primeira porta-bandeira até a década de 1950.  Foi por muito tempo responsável pela organização da Ala das Damas, uma das mais tradicionais da escola. No ano 2000 voltou a desfilar como porta-bandeira, causando uma comoção geral na Marquês de Sapucaí. Em 2003 foi homenageada no Centro Cultural Carioca. Em 2004 ocupou o posto de Rainha de Bateria da Portela e recebeu o Estandarte de Ouro de “Personalidade do Ano”, concedido pelo jornal O Globo. Em 2009 foi celebrada no documentário “Velhas Guardas”, de Joatan Berbel, ao lado de outras personalidades do samba. Em 2013 apresentou-se  cantando sambas da Portela, ao lado de Tia Surica, no Centro Cultural da Light, no projeto “Meio-dia e meia em ponto”, com roteiro e apresentação de Ricardo Cravo Albin.


Biografia Aloysio de Oliveira    30/12/1914 Rio de Janeiro, RJ  20/2/1995 Los Angeles, EUA  

Produtor. Cantor. Compositor. Narrador. Nasceu no Rio de Janeiro, na Vila Martins da Mota, no bairro do Catete, a duas quadras do Palácio do Catete, sede do governo federal na época. Aos oito anos ganhou do pai um rádio "de galena", onde passava longo tempo ouvindo maxixes, chorinhos e tanguinhos brasileiros, além de muita música americana.  Ainda bem menino costumava ouvir o médico e compositor Joubert de Carvalho, que freqüentava a casa de uma vizinha da vila, onde tocava ao piano suas composições. Nessa época conheceu o futuro cantor Sílvio Caldas, que ainda trabalhava como chofer de outro vizinho da vila, o Dr. Godim. Aos 10 anos conheceu Hélio Jordão Pereira, que já estava aprendendo a tocar violão e ensinou-lhe os primeiros acordes no instrumento. Aos 12 anos, quando já fazia duetos com Hélio, mudaram-se para perto da vila os outros
futuros componentes do "Bando da Lua": os irmãos Armando, Stênio e Afonso. Os cinco meninos formaram um grupo musical que mais tarde receberia novas adesões: Ivo Astolfi e seus primos, que elevaram o número de integrantes para 12. Ficaram conhecidos como Bloco do Bimbo. 
Estudou no Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria, só para meninos, que ficava em frente à Vila Martins do Mota e era dirigido por padres barnabitas. Certo dia, depois de mandar um de seus professores para um lugar nada adequado para um padre ir, foi expulso do Zaccaria, indo terminar seus estudos no Liceu Francês, atual Franco-Brasileiro em 1931. Em 1932, por imposição dos pais, ingressou na Faculdade de Odontologia do Rio de Janeiro, de onde saiu formado dentista alguns anos depois, embora jamais tenha exercido a profissão. Em 1944 casou-se pela primeira vez com uma das
secretárias de Disney, a americana Nora, com quem teve uma única filha, Luise. Na mesma época comprou uma casa na 6040 St Clair Avenue, em North Hollywood. Seu segundo casamento foi com outra americana, Nikky Walker. Em 1963, casou-se com a cantora brasileira Silvia Telles, lançada por ele. Casou posteriormente com a cantora Cyva, do Quarteto em Cy. 
Faleceu em 1995, em Los Angeles. 

Biografia Ernâni Alvarenga    10/6/1914 São Paulo, SP  -  1/1/1992  Rio de Janeiro, RJ

Cantor. Compositor. Instrumentista. Nasceu no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Mudou-se para o Rio de Janeiro aos quatro anos.
Inicalmente aprendeu cavaquinho e aos 13 anos já atuava em regional. Compôs sua primeira música aos 14 anos de idade. Ao lado de Paulo Benjamim de Oliveira (Paulo da Portela) foi um dos fundadores do Grêmio
 Recreativo  e  Escola de Samba Portela., que unificou os blocos Baianinhas, Quem nos faz é o capricho, Vai como pode e Bloco Conjunto de Oswaldo Cruz, sendo este último, o qual fazia
parte. 
Tocava cavaquinho e quatro e cinco cordas. Aperfeiçou-se em cavaquinho tendo aulas com Luperce Miranda. Pertenceu à ala de compositores da Portela. Atuou como integrante da Velha da Guarda da Portela tocando cavaquinho e cantando. Algum tempo depois, afastou-se da vida artística em decorrência de uma doeça nas cordas vocais. Até falecer residia no subúbio de Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro 





5 - Módulo Saúde do Trabalhador
ANÁLISE DE RISCO APLICADA À SEGURANÇA DO TRABALHO NA ÍNDÚSTRIA  DE PETRÓLEO E GÁS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE CAMPO - SMS - EDSON JANSEN PEDROSA DE MIRANDA JÚNIOR
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Especialização em Engenharia de Campo - SMS da Universidade Federal do Maranhão, como requisito para obtenção do grau de Especialista em Engenharia de Campo - SMS. Orientador: Prof. Msc. Sérgio Sampaio Cutrim - São Luís 2013

 

(PDF)
ANÁLISE DE RISCO APLICADA À SEGURANÇA DO TRABALHO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E
GÁS
. Available from: https://www.researchgate.net/publication/319451465_ANALISE_DE_RISCO_APLICADA_A_SEGURANCA_DO_TRABALHO_NA_INDUSTRIA_DE_PETROLEO_E_GAS
[accessed Dec 18 2018]. 

Acidentes, Incidentes e Desvios Parte III – NP 318 

6 - Destaque Mundo do Petroleo...      


7 - Política e História Destaque...       


Movimento dos Trabalhadores Anarcossindicalistas Parte 1/5- O anarcossindicalismo era a ideologia dominante que sustentava o movimento trabalhador brasileiro no começo do século XX. Sindicatos e federações sindicais foram criados, pressionando principalmente para jornada de trabalho mais curtas, melhores condições de trabalho e salários maiores. Várias greves, como a do porto de Santos e dos trabalhadores ferroviários, foram inspiradas por simpatizantes anarquistas. Em 1906 aconteceu o primeiro Congresso Operário Brasileiro (COB), e a partir de então as celebrações do Dia Internacional dos Trabalhadores, com proeminentes anarquistas discursando, começaram a atrair grandes multidões. O segundo COB em 1913 foi inicialmente concebido para ser congresso anarquista pan-americano, mas apenas dois argentinos compareceram. A agitação dos trabalhadores eventualmente culminou na Greve Geral de 1917, maior em São Paulo e Rio de Janeiro, mas que ecoou por todo país.

8 – Relação completa dos aniversariantes da semana.      






Intervalo compreendido do dia 28/12/2018 a 03/01/2019




Nenhum comentário:

Postar um comentário