Alerta de audiência

Olá, sou o Professor Ivan Luiz, bacharel em geografia, perito judicial e ambiental, Jornalista Reg. CPJ 38.690 RJ desde 1977,petroleiro e diretor Coordenador da Secretaria das Empresas Privadas do Sindipetro-RJ. Minha missão é contribuir com conhecimentos, informações, reflexões e soluções para que nós, que exercemos a cidadania, tenhamos maior e melhor qualidade de vida, com dignidade e de maneira respeitosa. Quer conhecer mais sobre minha trajetória, prática de vida e meus projetos? Então acesse nas redes sociais meus trabalhos, todos são abertos, para que possamos somar forças ... Todo domingo às 19:00 realizamos transmissão ao vivo pelo Facebook que ficará disponível em professorivanluizdemarica.blogspot.com onde ficam todos os meus links, e no Canal Professor Ivan Luiz de Maricá no You tube, tem bastante conteúdo também, inscreva-se para que possamos alcançar mais pessoas dedicadas a continuar a obra desse Grande Arquiteto.! Atualmente minha atuação profissional, pessoal é na área de recuperação tributária (apenas administrativamente), o que faz com que o retorno seja rápido e eficiente, pode agendar uma vídeo conferencia visando tirar todas as possíveis dúvidas, atendemos em todo o Brasil, através do e-mail contato@professorivanluiz.com.br. Obrigado, e até a próxima!!!
       ...

domingo, 20 de janeiro de 2019

NP 320 em 17 jan 2019



Programa 320- Semana de 11 a 17/01/2019  - 3ª Edição do ano
 Fontes – 1 2 – 3 – 4 – Ricardo Cravo Albin


Notícias Petroleiras e outras, estes são os nossos módulos.
Vinheta 3
Interbras e Petromisa retornam 986 anistiados
17/01/2019
YouTube

profivanluiz

professorivanluiz

Ivan Luiz
1 - Série “Trabalhador Offshore”=> Parte 8
2 - Nossos Homenageados Aniversariantes inesquecíveis da semana, que proporcionaram grandes impactos na cultura brasileira e internacional -
3 - Fatos históricos relevantes que não podem ficar esquecidos da nossa memória destaque para o nascimento em 1943 do Vito Giannotti, na Itália.

5 - Saúde do Trabalhador –

6 - Mundo do Petróleo
7 - Política e História, destaque para CPI da Previdência
8 - Relação completa dos aniversariantes de  11 a 17/01/2019

Data
2 - Nossos homenageados inesquecíveis da semana de grande impacto cultural
11
12
13
14
15
16
17

Data
3 - Fatos históricos relevantes que não podem ficar esquecidos da nossa memória
11
1850 aconteceu o enforcamento do negro Chico Prego, líder de uma insurreição de escravos em Queimados(ES). O motivo foi ter exigido, com mais 300 companheiros, a alforria, prometida àqueles que construíram a Igreja de São José do Queimado.
12
1950 nesse ano nasce em Coruripe (AL) Gastone Lúcia Carvalho Beltrão, uma das tantas mulheres que se integraram à guerrilha do Araguaia para combater a ditadura civil-militar brasileira. Militante da ALN, “Rosa”, como era conhecida, foi torturada e morta em 22/01/1972.
13
1838 nasce em Cachoeira (BA) André Rebouças. Engenheiro negro, ganhou fama no Rio de Janeiro ao solucionar problema de abastecimento de água. Foi uma das vozes mais importantes em defesa da abolição da escravidão e da reforma agrária. Foi cofundador da Sociedade Brasileira Contra a Escravidao e ajudou a redigir o Manifesto da Confederação Abolicionista, em 1863.
14
1975 desaparece Elson Costa, membro do PCB responsável pelo departamento de propaganda do Partido. Ele havia atuado no Triangulo Mineiro e liderado uma greve de caminhoneiros. No dia anterior, o exercito havia invadido a gráfica que rodava a Voz Operaria, jornal do PCB pelo qual Elson era um dos responsáveis.
15
1943 nasce Vito Giannotti, na Itália. Aos 21anos ele veio para o Brasil e, durante 25 anos, trabalhou como metalúrgico em SP, enfrentando os senhores da FIESP, os pelegos do sindicato e a ditadura que os comandava. Obcecado pela comunicação dos trabalhadores, cria, junto com sua companheira Cláudia Santiago, o Núcleo Piratininga de Comunicação. Dedicou os últimos 23 anos de sua vida a ensinar esta arte a milhares de companheiros pelo Brasil afora.
16
1976 é preso pelo DOI-CODI de SP, o metalúrgico Manoel Fiel Filho, sob a acusação de receber o jornal A Voz Operaria, do PCB. Migrante de Alagoas, trabalhava na fábrica Metal Arte. Morreu no dia seguinte após ser torturado. Assim como aconteceu com o jornalista Vladimir Herzog, algumas semanas antes, a versão oficial de suicídio não convenceu e gerou forte comoção.
17
1970 é assassinado sob tortura, no Doi-Codi do Rio de Janeiro, o revolucionário Mário Alves, nascido na Bahia, Ex-constituinte cassado em 1946, foi diretor das publicações comunistas Novos Rumos e Voz Operária. Foi umdos fundadores do PCBR. É dado como desaparecido político.


4 - Módulo Destaque Cultura Jorginho do Império

Biografia    Jorge Antonio Carlos -  13/1/1943 Rio de Janeiro, RJ Cantor. Compositor. Filho de Mano Décio da Viola, compositor e fundador da Escola de Samba Império Serrano. Desde de criança freqüentou a escola, sendo um de seus mascotes. Foi o puxador oficial da Império Serrano nos anos de 1996, 1997 e 1999.


Biografia Gordurinha   Waldeck Artur Macedo -  10/8/1922 Salvador, BA  -  16/1/1969 RJ

Compositor. Cantor. Radialista. Com 16 anos aprendeu a tocar violão. Cursou até o segundo ano de Medicina, mas abandonou os estudos para seguir a carreira artística. Ganhou o apelido de Gordurinha dos amigos de rádio por sua magreza. Em 1964 desagradado com o golpe militar, fugiu de casa deixando com os familiares a determinação para que destruíssem tudo o que parecesse comprometedor, especialmente uma foto em que aparecia tocando violão para o presidente João Goulart e o governador Leonel Brizola. Maltrapilho e doente, só reapareceu meses depois. Faleceu em 1969 de infarto provocado por uma overdose.


Biografia Bezerra da Silva José Bezerra da Silva    23/2/1927 Recife, PE  -  17/1/2005 Rio de Janeiro, RJ       

Cantor. Compositor. Instrumentista. Nasceu na cidade de Recife, no Estado de Pernambuco. - Aos nove anos tocava zabumba e cantava coco. Aos 15 anos, foi para o Rio de Janeiro como clandestino em um navio, indo morar no Morro do Cantagalo. Por essa época, começou a trabalhar na construção civil como ajudante de pedreiro e pintor.
Como instrumentista, tocava pistão e vários instrumentos de percussão.
Em 1983 casou-se com Regina de Oliveira, conhecida como compositora e produtora pelo pesedônimo de Regina do Bezerra. O filho Thalamy Bezerra da Silva também seguiu a carreira de músico. Em 2001 filiou-se à uma Igreja Evangélica. Em 28 de outubro de 2004, aos 77 anos, foi internado no CTI da Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeira, Zona Sul do Rio de Janeiro com pneumonia e efisema pulmonar, sendo induzido ao coma, como parte do tratamento. Posteriormente foi transferido para o Hospital dos Servidores do Estado, onde faleceu no dia 17 de janeiro de 2005 em decorrência de uma parada cardíaca. Foi sepultado no Memorial do Carmo, no Cemitério do Caju, onde aconteceu um encontro de vários sambistas e admiradores cantados alguns de seus maiores sucessos e ainda, um culto religioso de evangélicos da Igreja Universal do Reino de Deus, a que pertencia desde 2001. Sobre a vida e obra do cantor a escritora e antropóloga Letícia C. R Vianna escreveu o livro "Bezerra da Silva - Produto do morro, trajetória e obra de um sambista que não é santo" e declarou ao Jornal do Brasil, por ocasião do falecimento do cantor: "Em minha pesquisa pude ver que ele fez uma verdadeira sociologia dos morros e mostrou sobretudo que as comunidades não são passivas. Seu repertório prova que os excluídos sabem muito bem quais são são os problemas sociais e não são massa de manobra.". Em 2012 foi lançado o documentário “Onde a coruja dorme”, de Márcia Deraik e Simplício Neto, que trouxe à cena os compositores de suas músicas, trabalhadores anônimos, que abordavam em suas letras grandes temas da realidade brasileira como o malandro, o otário, o alcaguete, a maconha.


Biografia Tião do Carro   João Benedito Urbano -  17/01/1946  Vargem  Grande do Sul, SP 

Cantor. Compositor. Violeiro. Trabalhou como músico de estúdio, e tocou viola em discos de artistas como Tião Carreiro e Rolando Boldrin.  Em 1988, interpretou, com Téo Azevedo a música “Réquiem a Tião Carreiro”, incluída no LP “Terno da Folia de Reis de São José de Alto Belo”.  Formou dupla sertaneja com Zé Matão, na qual gravou um LP pela gravadora Tri-Som.  Formou dupla com Mulatinho, com quem gravou os LPs “Na boca dos leões”, em 1980, pela gravadora K-Tel, e “Nem carro nem boiada”, em 1982, pela Polygram.  Formou dupla também com Talismã e gravou o LP “Mera coincidência”, em 1990, pela gravadora Itaipu.  Outros parceiros com quem gravou foram Odilon, Jackson Antunes, Pagodinho e Santarém. Compôs músicas ao lado de nomes como Moacyr dos Santos, Caetano Erba, Zé Mulato e Xavantinho, e teve mais de 100 músicas gravadas, por nomes como Pedro Bento & Zé da Estrada, Zé Tapera & Casa Nova, Cacique & Pajé, Liu & Léu, As Gaivotas, Lourenço & Lourival, Pena Branca & Xavantinho, Zé Mulato & Cassiano, Chico Rey & Paraná, Grupo Chora Viola, Nalva Aguiar, Beth Guzzo,Zé Garoto & Timboré e Zé do Cedro & João do Pinho, entre muitos outros.


5 - Módulo Saúde do Trabalhador

ANÁLISE DE RISCO APLICADA À SEGURANÇA DO TRABALHO NA ÍNDÚSTRIA  DE PETRÓLEO E GÁS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE CAMPO - SMS - EDSON JANSEN PEDROSA DE MIRANDA JÚNIOR
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Especialização em Engenharia de Campo - SMS da Universidade Federal do Maranhão, como requisito para obtenção do grau de Especialista em Engenharia de Campo - SMS. Orientador: Prof. Msc. Sérgio Sampaio Cutrim - São Luís 2013

 

(PDF) ANÁLISE DE RISCO APLICADA À SEGURANÇA DO TRABALHO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS. Available from: https://www.researchgate.net/publication/319451465_ANALISE_DE_RISCO_APLICADA_A_SEGURANCA_DO_TRABALHO_NA_INDUSTRIA_DE_PETROLEO_E_GAS [accessed Dec 18 2018].

Acidentes, Incidentes e Desvios Parte IIII – NP 320

 6 - Destaque Mundo do Petroleo...       



7 - Política e História Destaque...      



Parte III Movimento dos Trabalhadores Anarcossindicalistas

Entre as iniciativas anarquistas realizadas no Brasil logo no começo do século XX, estão a publicação da revista Kurtur, e a criação da Universidade Popular, em 1904. A Colônia Cecília, no Paraná, é de 1890. Tiveram grande importância Artur Campagnoli, Gigi Damiani, Alexandre Cherchiai, Oresti Ristori e Frederico Kniestedt, entre outros, que publicaram centenas de jornais e fundaram escolas.

Empresas privadas devem R$ 450 bilhões à Previdência, mostra relatório final da CPI

   Da Redação | 23/10/2017, 19h51 - ATUALIZADO EM 01/03/2018, 14h22
Edilson Rodrigues/Agência Senado
00:00
00:00
00:00
·                      CPI da Previdência vota relatório final nos próximos dias
·                      Veja os principais pontos do relatório da CPI da Previdência
·                      Principais pontos do relatório da CPI da Previdência
O senador Hélio José (Pros-DF) apresentou nesta segunda-feira (23) seu relatóriofinal na CPI da Previdência, no qual defende que a Previdência Social não é deficitária. A data de votação do texto ainda vai ser definida pelo presidente da comissão de inquérito, Paulo Paim (PT-RS), que deu mais prazo para análise dos parlamentares (vista coletiva). Ele garantiu que a CPI vai encerrar seu trabalho dentro do prazo inicialmente previsto, que é 6 de novembro. Uma das propostas do relatório é aumentar para R$ 9.370,00 o teto dos benefícios do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), que atualmente é de R$ 5.531,31.
O texto de 253 páginas aponta erros na proposta de reforma apresentada pelo governo; sugere emendas à Constituição e projetos de lei; além de indicar uma série de providências a serem tomadas para o equilíbrio do sistema previdenciário brasileiro, como mecanismos de combate às fraudes, mais rigor na cobrança dos grandes devedores e o fim do desvio de recursos para outros setores.
O relatório alega haver inconsistência de dados e de informações anunciadas pelo Poder Executivo, que "desenham um futuro aterrorizante e totalmente inverossímil”, com o intuito de acabar com a previdência pública e criar um campo para atuação das empresas privadas.
“É importante destacar que a previdência social brasileira não é deficitária. Ela sofre com a conjunção de uma renitente má gestão por parte do governo, que, durante décadas: retirou dinheiro do sistema para utilização em projetos e interesses próprios e alheios ao escopo da previdência; protegeu empresas devedoras, aplicando uma série de programas de perdão de dívidas e mesmo ignorando a lei para que empresas devedoras continuassem a participar de programas de empréstimos e benefícios fiscais e creditícios; buscou a retirada de direitos dos trabalhadores vinculados à previdência unicamente na perspectiva de redução dos gastos públicos; entre outros”, resume Hélio José em seu relatório.

 

Sonegação

Na visão do relator, não é admissível qualquer discussão sobre a ocorrência de deficit sem a prévia correção das distorções relativas ao financiamento do sistema.
— Os casos emblemáticos de sonegação que recorrentemente são negligenciados por ausência de fiscalização e meios eficientes para sua efetivação são estarrecedores e representam um sumidouro de recursos de quase impossível recuperação em face da legislação vigente — argumentou.
Segundo o relatório da CPI, as empresas privadas devem R$ 450 bilhões à previdência e, para piorar a situação, conforme a Procuradoria da Fazenda Nacional, somente R$ 175 bilhões correspondem a débitos recuperáveis.
— Esse débito decorre do não repasse das contribuições dos empregadores, mas também da prática empresarial de reter a parcela contributiva dos trabalhadores, o que configura um duplo malogro; pois, além de não repassar o dinheiro à previdência esses empresários embolsam recursos que não lhes pertencem — alegou.

 

Desinteresse da mídia

A CPI foi instalada no final de abril e, desde então, promoveu 26 audiências públicas. O presidente Paulo Paim (PT-RS) disse que a comissão está cumprindo seu papel, apesar de ter sido ignorada pelos meios de comunicação:
— Os grandes devedores da Previdência também são clientes da  mídia. Sabíamos que uma CPI deste vulto não teria cobertura da grande imprensa. Mas o importante é o trabalho e vamos concluir até 6 de novembro — afirmou.
Paim lembrou que 62 senadores assinaram a proposta de criação do colegiado - seriam necessárias apenas 27 assinaturas -, o que demonstra insegurança dos parlamentares em relação aos argumentos do governo em relação ao setor.
O senador ainda classificou a proposta da CPI de séria, principalmente em relação aos maiores devedores do sistema. E aproveitou para mandar um recado:
— Não pensem os grandes devedores que vai ficar como está. Vamos pra cima deles — advertiu.
Veja os Projetos e emendas constitucionais sugeridos
— Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que consolida a competência material da Justiça do Trabalho para a execução das contribuições previdenciárias não recolhidas no curso do vínculo empregatício apenas reconhecido na sentença;
— PEC para recriar o Conselho Nacional de Seguridade Social - que participará da formulação e fiscalização da proposta orçamentária da Seguridade - e determinar a não aplicação da Desvinculação das Receitas da União (DRU) nas receitas da seguridade social;
— Projeto de Lei do Senado (PLS) que permite a flutuação da alíquota de contribuição das empresas: essa alíquota poderá aumentar em um ponto percentual sempre que a empresa reduzir em 5% ou mais seu quadro de pessoal; ou a alíquota poderá ser reduzida sempre que a empresa aumentar em 5% ou mais seu quadro de pessoal;
— PEC que impede a incidência da DRU sobre as fontes de financiamento da Seguridade Social, como as contribuições sociais incidentes sobre a receita ou o faturamento, sobre a receita de concursos de prognósticos e sobre a receita do importador de bens ou serviços do exterior;
— PLS que retira do ordenamento jurídico brasileiro a possibilidade de extinção de punibilidade para os crimes contra a ordem tributária, que atualmente ocorre com o pagamento do tributo devido;
— PEC que aumenta para R$ 9.370,00 o teto do valor dos benefícios do RGPS, com ajustes que preservem seu valor real, “atualizado pelos mesmos índices aplicados aos benefícios do Regime Geral da Previdência Social”.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Relatório da CPI da Previdência descarta reforma e não aponta deficit no sistema

23/10/2017, 14h14 - ATUALIZADO EM 23/10/2017, 22h19
O relatório da CPI da Previdência aponta que o sistema não tem deficit e descarta necessidade de reforma, em discussão no Congresso Nacional. O documento do senador Hélio José (Pros–DF) aponta a existência de uma série de dados e informações inconsistentes anunciadas pelo governo para tentar aprovar a reforma da Previdência (PEC 287/2016, na Câmara dos Deputados). Para o presidente da CPI, senador Paulo Paim (PT–RS), o relatório revela que não há necessidade de aprovar a Reforma da Previdência, que busca reduzir os gastos do governo e retirar direitos dos trabalhadores. O resultado dos trabalhos da comissão deve ser analisado até o dia 6 de novembro. Ouça os detalhes no áudio do repórter da Rádio Senado, George Cardim.
Opções: Download

8 – Relação completa dos aniversariantes da semana.





Intervalo compreendido do dia 11 a 17/01/2019versariantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário