Alerta de audiência

Olá, sou o Professor Ivan Luiz, bacharel em geografia, perito judicial e ambiental, Jornalista Reg. CPJ 38.690 RJ desde 1977,petroleiro e diretor Coordenador da Secretaria das Empresas Privadas do Sindipetro-RJ. Minha missão é contribuir com conhecimentos, informações, reflexões e soluções para que nós, que exercemos a cidadania, tenhamos maior e melhor qualidade de vida, com dignidade e de maneira respeitosa. Quer conhecer mais sobre minha trajetória, prática de vida e meus projetos? Então acesse nas redes sociais meus trabalhos, todos são abertos, para que possamos somar forças ... Todo domingo às 19:00 realizamos transmissão ao vivo pelo Facebook que ficará disponível em professorivanluizdemarica.blogspot.com onde ficam todos os meus links, e no Canal Professor Ivan Luiz de Maricá no You tube, tem bastante conteúdo também, inscreva-se para que possamos alcançar mais pessoas dedicadas a continuar a obra desse Grande Arquiteto.! Atualmente minha atuação profissional, pessoal é na área de recuperação tributária (apenas administrativamente), o que faz com que o retorno seja rápido e eficiente, pode agendar uma vídeo conferencia visando tirar todas as possíveis dúvidas, atendemos em todo o Brasil, através do e-mail contato@professorivanluiz.com.br. Obrigado, e até a próxima!!!
       ...

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

NP 359 em 17 outubro 2019





Programa 359 - Semana de 11 a 17/10/2019 - 42ª Edição do ano  Fonte-RicardoCravo Albin

Notícias Petroleiras e outras, estes são os nossos módulos.
Vinheta

17/10/2019



Jornalista
- Reg. CPJ 38.690 - RJ – 1977.
Nossos Homenageados inesquecíveis da semana que proporcionaram grandes impactos na cultura brasileira e internacional destaque para  Cartola (111 anos) – dia 11 - Abdias dos Oito Baixos (85 anos) – dia 13 -  Joel Nascimento (81 anos) dia 13 -
  Leila Pinheiro (58 anos) dia 16 -  Byafra (61 anos) dia 16

Fatos históricos relevantes que não podem ficar esquecidos da nossa memória


Relação completa dos aniversariantes de  11 a 17/10

EDITORIAL Assembléias
Data Hora BASE OBS
14/10/2019 12:00 TBG 105
15/10/2019 14:00 ABI Aposentados RJ
16/10/2019 15:00 EDISEN/EDISE/VENTURA/TRANSPETRO SEDE
17/10/2019 15:00 EDICIN/EDIHB/PLATAFORMAS, AERPORTOS, A BORDO


Data Fatos históricos relevantes que não podem ficar esquecidos da nossa memória

11

1865 na Jamaica rebelião de Morant Bay exige respeito e melhores condições de vida aos negros que haviam se livrado da escravidão em 1838. Liderado por Paul Boble, um grupo marcha até a sede do governo para protestar contra a prisão ilegal de dois negros. Os manifestantes são recebidos a tiros e segue-se uma repressão violenta: cerca de 440 execuções e 600 pessoas condenadas a castigos físicos.


12

2004 na Costa Rica jornada de luta e resistência dos povos da América Latina contra o neoliberalismo, o FMI e as privatizações. Mais de 30 mil costarriquenhos saem às ruas para protestar contra a impunidade, a corrupção e o tratado de Livre Comércio com os EUA.


13

1991 numa longa batalha jurídica e com muitas manifestações, os aposentados começam a obter na Justiça o reajuste de 147%, ao qual tinham direito e que vinham sendo negado pelo governo.


14

1968 em Ibiúna/SP, a policia prende 1240 participantes do 30º Congresso da UNE, inclusive todas as lideranças. Os presos são embarcados para São Paulo.


15

1979 neste ano, é lançado o filme “Braços Cruzados, Máquinas Paradas”, dirigido por Roberto Gervitz, O documentário retrata a organização dos operários de SP nas Comissões de Fábrica, em 1978, dentre elas a da Massey Ferguson. Também mostra a campanha eleitoral da Oposição Sindical contra os interventores.


16

1968 na Jamaica o anuncio de que o professor universitário e militante negro Walter
Rodney está banido da Jamaica motiva grandes protestos e mobilizações no país. Tido por suspeito por suas relações com Cuba e a URSS, Rodney atuou também na Tanzânia, onde defendeu a união dos povos africanos e afro-descendentes.


17

2014 neste mês, o cineasta Silvio Tendler lança seu trabalho mais recente, Privatizações, uma denuncia do desmonte do Estado brasileiro. O documentarista é conhecido pelo
engajamento e pelas biografias históricas de cunho social. Já fez filmes sobre a vida e as ideias de Jango, Mariguella, Glauber Rocha, Castro Alves, Josué de Castro, Milton Santos e outros.




Módulo Destaque Cultural

Biografia     Cartola (111 anos) – dia 11 - Angenor de Oliveira -  11/10/1908 RJ -  30/11/1980 RJ - Compositor. Cantor. Violonista.  Nascido na rua Ferreira Vianna, no Catete, era o primogênito dos oito filhos do casal Sebastião e Aída. Apesar de ter recebido o nome de Agenor, foi registrado como Angenor. Mas esse fato ele só viria a descobrir muitos anos mais tarde, ao tratar dos papéis para seu casamento com D. Zica, nos anos de 1960. A partir de então, para não ter que providenciar a mudança do nome no cartório, passou a assinar oficialmente seu nome como Angenor de Oliveira. Ainda na infância, mudou-se com a família para o bairro das Laranjeiras, onde entrou em contato com os ranchos União da Aliança e
Arrepiados. Neste último, tocava um cavaquinho que lhe fora dado pelo pai quando tinha somente 8 ou 9 anos de idade. Seu entusiasmo por esse rancho era tanto que, mais tarde, ao participar da fundação da Escola de Samba  Estação Primeira de Mangueira, em abril de 1928, sugeriu que aquela agremiação tivesse as mesmas cores do rancho Arrepiados: verde e rosa. Desde então, essas duas cores passaram a formar um símbolo dos mais reverenciados no mundo do samba.  Na verdade, soube depois por Carlos Cachaça, que existira no Morro da Mangueira um antigo rancho de carnaval com o nome de Caçadores da Floresta, cujas cores eram exatamente o verde e o rosa. Em 1919, foi morar no Morro da Mangueira, aos 11 anos de idade. Sua família passava, então, por dificuldades financeiras.



Biografia      Abdias dos Oito Baixos (85 anos) – dia 13 - José Abdias de Farias  13/10/1933 Taperoá, PB  3/3/1991 - Em 1957, participou do filme "Rico ri à toa", dirigido por Roberto Faria, acompanhando Marinês com sua sanfona de oito baixos, na música "Peba na pimenta", de João do Vale, José Batista e Adelino Rivera. O filme foi estrelado por Zé Trindade e teve participações de atores como Silvinha Chiozo, Violeta Ferraz, Oswaldo Louzada e Zezé Macedo. Em 1960, gravou pela Columbia "Quadrilha no arraiá", de sua autoria, e "Roedeira dor do amor", de Ari Monteiro. No mesmo ano, Marinês e sua Gente gravaram, de sua autoria e Zaccarias, o xote "Nova geração". Em 1961, lançou de sua autoria "Pai Abdias no forró" e "Pulando o frevo".
Em 1962, gravou "Xique-xique", de Reginaldo Alves, e "Catingueira", de João Silva e Oliveira Bastos. Em 1963, passou a gravar na CBS, onde lançou "Forquedo de Viano" e "Bode chinê", com arranjos de sua autoria. No mesmo ano gravou "Fogosa" e "Besouro mangangá", composições de Rosil Cavalcânti, e "Zé Pereira" e "O abre-alas" de Chiquinha Gonzaga. Ainda em 1963, Marinês e sua Gente gravaram pela RCA Victor, de sua autoria e João do Vale, a moda de roda "Balancero da Usina". Entre seus LPs constam "Seus sambas de sucessos", "Revivendo sucessos" e "Vou nessa leva", todos lançados pela gravadora Entre.



Biografia   Joel Nascimento (81 anos) dia 13 - Joel do Nascimento  13/10/1937 RJ - Bandolinista e
compositor. Multi-instrumentista (piano, violão, cavaquinho, bandola, viola de dez cordas e acordeom). Pintor amador. Nasceu no bairro da Penha Circular, subúrbio do Rio de Janeiro. Aos 10 anos começou a se interessar por música através do piano, logo depois passou a tocar cavaquinho. Aos 14 anos iniciou os
estudos de piano no curso Dionéia, em Brás de Pina e posteriormente estudou acordeom na Academia Mário Mascarenhas.  Aos 18 anos ingressou no Conservatório Brasileiro de Música, onde estudou piano clássico com o professor Max de Menezes Gil. Em decorrência de problemas auditivos (surdez total do ouvido direito) abandonou a carreira musical aos 22 anos. Trabalhou na companhia aérea Panair do Brasil. Formou-se em técnica radiológica trabalhando no Hospital das Clínicas Pedro Ernesto, INPS e Instituto Médico Legal. Estudou
teoria musical com o Professor Ian Guest. No ano de 1968 retornou à música graças a seu irmão Joyr Nascimento (violonista e fundador do bar Sovaco de Cobra), que levou Dr. Oraci (advogado e músico amador) à casa de Joel. Dr. Oraci pediu a Joel que tocasse cavaquinho e ao ouvi-lo, o doutor o convidou para participar das rodas de choro em sua casa e em 1969 presenteou o músico com um bandolim. Um dos fundadores do bar Sovaco de Cobra, considerado um dos principais redutos do gênero choro no Rio de Janeiro nas décadas de 1960/70, sendo o principal responsável pela divulgação em todo o Brasil e no exterior. Ministrou os Cursos de Extensão Universitária - Prática de Conjunto e Bandolim - da Oficina de Música de Curitiba, nos anos de 1995, 1996, 1998, 1999 e 2004. Participou do "XIX Curso Internacional de Verão" da Escola de Música de Brasília (1997) e do "Festival de Londrina", como professor do Curso de Bandolim e Oficina de Choro de 1996 a 2007.  Em 2000 foi homenageado com o troféu da 8ª oficina de música popular brasileira da Fundação
Cultural de Curitiba. Em 2005, ministrou o Curso de Bandolim e Oficina de Choro no "I Festival Internacional de Inverno de Brasília" - FIIB. Sobre Joel Nascimento declarou o maestro Radamés Gnattali:   "Joel Nascimento toca colorido enquanto os outros tocam em preto e branco".



Biografia    Leila Pinheiro (58 anos) dia -  16/10/1960 Belém, PA - Cantora. Em 1970, começou a estudar piano no Instituto de Iniciação Musical. Quatro anos depois, desistiu das aulas teóricas de música e
passou a estudar piano com Guilherme Coutinho. Em 1980, abandonou, no segundo ano, o curso de Medicina, da Faculdade do Estado do Pará, optando definitivamente pela carreira de cantora e estreando o show "Sinal de partida", no Teatro da Paz, em Belém.



Biografia    Byafra (61 anos) Maurício Pinheiro Reis -  16/10/1957 Niterói, RJ - Cantor.  Compositor. Ainda
menino, foi presenteado por sua avó com uma flauta doce e uma inscrição num curso de música para aprender o instrumento.


Relação completa dos aniversariantes da semana.


Intervalo compreendido do dia 11 a 17/10
Aniversariantes






Nenhum comentário:

Postar um comentário