Alerta de audiência

Olá, sou o Professor Ivan Luiz, bacharel em geografia, perito judicial e ambiental, Jornalista Reg. CPJ 38.690 RJ desde 1977,petroleiro e diretor Coordenador da Secretaria das Empresas Privadas do Sindipetro-RJ. Minha missão é contribuir com conhecimentos, informações, reflexões e soluções para que nós, que exercemos a cidadania, tenhamos maior e melhor qualidade de vida, com dignidade e de maneira respeitosa. Quer conhecer mais sobre minha trajetória, prática de vida e meus projetos? Então acesse nas redes sociais meus trabalhos, todos são abertos, para que possamos somar forças ... Todo domingo às 19:00 realizamos transmissão ao vivo pelo Facebook que ficará disponível em professorivanluizdemarica.blogspot.com onde ficam todos os meus links, e no Canal Professor Ivan Luiz de Maricá no You tube, tem bastante conteúdo também, inscreva-se para que possamos alcançar mais pessoas dedicadas a continuar a obra desse Grande Arquiteto.! Atualmente minha atuação profissional, pessoal é na área de recuperação tributária (apenas administrativamente), o que faz com que o retorno seja rápido e eficiente, pode agendar uma vídeo conferencia visando tirar todas as possíveis dúvidas, atendemos em todo o Brasil, através do e-mail contato@professorivanluiz.com.br. Obrigado, e até a próxima!!!
       ...

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

NP 321 em 24 Janeiro 2019




Programa 321- Semana de 18 a 24/01/2019  - 4ª Edição do ano
 Fontes – 1 2 – 3 – 4 – Ricardo Cravo Albin

Notícias Petroleiras e outras, estes são os nossos módulos.
Vinheta 4
Campanha contra a repactuação
24/01/2019
YouTube

profivanluiz

professorivanluiz

Ivan Luiz
1 - Série “Trabalhador Offshore”=> Parte 9
2 - Nossos Homenageados inesquecíveis da semana que proporcionaram grandes impactos na cultura brasileira e internacional -
3 - Fatos históricos relevantes que não podem ficar esquecidos da nossa memória
4 - Destaque Cultural para

5 - Saúde do Trabalhador – Acidentes, Incidentes e Desvios Parte VI

6 - Mundo do Petróleo
7 - Política e História, destaque para  
8 - Relação completa dos aniversariantes de  18 a 24/01/2019

Data
2 - Nossos homenageados inesquecíveis da semana de grande impacto cultural
18
1924 nasce no RJ a cantora Heleninha Costa
19
20
21
22
23
24
Dia Nacional do Aposentado. Saiba mais




Data
3 - Fatos históricos relevantes que não podem ficar esquecidos da nossa memória
18
1992 mil índios Kaiangang ocupam o parque florestal de Nonau/RS, cuja posse reivindicam.
19
1975 o ministro da justiça da ditadura, Armando Falcão, anuncia a descoberta de gráficas comunistas em SP e RJ. É a última onda de prisões, torturas e mortes de militantes do PCB.
20
1971 acontece a prisão do engenheiro Rubens Paiva em sua casa no RJ. Foi morto sob tortura, mas a versão oficial foi a de que havia fugido. Foi Deputado Federal pelo PTB e cassado após o golpe. Exilou-se e voltou clandestino ao Brasil. Ficou famoso o discurso que fez em 31/03/64 na Rádio Nacional em defesa de Joao Goulart e de um governo voltado aos trabalhadores da cidade e do campo.
21
1978 um fato muito relevane foi a união de 800 Companheiras que participam do 1º Congresso da Mulher Metalúrgica, em São Bernardo do Campo )SP).
22
1939 pela primeira vez, no Brasil jorra petróleo, no município de Lobato/BA. A mando dos EUA, quem dissesse que havia petróleo no Brasil era tachado de “subversivo comunista”.
23
1962 tem inicio em Havana a Conferencia de los Pueblos. Mais de 300 delegados da América Latina participam da reunião politica que vai até o dia 30/01 e tem o objetivo de discutir estratégias para a esquerda tomar o poder no continente.
24
1835 no Brasil ocorre a Revolta dos Malês, a maior revolta urbana de escravos no Brasil. Cativos e libertos ligados pela fé islâmica tomam partes da cidade de Salvador/BA e entram em confronto com as tropas oficiais. Dezenas morrem em combate, outros tantos são condenados à morte, ao degredo e a castigos físicos.
 


4 - Módulo Destaque Cultural     

Biografia –Elis Regina–   Elis Regina Carvalho Costa -  17/3/1945 Porto Alegre, RS -  19/1/1982 São Paulo, SP

Nasceu no Hospital da Beneficência Portuguesa, em Porto Alegre, às 15h10. Foi a primogênita do casal Romeu Costa e Ercy Carvalho Costa. Cinco anos depois, nasceria seu irmão Rogério Costa. Entre 1952 e 1956, cursou o primário no Grupo Escolar Gonçalves Dias, em Porto Alegre. Aos sete anos de idade foi ao programa "Clube do Guri" (Rádio Farroupilha de Porto Alegre), animado por Ary Rego, mas se recusou a cantar. Em 1956, neste mesmo programa, cantou pela primeira vez no rádio. Passou a integrar o elenco fixo do programa, ganhando um pequeno cachê e presentes dos patrocinadores. Tempos depois, tornou-se secretária do programa: além de cantar, lia recados, nomes de aniversariantes e apresentava os candidatos. Dos nove aos 11 anos, freqüentou aulas de piano com a professora Waleska, uma vizinha da família, interrompidas por não dispor do instrumento em casa. Entre 1957 e 1960, cursou o ginásio no Instituto de Educação Flores da Cunha, Porto Alegre. Em 1961, cursou seis meses de clássico no Colégio Estadual Júlio de Castilhos e transferiu-se para o curso normal da Escola Diogo de Souza. Abandonou o curso ao terminar o segundo ano. Seu primeiro namorado desde que chegou ao Rio foi Solano Ribeiro. O jovem, então com 25 anos, trabalhava na produção musical do "Programa Bibi Ferreira", da TV Excelsior. No dia 5 de dezembro de 1967, aos 22 de idade, casou-se, no civil, com Ronaldo Bôscoli, 16 anos mais velho. No dia 7, foi realizada a cerimônia religiosa do casamento na Capelinha Mayrink, Floresta da Tijuca, RJ. Frase de Ronaldo na época: "Não sou rico, mas estou bem. Ela ganha quinze milhões (velhos) por mês e eu, dois e meio. O trivial da casa será mantido por mim. O luxo, por ela." O casal passou a morar na Avenida Niemeyer, São Conrado, Rio de Janeiro. No dia 17 de junho, nasceu seu primeiro filho, João Marcelo, na Casa de Saúde São José, no Rio. O menino nasceu forte, mas nos primeiros meses de vida teve muitos problemas por ser alérgico a leite de vaca, chegando a ficar hospitalizado. Sem leite para amamentá-lo, foi à televisão pedir amas-de-leite para o filho. No dia 11 de maio de 1972, depois de várias separações e reconciliações, desquitou-se de Ronaldo Bôscoli. O juiz determinou que nada tinha a receber do marido, além de uma pensão de três salários mínimos para o filho, que ficaria sob a sua guarda. Em 1974, uniu-se a César Camargo Mariano, mudando-se para São Paulo. Estabeleceram-se na Rua Califórnia, no bairro do Brooklin. No dia 18 de abril de 1975, nasceu Pedro, seu segundo filho, na maternidade do Hospital São Luís, SP. Em 1976, mudou-se com sua família para uma casa na serra da Cantareira, SP. No dia 9 de setembro de 1977, nasceu sua filha Maria Rita, na maternidade do Hospital São Luís, SP. Em 1981, separou-se de César após nove anos casamento


Biografia Nara Leão Nara Lofego Leão -  19/1/1942 Vitória, ES -  7/6/1989 Rio de Janeiro, RJ       Cantora. Com um ano de idade mudou-se com sua família de Vitória para o Rio de Janeiro. Estudou violão, na adolescência, com Solon Ayala e Patrício Teixeira. No final da década de 1950, atuou como repórter do jornal "Ultima Hora". Seu apartamento, localizado na Avenida Atlântica, no bairro de Copacabana (RJ), abrigou reuniões musicais freqüentadas por compositores e intérpretes da emergente bossa nova. Ao lado desses artistas, participou, acompanhando-se ao violão, dos shows realizados nessa época nas universidades cariocas. Atuou também como professora de violão, lecionando na academia criada pelos compositores Carlos Lyra e Roberto Menescal, em Copacabana (RJ). Ficou conhecida como "a musa da bossa nova", denominação dada pelo cronista Sérgio Porto,


Biografia Gracinha Leporace       Maria da Graça Leporace -  20/1/1950 Rio de Janeiro, Cantora.
Irmã de Fernando Leporace (baixista e compositor) e da também cantora Marianna Leporace. Radicada nos Estados Unidos, para onde se mudou após se casar com o músico Sergio Mendes.


Biografia Ed Maciel Edmundo Maciel Palmeira -  21/1/1927 Belo Horizonte, MG -  4/8/2011 RJ    Instrumentista (trombonista). Arranjador. Compositor. Maestro. Filho de músico. Irmão do também trombonista Edson Maciel. A partir de 1940, fixou residência no Rio de Janeiro.


Biografia Dona Zica Eusébia Silva de Oliveira  6/2/1913 Rio de Janeiro, RJ -  22/1/2003 RJ Pastora e personalidade pública da Mangueira e do Rio de Janeiro. Nascida num domingo de carnaval no subúrbio de Piedade, no Rio de Janeiro. O pai, Euzébio da Silva, foi guarda-freios da Estação Central do Brasil, e a mãe, Gertrudes Efigênia dos Santos, era lavadeira de profissão. Em 14 de abril de 1914, morreu seu pai. Anos mais tarde, em 1920, a família mudou-se para o morro de Mangueira. O apelido Zica foi dado por sua madrinha, de nome Cabocla. De seus quatro irmãos, Clotildes, chamada de Menininha, foi esposa de Carlos Cachaça, outro compositor da Mangueira. Aos dezenove anos, casou-se com Carlos Dias do Nascimento, de quem ficou viúva, tendo quatro filhos. Na década de 1950, casou-se com Cartola, passando a ser conhecida e conceituada no meio musical carioca. Foi passista e diretora da ala das pastoras. Em 1999, a escritora Odacy de Brito Silva lançou pela Editora Gráfica Carimbex sua biografia "Dona Zica da Mangueira - na passarela da sua vida". No dia 22 de janeiro de 2003, morreu dormindo em sua casa no sopé do morro da Mangueira, tendo sido o corpo velado na quadra da escola. Por ter sido durante muitos anos seguidos símbolo da Mangueira, a direção da escola abriu exceção ao lhe conduzir o corpo para ser velado na quadra.  


Biografia Maysa Maysa Figueira Monjardim Matarazzo -  6/6/1936 São Paulo, SP -  22/1/1977 RJ Cantora. Compositora. Membro de uma rica e tradicional família do Espírito Santo, aos 18 anos casou-se com André Matarazzo - um dos herdeiros da família Matarazzo (milionários industriais paulistas descendentes do Conde Matarazzo), 20 anos mais velho do que ela. O envolvimento com a música, no entanto, veio muito antes, pois desde a adolescência já gostava de cantar em festas familiares, compor algumas músicas (aos 12 anos compôs o samba-canção "Adeus"), além de tocar piano. Em 1956, já grávida de seu único filho, Jayme (que se tornaria o diretor de telenovelas da Rede Globo e da Rede Manchete Jayme Monjardim), conheceu o produtor Roberto Côrte- Real que, encantado com sua voz, quis contratá-la imediatamente para gravar um disco. Maysa pediu então que ele esperasse o nascimento de seu filho. Quando este completou um ano de idade, a cantora gravou o primeiro disco, lançado a 20 /11/56 pela RGE, que então deixava de ser um estúdio de gravações de jingles publicitários para se tornar uma das mais importantes gravadoras brasileiras. Depois de dois anos de casamento, Maysa e André Matarazzo, que se opunha à carreira artística da esposa, se separaram. O fim do casamento abalou profundamente a cantora, levando-a à depressão. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde passou a se relacionar com a "turma da bossa nova". Namorou o produtor Ronaldo Bôscoli. A partir dessa época, começou a ter problemas com a bebida e a se envolver em casos amorosos explorados pela mídia. Conheceu seu segundo marido, o advogado espanhol Miguel Azanza, quando fazia uma temporada na Europa. Depois de se casar, fixou residência na Espanha. Separada de Azanza, teve relacionamento amoroso com o ator Carlos Alberto, e, depois, com o maestro Júlio Medaglia. Em janeiro de 1977, faleceu em um trágico acidente de automóvel na ponte Rio - Niterói, aos 41 anos, quando se dirigia ao município de Maricá, onde tinha uma casa, plantada nas areias, ao lado das residências do ator Carlos Alberto e do crítico Ricardo Cravo Albin. Foi precisamente dirigindo-se à casa desse último que sofreu (numa manhã de Sábado ensolarada) o desastre de carro que a vitimou, quase ao chegar à antiga capital fluminense.


5 - Módulo Saúde do Trabalhador
ANÁLISE DE RISCO APLICADA À SEGURANÇA DO TRABALHO NA ÍNDÚSTRIA  DE PETRÓLEO E GÁS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE CAMPO - SMS - EDSON JANSEN PEDROSA DE MIRANDA JÚNIOR
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Especialização em Engenharia de Campo - SMS da Universidade Federal do Maranhão, como requisito para obtenção do grau de Especialista em Engenharia de Campo - SMS. Orientador: Prof. Msc. Sérgio Sampaio Cutrim - São Luís 2013

 

(PDF) ANÁLISE DE RISCO APLICADA À SEGURANÇA DO TRABALHO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS. Available from: https://www.researchgate.net/publication/319451465_ANALISE_DE_RISCO_APLICADA_A_SEGURANCA_DO_TRABALHO_NA_INDUSTRIA_DE_PETROLEO_E_GAS [accessed Dec 18 2018].

Acidentes, Incidentes e Desvios Parte IV – NP 321


6 - Destaque Mundo do Petroleo...      

Parte I  A História do petróleo no Brasil pode ser dividida em quatro fases distintase


Fonte: Sindipetro

7 - Política e História Destaque.para o Mundo do Petróleo..      



Parte II Primeira descoberta de petróleo no Brasil e um pouco mais de História         


Robson Terra Silva: Escola sem partido: nova inquisição

Calar e criminalizar professores que apresentam e mediam o conhecimento é o mesmo principio da censura que ocorreu na inquisição (com os requintes de estar fundamentada no moralismo religioso) e na ditadura militar


Por Robson Terra Silva Coord. da Feteerj (Fed. dos Trabalhadores em Estab. de Ensino-RJ)
Publicado às 03h00 de 27/12/2018 - Atualizado às 03h00 de 27/12/2018

- Arte: O Dia
Rio - Depois da satanização dos partidos e da política, o projeto 'Escola sem Partido' soa como música aos ouvidos dos desavisados. A proposta se transformou em lei no estado de Alagoas - suspensa por liminar do STF, aguardando o julgamento do mérito - e vem tramitando, desde 2014, como projetos de lei em diversas casas legislativas estaduais e municipais. Na Câmara dos Deputados, o projeto foi arquivado agora em dezembro, mas deverá voltar a ser debatido em 2019, com o apoio do presidente eleito.
Entretanto, o que está no centro deste "sedutor" título é o espírito de um novo tipo de inquisição que o projeto Escola Sem Partido representa: crianças estimuladas em serem delatoras; professores e gestores assediados, chantageados e ameaçados e/ou acusados de "crime" por suas convicções e/ou metodologias de ensino.
Com isso, a liberdade de cátedra, instituição fundamental para a civilização ocidental e que custou a vida de tantos pensadores e intelectuais a partir do século XVI, influenciados pelo movimento protestante, pelo humanismo e pelo liberalismo, é agora ameaçada pela proposta de controle do governo sobre a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
Preceitos sociais, históricos, econômicos, políticos e legais foram profundamente influenciados pelas causas da Liberdade, Igualdade e Fraternidade da Revolução Francesa, evento que marca o fim da Idade Moderna e inicio da Idade Contemporânea. Segundo o historiador Hosbsbawm: "Se a economia do mundo do século XIX foi formada sob a influência britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa".
No Brasil, a proclamação da República reescreveu nossa história, valorizando aqueles que lutaram por liberdade: "Liberdade! Liberdade! Abra as asas sobre nós! Seja o nosso país triunfante, Livre terra de livres irmãos!", diz o hino da República.
Ao final da 2ª Guerra Mundial, o Brasil foi signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que em seu Artigo XIX diz: "Todo ser humano tem direito à Liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras".
A Constituição, promulgada em 1988, assegura liberdades de ensino no artigo 206 (sessão sobre Educação): "O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (...) II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas".
Já a Lei De Diretrizes e Bases da Educação - LDB (Lei 9.394/96) -, no seu artigo 3º, reafirma as liberdades garantidas do texto constitucional.
Ao atacar as liberdades e a legislação acima citadas, o Escola Sem Partido se afirma, em sua essência, como uma proposta de violação às garantias constitucionais; é uma perspectiva de retrocesso de conquistas da humanidade; é um projeto que se apresenta com um viés de "neutralidade", mas está carregado de uma ideologia de censura e autoritária.
Calar e criminalizar professores que apresentam e mediam o conhecimento é o mesmo principio da censura que ocorreu na inquisição (com os requintes de estar fundamentada no moralismo religioso) e na ditadura militar - que criminalizava pensamentos e ações que divergissem da ideologia imposta pelos militares.
Portanto, desnudar o projeto 'Escola sem Partido', resistindo ao retrocesso da censura de pensamento, de expressão, de divulgação e da arte, e resistir aos conceitos que fundamentam a intolerância é uma luta para além da categoria dos professores. É um desafio para toda a sociedade.

Robson Terra Silva é coordenador da Feteerj (Fed. dos Trabalhadores em Estab. de Ensino-RJ)


Reforma da CLT tem pontos questionados

Permitir que gestantes e lactantes trabalhem em locais insalubres foi questionado por Raquel Dodge, procuradora-geral da República - Publicado às 03h00 de 26/12/2018

 

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge - Agência Brasil

Rio - Pontos da Reforma Trabalhista aprovada pelo governo Temer e que estão em vigor foram consideradas inconstitucionais em pareceres da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Ela fez a recomendação para itens que estão em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF). Para Dodge, permitir que gestantes e lactantes trabalhem em locais insalubres, por exemplo, e o índice que passou a ser usado como referência para corrigir os valores de ações trabalhistas e depósitos judiciais após da mudança na CLT estão em desacordo com a Constituição Federal.
Na visão da procuradora-geral, a norma que permite que empregadas grávidas e mulheres que estejam amamentando atuem em atividades insalubres em grau médio ou mínimo, exceto quando apresentarem atestado emitido por médico de confiança que recomende o afastamento, é um "retrocesso social".
"A proteção de gestantes e lactantes contra a insalubridade serve especialmente à tutela da saúde, da maternidade e dos direitos mais basilares do nascituro e do lactente", destacou Raquel Dodge no parecer.
Ela defendeu o uso do IPCA-E para correção de ações trabalhistas e depósitos judiciais por considerar que "reflete adequadamente a variação inflacionária".
Não há previsão de quando as duas ações declaratória de inconstitucionalidade serão julgadas pelo plenário do STF, que retornará do recesso em fevereiro.



Dia Nacional do Aposentado – Alguns comentários

Aposentados 23/1/2019 9:23:11 » Por Maurício Oliveira 


Governo continua omitindo repasses da Seguridade Social no Fluxo de Caixa do INSS


Para apresentar o resultado financeiro da Previdência Social adota-se como informação padrão o Fluxo de Caixa do INSS. O Fluxo de Caixa do INSS é um balanço contábil e financeiro que apresenta todos os recebimentos e todos os pagamentos da Previdência.

Entretanto, o Governo Federal desvirtuou esse instrumento contábil e financeiro não apresentando mais os repasses do Orçamento da Seguridade Social para a previdência Social. O Fluxo de Caixa do INSS transformou-se numa farsa mentirosa.

É dessa maneira que o Governo Federal cria a mentira do déficit da previdência, ou seja, omitindo dados financeiros constitucionais e desviando os recursos para o pagamento dos juros da dívida pública, ou seja, os encargos financeiros da União estão sendo pagos com dinheiro das politicas sociais da Seguridade Social.

Os recursos da Seguridade Social que deveriam ir para a Previdência são excluídos do Fluxo de Caixa do INSS e subtraídos do saldo financeiro final. Daí é criado o chamado déficit. Isso começou no ano de 2015 e continuou nos anos seguintes. O Governo Federal excluiu essas informações com a clara intenção de fazer a população brasileira acreditar que a Previdência tem déficit. Mentira!

O cálculo do déficit que o governo divulga é uma fórmula simplista e conceitualmente errada, pois faz somente a subtração da arrecadação líquida com o total de todos os benefícios previdenciários, não levando em conta os repasses do orçamento da seguridade Social.

Os repasses de dinheiro da Seguridade Social garantem o equilíbrio financeiro da Previdência. Sendo assim, a COBAP exige transparência das informações da Previdência Social e denuncia essa manobra do Governo para denegrir a imagem do sistema.

Fonte: Assessoria econômica da COBAP

Dia dos Aposentados

Próximo  24 de Janeiro de 2019 (Quinta-feira)

Dia Nacional dos Aposentados é comemorado anualmente em 24 de janeiro.
Esta data é destinada a homenagear os profissionais que se dedicaram a vida inteira ao trabalho e agora usufruem dos benefícios da previdência social, recebendo do governo uma gratificação por todos os anos de serviços prestados ao país.
De acordo com a legislação brasileira, existem cinco categorias específicas de aposentadoria: a compulsória, a especial, por idade, por invalidez ou por tempo de contribuição.


Mensagem para o Dia dos Aposentados

Após anos de dedicação e muito trabalho, o dia de hoje é mais do que necessário! Parabéns por todo o esforço e obrigado por ter ajudado no desenvolvimento do nosso país!
Com muito estudo e empenho cumpriste teu objetivo para com a sociedade, deste o teu melhor e ajudaste a resolver ou melhorar a vida de muitas pessoas ao logo dos anos de carreira… Agora, chegou o tão merecido descanso! Parabéns pelo seu dia!


Origem do Dia dos Aposentados

Esta data foi criada em homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à previdência social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves.
O Decreto de Lei nº 6.926/81 determinou o dia 24 de janeiro como o Dia Nacional dos Aposentados no Brasil.

Outras Datas Comemorativas

·                     Jan 24 QUI
·                     Jun 17 SEG



8 – Relação completa dos aniversariantes da semana.      





Intervalo compreendido do dia 18 a 24/01/2019
niversariantes