Alerta de audiência

Olá, sou o Professor Ivan Luiz, bacharel em geografia, perito judicial e ambiental, Jornalista Reg. CPJ 38.690 RJ desde 1977,petroleiro e diretor Coordenador da Secretaria das Empresas Privadas do Sindipetro-RJ. Minha missão é contribuir com conhecimentos, informações, reflexões e soluções para que nós, que exercemos a cidadania, tenhamos maior e melhor qualidade de vida, com dignidade e de maneira respeitosa. Quer conhecer mais sobre minha trajetória, prática de vida e meus projetos? Então acesse nas redes sociais meus trabalhos, todos são abertos, para que possamos somar forças ... Todo domingo às 19:00 realizamos transmissão ao vivo pelo Facebook que ficará disponível em professorivanluizdemarica.blogspot.com onde ficam todos os meus links, e no Canal Professor Ivan Luiz de Maricá no You tube, tem bastante conteúdo também, inscreva-se para que possamos alcançar mais pessoas dedicadas a continuar a obra desse Grande Arquiteto.! Atualmente minha atuação profissional, pessoal é na área de recuperação tributária (apenas administrativamente), o que faz com que o retorno seja rápido e eficiente, pode agendar uma vídeo conferencia visando tirar todas as possíveis dúvidas, atendemos em todo o Brasil, através do e-mail contato@professorivanluiz.com.br. Obrigado, e até a próxima!!!
       ...

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Notícias Relevantes Destacando e construindo uma nova Historiografia - Destaque da semana vai para Martnália Mendonça Ferreira - (NRD 510/36/2022)

   Estado Democrático de Direitos Sempre!



Notícia Urgente!

FNP convoca assembleias em todo o país e publica chamado às bases da FUP - Campanha Reivindicatória da categoria petroleira 2022 (fnpetroleiros.org.br)


Brocha só a competencia para governar!

Faltando 24 dias para que eles voltem para os bueiros.


E atradicional família conservadora brasileira como fica depois de tanta sabedoria?

Precisamos nos livrar disso que tá aí!






O vídeo dessa transmissão ficará no final dessa página a partir de 08/09/2022 após 18:00!  

Notícias Relevantes Destacando (NRD) e construindo uma nova Historiografia Brasileira com Fatos, Fotos, Textos, imagens e Vídeos da semana.

Início 02/09/2022 - fim 08/09/2022
Peço sua inscrição para ampliarmos nosso alcance no Youtube. Clique na imagem abaixo! 
Canal Professor Ivan Luiz de Maricá. A transmissão ao vivo será nesse canal.




Dia 10 de janeiro de 2012 foi a primeira transmissão, e hoje chegamos a 509 e a 35ª do ano 2022 - Transmissão simultânea Youtube canallProfessor Ivan Luiz de Maricá

End Racism - End fake news e Racismo Fim Mentiras Fim


Sindicalização Já!


Sem ou com comentários?





Poesia sempre, viva os artistas e os Compositores do nosso País!
Declamação de trechos de músicas famosas da MPB. Uma ideia genial.




Registros que entrarão na história trevosa do Brasil!

Quem fez isso: Temer/Genocida


Abertura 1 –  Empresas que estão se beneficiando do aumento dos preços do petróleo em todo omundo!

 

O recente aumento dos preços do petróleo tem sido um benefício para muitas empresas de energia, das quais as ações subiram nos últimos meses. Os investidores estão apostando que os preços mais altos estarão aqui para ficar, graças às ações da OPEP+ e às tensões geopolíticas em todo o mundo. Embora seja impossível dizer com certeza para onde os preços irão no futuro, existem algumas empresas que estão bem posicionadas para se beneficiar da situação atual. Os títulos dentro desta lista são devido a altos benefícios com o aumento do preço do petróleo. Usamos um algoritmo que nos ajuda a determinar quais títulos têm mais relevância para esse tema de investimento. O desempenho desta lista é calculado em um método igualmente ponderado.Ideia De Investimento Temático: Aumento Do Preço Do Petróleo teve um desempenho de 59.67% no ano passado, que é de 66.54% em comparação com IBOVESPA.O nível de risco desta lista é high, que é calculado usando o beta médio desta lista.


EXXON MOBIL CORPORATION

XOM. A Exxon Mobil Corporation está envolvida em negócios de energia. A Companhia está envolvida na exploração, produção, comércio, transporte e venda de petróleo bruto e gás natural, e na fabricação, transporte e venda de petróleo bruto, gás natural, produtos petrolíferos, petroquímicos e uma variedade de produtos especiais. Os segmentos da empresa incluem Upstream, Downstream, Chemical e Corporate and Financing. O segmento Upstream atua na exploração e produção de petróleo bruto e gás natural. A Downstream fabrica, comercializa e vende produtos petrolíferos. As operações de refino e fornecimento consistem em uma rede global de fábricas, sistemas de transporte e centros de distribuição que fornecem uma variedade de combustíveis, lubrificantes e outros produtos e matérias-primas para seus clientes em todo o mundo. O segmento Químico fabrica e comercializa produtos petroquímicos. O negócio químico fornece olefinas, poliolefinas, aromáticos e uma variedade de outros produtos petroquímicos.
Exxon Mobil Corp teve um desempenho de 74.21% no último ano e 8.07% no último mês, em comparação com IBOVESPA 81.09% no último ano e 4.98% no último mês.



CHEVRON CORPORATION

CVX. A Chevron Corporation (Chevron) administra seus investimentos em subsidiárias e afiliadas e fornece suporte administrativo, financeiro, de gestão e tecnologia para os Estados Unidos e subsidiárias internacionais que atuam em operações integradas de energia e produtos químicos. A empresa opera por meio de dois segmentos de negócios: Upstream e Downstream. As operações upstream consistem principalmente na exploração, desenvolvimento e produção de petróleo bruto e gás natural; processamento, liquefação, transporte e regaseificação associados ao gás natural liquefeito; transporte de petróleo bruto por oleodutos internacionais de exportação de petróleo; processamento, transporte, armazenamento e comercialização de gás natural e uma planta de gás para líquidos. As operações downstream consistem principalmente no refino de petróleo bruto em produtos petrolíferos; comercialização de petróleo bruto, produtos refinados e lubrificantes; transporte de petróleo bruto e produtos refinados e fabricação e comercialização de commodities petroquímicas. 
Chevron Corp teve um desempenho de 61.91% no último ano e 2.74% no último mês, em comparação com IBOVESPA 68.79% no último ano e -0.35% no último mês.



CONOCOPHILLIPS

COP. A ConocoPhillips é uma empresa independente de exploração e produção. A empresa explora, produz, transporta e comercializa petróleo bruto, betume, gás natural, gás natural liquefeito (GNL) e líquidos de gás natural. A empresa opera por meio de seis segmentos: Alasca, Lower 48, Canadá, Europa e Norte da África, Ásia-Pacífico e Oriente Médio, e outros internacionais. O segmento do Alasca explora, produz, transporta e comercializa petróleo bruto, gás natural líquido, gás natural e GNL. O segmento Lower 48 consiste em operações localizadas nos estados Lower 48 dos Estados Unidos e no Golfo do México. Suas operações canadenses consistem em empreendimentos de areias betuminosas na região de Athabasca, no nordeste de Alberta. O segmento da Europa e Norte da África consiste em operações e atividades de exploração na Noruega e na Líbia. O segmento da Ásia Pacífico e Oriente Médio possui operações de exploração e produção na China, Indonésia e Malásia.
Conocophillips teve um desempenho de 96.05% no último ano e 18.75% no último mês, em comparação com IBOVESPA 102.93% no último ano e 15.66% no último mês.


Enterprise Products Partners LP

Enterprise Products Partners LP teve um desempenho de 15.26% no último ano e 2.30% no último mês, em comparação com IBOVESPA 22.13% no último ano e -0.80% no último mês.

Schlumberger N.V.

SLB. A Schlumberger N.V. fornece tecnologia para a caracterização, perfuração, produção e processamento de reservatórios para a indústria de petróleo e gás. Os segmentos da Companhia incluem Grupo de Caracterização do Reservatório, Grupo de Perfuração, Grupo de Produção e Grupo Cameron. O Grupo de Caracterização do Reservatório consiste nas principais tecnologias envolvidas na busca e definição de recursos de hidrocarbonetos. O Grupo de Perfuração consiste nas principais tecnologias envolvidas na perfuração e posicionamento de poços de petróleo e gás. O Grupo de Produção consiste nas principais tecnologias envolvidas na produção ao longo da vida dos reservatórios de petróleo e gás e inclui Serviços de Poços, Complementos, Elevador Artificial, Serviços Integrados de Produção (IPS) e Schlumberger Production Management (SPM). O Grupo Cameron consiste nas principais tecnologias envolvidas no controle de pressão e fluxo para equipamentos de perfuração e intervenção, poços de petróleo e gás e instalações de produção. 
Schlumberger NV teve um desempenho de 35.53% no último ano e 9.84% no último mês, em comparação com IBOVESPA 42.40% no último ano e 6.75% no último mês.

 


ATENÇÃO - Golpe em Brasília


Um pouco de Maquiavel











Felipe Neto fala sobre o jogo midiático da lava jato em cima do Lula!

51 deixou de ser boa ideia!



Lamentável cena envolvendo brasileiro que não quer falar, porque será?



Quem será esse rapaz?






Enigma dos 5 porcos







É ou não?


Receita pro golpe








Destampador de bueiros fora Mintô
Destaque para: Você acha que não tem nada a ver com a Amazônia porque mora fora dela? Pense de novo. O bioma amazônico é essencial para quem vive na Região, a protege e se sustenta a partir dela. Mas, preservada, a Amazônia é fundamental pra todo mundo, do campo à cidade, até para áreas industriais. E isso influencia na geração de empregos em todo o país. A qualidade de vida de quem trabalha em qualquer lugar depende de clima regulado, do ciclo ritmo de chuvas, de abastecimento hídrico, de gás carbônico armazenado nas árvores, de produtos vindos da floresta, da qualidade do ar… 🌳💧🌧️

Sim, a Amazônia é responsável por tudo isso no seu dia a dia - e muito mais!➡️ Por isso, neste Dia da Amazônia, queremos lembrar que mais floresta significa mais condições de vida, mais empregos, mais desenvolvimento sustentável, mais ar puro, mais água potável e mais vida! 💚




Defender a Amazônia é tarefa de todos e todas nós!




Em carta aberta, padres de todo Brasil alertam para reeleição do TCHU e contra o fascismo

"É um erro dizer que o Brasil se tornou colônia da Inglaterra após o 7 de setembro de 1822", diz Paulo Nogueira Batista Júnior - Brasil 247
Depois do Ceperj, a Fundação de Saúde… | Elizeu Pires


 

Destaques
1.     
2.  - 







        O lado bonito e iluminado do Brasil
Darcy Ribeiro - O Povo Brasileiro - Capítulo 6


Próxima semana capítulo 7






Xingumais.org.br
Luta pela vida




Atenção para o TEMPO





Abertura 2 - 


Esse cãodidato é bom!




























Mitô Mente Muito
Mintô mintô mintô
Tem que ser varrido já!







Diga-me com quem andas e te direi quem és!
Mintô mintô mintô
Mintô Mente Muitô mintô mintô




Marcar ponto no Rio de Janeiro e em Brasília concomitantemente, pode isso? Holografia será?

Mintô Mente Muitô mintô mintô





Eu nunca pensei que um dia iria torcer pelo Flamengo, mas nessa estamos juntos torcendo pelo Brasil!






Uma guerra do Bem contra o mal, quem será o mal?








Mintô Mente Muitô mintô mintô
Sigilo não Sigilo fora


Assassinos que só aprenderam a matar.



Mintô Mente Muitô muitô muitô
Don Ernesto e Thiago Leifer de novo, grande lição!






Mintô Mente Muitô muitô muitô






Mintô Mente Muitô muitô muitô







Mintô Mente Muitô muitô muitô
TCHU chama Moraes de 'vagabundo' por tirar 'liberdade' de empresários que discutiam golpe 













Mintô Mente Muitô muitô muitô









O mundo tem jeito, com lutas!





Mulher tem que ganhar mais porque engravida, perpetua a espécie e por muitas outras razões inteligentes, que os imbecis e idiotas não conseguem enxergar!

 



Pátria sim! Colônia não!


Visite e seja seguidor!

http://videosindipetrorjspm.blogspot.com/

https://professorivanluizdemarica.blogspot.com/

 
 Transmissão simultânea em
 
 Professor Ivan Luiz de Maricá RJ YouTube  
https://www.facebook.com/ivanluiz.deandrade.9



Editorial – Revista digital cultural e política , nº 104, em número especial dedicado à Independência do Brasil : como foi e se existiu mesmo. Dependência. Portugal, Inglaterra, e, mais recente , EUA . O papel de José Bonifácio de Andrada . Análises de diferentes estudiosos e historiadores, diferentes ângulos A importância de Andrada , sua história , o 7 de setembro visto de 2022, as ameaças , nesta data.

Em 7 de Setembro de 1822 , D. Pedro de Alcântara, príncipe português , Regente do Brasil , estava sob pressão de brasileiros, e influência especial de José Bonifácio de Andrada e Silva, seu Ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros ; e, de outro lado, acossado por , inclusive, tropas portuguesas . Voltando de visita a São Paulo , às margens do Riacho Ipiranga , segundo a história oficial, ao receber correspondência das Cortes , o príncipe teria proclamado , à frente de sua tropa, o conhecido grito – “Independência ou Morte". O tema, neste programa especial, é analisado, em maiores detalhes, pelos membros da Mesa e por historiador experiente, autor de 22 livros de História , ex-professor da UFRJ, Lincoln Penna . É feita uma comparação entre 1822 e nossos dias . Neste número, 104, baseado nos anteriores, 79 e 80-b , é trocado o editor e responsável pela filmagem, sendo, de agora em diante , provisoriamente, Celeste Burlamaqui, o que ainda sequer foi mudado nos créditos. A íntegra do editorial , e muito mais informações, está no site caminhandojornal.com , onde podem ser obtidas maiores referências. Música base - Noturno de Chopin. Inúmeras situações e influências sobre o 7 de Setembro são abordadas , nesses vídeos, caso das ações atuais de Bolsonaro, com suas ameaças ; o papel do Império Americano ; os resultados da falta de independência , no caso do petróleo, com a gasolina a oito reais ; o historiador Villa, distinguindo os que defendem a democracia, com direito à bandeira verde e amarela, e o outro lado bolsomilitarista, considerado tapete norte-americano vergonhoso ; a independência vergonhosa no Brasil, segundo Honório Rodrigues, quando Brasil teve que pagar à Inglaterra e Portugal , para ver reconhecida sua independência, e isto apenas formalmente - uma seleção de alguns trechos da internet ,indicados . Poesias , editorial que é uma verdadeira aula de história do Brasil; análise de especialistas ; explicações sobre a crise mundial e brasileira, tudo isso nos outros e neste vídeo sobre o 7 de setembro e a Independência (?) do Brasil. Para pesquisas , indicamos : 7 de Setembro: Sete de Setembro ; 7 de Setembro de 1822; Pedro I; Imperialismo; Inglaterra ; imperialismo inglês ; Bolsonaro; José Bonifácio de Andrada e Silva ; 7 de setembro de 2021; Democracia ; Liberdade ; Constituição Federal; 1988; 1822 ; O que acontecerá no próximo 7 de Setembro; Maçonaria ; Escravidão ; Traição, em 1822; Golpe de estado ; Golpe, no dia 7 de setembro; Eleições ; Grito dos Excluidos Ir às ruas no 7 de Setembro Brasil, 7 de Setembro Terror , 7 de Setembro Constituição ,1988.







Ba não foi, Ba ia.






Conexões a Textos Destacados (CTD)

CT1-

Infratores ambientais doaram R$ 10,4 milhões para diferentes candidatos, qual será a razão!

CT2-

Púlpito não palanque ou é?

CT3-

Estão vendendo cerveja do PT?

CT4-

O presidente sol, já provocou confusão em 15 países

CT5-

Fazendeira e ruralista, voutou a favor do presidente sol, 86% das propostas dele!

CT6-

Após mentir ao TSE, ex-mulher de TCHU admite ser dona de mansão que dizia alugar 

CT7-

CNBB condena manipulação religiosa na eleição - Brasil 247

CT8-

Internautas repercutem caso de fiel baleado em igreja: 'ensurdecedor o silêncio de Malafaia, Michelle, Damares e Feliciano' - 

CT9-

CT10-




Destaques Culturais nacionais e internacionais que merecem nossos respeitos!

Programação Completa encontrarás aqui

Ivan Luiz Jornalista Reg. CPJ 38.690 - RJ –1977


Todas as imagens falam por sí!




Mintô Mente Muitô muitô muitô


Mintô Mente Muitô muitô muitô


Mintô Mente Muitô muitô muitô


Mintô Mente Muitô muitô muitô





Mintô Mente Muitô muitô muitô




Mintô Mente Muitô muitô muitô




Mintô Mente Muitô muitô muitô


Vídeos especiais

Ano eleitoral lamentável
Mintô Mente Muitô muitô muitô






V01-

Aula de matemática bozoriana 

V02-

Confronto em Manifestação 

V03-

Tiro saindo pela culatra 

V04-

 

V05-

 

V06-

 

V07-

 

V08-

 

V09-

 

V10-

 


 

Vídeo 4

Vídeo 5

Vídeo 6


Vídeo 7

Vídeo 8

Vídeo 9



Video 10



Momento reflexivo



Momento Saúde



Momento Moreno Pescador



Vem chegando a

Primavera
 




Momento Pai Valdo de Oxossi










Destaque da semana - 

 COM A PETROBRAS O BRASIL TEM FUTURO, ELES QUEREM ACABAR COM A NOSSA EMPRESA E COM O AVANÇO/SUCESSO DAS FUTURAS GERAÇÕES!

Os canalhas culpam a Petrobras - Você conhece a riqueza da Petrobras? 

Contra os discursos hipócritas





A PETROBRAS fica e todos os canalhas vão!

Privatômetro



Observatório dos Direitos Humanos


Observação da Pandemia

ObservatórioCovid-19 BR (covid19br.github.io)

MST

Página inicial - MST


Socialismo Democrático Já!

 Aqui -  https://polosocialista.com.br







De Olho nos Ruralistas - Observatório do Agronegócio no Brasil


Voltar ao topo


Relação dos nossos aniversariantes destacados e homenageados
02
 Arnaldo Antunes - Arnaldo Antunes Filho – 1960 - SP, SP - Cantor. Compositor.
Poeta. Artista plástico. Desenhista. Artista plástico. No ano de 1992 teve seu livro de prosa poética ilustrado por sua filha Rosa, sua filha mais velha com Zaba Moreau. Em 1993 lançou o livro de poema “Nome”, com distribuição pela Companhia de Letras e gravadora BMG. No ano de 2003, em parceria com a artista plástica mineira Márcia Xavier, lançou o livro de poemas “Et eu tu”, pela Cosac & Naify Editora. O livro foi lançado no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. Lançou a coletânea “Como é que chama o nome disso” (Publifolha), com poemas de sua dezena de livros, letras de música, textos inéditos e ainda trechos de entrevistas de vários jornais e revistas. Também desenhista, ilustrou o livro “Frases de Tomé aos 3 anos” (Editora Alegoria), seu filho caçula Tomé. Em 2007 fez, no Estádio do Maracanã, o show de abertura dos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro. No ano de 2013 foi lançando o livro “Arnaldo Canibal Antunes”, de Alessandra Santos, pela Editora nVersos, tese de doutorado da autora, iniciada em 2003, quando cursava a Universidade da Califórnia, na qual analisou toda a obra e facetas artísticas de Arnaldo Antunes. No ano de 2019 teve problemas com a censura, quando o seu clipe “O Real Resiste” foi retirado da programação da TV Brasil. De acordo com o jornalista Sílvio Essinger em matéria do “Segundo Caderno” do jornal O Globo de 7 de fevereiro de 2020: “O episódio foi lembrado por Arnaldo no início de janeiro, na abertura do Festival Verão Sem Censura, que apresentou em São Paulo, uma agenda cultural com shows, peças, filmes e exposições que foram alvos de críticas ou de dificuldades impostas pelo governo federal ou por entidades relacionadas a ele.” Segundo Arnaldo Antunes, em entrevista concedida ao jornalista do “Segundo Caderno” do jornal O Globo: “O Real Resiste fala desse momento em que você vê gente defendo a tortura, a ditadura e a censura, e negando o aquecimento global. São manifestações a que fui levado por uma coisa quase passional. Acho que a gente está vivendo um período radical de ameaça à democracia e as pessoas precisam se manifestar. Não digo que um artista  deva fazer uma canção para falar da situação do país, o que falo é da manifestação das pessoas como cidadão, integrantes de uma sociedade democrática, que defendem o direito à educação, à cultura, à pesquisa científica e à liberdade de expressão.”

03

Carmen Barbosa – 1912 - RJ, RJ - Cantora. Nasceu no bairro do Catumbi, Rio de Janeiro.
Tinha seis irmãs. Retraída, não gostava de publicidade. Faleceu um dia antes de completar 30 anos, no Rio de Janeiro. Começou na Rádio Cruzeiro do Sul indo posteriormente para a Tupi. Ainda no início da carreira, cantou como corista de gravações, na RCA Victor. Na época, Carmen Miranda já era uma grande estrela e influenciava as cantoras que iniciavam na profissão. Em 1934, surgiu a oportunidade quando foi chamada para substituir a cantora Madelou Assis, que faltara a uma gravação. Gravou 14 discos, 27 músicas ao todo, entre 1935 e junho de 1940. Em 1936 lançou de Pixinguinha e Cícero de Almeida, os sambas “Por você fiz o que pude” e “Você é bamba”, em seu primeiro disco. Em 1937 gravou o samba canção “Palmeira triste”, de Herivelto Martins e o samba “No picadeiro da vida”, de Benedito Lacerda e Herivelto Martins. Em 1938 gravou na Odeon, em disco que trazia Sílvio Caldas no lado A, o samba “Quem é que não chora”, de Zé Pretinho e César Brasil. No ano seguinte, registrou na Columbia o samba “Adeus favela”, de Nelson Trigueiro e Paulo Pinheiro e a marcha “Quando a Violeta se casou”, de João de Barro, Alberto Ribeiro e Alcir Pires Vermelho. Em 1940 gravou a marcha “Sonho de carnaval”, de Jerônimo Cabral e Luiz Peixoto e o samba “Parece mentira”, de Benedito Lacerda e Darci de Oliveira. Benedito Lacerda foi seu grande incentivador, acompanhando-a com sua flauta e compondo a maior parte das músicas gravadas por ela. Os maiores sucessos da cantora foram: “Palmeira triste”, samba-canção de Herivelto Martins e “No picadeiro da vida”, samba de Herivelto Martins e Benedito Lacerda.

04

Márcia Cabral - Márcia Julieta Moreira Cabral - 1960 - SP, SP - Cantora. Atriz.
Bailarina. Professora. - Cantora e atriz atuante em musicais, entre os quais destacam-se: “Evita” (Palace de São Paulo), em 1986, substituindo a cantora Cláudia no papel de Eva Perón; “Theatro Musical Brazileiro I – 1860 a 1910 e II – 1914 a 1945”, dirigido por Luís Antônio Martinez Corrêa, apresentado em diversos teatros entre Rio de Janeiro e São Paulo, em 1988, incluindo a inauguração do Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil; e “Lamartine como nunca”, com roteiro de João Máximo e direção musical de Helvius Vilela, inaugurando o Teatro Lamartine Babo no Centro Cultural da Light, Rio de Janeiro, em maio de 1994. Esse espetáculo originou o CD gravado ao vivo “Lamartine como nunca na voz de Márcia Cabral”. Em 1995, atuou no espetáculo em homenagem aos grandes mitos da MPB, “Elas e os mitos”, no Teatro Lamartine Babo, Rio de Janeiro, no papel de Dalva de Oliveira. Sob a direção de Sérgio Brito, atuou em “Meninos, eu vivi”, espetáculo comemorativo dos 75 anos de vida e 50 de teatro do diretor, apresentado no Teatro da Faculdade da Cidade (antigo Teatro Delfin), no Rio de Janeiro. Em 1999, apresentou-se, com Helvius Vilela, no show “Tom na Mata”, com obras de Tom Jobim. Em 2001, fez o musical “O penhor desta igualdade”, de Maria Tereza Amaral, participou do espetáculo “Kurt Weill Cabaré” e dirigiu os ensaios de “Fosco Aveludado canta Buzina do Chacrinha”.

05

 Adelzon Alves – 1939 - Cornélio Procópio, PR - Jornalista. Radialista. Produtor. A
família de seu pai, composta por agricultores, é originária do interior de Minas Gerais. Foi ambientado desde criança na música popular através do pai, Antônio Damasceno Alves, vereador na cidade de Congonhas, distrito de Cornélio Procópio. Seu pai era admirador e incentivador das bandas de música da cidade. Outro que infuenciou em seu gosto musical foi um tio, irmão de seu pai, que participou e incentivou grupos de Folia de Reis da região. Passou a infância assistindo à preparação das festas de Folia de Reis da cidade, além dos ensaios e apresentações das bandas de música. Participou quando menino e adolescente de shows musicais escolares. Outras influências importantes foram as dos professores Gilda Polli, de História e José Gomes, de Geografia, que influenciaram sua consciência e visão política e cultural. Quando começou a atuar na rádio de Cornélio Procópio, teve bastante influência do radialista Marcos Alberto, que lhe transmitiu a percepção musical apurada, a análise das músicas, das letras, os arranjos, além de noções de programação musical. Aos 19 anos, iniciou seu primeiro trabalho como radialista na rádio de Cornélio Procópio, já com a intenção de prestigiar a cultura brasileira. Em 1962, deixou sua cidade natal indo para Curitiba. Lá, trabalhou na Rádio Gauiracá e na Rádio Cruzeiro do Sul, onde conviveu com Euclides Cardoso, outro radialista experiente que também o influenciou na definição da sua visão de trabalho em rádio, pautado na valorização da música brasileira. Em 1964, foi para o Rio de Janeiro, onde passou a trabalhar na Rádio Globo como locutor noticiarista em programas como “O seu redator chefe” e “O Globo no ar” e como locutor comercial no programa de Abelardo Barbosa, o Chacrinha, no qual prevalecia a música da Jovem Guarda. Nesse período, ficava atento ao que acontecia fora do programa do Chacrinha, especialmente nos movimentos musicais que surgiam, como o Teatro Jovem, o CPC da UNE, o Beco das Garrafas e o Grupo Opinião, no qual se destacaram Nara Leão, Zé Keti e Eliseth Cardoso, entre outros, além da Bossa Nova, que cada vez mais ganhava espaço. De todos esses movimentos, sua atenção se deteve no movimento do samba, que acontecia fora do circuito universitário e da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, como o Zicartola. Em 1966, começou a ter seu próprio programa, “Amigo da madrugada”, na Rádio Globo, de meia-noite às 4 da manhã. Passou a contactar com artistas do morro como Cartola, Candeia, Nelson Cavaquinho, Zagaia, Silas de Oliveira, D. Ivone Lara, Geraldo Babão, Djalma Sabiá e demais compositores de samba, como Paulinho da Viola e Martinho da Vila. No mesmo período, começou um trabalho pioneiro de abrir espaço do rádio aos compositores do morro, só precedido pelo radialista Salvador Batista, na Rádio Tupi.

06

 Paulinho - Paulo Nunes - Nascido em Circa 1930 - RJ, RJ - Instrumentista. Violonista. Líder de conjunto. Compositor. Atuou como violonista na noite de Copacabana tocando violão em diferentes boates. Integrou o conjunto de Waldir Calmon com o qual tocou na boate Arpége. No início da década de 1960, criou seu próprio conjunto instrumental, o Paulinho e seus Night Boys com o qual gravou quatro LPs pela gravadora RCA Candem. Em 1961, dirigiu seu conjunto na gravação do LP “Certinho para dançar – Paulinho e Seus Night-Boys” com um repertório dançante e que incluiu o samba “Bandebop”, de sua autoria e Baden Powell.  Em 1962, lançou com seu grupo o samba  “Verão em Lisboa”, de sua autoria.  Em 1963, o LP “Disco dançante – Paulinho e Seus Night-Boys” incluiu seu samba “Teleco-teco Nº 1”, com Waldir Calmon. Foi um dos instrumentistas que participou da criação do sambalanço na década de 1960. Foi parceiro de Baden Powell e Waldir Calmon.

Um grande abraço ao Companheiro Kfu

07

Mart’nália - Martnália Mendonça Ferreira – 1965 - RJ, RJ - Cantora.
Compositora. Percussionista. Filha de Martinho da Vila e de 
Anália Mendonça, cantora que chegou a fazer um certo sucesso no antigo teatro Casa Grande. Nasceu no bairro de Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro. Como a irmã Analimar, seguiu a carreira artística.
Estreou aos 16 anos fazendo backing em shows e discos do pai.
A partir de uma certa época, alterou seu nome artístico para Martnália. Sua composição “Chega”, em parceria com o cantor e compositor Mombaça foi inscrita em um festival de MPB na cidade de Friburgo, sendo gravada logo depois pelo parceiro. Trabalhou, ao lado da irmã Analimar, como backing vocal em vários discos e shows do pai. Em 1987, lançou pela gravadora 3M o primeiro disco “Martinália”, no qual incluiu de sua autoria “Na mão de Deus”. Interpretou também “Fogo e mágoa” (Cláudio Jorge), “O preço do amor” (Noca da Portela, Sereno e Adilson Santos), “Nunca mais”, de autoria de Ruy Quaresma, que fez os arranjos do disco, além de tocar piano, e “Luxuosos transatlânticos” (Cláudio Jorge e Nei Lopes), contando nesta faixa com a participação especial de Nei Lopes. No ano de 1994, integrou como percussionista e cantora o grupo Batacotô, juntamente com Téo Lima, Cláudio Jorge, Jorjão Barreto, Ovídio Brito, Décio Crispim, Itamar Assiere e Pirulito. Com esta banda, lançou pela gravadora Velas o disco “Semba dos ancestrais”, título retirado da música homônima de Martinho da Vila e Rosinha de Valença. No CD destacou-se na interpretação das faixas “Um velho malandro de corpo fechado”, de autoria de Franco e Arlindo Cruz, e “Angola medley”. No mesmo ano, ainda integrando o grupo Batacotô, fez participação especial no disco “Aquarela do Brasil”, da cantora americana Dionne Warwick, produzido para o mercado brasileiro por Téo Lima. No CD o grupo participou da faixa “Virou areia”, de Lenine e Bráulio Tavares, com letra em inglês de Dionne Warwick. No ano de 1997, lançou pela gravadora ZFM Records o CD “Minha cara”. No disco, produzido por Martinho da Vila, interpretou “Pra que vou recordar o que chorei”, de autoria de Carlos Dafé; “Conto de areia” (Romildo e Toninho Nascimento), “Coleções” (Cassiano e Paulo Zdan), “A flor e o samba” (Candeia) e “Parei na sua”, de autoria de Martinho da Vila. Incluiu ainda diversas composições de sua autoria, entre elas: “Contradição”, “Tentação”, “Entretanto” (c/ Mombaça), “Calma” (c/ Arthur Maia) e “O samba é a minha escola”, em parceria com Cláudio Jorge, Agrião e Paulinho da Aba.


No dia de hoje

08

Fernanda Abreu - Fernanda Sampaio de Lacerda Abreu1961 - RJ,
RJ -
Cantora. Compositora. Com nove anos
entrou para o balé e começou a participar de corais e festivais de música na escola em que estudava. Aos 17 anos prestou vestibular e cursou três anos de Sociologia na PUC-Rio. Quando faltava apenas um ano para se formar, abandonou os estudos para se dedicar à música. Em 2021 foi inaugurada a Biblioteca Fernanda Abreu, no Morro do Faz Quem-Quer, em Rocha Miranda, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. Iniciou a carreira em 1981, quando ingressou como back vocal do grupo carioca Blitz, nele permanecendo por cinco anos e obtendo grande êxito. Em 1990, lançou o seu primeiro disco solo, “Sla radical dance disco club”, produzido por Herbert Vianna, guitarrista do Paralamas do Sucesso, e Fábio Fonseca. Sla é a abreviatura do seu sobrenome. Em vez do pop bem-humorado da Blitz, surgia uma intérprete mais voltada para a música negra norte-americana, especialmente o funk e a dance music. Dois anos depois, lançou “Sla 2 — be sample”, com destaque para a regravação de “Jorge de Capadócia”, de Jorge Benjor, e a participação especial de Fausto Fawcet, no sucesso “Rio 40 graus” (c/ Fausto Fawcett e Carlos Laufer). O disco contou com a produção de Liminha. Em 1995, lançou “Da lata”. Também produzido por Liminha e acompanhado por Will Mowat, seu maior sucesso foi “Garota sangue bom”, parceria com Fausto Fawcet. O CD apresentou a regravação “A tua presença morena”, de Caetano Veloso, que logo se tornou outro sucesso da cantora. Dois anos depois, lançou “Raio X”, disco em que regravou vários de seus sucessos e de outros artistas como Silas de Oliveira (Aquarela brasileira) e Fausto Fawcet (Kátia Flávia, a Godiva de Irajá). O CD contou com as participações especiais de Lenine, em “Jack soul brasileiro”, composição dele mesmo; Herbert Vianna, em “Um amor, um lugar” (Herbert Vianna); Carlinhos Brown, em “Jorge de Capadócia”, e do grupo pernambucano de mangue bit Chico Science & A Nação Zumbi, em “Rio 40 graus”. Passou os anos de 1998 e 1999 excursionando com seu show pelo país. Em 2001, lançou o disco “Entidade urbana”. No ano de 2002 fez vários lançamentos do disco, entre eles, show nas Lonas Culturais João Bosco e Gilberto Gil. Neste mesmo ano, ao lado do poeta Chacal, Marcelo Bonfá, Dado Villa-Lobo, Tony Platão e Carlos Laufer, participou do show “Coliseu” de Fausto Fawcett, no projeto Terças Insanas, do Ballroom, no Rio de Janeiro.

Um grande abraço ao Companheiro Genobre

Fontes: 













 



https://www.youtube.com/channel/UCMrtORKaHE9jwZenjmFdwXg?view_as=subscriber

Se inscreva no canal, é fundamental para o nosso trabalho! Obrigado!!!





Olá, sou o professor Ivan Luiz, jornalista, bacharel em geografia, petroleiro e diretor do Sindipetro RJ. Minha missão é contribuir com conhecimentos, informações, reflexões e soluções para que nós, que exercemos a cidadania, tenhamos maior e melhor qualidade de vida, com dignidade e de maneira respeitosa. Quer conhecer mais sobre minha trajetória, prática de vida e meus projetos? Então acesse nas redes sociais meus trabalhos, todos são abertos e gratuitos, para que possamos somar forças ... Toda quinta-feira às 15:00 realizamos transmissão ao vivo pelo Facebook (spmsindipetrorj) que ficará disponível em professorivanluizdemarica.blogspot.com tem todos os meus links, e no Canal Professor Ivan Luiz de Maricá no You tube, tem bastante conteúdo também, inscreva-se para que possamos alcançar mais pessoas dedicadas a continuar a obra desse Grande Arquiteto.! Obrigado, e até a próxima!!!

Vídeo dessa transmissão ficará aqui a partir de 08/09/2022


Até a próxima quinta-feira, dia 15/09/2022 NRD 510/36/2022







Nenhum comentário:

Postar um comentário