Alerta de audiência

Olá, sou o Professor Ivan Luiz, bacharel em geografia, perito judicial e ambiental, Jornalista Reg. CPJ 38.690 RJ desde 1977,petroleiro e diretor Coordenador da Secretaria das Empresas Privadas do Sindipetro-RJ. Minha missão é contribuir com conhecimentos, informações, reflexões e soluções para que nós, que exercemos a cidadania, tenhamos maior e melhor qualidade de vida, com dignidade e de maneira respeitosa. Quer conhecer mais sobre minha trajetória, prática de vida e meus projetos? Então acesse nas redes sociais meus trabalhos, todos são abertos, para que possamos somar forças ... Todo domingo às 19:00 realizamos transmissão ao vivo pelo Facebook que ficará disponível em professorivanluizdemarica.blogspot.com onde ficam todos os meus links, e no Canal Professor Ivan Luiz de Maricá no You tube, tem bastante conteúdo também, inscreva-se para que possamos alcançar mais pessoas dedicadas a continuar a obra desse Grande Arquiteto.! Atualmente minha atuação profissional, pessoal é na área de recuperação tributária (apenas administrativamente), o que faz com que o retorno seja rápido e eficiente, pode agendar uma vídeo conferencia visando tirar todas as possíveis dúvidas, atendemos em todo o Brasil, através do e-mail contato@professorivanluiz.com.br. Obrigado, e até a próxima!!!
       ...

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

NRDC 540/09/2023 - Destaques 👉1 - A Base em ação. 👉2 - Poesias fundamentais. 👉3 - Tragédia no litoral paulista./Favela na Suiça. 👉4 - Carnaval 2023. 👉5 - Agro engano ou ledo engano. 👉6 - Momento Saúde. 👉7 - Economia. 👉8 - Esquerda no Governo. 👉9 - Extrema Direita. 👉10 - Ucrânia x Rússia x OTAN. 👉11 - Nosso dia-a-dia. 👉Aniversariantes da semana.

  

Os conteúdos das transmissões ficam disponíveis sempre a partir de segunda-feira, o acesso é através desse 👉blog, para facilitar as reflexões e possíveis contribuições com críticas e apoios.


A versão final será em 02/03/2023 às15:00 na página abaixo  
👇🏽
https://www.facebook.com/ivanluiz.deandrade.9  até lá, iremos atualizando (Incluindo, alterando ou excluindo matérias) diariamente!

Nossa Reportagem Semanal

Após a transmissão ao vivo, aqui 👇🏽
https://www.facebook.com/ivanluiz.deandrade.9,

será feito up load para o Youtube
Canal 
👉 Professor IvanLuiz de Maricá, onde peço sua inscrição para ampliarmos nosso trabalho.


Estado Democrático de Direitos Sempre!

Notícias Relevantes Destacando, Compilando e Escrevendo a Verdadeira História Brasileira.
Por uma nova Historiografia sem mentiras e enganações!  
Dia 10 de janeiro de 2012 foi a primeira Reportagem Semanal, e hoje chegamos a 540 e a 9ª do ano 2023 - Transmissão simultânea aqui 
https://www.facebook.com/ivanluiz.deandrade.9


Destaque 13

Desmistifcando



📍 Vem aí o 1º Encontro de Vivências em Lutas Urbanas, com certificado emitido pela UERJ!

Entre os dias 01 a 04 de março, acontece no Rio de Janeiro o 1º Encontro de Vivências em Lutas Urbanas, com experiências concretas na realidade dos seguintes movimentos sociais:
📌 Movimentos dos Trabalhadores Sem Teto - MTST📌 Brigadas Populares📌 Movimento Unido dos Camelôs - MUCA📌 Movimento dos Trabalhadores Sem Direitos

com
Debate com lideranças das periferias e movimentos 
◼ Oficinas para aprofundamento em temas que são necessários para um maior entendimento sobre os processos organizativos e produtivos dos movimentos sociais 
◼Mão na massa nas atividades!
🚩 Na programação teremos:

📢 COM CERTIFICADO DA UERJ

🫱🏿‍🫲🏼 É na luta que a gente se encontra!

1.1 - Base Indígena - em 25/02/2023.
O povo atualmente chamado Xukuru-Kariri tem esse nome devido ao convívio de duas etnias, Xukuru e Kariri, ambas presentes até hoje no nordeste brasileiro. "Os aldeamentos indígenas, sobretudo os do Nordeste, agrupavam em um único espaço múltiplas nações e tribos e no de Palmeira dos Índios eram majoritários os 'Xucurus' e grupos 'Cariris'. A origem Cariri era atribuída a vários grupos sobreviventes que se misturaram aos Wakóna e Carapotó nessa região alagoana. Os remanescentes Wakóna ou Aconã da serra da Cafurna, em Palmeira dos Índios, atribuíam-se já em 1938 o nome Shucuru-Kariri." (Dória, 2008) A maioria dos Xukuru-Kariri vive na Terra Indígena Xukuru Kariri e na zona urbana do município de Palmeiras dos Índios, Alagoas, onde a TI está localizada. Em 2010, os Xukuru-Kariri somavam cerca de 2900 pessoas (Funasa, 2010). "A referência mais antiga aos índios Xucuru de Palmeira dos Índios encontra-se em documento, de posse do Arquivo Paroquial da Diocese de Palmeira dos Índios, intitulado "História da Palmeira", escrito pelo vigário José de Maia Mello, pároco local entre 1847 e 1899, provavelmente em 1879. Segundo ele, os índios Xucuru teriam migrado da aldeia de Simbres (Cimbres, atual município de Pesqueira), Pernambuco, em 1740, em função da grande seca ocorrida em todo o Nordeste. Os Cariris teriam vindo posteriormente da aldeia do Colégio de São Francisco (atualmente município de Porto Real do Colégio), da etnia conhecida como Waconã (do rio São Francisco)." (Dória, 2008) "O antigo território indígena em Palmeira dos Índios apresentava feição bem definida, composta por uma parte de terras planas e outra acidentada que englobava as serras que hoje caracterizam o município. É sobre essa paisagem natural que os Xucuru-Kariri atuam até hoje para prover a sua subsistência, baseada no trabalho rural. Atualizando esta feição para a distribuição ocupacional verificada hoje, as partes mais planas do município estão nas mãos de não índios, divididas em fazendas consolidadas de dimensões maiores." (Dória, 2008) Em 1759, ano da expulsão dos Jesuítas, “a Secretaria de Governo da Capitania de Pernambuco publicou um regulamento com 117 parágrafos, com base nos Alvarás de 1755 e 1758. O Alvará abolia os rituais das juremas, a nudez, o uso da língua geral ou da língua própria das suas nações, e até mesmo as choupanas deveriam ser substituídas por casas de tipo colonial/ portuguesa. Exigia-se severo controle dos índios que desertavam ou que buscavam o refúgio nas matas.” (Dória, 2008) Fonte: DÓRIA, Siglia Zambrotti. Resumo do relatório de identificação e delimitação da Terra Indígena Xucuru-Kariri. Diário Oficial da União, 20 de outubro de 2008, sec.1 pg. 43 a 49.

1.2 Pura emoção

Indice

2.     Poesias fundamentais

3.     Tragédia no Litoral Paulista

3.1.    Não tem como não se impactar e se solidarizar com as vítimas da catástrofe que aconteceu no litoral norte no último final de semana. Em meio a um cenário que mais parece um cenário de guerra, estradas foram destruídas, casas foram levadas com a enxurrada, pessoas perderam a vida, em uma tragédia sem fim! Em São Sebastião, a região mais atingida, o volume de chuva registrado no fim de semana foi de 640 mm em 24 horas, segundo Fabrício Araújo Mirandola do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) a média para o mês de fevereiro inteiro é de 225 mm (BBC NEWS BRASIL, 2023).Mas as perguntas que ficam são: a tragédia poderia ser evitada? As cidades que recebem milhares de turistas todos os anos poderiam ter uma infraestrutura melhor? Os fundos destinados pelo governo são suficientes? Há políticas públicas relacionadas a essas questões? Quem é o responsável por fazer o monitoramento, mapeamento, treinamento? Veja as respostas para esses questionamentos no artigo que publicamos em nosso blog.Leia mais - Tragédias como a do litoral norte de SP poderiam ser evitadas? (aguasustentavel.org.br)

 

3.2.     Tragédia mostra que chuva produz estragos diferentes a depender do CEP...
Veja mais 
3.3.     Chuvas mostram que governos matam
Chuvas mostram que governos também matam - 23/02/2023 - UOL Notícias

3.3.1 - Os governantes são culpados sim!
3.4 - Confira as principais ações do Governo Federal diante do estado de calamidade no litoral norte de São Paulo — Planalto (www.gov.br)


3.5 - Pobre só serve prá servir.


3. - Favela - Existe alguma favela na Suiça?

 no Quora em inglês: - Are there any slums in Switzerland? - Existe alguma favela na Suiça?

https://pt.quora.com/ - SIM.

Eu vivi em uma por 10 meses.

Embora seja verdade que, em média, a situação de moradia é melhor em geral com a segurança social para os “residentes”, a situação pode ser quase oposta para os “não residentes” [aqui, refiro-me a não residentes no país e sem visto para acesso a quaisquer benefícios sociais (permissão do tipo L, autorização do tipo B para estudos etc.).]

Eu era um estudante asiático com uma autorização B na Suíça e mudei para lá para estudar em 2013. Em primeiro lugar, é muito difícil encontrar um lugar para qualquer um na Suíça. Depois de quase 50 rejeições por razões arbitrárias, encontrei um lugar que provavelmente era menor do que uma cela no meu país de origem. 


Eu paguei 410 CHF por isso.

Infra-estrutura física:

Como você pode ver, é menor que 4.5 metros quadrados em área total. Eu tirei essa foto do lado de fora do meu quarto. Havia 5 outros quartos com uma cozinha comum e WC. O edifício era velho e tinha 5 andares. O senhorio suíço viveu no 1º andar e ocupou todo o andar (inclui a área do corredor em outros andares) ou o espaço para 10 pessoas no resto dos andares.

Sem elevador. / Sem lavanderia. / Problemas de aquecimento: tive que dormir em um saco de dormir durante os tempos mais frios. 


Detalhes operacionais:

1] Armazenamento de alimentos: Não se podia armazenar alimentos na cozinha e tinha que armazená-lo no frigobar no quarto. Isso pode parecer trivial, mas ter o alto motor da geladeira ligando e desligando durante a noite é chato.

2] Lixo: A política de lixo do cantão significava que era preciso comprar sacolas específicas, cada uma custando 3 chf em um pacote de 10 ou 30 chf e descartar o lixo apenas naqueles sacos. O senhorio nunca se preocupou em fornecer isso, o que significava que cada inquilino tinha seu próprio saco de lixo em seus quartos.

3] mesmo vale para papel higiênico

4] Não havia conexão com a internet (até mesmo favelas no meu país têm DTH e WIFI). Eu tive que passar por uma briga de um mês para conseguir a primeira conexão de internet ao prédio, o que significou a contratação de um eletricista suíço para ligar o antigo sistema de telefonia do prédio.

Social:

1. O senhorio tinha cães indisciplinados que ele deixou correr livremente pelo edifício. eles eram agressivos com todos os inquilinos

2. A maioria dos inquilinos eram estrangeiros que tinham pedido asilo no país, motoristas de táxi, homens solteiros velhos. O que mais me deixou triste foi que uma mulher com problemas físicos estava morando no terceiro andar e teve que se arrastar de escada em escada. Eu tentei ajudá-la a carregar suas compras sempre que podia.

Refletindo de volta, posso dizer que, embora eu seja de um país em desenvolvimento, meu padrão de vida estava muito acima do meu padrão de vida na Suíça, embora meus custos fossem quatro vezes maiores. Viver em tal estado com pessoas "pobres" me fez sentir empatia por elas. Embora eu tenha visto a pobreza em todo o meu país, eu nunca a experimentei, nesse sentido, essa experiência foi uma lição de vida para mim.

Admito que a situação deve ser muito melhor para os cidadãos suíços e da UE, porque eles têm direitos e privilégios devido à sua cidadania, que é justa, pois é o dinheiro dos impostos.

Concluindo, as favelas são o resultado da desigual distribuição de renda, resultado da ganância. A ganância é universal, assim como a mentalidade pequena e a crueldade, a Suíça não é diferente, há pessoas gananciosas e de mente pequena.. A percepção de que a Suíça ou qualquer outra economia desenvolvida é algum tipo de utopia cheia de seres iluminados é, no mínimo, um engano. Portanto, as favelas existem em todos os lugares, basta abrir seus olhos e mentes para perceber o sofrimento de seus semelhantes.

ps: Depois de 10 meses eu “escapei” da favela depois de falar com o meu escritório de estudantes internacionais da universidade e conseguir um outro lugar através de sua intervenção.


3.1 - Mineradora que atua na serra do Curral acumula R$ 1,2 milhão em multas.
Leia

Veja as imagens revoltantes aqui.

Justiça acaba com a farra de mineradora no Parque da Rola Moça \ Jornalistas Livres. aqui

PF aponta irregularidade de Zema na concessão de mineração na Serra do Curral. Aqui

Indice

 



4.     Carnaval 2023

 


5.     Agro 

Dossiê sobre financiamento da bancada ruralista revela quais são as multinacionais que patrocinam o desmonte ambiental no Brasil. As produtoras de agrotóxicos e sementes transgênicas Bayer, Basf e Syngenta, as processadoras de soja Cargill, Bunge, ADM e Louis Dreyfus; os frigoríficos JBS e Marfrig e indústrias do setor alimentício Nestlé e Danone praticamente pagam deputados e senadores para que eles pautem, defendam e votem a favor da PL do Veneno, a PL da Grilagem na Amazônia e a PL da Mineração em Terras Indígenas.
Os deputados e vereadores da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) atuam como "funcionários" dessas empresas, ferindo a constituição e o compromisso pelo qual foram eleitos representantes dos interesses da nação. Durante o governo Bolsonaro, essas multinacionais reuniram-se pelo menos 278 vezes com membros do alto escalão do Mistério da Agricultura, para pautar seus interesses, algumas dessas reuniões fora da agenda oficial.
Segundo o relatório há um cérebro e um mecanismo organizado através do Instituto Pensar Agro (IPA), que planeja, escreve e exige que esses deputados e vereadores trabalhem para mudar a constituição do país de acordo com seus interesses.

leia mais em:

De Olho nos Ruralistas lança dossiê sobre financiamento da bancada ruralista: 

baixe o relatório completo:

Os Financiadores da Boiada: como as multinacionais do agronegócio sustentam a bancada ruralista e patrocinam o desmonte socioambiental - De Olho Nos Ruralistas:

https://bit.ly/3RLJuml

5.1 - Agro engano ou ledo engano?

Indice



6.    Momento Saúde

 

Saúde em Primeiro Lugar

6.1.    Fantástico o vídeo a seguir.  A engenharia Inventou  um método revolucionário onde não será mais necessário colocar Stent e tampouco  fazer pontes de safena. Todas as veias entupidas serão desentupidas facilmente. A tecnologia é uma coisa absurda mesmo. SALVE A ENGENHARIA !!!




6.2.   

Indice


7.    Economia




Desmonte sem vergonha da Petrobras


7.1.   
Segundo Mônica De Bolle, o capitalismo não é sinônimo de estado mínimo. Confiram nessa entrevista.

O Breno Altman sempre pede que os  convidados indiquem um livro, uma série e um filme.

As indicações de Mônica são:
Livro: The Gender Brain, Gina Ripper
Uma discussão sobre o não binarismo do cérebro.
Série: The Last of US

Filme: Argentina 1985

E ela indicou tb um Podcast: Caso 63, o original é em espanhol.



 

 

7.2.    O dreno financeiro que paralisa o país: a farsa do déficit


 82% do aumento da dívida resulta de juros acumulados

"Nosso sistema financeiro é gigante e disfuncional, pois não atua como criador de crédito e de financiamento do investimento e do consumo do setor privado; mas como corretor dos rentistas que vivem às custas do financiamento da dívida pública."

Bresser Pereira e outros, 2021 [1]

7.3 - A MÃO INVISÍVEL DO CAPITALISMO SEM RISCO TUPINIQUIM DANDO TAPA NA CARA DA POPULAÇÃO !!!



O rombo nas Americanas: Bradesco transfere dívida bilionária para a União 











7.4 - AEPET - Associação dos Engenheiros da Petrobrás - O dreno financeiro que paralisa o país: a farsa do déficit

Indice







Indice

A EXTREMA DIREITA CATÓLICA E A CAMPANHA DA FRATERNIDADE. NOTA

Romero Venâncio (UFS).

https://www.cnbb.org.br/texto-base-campanha-da-fraternidade-2023-versao-digital/

A extrema direita católica assumiu nas redes sociais uma crítica virulenta e desonesta à Campanha da fraternidade de 2023 que tem como tema a fome. O que chamo no texto de extrema direita católica é uma espécie de “neotradicionalismo” advindo das influências de Marcel Lefebvre (1905-1991).

Tem forte presença nas redes sociais e nas plataformas digitais. Organizam-se a partir de lives, cursos, palestras, divulgação e leituras de livros tradicionalistas internos ao catolicismo romano.

São radicalmente contra as resoluções pastorais do Concílio Vaticano II dos anos 60; são terminantemente contrários as resoluções das conferências de Medellin (1968) e Puebla (1979) e sempre em oposição a CNBB no Brasil.

Mesmo que não afirmem, são sempre “cismáticos” na linha de Lefebvre e estão em pé de guerra nas redes sociais contra o Papa Francisco, chegando a ponto de afirmar que o Papa é um “impostor”.

Grupos e youtubers da extrema direita católica brasileira estão em confronto aberto com a atual Campanha da Fraternidade e seu tema. Uma obviedade é a não-empatia com o tema.

A fome não incomoda esse tipo de catolicismo tradicionalista de direita.

Aplaudiram as armas de Bolsonaro, sua beligerância, seu extremismo e sua total ausência de política pública social de combate a fome.

Defendem a “aporofobia” (corporificam um ódio ao pobre). Percebemos o quão intragável se torna para essa gente um tema como: “Fraternidade e Fome”.

Está em curso uma campanha difamatória contra o tema da Campanha da Fraternidade. A difamação vem entre frentes: primeiro, nas citações bíblicas. A extrema direita afirma ter equívocos nas citações bíblicas e sua interpretação (como se a CNBB não contasse com biblistas na redação do texto base da Campanha).

Nenhuma citação bíblica está fora de contexto ou manipulada para enganar os fiéis. No próprio lema já percebemos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” – referência explicita a Jesus e sua missão e sem reduzir a ação cristã a um passe de mágica.

Milagre não é magia.

Qualquer teólogo\teóloga sérios sabem disto na ponta da língua e qualquer idiota de extrema direita nem sequer aprendeu esta obviedade hermenêutica.

Segundo, querem deslegitimar a Campanha afirmando (sem provas) que os dados utilizados na parte do II do texto base são “falsos”. Todos os dados sobre a fome são amparados em dados estatísticos ou estudos encabeçados por pesquisadores no tema. Só conferir a bibliografia utilizada que vai de Josué de Castro ao Herbert de Souza, passando por órgãos como o IPEA. A extrema direita católica é negacionista e preguiçosa na conferência de dados. Uma pena. E comem o velho desaprendizado proposital.

Terceiro é a crítica mais primária e conspiracionista. Afirma a extrema direita católica: a Campanha da Fraternidade deste ano vem com uma mensagem subliminar de temas da “teologia da libertação”. Típico dessa gente: acreditar que tudo diz respeito a “Teologia da Libertação” e “comunismo” (estava demorando surgir o termo).

A CNBB rende-se ao "comunismo”.

Aqui mistura-se desinformação com mal caratismo. Próprios da extrema direita católica e seus “arautos”. 

Não temos dúvidas e a CNBB sabe bem disto que a “Teologia da Libertação” latino-americana tem sua fundamentação teológica e uma base epistemológica sólida em seus argumentos.

Milhares de livros produzidos sobre o assunto desde os anos 70 são a prova disto. A riqueza desta Teologia não pode ser reduzida ao filminho vagabundo de um tal de Bernardo Kuster (o palhacinho sem graça da extrema direita católica brasileira).

O texto base da Campanha da Fraternidade vem todo embasado em dados e interpretações sobre a realidade da fome no Brasil.

Das páginas 14 a 23, temos as referências bíblico-teológicas da campanha.

Como a Bíblia pode ser luz no tema da fome. E sem deixar de lado o magistério da Igreja: de Santo Ambrósio a São João Crisóstomo. Tomando como base a chamada “economia de Francisco e Clara”. A CNBB não deixou de citar as pastorais sociais e todo um trabalho histórico contra fome.

Foram duas Campanhas da fraternidade com o tema da fome e do pão (1975 e 1985) antes da atual. Ainda temos referências de Josué de Castro (pioneiro nos estudos sobre o fome no Brasil e no mundo), aos trabalhos do MST e sua luta por comida orgânica na mesa de todos e todas, a luta histórica por um programa estatal de segurança alimentar efetivo e o apoio a todas as organizações, independentemente de seu credo religioso ou não, que combatem a fome.

O combate a fome e luta por comida na mesa não é privilégio religioso, mas um direito humano inalienável.

Mais uma vez a CNBB como órgão da Igreja católica romana no Brasil nos chama atenção para um tema fundamental e ao mesmo tempo nos indica o verdadeiro significado (teológico) da “Quaresma”.

Cristãos ou não-cristãos somos todos chamados à luta contra a fome. De Dom Helder Câmara ao Pe. Julio Lancellotti e em nome de todos e todas que combateram e combatem a fome num país tão desigual e injusto como esse Brasil, somos convocados a uma profunda reflexão sobre a situação dos mais pobres na sua condição vulnerável de não ter o que comer. 

Indice









Sindicalização Já! Esse Sindicato teu não foge à luta! 
Calendário 2023
União Reconstrução e Convergência

     




Abertura 



Reportagem Semanal


 



Após a transmissão ao vivo da nossa Reportagem Semanal, será feito up load para o Youtube 

👉- canal Professor IvanLuiz de Maricá, onde peço sua inscrição para ampliarmos nosso trabalho.



Jornal e TV Repensar - posso enviar o jornal através do email 
👇🏼👇👇🏻
professorivanluizdemarica@gmail.com


Conheça e Clique📢 👇🏽👇🏼👇👇🏻
👉 Destaques da Tribuna Da Imprensa Digital


Clique📢

  • Isso demonstra a sua sensibilidade do ponto de vista social, e sua capacidade de estar à frente desta empresa estratégica de caráter estruturante para o nosso desenvolvimento.


👉 Há 100 anos, morria Rui Barbosa.
MUJICA PREGA UNIÃO ENTRE PAÍSES DO CONTINENTE: 'NÃO SEJAMOS ESTÚPIDOS' Aqui

O Diário de Teresópolis


👉 TV Brasil




EDITORIAL
🤭🤭👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽

⚖️ 



Após a transmissão ao vivo da nossa Reportagem Semanal, avise aos amigos e amigas que estaremos disponíveis no Youtube canal 👉 Professor Ivan Luiz de Maricá, 


Clique na imagem ao lado! 


Dia 10 de janeiro de 2012 primeira Reportagem Semanal, e hoje chegamos a 540ª sequencial e 9ª no ano 2023.



End Racism   - End fake news 
Fim Racismo - E fim Mentiras
Feliz 2023 !

Indice


Mulher tem que ganhar mais ou igual ao homem na mesma função, inclusive porque engravida, perpetua a espécie e por muitas outras razões inteligentes, que os imbecis e idiotas não conseguem enxergar!


    

https://professorivanluizdemarica.blogspot.com/

Meu Instagram

  
Transmissão simultânea da nossa Reportagem Semanal em

  

Conexões e destaques nacionais e internacionais que merecem nossos respeitos!

Importantes conexões encontrarás no link abaixo!

Ivan Luiz Jornalista Reg. CPJ 38.690 - RJ –1977 
Perito Judicial e Ambiental - confira


 COM A PETROBRAS O BRASIL TEM FUTURO DE SUCESSO!

ELES QUEREM ACABAR COM A NOSSA EMPRESA
E COM O AVANÇO/SUCESSO DAS FUTURAS GERAÇÕES! 
Os canalhas culpam a Petrobras - Você conhece a riqueza da Petrobras? 



RT = Representantes dos Trabalhadores / RE = Representantes da empresa
---------------------------------------------------------------------------------
25/03/2023 - TOTAL - RT
21/03/2023 - Equinor - RT OFS
10/03/2023 - Baker - RT
01/03/2023 - Halliburton - RT
01/03/2023 - Schlumberger - RT
---------------------------------------------------------------------------------
Fevereiro - 20 - Segunda-feira de Carnaval - 21 Terça Carnaval - 22 Quarta feira de cinzas (facultativa)
---------------------------------------------------------------------------------
27/02/2023 - RSB - Assembleia ACT - Trabalhadores rejeitaram a proposta da empresa e ratificaram a manutenção da proposta original elaborada por eles
23/02/2023 - ExxonMobil -RE- Nos enviaram a minuta do ACT para assinaturas
23/02/2023 - Schlumberger RE -"Considerando a rejeição do GYMPASS fica válido o resultado da última assembleia" e garantido que " O referido pleito poderá ser analisado nas próximas negociações".

15/02/2023 - RSB - Assembleia ACT - A empresa solicitou adiamento para 27/02/2023 mesmo horário
13/02/2023 - Exxon Assembleia 
09/02/2023 - NRDC 537/06/2023
08/02/2023 - Exxon Mobil - RT - ACT 2023 
07/02/2023 - Refinaria de Manguinhos - Reunião da comissão de aposentados com o jurídico do sindicato (URV e Triênio) 
07/02/2023 - RSB RE - Contra proposta, argumentamos e os representantes da empresa ficaram de marcar novo reunião antes da Assembleia
06/02/2023 - Colegiado polêmico
06/02/2023 - RSB - Assembleia ACT 2023 - Suspensa, aguardando reunião com a empresa em 07/02/2023.
01/02/2023 - TOTAL - RT
Aguardando Manguinhos RE
01/02/2023 - Exxon Mobil RT - adiaram para 08/02/2023
---------------------------------------------------------------------------------
06/01/2023 - RT RSB (Não tem Comissão RT ainda)
09/01/2023 - Continuidade da Assembleia Gympass - Schlumberger transferida a pedido para 27/01/2023
10/01/2023 - RE SHELL
11/01/2023 - RSB - RT - Reunião Ampliada Trabalhadores e elaboração da 1ª proposta
13/01/2023 - NTS - Assembleia ACT Sede CCO e Volta Redonda
15/01/2023 - Petrom - Solicitamos reunião 
16/01/2023 - Exxon Mobil RE - Respondendo e solicitando nossos emails, adiaram para 23/01/2023
16/01/2023 - Transpetro Sede - CIPA 
17/01/2023 - Reunião Mensal dos Aposentados Petrobras
18/01/2023 - Shell - Assembleia ACT - Cláusulas Sociais e Econômicas
23/01/2023 - Exxon Mobil - RT
23/01/2023 - Enauta - Assembleia PLR
25/01/2023 - NTS - Sede Japeri e Volta Redonda adiada "Sine Die"
25/01/2023 - Shell - PN_2_Assembleia
27/01/2023 - Exxon Mobil - RE - ACT 2023
27/01/2023 - Schlumberger - Continuidade da Assembleia Gympass
31/01/2023 - Shell - PN_3 - Assembleia
31/01/2023 - REFIT - enviado email solicitando primeira reunião.
---------------------------------
Estamos elaborando/realizando um calendário para 2023 visando manter os ACT´s em dia.
É bom para o trabalhador e não sobrecarrega a empresa na atualização da folha . 
                               
-----------------------------
Faltando agendar 
-----------------------------
Petrogal - enviada mensagem em 06/01/2023 retornará em breve
Origem Energia - enviada mensagem em 06/01/2023, resposta recebida "aguardando melhor momento da empresa". 
-----------------------------------------------------------------------------------Indice


 Destaques




Contra os discursos hipócritas
A PETROBRAS fica e todos os canalhas vão!



Observatório dos Direitos Humanos


Observação da Pandemia

ObservatórioCovid-19 BR (covid19br.github.io)

MST

Página inicial - MST



Socialismo Democrático Já!  Aqui -  https://polosocialista.com.br




De Olho nos Ruralistas - Observatório do Agronegócio no Brasil


Voltar ao topo







24 - Tony Campelo - Sérgio Beneli Campelo - 1936 - São Paulo, SP - Cantor. Produtor.

Irmão de Celly Campelo, começou a estudar piano e violão com apenas nove anos. Era autodidata e em meados da década de 1950 participou dos conjuntos Ritmos OK e Mário Genari Filho e Conjunto. Começou a sua carreira profissional em 1958, quando lançou com a irmã o compacto “Perdoa-me (Forgive me)/Belo rapaz (Handsome boy)”, sendo a última interpretada por ela, com arranjos de Mario Gennari Filho. No ano seguinte passou a apresentar com a irmã, na TV Record de São Paulo, o programa “Celly e Tony em hi-fi”, com grande audiência para os padrões da época. No mesmo ano gravou o rock balada “Oh! Baby”, de Mário Gennari Filho e Ed Rossi. Em 1960 lançou “Livro do coração”, de David e Pockriss e “Sem o seu amor”, de Neal sedaka e H. Greenfield, ambas com versão de Fred Jorge. Em 1961 gravou a clássica “Blue moon”, de Rodgers e Hart. Gravou em dupla várias versões de sucessos internacionais com Celly, entre as quais destaca-se “Canário”, de Luboff, Keith e Berman, versão de Fred Jorge. Seu maior êxito solo na década de 1960 foi o rock “Boogie do bebê”, em 1963, também versão de Fred Jorge. Durante o período da Jovem Guarda destacou-se como produtor, trabalhando na RCA e na Odeon, lançando, entre outros, Sérgio Reis, Silvinha, Os Incríveis, Carlos Gonzaga, a dupla Deny e Dino e Luís Fabiano. Com grande êxito gravou vários LPs e compactos, sempre com versões de sucessos internacionais e apresentou-se em shows e programas de TV por todo o Brasil. Atuou também como ator em dois filmes: “Jeca Tatu”, dirigido por Milton Amaral, em 1959, e, no ano seguinte, em “Zé do Periquito”, com direção de Mazzaropi e Ismar Porto. Ao longo da sua carreira ganhou vários prêmios. Em 1961 e 1962 foi laureado com o Troféu Chico Viola, sendo que o do último ano foi compartilhado com a irmã. Em 1974, recebeu o prêmio Rock 74, pela produção do LP “Rock das quebradas”. No ano seguinte, apresentou-se com Celly e vários outros artistas que fizeram sucesso no fim dos anos 1950 ao início dos 1960, na série de shows “Cuba-libre em hi-fi”, na Boate Igrejinha, em São Paulo (SP). Trabalhou também na área de música sertaneja, produzindo vários LPs de Sérgio Reis, além da coletânea de discos “Luar do sertão”. Foi o lançador da dupla Leo Canhoto e Robertinho. Produziu entre outras, a dupla Bob e Robinson. Considerado um dos precursores do rock no Brasil, ainda está em atividade, apresentando-se pelo interior paulista.

*******************************************************************

*******************************************************************
Gustavo Marun - Diretor Sindipetro RJ - Competente, atuante e respeitoso.
25 - Toniquinho Batuqueiro - Antônio Messias de Campos - 1929 - Piracicaba, SP - Cantor. Compositor. Instrumentista. Nascido em Piracicaba, no interior paulista, foi criado próximo aos avós e tios, batuqueiros, tendo contato desde pequeno com as sonoridades do Tambu e do Cururu, manifestações musicais de origem religiosa e afro-brasileira. 
Com a morte de sua mãe, quando ainda era menino, mudou-se com a família para a cidade de São Paulo, onde teve seu primeiro contato com o samba, no Parque Peruche, e nos Campos Elíseos, onde morou. Na década de 1940, trabalhou como engraxate na Praça da Sé, convivendo com artistas como Geraldo Filme, Synval e Germano Mathias. Nessa época fazia samba com o caixote e a escovinha de esfregar sapatos. Também trabalhou como eletricista e educador na antiga Febem, onde incentivou os jovens a montarem uma bateria de escola de samba. Morou por um tempo na Lapa, no Rio de Janeiro, onde trabalhou como entregador de pão. Mas logo retornou a São Paulo, participando da formação das escolas de samba Unidos do Peruche e Unidos de Vila Maria. Nesse período, instalou-se em Osasco, na grande São Paulo. Integrou e foi um dos fundadores, ao lado de Mestre Gabi, Hélio Bagunça, Paulão da Lapa e Fernando Penteado, da “Embaixada do Samba Paulistano”,  criada na sede da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) em 1995. Nesse mesmo ano, recebeu o primeiro título de “Embaixador do Samba” pela própria Embaixada. Morreu no dia 23 de novembro de 2011, aos 82 anos de idade, de causas naturais, enquanto se recuperava de um acidente vascular cerebral sofrido nesse mesmo ano.
*******************************************************************
Carlos Malta - Conhecido como “Escultor do Vento”, o carioca Carlos Malta é multinstrumentista,arranjador, compositor e educador.
Um mestre dos sopros que domina toda a família de saxofones e flautas, o clarinete baixo, bem como instrumentos étnicos como o pife brasileiro, o shakuhachi japonês e a di-zi de origem chinesa. Possui um estilo totalmente original e marcante. Seu trabalho ressalta pluralidade e traz um sotaque brasileiro único, presente em toda a sua obra. Em plena atividade, em distintas formações e projetos, há quarenta anos Carlos Malta vem esculpindo seus múltiplos timbres pelo mundo todo, traduzindo através de seu sopro a alma da música do Brasil.

Carlos Malta iniciou sua trajetória profissional em 1978, acompanhando Johnny Alf, Antonio Carlos & Jocafi e Maria Creuza, entre outros. Em 1981, aos 20 anos, entrou para o grupo de Hermeto Pascoal onde permaneceu como solista de instrumentos de sopro por 12 anos, participando da gravação de cinco álbuns e de inúmeros festivais e concertos realizados pelo Brasil e nos quatro cantos do mundo (Nova Iorque, Montreal, Juan les Pins, Hamburgo, Paris, Amsterdam, Vancouver, Pori, Copenhagen, Atenas, Bruxelas, Milão, Viena, Berlim, Munique, Roma, Zagreb, Los Angeles, Londres, Liverpool, Oslo, Estocolmo entre outras tantas cidades.


26 -Altay Veloso - Altay Velloso da Silva - 1951 - São Gonçalo, RJ - Cantor. Compositor.
Instrumentista. Filho do também compositor Aguillar Velloso. Em 2005, junto ao libreto da ópera “Alabê de Jerusalém” foi lançado o livro de sua autoria “Ogundana, o Alabê de Jerusalém”. Inicialmente começou como músico guitarrista da cantora Wanderlea. Em 1980 gravou o LP “O cantador” pela RCA Victor. Nesse disco de estreia interpretou várias composições de sua autoria, como “Canção de Deus”, “Isso é tudo, isso é nada”, “O cantador”, “Meu nome é noite vadia” e uma adaptação literária da obra de Saint Saens, “O cisne”, além de uma parceria com seu pai, “O homem do sertão” (c/ Aguillar Velloso). No ano de 1983, pela gravadora Polydor, lançou o disco “Avatar”, no qual interpretou diversas composições de sua autoria. Reinaldo, em 1990 interpretou “Corpo” no disco “Coisa sentimental”, lançado pela gravadora Continental. Nesse mesmo ano, Rosa Maria gravou “Cantei um blues”, de Altay Veloso em parceria com o poeta Paulo César Feital. No ano seguinte, sua canção “Luz” (c/ Paulo César Feital), interpretada por Clarisse Grova, venceu o “Festival Sul Americano de Música de Foz do Iguaçu”. Em 1992 sua composição “Vício de amor” foi incluída no LP “Mar de esperança”, de Dominguinhos do Estácio, pela gravadora RGE. Nesse mesmo ano, ao lado de Clarisse Grova, Paulo César Feital e Nina Miranda, fundou a Companhia das Ilusões, excursionando com o grupo em shows por todo o país, culminando na gravação do CD “Paulo César Feital e Companhia das Ilusões”, no qual foram registradas várias parcerias da dupla. No ano de 1995 as composições “Tá valendo” e “Vã filosofia”, ambas em parceria com o poeta Paulo César Feital, foram gravadas no CD de estreia da cantora Dorina “Eu canto samba”. No ano 2000 Leny Andrade gravou o CD “Leny Andrade canta Altay Veloso”, pela gravadora Paradoxx. O disco, só com composições de Altay Veloso, foi lançado no Teatro Rival BR, no Rio de Janeiro. Dois anos depois, em 2002, o grupo Pique Novo no disco “Ao vivo – 10 anos” incluiu de sua autoria “Código do amor”, parceria com Paulo César Feital. Neste mesmo ano lançou, pelo Selo Radamés, o disco “Altay Veloso”.   
*************************************************************************************************
Maria Creuza - 
Maria Creuza Silva Lima (Esplanada26 de fevereiro de 1944) é uma cantora
brasileira de samba de Bossa Nova, famosa particularmente por sua parceria com Vinícius de MoraesFrancis Hime e Toquinho nas décadas de 1970 e 1980, com quem excursionou em shows. Mudou-se para a capital do estado com apenas dois anos de idade; já na adolescência começou sua carreira artística, integrando o conjunto Les Girls, o que lhe abriu caminho para apresentar programas em emissoras de rádio da cidade. Apresentou na década de 1960, por quatro anos, na emissora baiana TV Itapoan, o programa "Encontro com Maria Creuza", ocasião em gravou por uma gravadora local (Gravações JS) músicas em inglês. Participou em 1965 de um festival musical nacional, promovido pela TV Excelsior e, no ano seguinte, conhece Antônio Carlos Pinto e defende em 1967 uma canção dele no III Festival de Música Popular BrasileiraEm junho de 1970 excursionou com Vinícius e Toquinho para uma série de shows em Buenos Aires, na boate La Fusa, que rendeu o álbum En La Fusa con Maria Creuza y Toquinho (a turnê foi revivida com Toquinho em 2007 e 2008, ocasião em que receberam da prefeita de Montevidéu o título de "Visitantes Ilustres").
*************************************************************************************************
Déo Rian - 
Déo Cesário Botelho ou Déo Rian (Rio de Janeiro26 de fevereiro de 1944) é
um 
músicocompositor e bandolinista brasileiroEm 1969, com o falecimento de Jacob do Bandolim, foi sucessor deste no conjunto de choro Época de Ouro, que Jacob tinha liderado. Déo Rian é carioca, de Jacarepaguá, na sua família a música sempre esteve presente. Seu pai cantava, seu tio-avô tocava cavaquinho e os tios de sua mãe, no começo do século XX, tocavam bandolim e faziam em casa rodas de choro. Déo Cesário Botelho, como se chama no registro, começou com o cavaquinho aos cinco anos de idade, instrumento que, logo depois, trocaria pelo bandolim. Tinha 15 anos quando passou a estudar teoria musical com Moacir Arouca. Desde muito cedo começou a frequentar reuniões de serestas e choro, inclusive as que se realizavam no Retiro da Velha Guarda, também em Jacarepaguá, onde Pixinguinha e Luperce Miranda compareciam e para onde Déo, mais tarde, levou Jacob do Bandolim. Em 1961, Déo conheceu Jacob do Bandolim, seu vizinho em Jacarepaguá, e dele se tornou amigo. Frequentava assiduamente sua casa e se tornou merecedor de sua confiança. Exigente ao extremo, com todos e consigo mesmo, Jacob só permitia que uma pessoa assistisse aos seus ensaios: o jovem Déo Rian. Em 1962, com 18 anos, tocou pela primeira vez como profissional, na Rádio Mauá, no Regional de Darly do Pandeiro, no programa “Samba e Outras Coisas”. Em 1969, o músico e compositor Dalton Vogeler ouviu-o tocar e não teve dúvidas de que se tratava de uma revelação no instrumento. O falecimento de Jacob pouco depois, em agosto do mesmo ano, fez com que Dalton se lembrasse de Déo para preencher a vaga deixada por Jacob na RCA Victor. Entusiasmado, Dalton sugeriu o nome artístico “Déo Rian”, e o apresentou a Romeu Nunes, diretor-artístico da RCA Victor, que, após um teste, autorizou a gravação de um LP. O lançamento deste LP, em 1970, com composições de Ernesto Nazareth, fez com que o público logo constatasse que, de fato, o jovem Déo Rian podia ser considerado o sucessor do genial Jacob do Bandolim. Em 1971, Déo passou a ser o solista do Conjunto Época de Ouro, que Jacob havia formado na década de 60. Em 1973, Déo participou do histórico espetáculo “Sarau”, com Paulinho da Viola, Época de Ouro e Sergio Cabral e em sequência gravou oito LPs. Em 1977, Déo formou seu próprio conjunto, o “Noites Cariocas”. Com ele gravou o LP “Inéditos de Jacob do Bandolim”, em 1980, através do selo Eldorado. Ainda em 1980, seu LP “Ernesto Nazareth” foi lançado no Japão, abrindo caminho para que para lá excursionasse, em 1991, com apresentações em Tóquio, Osaka, Kioto, Kobe e Nagoya, e gravasse lá o CD “Déo Rian”, com choros e modinhas, sendo acompanhado por músicos japoneses, mas que não foi lançado no Brasil. Em 1993, gravou o CD “Raphael Rabello e Déo Rian” – BMG Ariola, apenas com músicas clássicas; em 1994 excursionou ao Chile (Santiago) e no ano seguinte esteve pela terceira vez em terras japonesas, apresentando-se em Tóquio, Tsukuba e Yasato.
*************************************************************************************************
Isaurinha Garcia - 
Isaura "Isaurinha" Garcia OMC (São Paulo26 de fevereiro de 1923 — São
Paulo, 
30 de agosto de 1993) foi uma cantora brasileira, considerada uma das mais importantes intérpretes da história da música brasileira do século XX, cantando sambajazz e Bossa Nova. Com mais de cinquenta anos de carreira, gravou mais de trezentas canções. Entre seus maiores sucessos está a canção "Mensagem". Considerada por diversos críticos e jornalistas como a Edith Piaf brasileira. Foi casada com Walter Wanderley, organista de muito sucesso, que renovou a bossa nova com seu talento e até hoje é bem executado em mais de cem países. Filha de Manuel Garcia, português, e Amelia Pancetti, ítalo-brasileira. Era sobrinha do célebre pintor paulista Giuseppe Pancetti, Antes da fama, costuma cantar no quintal, enquanto ajudava a mãe a lavar roupas, e no bar de seu pai, entre as mesas. Seu primeiro programa de calouros, ainda sem qualquer preparo técnico, foi na Rádio Cultura, quando cantou uma canção de Aurora Miranda. Levou uma "gongada bárbara, linda de morrer". Sua carreira começou de fato em 1938, depois de participar de um concurso no programa Qua-qua-qua-quarenta da Rádio Record, comandado por Otávio Gabus Mendes, onde ganhou o primeiro lugar cantando a canção "Camisa Listrada" de Assis Valente e foi contratada pela emissora paulista. Neste começo de carreira, inspirava-se em Carmen Miranda e Aracy de Almeida, e vivia na rua da Alegria no Brás, bairro onde nasceu. Ainda sem muitos recursos, ia de bonde ou a pé para a emissora todo domingo se apresentar.  Isaurinha Garcia foi campeã de vendas da gravadora RCA/ Columbia. Isaurinha foi homenageada com a peça "Isaurinha - samba, jazz & bossa nova", interpretada por Rosamaria Murtinho e assistida por mais de 300 mil pessoas desde 2003. Em 2013 a Sony Music Brasil lançou uma caixa box comemorativa intitulada "Isaurinha Garcia 90 Anos" e no mesmo ano o governo do estado de São Paulo juntamente com a Secretária de Estado da Cultura e o MIS- SP lançaram o livro "Quando o carteiro chegou... Mensagem a Isaurinha Garcia".


27 - Rosa Marya - Rosa Maria Colin - 1945 - Machado, MG - Cantora. Atriz. Iniciou sua
carreira artística no Rio de Janeiro, apresentando-se na Rádio Tupi e na Rádio Mayrink Veiga. Atuou, também, no Beco das Garrafas, com um repertório de jazz e bossa nova. 

Em 1965, gravou seu primeiro LP, “Uma Rosa com bossa”, que lhe valeu o título Cantora Revelação, no ano seguinte. Atuou em teatro, televisão e cinema, com destaque para os musicais “Hair”, “Paixão de Drácula” e “Presença de Vinícius”, a novela “Escrava Anastácia” (TV Manchete) e o filme de Antunes Filho “Compasso de espera”. Em 1971, apresentou-se no México. De 1974 a 1978, atuou com a Traditional Jazz Band, na casa noturna Opus 2004 (SP). De 1975 a 1980, participou de vários eventos, como o “Projeto Canto da Terra” (SP), “Projeto Seis e Meia”, “Projeto Pixinguinha”, ao lado de Luís Melodia, “Projeto Acorde” (SP), “Festival das Mulheres nas Artes” e “Festival do Disco” (RS). Em 1981, apresentou-se no Jazz and Blues, em Los Angeles, no Le Chansonier, em Paris, e na XXVa. Fenit (International Fashion Fair). Dois anos depois, realizou o show “Força”, ao lado de Célia e Míriam Batucada, no Teatro Procópio Ferreira (SP). Ainda em 1983, convidada pela Varig, participou da “Semana do Brasil” em Veneza (Itália).

*******************************************************************
Rodriguinho - 
Rodrigo Fernando do Amaral Silva (Bauru27 de fevereiro de 1978), mais
conhecido pelo seu 
nome artístico Rodriguinho, é um cantorcompositor e produtor musical brasileiro. Ex-integrante do grupo Os Travessos, no grupo ele tinha a função de vocalista. Compôs várias músicas com o cantor Thiaguinho. Carreira no Muleke Travesso e no Os Travessos Em 1992 surgiu o grupo Muleke Travesso e um dos integrantes era o Rodriguinho. No ano de 1996, cinco dos integrantes do Muleke Travesso incluindo o Rodriguinho, saíram da banda para formar o grupo Os Travessos, o único que ficou no Muleke Travesso foi Eric, Eric chamou outras pessoas para integrar a banda e continuou a história do Muleke Travesso.





*******************************************************************
Mônica Salmaso - 
Mônica Salmaso (São Paulo27 de fevereiro de 1971) é
uma 
cantora brasileira  conhecida pelo ecletismo do seu repertório, que abrange um amplo espectro da música brasileira, pela sofisticação do seus arranjos e pelo resgate de composições pouco visitadas. Mônica Salmaso começou sua carreira cantando na peça "O Concílio do Amor" dirigida pelo premiado diretor Gabriel Villela em 1989. Em 1995, gravou o CD Afro-sambas, um duo de voz e violão arranjado e produzido pelo violonista Paulo Bellinati, onde interpreta os afro-sambas compostos por Baden Powell e Vinicius de Moraes, recriando assim uma obra que foi vanguarda na década de 60.  Em 1996, gravou com Paulo Bellinati a faixa “Felicidade” de Tom Jobim e Vinícius de Moraes no CD Songbook Tom Jobim, pela Lumiar. Lançou em 1998 pelo selo Pau Brasil seu segundo CD, Trampolim, com a produção de Rodolfo Stroeter e as participações de Naná Vasconcelos, Toninho Ferragutti, Paulo Bellinati, entre outros. Gravou pela Eldorado em 1999 seu terceiro CD, Voadeira, também produzido por Rodolfo Stroeter. Participam do disco, entre outros, Marcos Suzano, Benjamim Taubkin, Toninho Ferragutti, Paulo Bellinati e Nailor "Proveta" Azevedo. A Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) considerou o álbum um dos dez melhores do ano, e Mônica ganhou o prêmio APCA de Melhor Cantora. Em 2007, lançou o CD Noites de Gala, Samba na rua, com um repertório de canções de Chico Buarque. Posteriormente, fez uma turnê para divulgar o CD pelo Brasil e em países europeus. O álbum foi indicado para o prêmio de Melhor Álbum de MPB no Grammy Latino de 2007.


28 - Abel Silva - Abel Ferreira da Silva - 1945 - Cabo Frio, RJ. - Letrista. Poeta. Contista.
Romancista. Em 1969, formou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi professor de Literatura Brasileira na UFRJ e na PUC-Rio durante toda a década de 1970, atuando também como editor de cultura do jornal “Opinião”. Em 1975 lançou com o poeta-letrista Capinam a revista cultural “Anima”. Publicou os seguintes livros: “O afogado” (Romance – RJ: Ed. José Álvaro, 1971), “Açougue das almas” (Contos – SP: Ed. Ática, 1974), “Asas” (Poesias – RJ: Ed. Muro, 1975), “Mundo delirante” (Poesias – RJ: Ed. Europa, 1990) e “Só uma palavra me devora” (Poesias – Editora Record, 2000). No ano de 1995 fez parte da diretoria da União Brasileira de Compositores (UBC), bem como do conselho editorial de “Pauta”, revista especializada e publicada por essa entidade. No ano 2018 lançou, no bar Belmonte, no bairro do Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro, o livro de poesias “Fôlego”, pela Editora 7Letras. Neste mesmo ano, integrava a diretoria da UBC (União Brasileira de Compositores), ao lado de Paulo Sérgio Valle, Ronaldo Bastos, Antônio Cícero e Sandra de Sá, entre outros.
*******************************************************************
Teresa Cristina - 
Teresa Cristina Macedo Gomes (Rio de Janeiro28 de fevereiro de 1968) é
uma 
cantora e compositora brasileiraTeresa afirma ter entrado em contato com o trabalho de Candeia com 7 ou 8 anos de idade através do pai, mas achava a sonoridade ultrapassada, seu interesse musical era basicamente música estrangeira, tais como Donna Summer, Barry White, Van Halen e Iron Maiden, aos 25 anos, um amigo da faculdade emprestou-lhe um disco do Candeia passou a ter uma outra opinião sobre o trabalho do compositor. epois de se apresentar no projeto A Cria, em 1995, no Planetário da Gávea, foi convidada por Chacal a integrar o Projeto CEP 20.000. Depois apresentou-se na Casa da Mãe Joana, levada por Wilson MoreiraEm 1998 começou a cantar no Bar Semente, na Lapa, tornando-se uma das responsáveis pela revitalização musical do bairro. O bar acabou batizando a banda que passou a acompanhá-la desde então. A partir daí, suas apresentações levam o nome de Teresa Cristina e Grupo Semente. O cavaquinista do grupo é João Callado, neto do escritor Antonio Callado e filho da atriz Tessy Callado. Em 2012, lançou um álbum com canções do repertório de Roberto Carlos com a banda Os Outros. Em 2016 lançou Teresa Cristina Canta Cartola e em 2018, Teresa Cristina canta NoelEm 2020, incentivando o distanciamento social devido ao COVID-19, Teresa Cristina começou a fazer transmissões ao vivo online, no Instagram Life, com a presença de outros músicos cantando e tocando sambas e canções da música popular brasileira, na maioria à capela. Os eventos geralmente são centrados em um intérprete ou compositor, cujas músicas de trabalho são tocadas durante o evento. Alguns dos homenageados por Teresa Cristina foram Zeca Pagodinho, Zé Keti, Arlindo Cruz, Geraldo Pereira, Chico Buarque. Teresa também traz, num clima intimista, discussões sobre política, família e relacionamentosFoi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte como a artista do ano de 2020.  Em março de 2021, passou a apresentar o Botequim da Teresa no portal UOL.
*******************************************************************
Ivo Rodrigues - 
Ivo Rodrigues Júnior (Porto Alegre28 de fevereiro de 1949 — Curitiba8 de
abril de 2010) foi um músico brasileiroIvo Rodrigues Jr nasceu em Porto Alegre e veio para Curitiba aos três anos de idade. Participou de programas de calouros na televisão e estudou no Instituto Adventista Paranaense. Em 1966 participou na TV Paranaense de um programa apresentado por Júlio Rosemberg que classificaria o melhor cantor e o melhor conjunto do Sul do Brasil, o "Troféu Barra Limpa". Neste programa da TV, Ivo conheceu o guitarrista Paulo Teixeira, que também também participou do programa com a banda "Os Jetsons", de Palmeira, que mais tarde se tornaria "A Chave". Ivo foi o vencedor na categoria Cantor e "Os Jetsons" na categoria Conjunto. Como prêmio ganhou um programa de duas horas, transmitido nas tardes de sábado, na TV Paranaense, chamado "Juventude Alegria". Em 1969, durante um show na Reitoria da UFPR, Ivo e "A Chave" se encontraram. Excursionaram pelo Brasil junto com Rita LeeMade in Brazil e Joelho de Porco. E, em 1977, gravaram um compacto no estúdio de Eduardo Araújo, em São Paulo. Com o fim de "A Chave", Ivo foi convidado para ser vocalista da Blindagem, em 1979. Como diz a própria biografia oficial da banda, o Blindagem pode ser considerado como a cara paranaense do rock. Fundada no final dos anos 1970, tornou-se a banda mais conhecida do Paraná ao longo dos anos. Além de cantar Ivo tocava guitarra, violão e harmônica. Ivo faleceu aos 61 anos no dia 8 de abril de 2010, vítima de uma parada cardiorrespiratória decorrente de complicações em função de um câncer.
*******************************************************************
Denis Brean - 
Augusto Duarte Ribeiro (Campinas, 28 de fevereiro de 1917 – São Paulo,
16 de agosto de 1969), mais conhecido pelo 
pseudônimo Denis Brean, foi um compositor, jornalista, radialista e letrista brasileiro.  Nascido em 1917, no interior do estado de São Paulo, em Campinas, Brean foi considerado um dos melhores compositores daquele estado. Compôs sucessos que se tornaram clássicos: como o seu primeiro e maior hit "Boogie-Woogie na Favela", gravado em 1945 por Ciro Monteiro, e gravado mais tarde por outros vários artistas como Zacarias e sua Orquestra; Roberto Silva; e Anjos do Inferno. Seu início foi com "Poesia da Uva", premiado em um concurso local e, em seguida, gravada por Ciro Monteiro. Brean também teve sucesso como compositor de marchas carnavalescas, como a música "Grande Caruso", gravado por João Dias, em 1952. Brean também compôs dois clássicos, "Conselho" e "Franqueza", gravada por Nora Ney e Maysa, e mais tarde regravada por vários outros intérpretes. Desligou-se da carreira artística na década de 1960.
01/03 - Jorge Aragão - Jorge Aragão da Cruz - 1949 - RJ, RJ - Cantor. Compositor.  Serviu a
Aeronáutica, onde atuou como corneteiro. Na juventude, tocou em conjuntos de baile e pertenceu à Ala de Compositores do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos. No final da década de 1970, foi levado por Alcir Portela para conhecer as pessoas que se reuniam às quartas-feiras na quadra do Bloco Cacique de Ramos, onde era organizado um pagode com os freqüentadores do futebol. Passou a freqüentá-lo e a compor com vários deles. O tipo de samba chamou a atenção de Beth Carvalho, também levada por Alcir Portela. Logo depois, a cantora incluiu em seu novo disco algumas composições desse grupo, que reunia nomes como Almir Guinéto, Ubirany, Zeca Pagodinho, Dida, Neoci Dias, Carlos Sapato, Bira Presidente, Adalto Magalha e Jorge Aragão, entre outros. Por essa época, alguns componentes do bloco resolveram fundar o primeiro grupo de pagode, intitulado “Fundo de Quintal”, dando início à divulgação de um tipo de levada de samba até então restrito às rodas de fundo de quintal e mesas de bar. Jorge Aragão participou somente do primeiro LP do grupo, seguindo, a partir daí, carreira solo. Na década de 1990, fez, durante alguns anos, comentários para a Rede Globo de Televisão durante o desfile do Grupo Especial das Escolas de Samba, do Rio de Janeiro. Em 2002, ao se exibir na cidade de Búzios, RJ, sofreu um enfarte, do qual se recuperou ao final deste mesmo ano. Em 2020 ficou internado por 12 dias em hospital no Rio de Janeiro por apresentar um quadro de infecção provocada pelo vírus Covid-19.

Rio de Janeiro em 2023 completa 458 aninhos.
Rio de Janeiro (frequentemente referida simplesmente como Rio) é um município brasileiro, capital do estado homônimo, situado no Sudeste do país. Maior destino turístico internacional no Brasil, da América Latina e de todo o Hemisfério Sul, a capital fluminense é a cidade brasileira mais conhecida no exterior, funcionando como um [espelho], ou [retrato] nacional, seja positiva ou negativamente. É a segunda maior metrópole do Brasil (depois de São Paulo), a sexta maior da América e a trigésima quinta do mundo. Sua população estimada pelo IBGE para 1.º de julho de 2020 era de 6 747 815 habitantes. Tem o epíteto de Cidade Maravilhosa e aquele que nela nasce é chamado de carioca.
É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, o morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca, entre outras; os estádios do Maracanã e Nilton Santos; o bairro boêmio da Lapa e seus arcos; o Theatro Municipal do Rio de Janeiro; as florestas da Tijuca e da Pedra Branca; a Quinta da Boa Vista; a Biblioteca Nacional; a ilha de Paquetá; o réveillon de Copacabana; o carnaval carioca; a Bossa Nova e o samba. Parte da cidade foi designada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1 de julho de 2012.
Representa o segundo maior PIB do país (e o 30º maior do mundo), estimado em cerca de 329 bilhões de reais (IBGE/2016), e é sede das duas maiores empresas brasileiras - a Petrobras e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil, além do maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina, o Grupo Globo. Contemplado por grande número de universidades e institutos, é o segundo maior polo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, responsável por 19% da produção científica nacional, segundo dados de 2005. Rio de Janeiro é considerada uma cidade global beta - pelo inventário de 2008 da Universidade de Loughborough (GaWC).
A cidade foi, sucessivamente, capital da colônia portuguesa do Estado do Brasil (1763-1815), depois do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), do Império do Brasil (1822-1889) e da República dos Estados Unidos do Brasil (1889-1968) até 1960, quando a sede do governo foi transferida definitivamente para a recém-construída Brasília. Neste ano, o Rio foi transformado em uma cidade-estado com o nome de Guanabara e, somente em 1975, torna-se a capital do estado do Rio de Janeiro após sua fusão com a Guanabara.

João Belchior Marques Goulart, conhecido popularmente como Jango (São Borja, 1 de março de 1919 — Mercedes, 6 de dezembro de 1976), foi um advogado e político brasileiro, 24.° presidente do Brasil, de 1961 a 1964. Antes disso, também foi o 14.º vice-presidente do Brasil, de 1956 a 1961, durante os governos dos presidentes Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros. Jango foi eleito vice-presidente com mais votos que o próprio presidente JK.
A família de Goulart era de ascendência açoriana, sendo ele filho de Vicente Goulart, estancieiro do Rio Grande do Sul que tinha grande influência na região - o que ajudou Jango a entrar para a política. Formou-se em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1939. Foi deposto pelo Golpe Militar de 1964, liderado pelo alto escalão do Exército.
As Reformas de Base propostas por Jango, mas não implementadas, moldaram o Estado brasileiro depois da redemocratização, inspirando a Constituição brasileira de 1988.
02 - Vanesa González -Vanesa Natalia González (Banfield3 de fevereiro de 1987) é uma atriz argentina de televisão e teatro conhecida por suas atuações em ficções como 1/2 faltaSon de fierroLoboDulce amor e señores papis, entre outras.
 Ela esteve recentemente na telenovela Las Estrellas interpretando Lolita. Filme - Violeta Foi Para o Céu . Lembrando Violeta Parra. Desde cedo demonstrou um grande interesse pela atuação teatral, interesse que ao longo do tempo se transformou em paixão pelo teatro e pela interpretação. Aos 16 anos, um ano após a separação dos pais, Vanesa foi morar na Capital Federal com o pai. Aos 15 anos ingressou na escola de teatro dirigida por Lito Cruz, estudos que não abandonaria até suas primeiras apresentações para a televisão argentina. Ele fez sua estreia na televisão no hit 1/2 foul teen strip em 2005. Mais tarde, ele fez algumas aparições em Pirate Soul, Housewife e Killer Women
Em 2006, estrelou com Rocío Cardoso e Juliana Miceli na peça Así de perras, uma comédia grotesca com três esquetes e três monólogos; focado em mostrar o imaginário masculino labiríntico sobre o mundo supostamente incompreensível das mulheres. González também colaborou como co-escritor deste trabalho. Foi dirigido por Lito Cruz e apresentado no Teatro Paseo La PlazaEm 2007 alcançou o público em geral atuando na comédia de sucesso de Pol-ka Son de Fierro, onde se apaixonou, tanto na ficção quanto na vida real, por Mariano MartínezEm 2007, também dirigida por Cruz, participou da peça infantil En el país del perbrumón com atores mirins com diferentes deficiências. Então, em 2008, apresentou no Teatro Premier a peça escrita por Belén Caccia"El burdel de París", um musical argentino com sotaque francês; com Patricio Arellano, Flavia Pereda e Ana María Caso, sob a direção de James Murray. Em 2008, ele se juntou ao elenco do bem-sucedido Socias unitário na tela de El treceNesse mesmo ano, veio sua primeira liderança teatral em O Diário de Anne Frank, cuja performance lhe rendeu o Prêmio Clarín de Revelação como uma revelação feminina. Em 2009 participou em agosto: Osage County. Nesta peça, ele substituiu Julieta Zylberberg por três meses e dividiu o palco com Mercedes Morán e Norma Aleandro

Fonte: Carreira fantástica.

Violeta Parra - Adoro 


Em 2017, cantora chilena faria 100 anos. Pesquisadora da cultura popular, sua música influenciou diversas gerações. ESTÁ ERRADO: O vídeo diz que Violeta inspirou o movimento Nuevo Cancionero, quando na verdade foi o movimento Nueva Canción. O Nuevo Cancionero era argentino; o Nueva Canción, chileno. Acesse o Nexo: https://www.nexojornal.com.br/

Curta a página do Nexo no Facebook: https://www.facebook.com/nexojornal/
Indice
Fontes: 

Voltar ao índice

Até a próxima transmissão, quinta-feira 02/03/2023 às 15 horas. Encontro marcado no canal professor Ivan Luiz de Maricá no You Tube, https://www.facebook.com/ivanluiz.deandrade.9/ e muito mais ...




13 - Desmistificando



https://youtu.be/_3lPxWKMbQo

🌊🤯 Você viu imagens e vídeos do mar recuando muito mundo afora?
O que tá acontecendo? Tsunami? Fim dos tempos?
Calma, pequeno Padawan! Nada de errado
 está acontecendo, nesse caso, com o planeta! Assista e entenda!

Editado · 







 



https://www.youtube.com/channel/UCMrtORKaHE9jwZenjmFdwXg?view_as=subscriber

Se inscreva no canal, é fundamental para o nosso trabalho! Obrigado!!!

 -



Aqui está o vídeo dessa Reportagem Semanal NRDC 540/09/2023














Lula Presidente

Dia semana

Data

NRDC

Hora

Até o próximo

sábado,

15/10/2022

516/42/2022

19:00

Até a próxima

Terça-feira

18/10/2022

517/43/2022

19:00

Até a próxima

quinta-feira,

20/10/2022

518/44/2022

15:00

Até o próximo

sábado,  

22/10/2022

519/45/2022

19:00

Até a próxima

terça feira,

25/10/2022

520/46/2022

19:00

Até a próxima

quinta-feira,

27/10/2022

521/47/2022

15:00

Até o próximo

sábado

29/10/2022

522/48/2022

19:00

Dia 30 de outubro de 2022 foi o Dia da Vitória do Povo Brasileiro, ratificado no dia 02/12/2022, nestes atos fomos representados  na figura do Presidente Lula.








Olá, sou o professor Ivan Luiz, jornalista, bacharel em geografia, petroleiro e diretor do Sindipetro RJ. Minha missão é contribuir com conhecimentos, informações, reflexões e soluções para que nós, que exercemos a cidadania, tenhamos maior e melhor qualidade de vida, com dignidade e de maneira respeitosa. Quer conhecer mais sobre minha trajetória, prática de vida e meus projetos? Então acesse nas redes sociais meus trabalhos, todos são abertos e gratuitos, para que possamos somar forças ... Toda quinta-feira às 15:00 realizamos transmissão ao vivo pelo Facebook (spmsindipetrorj) que ficará disponível em professorivanluizdemarica.blogspot.com onde ficam todos os meus links, e no Canal Professor Ivan Luiz de Maricá no You tube, tem bastante conteúdo também, inscreva-se para que possamos alcançar mais pessoas dedicadas a continuar a obra desse Grande Arquiteto.! Obrigado, e até a próxima!!!