Abertura respeitosa - Nossa Missão é a busca da VERDADE!
Agradecimento muito especial à Jornalista Maria Lopes e Artes, Pedro Barreto (Genrão), Crishna Luiza Jornalista e Pós graduada em MKT (Filinha do Coração do Papai), Leonardo Bastos (TV e Rádio Repensar), Mídia Livre, Célia Mary TV Teddy Hair Canal Música, Francisco Andrade (Incubadora Itaipuaçu Maricá RJ), Aloha Natália, Elizene Franco, Peri, Fabiana Campelo, Maria Baiana, Tereza, Layla Oliver, Rita Silva, João Batista Martins, Adailton Silva Maricá, Santana Ferreira, Alaíde, Zé Alves, Elisaura Bezerra, Angélica dos Reis, Christiane Correa (Filha), Lucimar Fernandes, Josué Ybonã, Gabrielle Araújo, Vinicius, Rita Silva, Maria de Jesus, Adair, Márcio Pinheiro, Paulo Sena, Fábio Magalhães Garcia (Maricá-Fabinho), Caiobbd,
6 - Fidel Castro sobre a Palestina, discurso histórico e atual!
7- Seu bairro tem muitas árvores?
8 - Quais países não têm banco central?
9- Bem vindo aos que se dedicam à PAZ ao AMOR e à Fraternidade (Mídias Companheiras)
10 - O Vingador, versão Sapucaia do Sul (RS) - (TV e Rádio Repensar)
11 - Destaque ICL
12 -O mundo nos visitando
13 - Os 13 Destaques
14 - Destaque para o quadro 3 Lição de Amor
15 - Destaque quadro 10 - Contra a segregação
16 - Quadro Dedicado ao Canal do Youtube - Teddy Hair Canal Musica.
Relação dos nossos aniversariantes destacados e homenageados e alguns fatos relevantes de 27 a 03/12//2023 (D12)
Conheceremos um pouco a organização política na China que é acusada de não ser democrática, mas a democracia deles é muito parecida com a estadunidense.
E a qualidade dos serviços públicos?
O discurso histórico de Fidel sobre o genocídio na Palestina
O líder da revolução cubana apontava para realidade que não mudou na região
Como estava a situação dos palestinos em 1979? Quando vemos o conflito em Gaza hoje, pensamos: como tamanha violência pode se dar até os dias de hoje?
Fidel Castro foi um grande militante pela causa palestina e enviou tropas para a Guerra do Yom Kippur em apoio aos árabes e contra Israel.
Em seus discursos na ONU, relembrou por diversas vezes a situação do povo palestino. E, em fala no ano de 1979, reforçou a importância de uma solução com a formação de um estado independente e laico na região.
"A questão da Palestina é o cerne do problema do Oriente Médio", afirmou o líder da revolução cubana em seu discurso.
"A base de uma paz justa na região começa com a retirada total e incondicional de Israel de todos os territórios árabes ocupados e implica para o povo palestiniano o regresso de todos os seus territórios ocupados e a recuperação dos seus direitos nacionais inalienáveis, incluindo o direito de regresso à sua pátria, à autodeterminação e ao estabelecimento de um Estado independente na Palestina, de acordo com a Resolução 3236 da Assembleia Geral", afirmou Fidel.
Até os dias de hoje, a paz não foi conquistada. Desde então, os palestinos passaram por duas intifadas e cinco guerras em Gaza. Os árabes atravessaram guerras no Líbano, na Síria, no Iraque, no Kuwait e outros conflitos de menor escala. Em todos esses confrontos, Israel ou EUA estiveram envolvidos.
A fala de Fidel, infelizmente, se mantém verdadeira até os dias de hoje: sem a solução da questão palestina e um acordo justo que acabe com a violência entre árabes e judeus étnicos, não haverá paz na região. Sem a criação de um estado palestino, não haverá paz no Oriente Médio.
República Popular da China 中华人民共和国 Zhōnghuá rénmín gònghéguó | |
Hino nacional: Marcha dos Voluntários | |
Gentílico: chinês/chinesa | |
Localização da China em verde escuro. A Ilha de Taiwan (em disputa com a República da China) e áreas disputadas com a Índia estão em verde claro. | |
Capital |
A República Popular da China (RPC; chinês simplificado: 中华人民共和国; chinês tradicional: 中華人民共和國; pinyin: ? zhōnghuá rénmín gònghéguó), também conhecida simplesmente como China, é o maior país da Ásia Oriental e o segundo país mais populoso do mundo, com mais de 1,4 bilhão de habitantes, quase um quinto da população da Terra, superado apenas pela Índia. É uma república popular socialista unipartidária. Na constituição, descreve-se como um sistema multipartidário de cooperação e consulta política sob a liderança do Partido Comunista da China e como uma "ditadura democrática popular liderada pela classe trabalhadora e baseada na aliança de trabalhadores e camponeses". Tem jurisdição sobre vinte e duas províncias, cinco regiões autônomas (Xinjiang, Mongólia Interior, Tibete, Ningxia e Quancim), quatro municípios (Pequim, Tianjin, Xangai e Xunquim) e duas Regiões Administrativas Especiais com relativa autonomia (Hong Kong e Macau). A capital da RPC é Pequim.
Com aproximadamente 9,6 milhões de km2, a República Popular da China é o terceiro (ou quarto) maior país do mundo em área total e o terceiro maior em área terrestre. Sua paisagem é variada, com florestas de estepes e desertos (como os de Gobi e de Taclamacã) no norte seco e frio, próximo da Mongólia e da Sibéria (Rússia), e florestas subtropicais no sul úmido e quente, próximo ao Vietnã, Laos e Mianmar. O terreno do país, a oeste, é de alta altitude, com o Himalaia e as montanhas Tian Shan formando fronteiras naturais entre a China, a Índia e a Ásia Central. Em contraste, o litoral leste da China continental é de baixa altitude e tem uma longa faixa costeira de 14 500 km, delimitada a sudeste pelo Mar da China Meridional e a leste pelo Mar da China Oriental, além dos quais estão Taiwan, Coreia (Norte e Sul) e Japão.
A nação tem uma longa história, composta por diversos períodos distintos. A civilização chinesa clássica — uma das mais antigas do mundo — floresceu na bacia fértil do rio Amarelo, na planície norte do país. O sistema político chinês era baseado em monarquias hereditárias, conhecidas como dinastias, que tiveram seu início com a semimitológica Xia (aproximadamente 2 000 a.C.) e terminaram com a queda dos Qing, em 1911. Desde 221 a.C., quando a dinastia Qin começou a conquistar vários reinos para formar um império único, o país expandiu-se, fraturou-se e reformulou-se várias vezes. A República da China, fundada em 1911 após a queda da dinastia Qing, governou o continente chinês até 1949. Em 1945, a república chinesa adquiriu Taiwan do Império do Japão, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Na fase de 1946–1949 da Guerra Civil Chinesa, o Partido Comunista derrotou o nacionalista Kuomintang no continente e estabeleceu a República Popular da China, em Pequim, em 1 de outubro de 1949, enquanto o Partido Nacionalista mudou a sede do seu governo para Taipei. Desde então, a jurisdição da República da China está limitada à Taiwan e algumas ilhas periféricas (incluindo Penghu, Quemói e Matsu) e o país recebe reconhecimento diplomático limitado ao redor do mundo.
Desde a introdução de reformas econômicas em 1978, a China tornou-se em uma das economias de mais rápido crescimento no mundo, sendo o maior exportador e o terceiro maior importador de mercadorias do planeta. A industrialização reduziu a sua taxa de pobreza de 53% (em 1981) para 8% (em 2001). O país tem sido considerado uma superpotência emergente por vários acadêmicos, analistas econômicos e militares. A importância da China como uma grande potência é refletida através de seu papel como segunda maior economia do mundo (ou segunda maior em poder de compra) e da sua posição como membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e de várias outras organizações multilaterais, incluindo a Organização Mundial do Comércio, Cooperação Econômica Ásia–Pacífico, Grupo dos Vinte, BRICS e da Organização para Cooperação de Xangai. Além disso, o país é reconhecido como uma potência nuclear, além de possuir o maior exército do mundo em número de soldados e o segundo maior orçamento de defesa.
Origem da Revolução Cultural Chinesa
Após o fim da Segunda Guerra (1939-1945), o mundo dividiu-se em duas zonas políticas e econômicas distintas: capitalismo e comunismo. Este período passou à História como Guerra Fria e foi um momento de tensão político-militar.
A China, em 1949, sob a liderança de Mao Tsé-Tung, escolheu a via socialista e se alinhou à União Soviética, comandada, então, por Josef Stalin.
O continente asiático seria palco ainda de um sangrento conflito que dividiria para sempre a península coreana: a Guerra da Coreia (1950-1953). A Coreia do Norte, que faz fronteira com a China, tornou-se comunista e se transformou num aliado deste país.
Justamente, na década de 50, houve uma mudança de poder na União Soviética. Stalin falece e é sucedido por Nikita Khrushchov (1894 -1971). Este denuncia vários crimes cometidos por Stalin e comunica a intenção de fazer ajustes no regime soviético.
Desiludido, Mao Tsé-Tung afasta-se do antigo aliado e resolve fazer sua própria revolução econômica e política na China.
Começa uma nova etapa na política chinesa e a elaboração de uma via comunista específica, o maoísmo. Esta ideologia política influenciaria vários movimentos políticos no mundo inteiro.
A China está entre as quatro civilizações mais antigas do mundo, juntamente com Egito, Índia e Babilônia. No país de dimensões continentais, somente a escrita já tem mais de 3,6 mil anos.
A riqueza de informações milenar chinesa passeia pela arte, caligrafia, culinária, dança, música, literatura, artes marciais, medicina, religião, astrologia, arquitetura e comportamento.
Língua
O chinês é uma família de línguas de imensa diversidade e complexidade. Os dialetos chineses resultam da língua sino-tibetana, mas são inteiramente diferentes entre si. A língua oficial da China é o mandarim.
A língua chinesa é tonal, por isso as palavras são diferenciadas pelo som e pela entonação, que pode subir ou descer.
Escrita e Caligrafia
A caligrafia está entre as artes tradicionais chinesas e começou na dinastia Shang, há 3,6 mil anos. É uma tradição milenar, que influenciou diretamente os países vizinhos. É dividida em cinco categorias, selo, oficial, formal, corrida e cursiva. Cada um dos estilos reflete um momento histórico e político chinês.
A base caligráfica é assentada nos refinados pictogramas e ideogramas, com pelo menos 60 mil caracteres que são usados ainda hoje. Escrever os caracteres é considerado uma obra de arte que exige disciplina mental e concentração. Os pictogramas resultam de diferentes origens e dinastias.
Diferente dos alfabetos utilizados no ocidente, os pictogramas representam conceito e não sons.
Leia também: História da Escrita.
Culinária
A culinária está entre os pontos de maior diversidade na China. Os pratos típicos reúnem ingredientes dos mais variados e podem ser considerados exóticos para os ocidentais. Os chineses, contudo, adequaram o paladar à necessidade de alimento e à variedade.
Cada prato reflete o que é disponível em produtos agrícolas nas mais áreas geográficas. Por exemplo, ao norte do país, o principal ingrediente é o trigo e no sul o arroz. Além dos produtos, a maneira de temperar e cozinhar os alimentos também é diferenciada.
Há pelo menos oito estilos característicos de cozinha na China, representando 22 províncias.
Arquitetura
A arquitetura antiga chinesa é marcada por templos magníficos. São palácios que agregam lagos artificiais, como os encontrados na Cidade Imperial ou Cidade Proibida. A construção, iniciada em 1406, é marcada por imponentes terraços, pavilhões e jardins.
O clima influencia diretamente na arquitetura chinesa, que tem ao norte plataformas denominadas kang para dormir. Na Mongólia, os habitantes vivem nas yurts, cabanas típicas. E ao sul são encontradas palafitas.
As casas tradicionais são retangulares e exibem as coberturas com os cantos inclinados para cima, tipicamente chineses.
Muralha da China
A Grande Muralha da China é um dos exemplares da imponência da arquitetura chinesa. É considerada uma façanha e tem mais de 2,3 mil anos. Localizada no norte da China, tem 21,1 mil quilômetros distribuídos entre vales e montanhas, podendo ser vista da Lua.
A construção da grande muralha ocorreu no decorrer de quatro dinastias: Zhou (770 a 221 a.C.), Qin (221 a 2,7 a.C.), Han (206 a.C. até 220 d.C.) e Ming (1368 a 1644). O objetivo da construção era proteger o comércio da seda e evitar invasões.
Sociedade Chinesa
A sociedade chinesa vivia sob o sistema de castas, apoiado pelo confucionismo até a tomada do poder pelos comunistas. No controle, o Partido Comunista anulou a hierarquia tradicional e determinou o fim das classes, que embora seja proibido, é vivido ideologicamente pelos chineses.
O sistema de castas chinês coloca no topo do sistema os estudiosos. Os agricultores, artesãos, comerciantes e soldados vêm depois. Na tentativa de impor a mobilidade social, as famílias investiam na educação do filho mais velho.
Até a década de 80, as diferentes classes usavam a cor da roupa como identificação, cabendo aos mais pobres os tons mais escuros.
Mulher
O papel da mulher estava restrito à esfera doméstica até a revolução comunista na China. Aos homens era permitido participar de todos os meandros da esfera da sociedade e, além da vida doméstica, as mulheres só podiam atuar na agricultura.
A diferença social entre homens e mulheres também era apoiada pelos confucionistas que a viam como uma propriedade, primeiro dos pais e, depois, dos maridos. As mulheres também eram obrigadas a sacrifícios físicos excruciantes para se manterem belas.
Entre os mais difundidos estava a prática de amarrar os pés para impedir seu crescimento. Amarrados por fortes ataduras e, às vezes, quebrados, os pés não cresciam, o que poderia impor nanismo e dificuldades de andar à mulher. O método foi proibido em 1901.
Embora condenado e proibido por lei, ainda são comuns a venda de mulheres e meninas como noivas em casamentos arranjados.
Costumes
A obediência e a deferência à hierarquia estão entre os costumes mais rígidos na sociedade chinesa. A ordem é colocar em primeiro lugar os homens mais velhos, depois os homens mais jovens e, depois as mulheres mais velhas, seguidas das mulheres mais jovens.
A interação social é regida pelo confucionismo, que prevê a honra, dignidade, lealdade e respeito à antiguidade.
O toque é permitido entre pessoas do mesmo sexo, mas pouco tolerado entre os indivíduos do sexo oposto. É comum a oferta de presentes na ocasião do Ano Novo Chinês, nos aniversários, casamentos e nascimentos.
Há presentes, contudo, que não são bem aceitos porque podem representar azar ou a morte. Entre eles estão lenços, sandálias, flores, relógios, tesouras e facas. Um presente pode ser recusado até três vezes antes de ser aceito. Ao presentear, é importante fazê-lo com as duas mãos.
Religião
A China é um país ateu, considerando que é um estado comunista. O taoismo e o confucionismo, as religiões tradicionais, contudo, são professadas por 20% da população.
Os ensinamentos de Confúcio, extremamente pragmáticos, enfatizam a responsabilidade pelo bem comum, a obediência e a deferência aos mais velhos.
Já o taoismo, fundado por Lao Tse Tung, é místico e centra-se nos ideais de equilíbrio e ordem com a natureza. Os taoistas repudiam a agressão, competição e a ambição.
O budismo, que saiu da Índia, também é praticado na China e se assemelha ao taoismo. Seu objetivo é a pureza espiritual extrema, o nirvana, a transcendência de limites da mente e do corpo. Parte da população compartilha de religiões minoritárias, têm seus próprios deuses.
Artes
Literatura
A poesia chinesa é considerada um espetáculo linguístico e visual. Os poemas clássicos exprimem o equilíbrio em rima, tom e disposição gráfica. A poesia marca a China desde o ano 600 a.C. A prosa é a tradição literária mais popular e começou a ser desenvolvida na dinastia Ming.
A partir do século XIX, a influência ocidental é marcante, mas durante a revolução comunista, a literatura passou a ser vista como uma ferramenta de promoção da ideologia partidária.
Artes Gráficas
A natureza está entre os temas principais dos pintores clássicos chineses. A tentativa é de representar o equilíbrio por meio do yin (feminino) e yang (masculino). Nesse campo, a pintura também representa um casamento com arte da caligrafia, considerada uma expressão máxima de caráter.
O grafismo também é encontrado em vasos de bronze usados como urnas funerárias e no bordado de colorido extremo.
Música
A escala da música chinesa difere da usada no ocidente, que tem oito tons. A chinesa tem cinco e não há harmonia. Os instrumentos tradicionais são o violino de duas cordas, a flauta de três cordas, a flauta vertical, a flauta horizontal e os gongos.
A ópera também está entre as mais tradicionais manifestações da arte chinesa. São ao menos 300 formas diferentes de apresentá-la, com performances que envolvem acrobacias e requintada maquiagem.
Cultura Chinesa Atual
As manifestações tradicionais da cultura chinesa que vão da língua à culinária resistem, mas se adaptam à pressão ocidental após a abertura econômica ao ocidente permitida pelo Partido Comunista.
Nas artes, a saída dos artistas e censurada e a produção de trabalhos que critiquem o regime é proibida. O governo chinês, contudo, patrocina as manifestações artísticas por meio de financiamento de projetos.
Dragão Chinês
Um dos principais símbolos da China é o dragão, uma figura composta por corpo de tigre, barba de bode, barbatanas de carpa e barriga de cobra. A lenda diz que é capaz de cuspir fogo, convocar o vento, invocar a chuva e voar. Pode ficar tão grande quanto o céu ou tão pequeno quanto a cabeça de um alfinete.
É o símbolo da cultura chinesa desde a antiguidade. Representa grandiosidade, coragem e vigor.
Dados gerais, bandeira, cidades, aspectos econômicos e história. Saiba tudo em China.
Para saber mais sobre o grande país asiático, não deixe de consultar:
Cientistas mapeiam composição química da superfície lunar
Estudo utilizou amostras coletadas pelas missões Apollo, Luna e Chang’e-5
Uma equipe de pesquisa liderada por cientistas chineses mapeou a composição química da superfície lunar com alta precisão, fornecendo dados fundamentais para o estudo da evolução da Lua.
O estudo existente com base nas amostras lunares coletadas pelas missões Apollo e Luna só pôde revelar a evolução da Lua há 3 bilhões de anos, faltando o período final crítico. As amostras lunares trazidas pela missão chinesa Chang’e-5, no entanto, provaram carregar informações sobre a atividade vulcânica jovem há cerca de 2 bilhões de anos e composição do material distinta.
A equipe de pesquisa estimou com precisão o conteúdo dos principais elementos na superfície lunar combinando os dados de amostra das Chang’e-5, Apollo e Luna com um modelo de inversão baseado em aprendizado profundo, disse Yang Chen, professora da Universidade de Jilin.
Posteriormente, eles criaram um novo mapa de distribuição da composição química da superfície lunar com alta precisão e alta resolução, que refletiu de forma abrangente as características químicas da superfície lunar.
O estudo foi conduzido em conjunto pela Universidade de Jilin, o Observatório Astronômico Nacional da Academia Chinesa de Ciências, a Universidade de Trento na Itália, a Universidade da Islândia e outras instituições de pesquisa chinesas e estrangeiras. O estudo foi publicado recentemente na revista Nature Communications.
Primeiras dinastias China Imperial Declínio dinástico e guerras | República e guerra civil (1912–1949) |
Maoismo | Geografia Flora e fauna Problemas ambientais Clima e meio ambiente Demografia Composição étnica e idiomas Urbanização |
Religião | Partido |
Forças armadas | Economia Educação Saúde Energia |
Telecomunicações |
Seu bairro tem muitas árvores?
Bebês que vivem em áreas arborizadas têm menor exposição a poluentes.
Trabalho liderado pela UFRJ com a participação de nove instituições, como Fiocruz e o Instituto Evandro Chagas, comprova a importância da área verde para conter a exposição a poluentes, como chumbo, mercúrio e arsênio
Por Ana Lúcia Azevedo
30/11/2023 04h31 Atualizado há uma hora
Apenas algumas nações no mundo desistiram de ter um banco central, como propôs o presidente eleito da Argentina, Javier Milei — vitorioso no domingo (19/11/2023) com 55% dos votos, após prometer durante a campanha "dinamitar" a instituição.
Quase todas as nações que extinguiram o banco central são, na verdade, países muito pequenos: Kiribati, Tuvalu, Andorra, Ilhas Marshall, Mônaco, Nauru, Micronésia, Palau e o principado de Liechtenstein são alguns dos exemplos.O único nome nesta lista cuja população está na casa dos milhões é o Panamá, que decidiu, como os outros, utilizar uma moeda estrangeira como sua moeda oficial — neste caso, o dólar.
A primeira coisa que um país perde ao extinguir um banco central é uma política monetária soberana: não pode fixar taxas de juros ou de câmbio, nem imprimir dinheiro ou financiar os gastos públicos do Estado.
Um banco central também é responsável pela gestão das reservas internacionais e pela supervisão dos bancos comerciais e dos meios de pagamento, pois tem a função de regular o sistema financeiro com o objetivo de que ele seja sólido e confiável.
Portanto, se um país decide substituir a sua moeda nacional por uma moeda estrangeira — como o Panamá pelo dólar ou o Mônaco pelo euro —, os principais poderes de um banco central deixam de fazer sentido.
💃🏿💃🏿💃🏿💃🏿💃🏿💃🏿
Ao vivo nas mídias abaixo a partir das 21 horas👇🏽
aos Domingos
Professor Ivan Luiz | https://www.facebook.com/ivanluiz.deandrade.9 |
Professor Ivan Luiz de Marica | |
(Ivan Luiz(@professorivanl1) / Twitter) | |
(A força faz a Lei | Facebook) | |
Leonardo Bastos | (Leonardo Bastos TvRepensar | Facebook) |
(grupos de esquerda - resistência — | |
Militantes De Esquerda | Facebook | |
Cida Cordeiro | Cida Cordeiro |
Professor Ivan Luiz | Professor IvanLuiz de Maricá |
Celia Mary | Célia Mary TV |
| Ciências Humanas TV - YouTube |
Jaciara Machuga | |
| Midia Livre |
Teddy Hair | Teddy Hair Canal Música |
Maria Lopes | Blog Maria Lopes e Artes |
|
|
videosindipetrorjspm.blogspot.com)
Ao vivo nas mídias abaixo a partir das 21 horas👇🏽aos Domingos (A força faz a Lei | Facebook) (grupos de esquerda - resistência — Resultados da pesquisa | Facebook) Militantes De Esquerda | Facebook - Redes e Canais Progressistas Twitter (Ivan Luiz(@professorivanl1) / Twitter) Cida Cordeiro - Facebook - Página Democracia: Gestão Pública Ivan Luiz na Luta - Facebook
|
Seja membro do ICL como eu. Escolhemos e publicamos vídeo semanalmente aqui! | Credibilidade Nacional e Internacional. |
Estado Democrático de Direitos Sempre e em qualquer lugar do planeta!
Início dos 13 destaques
A base em ação 1.1 - Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) elogiaram nesta segunda-feira (27/11/2023) a indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para a Corte. | |
Destaque 2 | Presidência da República |
Lição de AMOR 3.1 - Dinão e Xandão 3.2 - Dinão dando lição 3.3 - Flávio Dino pode herdar investigações sobre Juscelino Filho e Bolsonaro no STF; veja ações História por Mariana Assis • 17h | |
Memória Política que nunca se repita | |
Política | |
Vídeos ou textos importantes 6.1- O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quinta-feira (23) que a Corte não é composta por "covardes" nem por "medrosos". | |
História Real e ou fato real 7.2 - Falas preocupantes, vazias e inconsequentes. | |
Legislativo 8.2- | |
"A cadela do fascismo está sempre no cio." Bertolt Brecht | |
A vida em jogo | |
PETROBRAS 11.3- Petrobras desiste da venda de refinaria no Ceará |
Momento Cultural - Relação dos nossos aniversariantes destacados e homenageados e alguns fatos relevantes de 27 a 03/12/2023 | |
Dia a dia na Secretaria das Empresas Privadas do Sindipetro RJ- |
História por André Richter / Agência Brasil - 25/11/2023 • 17h
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) elogiaram nesta segunda-feira (27/11/2023) a indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para a Corte.
1.2 -
3. Lição de Amor
3.1. - E agora é Dinão e Xandão! ☝🏼☝🏼☝🏼☝🏼OS BOLSOMINÍOS QUERIAM....O IMPEACHMENT DO XANDÃO....ÁGORA OS BOBOLSOMINÍOS TEMUE ANDAR PISANDO DE LEVE NA CASCA DO OVO...A GORA E DINÃO É XANDÃO ☝🏼☝🏼SEGURA GADAIADA!!! 3.2 - Dinão dando lição O Vingador na área. .. 😍 3.3 - O Vingador em ação 3.4 - 🔥 DINO DERRUBA ESPANTALHOS 🔥 Ministro desmente fakes de Zambelli e distorções de Kim na Câmara 🔥 3.5 - Flávio Dino pode herdar investigações sobre Juscelino Filho e Bolsonaro no STF - Herança bendita Indicado a uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, herdará a relatoria de 344 ações que estavam no gabinete da agora ministra aposentada Rosa Weber, caso seu nome seja aprovado pelo Senado Federal. Entre os processos, estão diversos casos de grande repercussão e envolvendo figuras políticas com quem conviveu, como, por exemplo, o inquérito que mira o grupo ligado a seu ex-colega de Esplanada, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA). Também ficarão sob sua relatoria o indulto de Natal concedido por Jair Bolsonaro (PL) no ano passado, uma ação da CPI da Covid-19 contra o ex-presidente, e a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1087, em que o Partido Liberal (PL) pede que a punição para abortos provocados por terceiros seja equiparada à do crime de homicídio qualificado. |
4.1 - Perderam e tem que engolir. Gabriel Magno 13 |
5. Política
6.1 - Alexandre de Moraes diz que Supremo não é composto por "covardes O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quinta-feira (23) que a Corte não é composta por "covardes" nem por ... 23/11/2023 17h33 Por: RedaçãoFonte: Agência Brasil O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quinta-feira (23) que a Corte não é composta por "covardes" nem por "medrosos". A declaração do ministro foi motivada pela reação à aprovação da emenda à Constituição que limita decisões individuais dos ministros da Corte. 6.2 - 6.3 - |
7. História Real
7.1 - 🔥Pastor Henrique Não Perdoou Hipocrisia🔥Lei Visa Listar MST Como Terroristas🔥'E Adriano Da Nóbrega?' 7.2 - Falas preocupantes, vazias e inconsequentes. |
8. Legislativo
9. Economia
" Bertolt Brecht"
10. A vida em jogo
Contribuição Assistencial
Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou uma nova Contribuição Assistencial que terá um impacto significativo em diversos setores em todo o Brasil.
O que é a Contribuição Assistencial?
Para aqueles que ainda não estão familiarizados, a Contribuição Assistencial é uma taxa que os sindicatos e entidades de classe podem cobrar para financiar atividades e ações em benefício dos trabalhadores.
A Decisão do STF:
O STF deliberou sobre a constitucionalidade da Contribuição Assistencial, permitindo que ela seja imposta a todos os trabalhadores, mesmo que não sejam filiados ao sindicato, desde que tenham o direito de se opor. O valor da contribuição não é fixo e deve ser definido por meio de ACT de cada categoria.
O que isso significa?
Isso implica em algumas considerações importantes:
- É fundamental estabelecer em acordo coletivo qual o valor da contribuição, decisão tomada em assembleia;
- Isso representa uma oportunidade para fortalecer sindicatos e entidades que atuam em defesa dos trabalhadores;
Indice
UM presente do meu Genro 👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽
Conheça um pouco das Plataformas / Base Sindipetro RJ |
Relação dos nossos aniversariantes destacados e homenageados e alguns fatos relevantes de 27 a 03/12//2023
27 - Jorge Mello - Jorge Francisco de Carvalho Melo - 27/11/1948 - Piripiri, PI - Cantor. Compositor. Repentista. Multi-instrumentista. Produtor. Arranjador. EscritorViolonista.Entre os anos de 1972 e 1976, no Rio de Janeiro, fez o curso de música, e formou-se em Composição e Regência, com Licenciatura Plena, tendo lecionado em três faculdades.Começou a cantar com apenas nove anos de idade. Começou a trajetória artística participando de Festivais em Teresina (PI), sempre figurando entre os finalistas. Na cidade de Fortaleza foi vencedor de festivais de música e dirigiu um a parte musical para programas da TV Ceará que dariam início ao movimento musical depois intitulado de “movimento cearense de música”, do qual sairiam nomes como Belchior, Fagner, Ednardo e Amelinha. A partir de 1967, foi convidado para apresentar-se com frequência na TV Ceará. Na mesma emissora, foi promovido, na sequência ao cargo de Diretor Musical dos programas semanais apresentados. O programa musical dirigido por ele “Gente que agente gosta” chegou a receber artistas como Wilson Simonal, Gilberto Gil, Jerry Adriani e Agepê. Em 1971, viajou com o chamado “pessoal do Ceará” para o Rio de Janeiro a fim de dar sequência à carreira artística. Em 1972, participou do Festival Universitário do Rio de Janeiro, obtendo o 1º lugar em Comunicação e o prêmio de Melhor Intérprete. No mesmo ano gravou pela Polygram um compacto duplo.No mesmo ano, apresentou-se no “Dia da criação”, no Estádio Municipal de Duque de Caxias (RJ), ao lado de artistas como Jorge Mautner, Milton Nascimento, Sociedade Anônima, Lô Borges, entre outros. A partir de então, ficou conhecido como um dos cantores da primeira manifestação hippie do Brasil, tendo sido assunto para reportagens na imprensa da época. Entre 1972 e 1976, fez cinema e trilhas de publicidade. Em 1976, lançou seu primeiro LP intitulado “Besta fera” pelo selo Crazy/Copacabana no qual interpretou as músicas “Cigano”; “Trovão”; “Novena”; “Kitchenet”; “Besta fera”; “O que pensa você?”; “São Paulo zero grau”; “Velho vadio”; “Chuva”, e “Conselho de amigo”, todas de sua autoria, além de “Constelações”, de Hermes Fontes e Cupertino de Menezes, música para a qual fez uma adaptação. Dois anos depois lançou o LP “Integral” pela WEA,, com onze composições, todas de sua autoria: “Moda nova”; “Eu falei pra você”; “Marinheiro”; “Água barrenta”; “Sassaruê”; “Canto bonito”; “Quê de quadrilha”; “Trancelim”; “Passo da ema”; “Hora, tempo e lugar”, e “Embolada”. Em 1979, lançou pela Continetal o LP “Coração rochedo” com nove músicas de sua autoria: “Prisão”; “Nascendo de novo”; “Coração rochedo”; “É dia , é noite a minha cor”; “Sentidos”; “Ferroada”; “Ladainha da cidade”; “Dentro de meus olhos”, e “Claramente”, além de “Claridade”, com Clodô. Em 1981, lançou pela Continental o LP “Dengo dengue” com as canções “Dengo dengue”; “Céu da tua boca”; “Você é o mar”; “Fricote”; “Mal me quer”; “Super herói”, e “Duas estações”, todas de sua autoria, “Morena manhosa”, com Vicente Barreto, e “Siá Mariquinha”, de Luiz Assunção e Evenor Pontes Medeiros, além de musicar o poema “Garoa do meu São Paulo”, de Mário de Andrade. Em 1987, lançou o LP “Um trovador eletrônico” pelo selo Paraíso/Continental interpretando as músicas “Super herói”; “Se molhou”; “Besta fera”; “A natureza reza”; “Ferroada” e “Na asa do avião”, de sua autoria; “Canção de gesta de um trovador eletrônico” e “Ploft”, com Belchior, e “Paraíba, mas que nada”, com Carlos Pitta. Gravou em 1990, pelo selo J.M.T – LP o LP “Um trovador eletrônico – Vol. 2”, que apresentou suas composições “Dengo dengue”; “S.O S”; “Kistsch metropolitanus”; “Mestre pintor”; “Emoções do marajá”; “Rock prolixo”; “Fora do trilho”; “Ploft”, e “Palavra mágica”. Em 1996, lançou pela Brasidisc o CD “Mais que de repente” no qual apresentou de sua autoria as canções solo “Eu falei pra você”, “Me deixa em paz” e ” Avenida Paulista”; “Num país feliz”; “Notícia de terra civilizada” e ” Ploft”, com Belchior, e “Morena manhosa”, com Vicente Barreto, e musicou o poema “Ouvir estrelas”, de Olavo Bilac, além de gravar os clássicos “Falsa baiana”, de Geraldo Pereira; “Chiclete com banana”, de Jackson do Pandeiro e Gordurinha; “Se acaso você chegasse”, de Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins; “Quanto é grande o autor da natureza”, de Zé Vicente da Paraíba e Passarinho do Norte; “Kalu”, de Humberto Teixeira, e “Morena tropicana”, de Alceu Valença e Vicente Barreto. Em 1997, lançou o CD “Rima” pelo selo J.M.T/Camerati reunindo músicas gravadas anteriormente. Em 2001, gravou pelo selo CPC/UMES o CD “Claramente” com as músicas “Embolada”; ” Água barrenta”; “Feriado”; “Claramente” e “Aristocracia”, de sua autoria; “Numa cidade do interior”, com Cesar do Acordeom, e “Num país feliz”, com Belchior, além de “Constelações”, de Hermes Fontes e Cupertino de Menezes; “Súplica cearense”, de Nelinho e Gordurinha; “Imã de mato”, de Jairo Mozart e Dida Fialho, e “Amanhã eu vou”, de Beduíno. Desde os anos 1980, passou a realizar uma média de 70 shows anuais em todo o Brasil. Participou de dezenas de montagens teatrais, na criação de trilhas e na direção musical, no Rio de Janeiro e em São Paulo. No cinema, atuou como ator e diretor de coreografia do filme “A noite do espantalho”, de Sérgio Ricardo. Para o filme “Angélica e o mágico de Oz” compôs e produziu a trilha de abertura. Já no filme “O gato de botas extraterrestre”, de Wilson Rodrigues, compôs e produziu toda a trilha musical. Entre seus parceiros destacam-se: Belchior, Tom Zé, Vicente Barreto, Anastácia, Evaldo Gouveia, Jairo Mozart, e Paulo Soledade. Ao longo da carreira teve mais de uma centena de canções gravadas por diferentes intérpretes. Como maestro arranjador, trabalhou em mais de uma 100 discos, e como como produtor, trabalhou em mais de 200, tendo sido vários deles de artistas como Belchior, Anastácia, Oswaldinho do Acordeon e Bené Fonteles. Até 2013, lançou 13 discos, sendo 6 LPs, 3 CDs, 1 compacto duplo e 3 compactos simples. |
28 - Benito di Paula - Uday Veloso - 28/11/1941 - Nova Friburgo, RJ - Pianista. Cantor. Compositor. O pai, aposentado da concessionária da Estação Leopoldina, tocava vários instrumentos (piano, bandolim, violão). Aos 17 anos foi servir ao Exécito no Rio de Janeiro. Morou no Morro da Formiga, na Tijuca, Zona Norte da cidade. O nome “Benito di Paula” foi escolhido pelo próprio artista e pelo incentivador de sua carreira Alfredo Motta, que o convidou quando tinha entre 15 e 16 anos para cantar no Hotel Avenida, no centro de Nova Friburgo. Conhecido e admirado internacionalmente, entre seus fãs destacam-se personalidades que a ele já se referiram, tais como Ravi Shankar (tocador de cítara), a cantora Sarah Vaughan, o violonista Charlie Bird e o pianista e cantor Stevie Wonder. De família de músicos, seus irmãos Ney e Jota Veloso são multi-instrumentistas. Sua carreira conta com diversas turnês no país e no exterior e mais de 25 discos gravados, músicas gravadas por Roberto Carlos, gravações em parceria com o Regional do Canhoto e com a Orquestra Sinfônica de São Paulo. Suas composições foram gravadas por grandes nomes da MPB da velha e da nova geração, como Zeca Baleiro, Moska, grupo Samba de Rainha, vários grupos de pagode como Revelação e cantoras da nova geração da Lapa, bairro do centro do Rio de Janeiro, onde seu samba “Mulher brasileira” foi interpretado em várias casas de show. O filho Rodrigo Veloso seguiu carreira artística como cantor e pianista. Em 2019, morreu seu filho André Vellozo, aos 36 anos. |
29 - Eliete Negreiros - Eliete Eça Negreiros - 29/11/1951 - São Paulo, SP - Cantora. Interessada por música desde a infância, gostava de cantar e dançar ao som do piano de sua mãe e do bandolim de seu tio. Freqüentou o Conservatório de Música e graduou-se em Filosofia pela USP. Nos anos 1970, viajou pelo México e pelos Estados Unidos, apresentando-se como cantora de grupos que atuavam com um repertório de música brasileira. Em 1982, já de volta ao Brasil, gravou o LP “Outros sons”, lançado pelo selo Vôo Livre, com produção e direção de Arrigo Barnabé. Por ests disco conquistou o prêmio APCA, na categoria Cantora Revelação do ano. Em 1983, participou do LP “MPB: edição independente”, produzido pelo Pasquim. Foi considerada a musa da vanguarda paulista. Em 1986, gravou o LP “Ângulos: tudo está dito”, lançado pela Copacabana, que teve seu título tirado de uma das faixas, uma parceria de Arrigo Barnabé, Eduardo Gudin e Caetano Veloso, composta especialmente para a cantora. Em 1989, gravou o LP “Eliete Negreiros”, lançado pela Continental e distribuído em CD dois anos depois pela Victor Musical de Tóquio (Japão). Recebeu, em 1992, o prêmio APCA, na categoria Melhor Cantora, pelo CD “Canção brasileira: a nossa bela alma”, com músicas de Antonio Carlos Jobim, Noel Rosa, Assis Valente, Caetano Veloso, Ary Barroso e Dorival Caymmi, entre outros. Em 1996, lançou o CD “Dezesseis canções de tamanha ingenuidade”, projeto idealizado pela Fiat, que incluiu clássicos como “Casinha pequenina” (autor desconhecido), “Maringá” (Joubert de Carvalho e Olegário Mariano), “Luar do sertão” (Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco) e “Felicidade” (Lupicínio Rodrigues e João Pernambuco), entre outros. |
30 - Alceu Bocchino - Alceu Ariosto Bocchino - 30/11/1918 - Curitiba, PR - Maestro. Arranjador. Pianista. Compositor. Professor. Começou a se apresentar em público com apenas cinco anos, em festivais de arte em Curitiba, tocando ao piano peças aprendidas de ouvido. Estudou piano com João Poeck e foi diplomado pelo Conservatório de Salzburgo, na Áustria. Em 1939, bacharelou-se em música e começou a lecionar na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e, pouco depois, fisiologia vocal no Conservatório de Santos, SP. Mudou-se em seguida para o Rio de Janeiro. Foi diretor musical e orquestrador na Rádios Nacional, do Rio de Janeiro, e nas rádios Record, Tupi e Difusora, de São Paulo. Atuou na Academia Lorenzo Fernandes, no Rio de Janeiro, como professor de ritmo, transposição e acompanhamento. Foi regente assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira. Na Rádio Mayrink Veiga foi arranjador de Carlos Galhardo, Orlando Silva, Sílvio Caldas e Nelson Gonçalves. Em 1946, organizou na Rádio Mayrink Veiga o grupo vocal feminino Trio Madrigal. Em 1952, lançou, pelo selo Rádio, o LP “Temas brasileiros Nº1”, interpretando os temas tradicionais “Prenda minha”, “Sapo cururu”, “Lampeão”, “Não quero que ninguém me prenda”, “Boi Barroso”, “Meu boi morreu”, “Pau rolou caiu” e “Mestre carreiro”. Em 1954, foi contratado pela Rádio Nacional para o quadro de arranjadores e maestros da emissora. Criou peças sinfônicas e de câmara. Orquestrou e regeu programas de Elizeth Cardoso e Sílvio Caldas. Dirigiu a orquestra da Rádio Nacional, a orquestra de câmara da Rádio M.E.C, e a do Teatro Municipal, do Rio de Janeiro. Em 1957, gravou, com o flautista Altamiro Carrilho, a valsa “Sonho”, de Patápio Silva. Em 1960, foi o responsável pela regência do primeiro concerto sinfônico póstumo das obras de Villa-Lobos. No mesmo ano, regeu a Orquestra Sinfônica Brasileira em um festival de música brasileira. Na ocasião foi apresentada a primeira audição, no Brasil, do Concerto nº5, para piano e orquestra, de Villa-Lobos. Ainda em 1960, acompanhou ao piano, juntamente com Camargo Mariano a cantora Lia Salgado no LP “Lia Salgado e a canção brasileira” da gravadora Chantecler na execução das canções “Azulão”, de Jaime Ovalle e Manuel Bandeira, “Longe Bem Longe”, de Francisco Mignone, “Foi Numa Noite Calmosa”, de Luciano Gallet, “Vadeia Caboclinho”, de José Siqueira, “Canção das Mães Pretas”, de Francisco Mignone e Narbal Fontes, “Teus Olhos Verdes”, de Camargo Guarnieri, “Tayeras”, de Luciano Gallet, “É a Ti Flor do Céu”, e “Quando Uma Flor Desabrocha”, de Francisco Mignone, e “Aribú”, “Amo-te Muito” e “Segue-me”, de Camargo Guarnieri. Em 1967, gravou na Odeon, com a flautista Lenir Siqueira, o LP “Lembrando Patápio – Lenir Siqueira (flauta) e Alceu Bocchino (piano)”, com a interpretação das músicas “Sonho”, “Serenta damore”, “Idílio”, “Margarida”, “Evocação”, “Amor perdido”, “Zinha”, “Oriental” e “Primeiro amor”. Nas décadas de 1960 e 1970, excursionou pela América do Sul, pelos Estados Unidos e pela Europa, regendo diversas orquestras, tais como a Filarmônica de Sófia, a Filarmônica da Bulgária, a Sinfônica de Bilbao. Regeu também a Orquestra Filarmônica e a Nacional de Lisboa e a Sinfônica de Forth Worth, E.U.A. Em 1981, foi jurado, representando o Brasil, no IX Festival e Concurso Internacional de Piano, de Maryland, E.U.A, tendo ainda dirigido o concerto de abertura do festival. Em 1985, foi um dos fundadores da Orquestra Sinfônica do Paraná da qual tornou-se maestro titular desde então. Em 2012, permanecia como membro compositor da Academia Brasileira de Música. |
01 - Roberto Luna - Valdemar Farias - 1/12/1929 - Serraria, PB - Cantor. Compositor. Estudou na cidade de Campina Grande, onde fez os cursos primário e secundário. Em 1945, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como caixa de companhia imobiliária e auxiliar de escritório. Trabalhou em teatro de revistas e estudou com o ator Ziembinsky. Foi apresentado por Assis Valente a Chianca de Garcia para trabalhar como cantor, mas acabou sendo contratado como auxiliar de divulgação na Companhia Teatral. Em fins dos anos de 1940, apresentava-se como crooner em dancings e boates cariocas. Seu nome artístico foi dado pelo locutor Afrânio Rodrigues. Em 1951, estreou no rádio apresentando-se no programa “Transatlântico Guanabara”, dirigido por Assunção Galego na Rádio Guanabara. Atuou também na Rádio Globo. Em 1952, lançou seu primeiro disco cantando o bolero “Por quanto tempo”, de Marino Pinto e Don Al Bibi e o samba-canção “Linda”, de Erasmo Silva e Ruy Rey. Em 1953, gravou com Os Copacabanas os sambas “Pode voltar”, de Geraldo Queiroz e Wilson Lopes e “Minha casa é meu chapéu”, de Geraldo Queiroz e Henrique Leoni. No mesmo ano, gravou de Catulo de Paula e Washington Fernandes o samba canção “Hás de lembrar”. Ainda em 1953, foi contratado por Sérgio Vasconcelos – da Rádio Clube – para participar dos programas “Caderno de Melodias”, “Ciranda dos Bairros” e das “Audições Roberto Luna”. Em 1954, gravou o bolero “Contigo”, de Cláudio Estrada e Júlio Nagib e o samba-canção “Você”, de Jaime Janeiro e Henrique de Sá. Em 1955, foram gravados o bolero “Roga por nós”, de Fuentes Cervantes, Louzada Freitas e Júlio Nagib, a valsa “Folhas soltas”, de Portinho e Wilson Falcão e o samba-canção “Falsas palavras”, de Jorge de Castro e Nicolau Durso. São de 1956 as gravações do samba “O pior dos homens”, de Venâncio e Jorge de Castro, do samba “Pois é…”, de Ataulfo Alves e ainda do samba-canção “É tão tarde”, de Jair Amorim e Dilermano Reis. Em 1957, gravou os sambas-canções “Vergonha”, de Sivan Castelo Neto e Lita Rodrigues e “Taberna”, de Wilson Batista e Cícero Nunes. No mesmo ano, gravou o clássico samba-canção “Se todos fossem iguais a você”, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Em 1958, lançou a canção “Serenata do adeus”, de Vinicius de Moraes, o samba-canção “Castigo”, de Dolores Duran e o samba “Por causa de você”, de Tom Jobim e Dolores Duran. Em 1959, gravou de Edith Piaf e Marquerite Monnot, com versão de Odair Morsano a balada “Hino ao amor”, o bolero “Arrependimento”, de Fernando César e Dolores Duran e o samba canção “Longe de ti”, de Fernando César e Ester Delamare. Em 1960, registrou em disco o samba-canção “Rotina”, de Benil Santos e Raul Sampaio e a guarânia “Onde está o amor”, de Eladia Blazquez e Juvenal Fernandes. No mesmo ano, gravou de sua autoria e Paulo Rogério o samba “Suplício da saudade” e, de Lupicínio Rodrigues, o samba-canção “Exemplo”. Em 1961 foram gravados a seresta “Ninho antigo”, de Floriano Matos e o samba-choro “Fingimento”, de Benil Santos e Raul Sampaio. No mesmo ano, lançou o LP “Adiós, pampa mia e outros tangos famosos” pela RGE. Em 1963, gravou de Roberto Cantoral e Almeida Rego o bolero “Falemos com ternura” e lançou o LP “Tangos famosos”, incluindo “O dia em que me queiras” em versão de Haroldo Lobo e “Cristal”, também em versão de Haroldo Lobo. Fez sucesso principalmente nos anos 1950 quando interpretou versões de boleros e músicas de dor-de-cotovelo. Em 1964, gravou o LP “Os grandes sucessos de Roberto Luna”. Em 1965, gravou o LP “O Luna que eu gosto” pela Phillips com destaque para “Tudo é magnífico”, de Haroldo Lobo e Luís Reis e “Senhor saudade”, em parceria com Dinho. Em 1968, participou do filme “O bandido da luz vermelha”, de Rogério Sganzerla. Nos anos 1970, passou a apresentar-se quase que exclusivamente em boates, chegando a ser proprietário de uma. Em 1972, lançou pela Chantecler o LP “Roberto Luna”, com destaque para “Gaivota e véu negro”, de Zé Bastos e João Reis. Nos anos 1990, teve o repertório relançado pela RGE em CDs. Em 2019, apresentou-se no programa “Senhor Brasil” apresentado por Rolando Boldrin na TV Cultura. Na ocasião, contou passagens de sua carreira e interpretou o samba “Boneca de pano”, de Assis Valente. |
02 - Toninho Horta - Antônio Maurício Horta de Melo - 2/12/1948 - Belo Horizonte, MG - Compositor. Instrumentista (violonista e guitarrista). Cantor. Em 1967, participou do II Festival Internacional da Canção Popular (FIC), com as músicas “Maria Madrugada” (c/ Junia Horta) e “Nem é Carnaval” (c/ Márcio Borges). Dois anos depois, foi classificado na quarta edição do FIC, com a canção “Correntes” (c/ Marcio Borges). Também em 1969, fez sua primeira gravação, em disco de Nivaldo Ornellas. Tornou-se bastante conhecido após sua participação no antológico disco de Milton Nascimento e Lô Borges, “Clube da Esquina”, lançado pela EMI-Odeon em 1972. Nesse disco, aparece tocando guitarra, baixo, violão, percussão ou no coro em quase todas as faixas. Participou como instrumentista (tocando guitarra e violão) em shows de diversos artistas como Gal Costa, Nana Caymmi, Joyce e Edu Lobo. Com Elis Regina, participou do show “Elis & Tom”, em 1970. Em 1973, acompanhou Gal Costa no Midem, em Cannes. Nesse mesmo ano, lançou, com Beto Guedes, Danilo Caymmi e Novelli, o LP “Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli e Toninho Horta”, no qual interpretou suas composições “Meu canário vizinho azul” e “Manuel o audaz” (c/ Fernando Brant). Em 1974, como inetgrante do grupo Som Imaginário, atuou com Milton Nascimento no show e na gravação ao vivo de “Milagres dos Peixes”. Em 1975, firmou-se como compositor com a música “Beijo partido”, gravada por Nana Caymmi e em seguida por Milton Nascimento no álbum “Minas”. Segundo o historiador Jairo Severiano, no livro “A Canção do Tempo – vol II” (p. 209): “Beijo partido tipifica o estilo do compositor, com sua linha melódica aparentemente simples e a harmonia sofisticada”. Apesar de ter sido eleito pela revista britânica “Melody Maker” como um dos 10 melhores guitarristas do mundo (quinto em 1977 e sétimo em 1978), seu primeiro disco solo, “Terra dos Pássaros”, só foi lançado em 1980, assim mesmo de forma independente, o que na época era uma façanha. Nesse mesmo ano, lançou o LP “Toninho Horta”. Em 1983, recebeu o título de “Cidadão Honorário da Cidade de Austin”, nos Estados Unidos. Em 1985, fez a direção musical da gravação de “A hora da estrela”, espetáculo com textos de Clarice Lispector, interpretados por Maria Bethânia. No ano seguinte, organizou o I Seminário Brasileiro de Música Instrumental de Ouro Preto, patrocinado pela Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto) e pelo Ministério da Cultura (Ministério Brasileiro de Educação e Cultura), que ficou conhecido como Festival de Inverno de Ouro Preto. Em 1988, lançou o LP “Diamond Land”. Em 1989, fez a direção musical do projeto “Planeta Terra”, no concerto realizado com a Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas no Parque do Ibirapuera (SP), apresentado para uma platéia de 50 mil pessoas. O espetáculo, do qual participou ao lado de Nelson Ares, Nivaldo Ornellas e Marcio Montarroyos, teve registro no LP “Concerto Planeta Terra”, que incluiu sua composição “Terra”. Nesse mesmo ano, lançou o LP “Moonstone”. A partir de 1990, passou a residir em Nova York, onde travou amizade com o guitarrista americano Pat Metheny, com quem partilha de grande afinidade musical. Ao lado do guitarrista, formou um duo apresentando-se durante a cerimônia de casamento do ator Robert Duvall. Entre outros eventos, foi convidado pelos Grupos Japoneses Unicon e Polydor para participar do CD “A Big Hand for Hanshin”, em benefício das vítimas de Kobe, ao lado de Herbie Hancock, Keith Jarret, Pat Metheny e Ryuich Sakamoto. Na década de 1990, excursionou por vários países, como Inglaterra, Rússia, Japão, Coréia, Finlândia, Eslováquia, Eslovênia , Croácia, Itália, Holanda, Bélgica, Suíça, Áustria e EUA. No exterior, participou ainda de shows e gravações com inúmeros artistas, entre eles: Pat Metheny, George Duke, Sergio Mendes, Manhatan Transfer, Orquestra de Gil Evans, Akiko Yano, Flora Purim, Astrud Gilberto, Joe Pass, Naná Vasconcelos, Paquito de Rivera, Airto Moreira, Wayne Shorter e Eliane Elias. Ainda na década de 1990, lançou os CDs “Once I loved” (1992), ao lado de Gary Peacock e Billy Higgins, “Durango Kid-Part I” (1993), “Live in Moskow” (1994), “Qualquer canção Chico Buarque” (1994), ao lado de Carlos Fernando (do grupo Nouvelle Cuisine), “Foot on the road” (1994), “Durango Kid-Part II” (1995), “Sem você” (1995), interpretando canções de Tom Jobim ao lado de Joyce, “Serenade” (1997), “Flávio Venturini e Toninho Horta no Circo Voador” (1997) e “From Ton to Tom-A tribute a Tom Jobim” (1998). Em 1992, acompanhou Marisa Monte no Royal Festival Hall, em Londres e, no ano seguinte, Caetano Veloso, no Festival Viva Brasil, em Bruxelas. |
03 - Tom da Bahia - Antônio Carlos dos Santos Pereira - 3/12/1947 - Salvador, BA - Cantor. Compositor. Regente. Multiinstrumentista (cavaquinho, violão, baixo, bateria, piano, guitarra e percussão). Transferiu-se para o Rio de Janeiro na década de 1960. No início de carreira, na década de 1960, integrou com Dito e Douglas Rocha o Inema Trio, incluído pelo então diretor da TV Itapoã, Carlos Lacerda (pianista e maestro baiano) na programação regular da emissora. Em 1967, fazendo parte do Inema Trio, foi o vencedor “I Festival de Samba da Bahia” com a composição com “Alagados”, de sua autoria em parceria com Edigildo Pereira. No ano de 1969 o Inema Trio gravou a inédita “Diplomacia”, de Batatinha. Por essa época, participou, no Rio de Janeiro, de vários programas de auditório, destacando-se “A Grande Chance”, apresentado por Flávio Cavalcanti na TV Tupi. Integrou, juntamente com o cantor e compositor Dito, a dupla Tom e Dito (Expedito Machado de Carvalho), com a composição “Tamanco malandrinho”, finalista do “Festival Abertura”, da TV Globo, em 1974, mas que alcançou sucesso imediato, independente da colocação. Integrando a dupla gravou vários discos, entre eles “Se mandar mimbora eu fico”, 1974; “Revertério”, de 1976; “Tom & Dito”, em 1977 e “Tom e Dito”, no ano de 1981. A dupla, descoberta e lançada por outra dupla baiana, “Antônio Carlos & Jocafi”. Paralelo ao trabalho da dupla, com Dito, desenvolvia seu trabalho de compositor e vários artistas gravaram suas músicas. No ano de 1977, Alcione interpretou de sua autoria “Não chore não” (c/ Dito). No início da década de 1980, após o término da dupla, seguiu carreira solo. Por essa época, Vanja Orico interpretou de sua autoria “Jogo perigoso”, em parceria com Zé do Maranhão. Em 1987 participou do projeto multimídia “O Saruê – Astronauta”, história de Arnaldo Niskier com direção e adaptação de José Roberto Mendes, que incluiu disco, livro e peça. O disco, produzido pela gravadora CID, contou com composições e arranjos de sua autoria, além de sua participação como cantor e músico tocando vários instrumentos. Em 1988 gravou “Contas de Xangô”, parceria com Edson Conceição. A música foi incluída no show “Verão Brasil”, criado e dirigido por Ricardo Cravo Albin, a pedido do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores. O espetáculo foi estrelado por Sônia Santos e Tom da Bahia e excursionou por vários países (África do Norte, Espanha, Venezuela e Angola). Nesse mesmo ano de 1988, lançou pela gravadora Fama o LP “Temperos musicais”. O disco contou com a apresentação de Arnaldo Niskier, que exaltou a sua pluralidade de ritmos, como samba, reggae e merengue. Ainda nesse disco, regravou seu principal sucesso, “Tamanco malandrinho”. No ano de 2003 lançou, pelo selo Lua Music Brasil, o CD “Contas de Xangô”, no qual regravou “Não chore não” (c/ Dito) e também a faixa-título “Contas de Xangô”, em parceria com Edson Conceição. Deste disco também se destacaram as faixas “Capim Barba de Bode” (c/ Dito), “Mentirinha” (c/ Armando Amorim), “Baluarte da Mangueira” (c/ Bruno Rodrigues), “Confissão” (c/ Paulo Brito) e “A grande família”, em parceria com Dito, música de grande sucesso nacional após ter sido inserida no seriado “A grande família”, da TV Globo. Neste mesmo ano de 2003 a Rede Globo relançou o seriado e a composição voltou a fazer sucesso, desta vez na interpretação de Dudu Nobre que a havia gravado no ano anterior. Em 2013 fez show no Bar Cariocando, no Catete, centro do Rio de Janeiro. Entre seus vários intérpretes destacam-se Dóris Monteiro em “Se é questão de adeus, até logo” e o Inema Trio na faixa “Aruê Pam”, parceria sua com Marieta. |
Sindicalização Já! Esse Sindicato teu não foge à luta! Calendário 2023 União Reconstrução e Convergência | Diretoria Completa |
👇🏼👇👇🏻
professorivanluizdemarica@gmail.com
|
"A cadela do fascismo está sempre no cio."
Bertolt Brecht
e hoje chegamos a 583 sequencial e 52ª no ano 2023.
Indice
Mulher tem que ganhar mais ou igual ao homem na mesma função, inclusive porque engravida, perpetua a espécie e por muitas outras razões inteligentes, que os imbecis e idiotas não conseguem enxergar!
Agora é Lei
Agora é Lei
Aqui não tem mentiras Clique e Defenda a Petrobras aqui Visite FNP Home - RioOnWatch - Visite, tenha orgulho e se atualize! | Visite e participe da luta |
https://professorivanluizdemarica.blogspot.com/
Meu Instagram
Transmissão simultânea da nossa Retrospectiva Semanal em
Conexões e destaques nacionais e internacionais que merecem nossos respeitos! |
Importantes conexões encontrarás no link abaixo! |
Ivan Luiz Jornalista Reg. CPJ 38.690 - RJ –1977 |
ELES QUEREM ACABAR COM A NOSSA EMPRESA
E COM O AVANÇO/SUCESSO DAS FUTURAS GERAÇÕES!
Os canalhas culpam a Petrobras - Você conhece a riqueza da Petrobras?
28/11/2023 - Assembleia Aposentados Petrobras - Rejeição Proposta Já!
22/11/2023 - 3R RT 16:00 - 19:00
14/11/2023 - TAG transferido para 21/11/2023
11/11/2023 - TAG transferido para 14/11/2023
08/11/2023 - Brayer estará às 13:00 no Sindipetro e Clayton segunda opção - 15 as 17 horas
06/11/2023 - 15:00 Equinor - Reunião ampliada "Mediação" não compareceu nenhum representante da empresa - Dr Bruno Bárcia deu todos os esclarecimentos
25/10/2023 - Equinor RT 14:00 - Material não veio
24/10/2023 - Equinor RE 14:00
20/10/2023 - Verde Água - ASS ACT 2023
20/10/2023 - Equinor RE - 10:30
29/09/2023 - Shell PLR 14:30
27/09/2023 - Reunião PLR Shell
26/09/2023 - Assembleia de Prestação de Contas - Clube Engenharia
26/09/2023 - Reunião RT Equinor
24/09/2023 - NRDC 573/42/2023
22/09/2023 - SLB - Assembleia ACT 2023 - Não mudaram uma vírgula desde junho 2023
11/09/2023 - Contatos SLB - Equacionamento ACT 2023
07/09/2023 - Feriado Nacional
06/09/2023 - Halliburton Assembleia Act 2023 15:00
05/05/2023 - Halliburton - Trabalhadores querem conversar com a empresa antes da assembleia 13:30
05/09/2023 - Chevron Assembleia ACT 15:00
05/09/2023 - Halliburton RT 13:30
04/09/2023 - Chevron RT 15:00
03/09/2023 - Aniversário do Leonardo Bastos, merece esse destaque.
02/08/2023 - BP Reunião RE 13:30
31/07/2023 - Minha homologação no Sindipetro-RJ - 14:30
27/07/2023 - Petrobras (ILA)
27/07/2023 - Francisco / Anibal 15:00
18/07/2023 - ONU - Dia Nelson Mandela
17/07/2023 - Petrobras Desligamento
10/07/2023 - Equinor Assembleia ACT 20:00 OFS (*)
10/07/2023 - Equinor Assembleia ACT 15:00 ADM (*) aguardando empresa
06/07/2023 - Hospital dos Olhos MLA
05/07/2023 - EDIHB exame demissional - Aposentadoria
04/07/2023 - Chevron Assembleia ACT Proposta dos Trabalhadores - Aguardando resposta empresa
03/07/2023 - Origem Energia - Assembleia ACT
--------------------------------------------------------------------------------------------------
21/06/2023 - Equinor - RT e RE
16/06/2023 - TOTAL - RT ACT
16/06/2023 - FLB - Schlumberger RT PN 1
14/06/2023 - Petrogal Assembleia ACT
12/06/2023 - 3R Petroleum - Assembleia ACT
07/06/2023 - Petrogal RT PN 1
06/06/2023 - FBB Schlumberger negociação ACT 2023
05/06/2023 - NRDC Especial APA Maricá
--------------------------------------------------------------------------------------------------
20 - Segunda-feira de Carnaval - 21 Terça Carnaval - 22 Quarta-Feira de Cinzas (facultativa)
13/02/2023 - Colegiado extraordinário
08/02/2023 - Exxon Mobil - RT - ACT 2023
18/01/2023 - Shell - Assembleia ACT - Cláusulas Sociais e Econômicas
25/01/2023 - NTS - Sede Japeri e Volta Redonda adiada "Sine Die"
27/01/2023 - Schlumberger - Continuidade da Assembleia Gympass
Estamos elaborando/realizando um calendário para 2023 visando manter os ACT´s em dia.
??? OFS - CLÁUSULA 29 – Os empregados dos setores de wireline, beacon, geoscience, copilot e RTO que trabalham em atividade de apoio ao trabalho offshore/ remoto e, portanto, devem desempenhar suas atividades no mesmo horário dos empregados offshore/ remoto, cumprirão uma jornada de trabalho efetiva de 12 (doze) horas diárias.
Parágrafo primeiro - Considerando que embora os empregados dos setores de wireline, beacon, geoscience, copilot e RTO trabalhem em jornada de 12 horas, estes gozam de repouso para alimentação e descanso, e podem usufruir de seu intervalo interjornadas livremente, estes terão direito a 01 (um) dia de folga para cada 1 (um) dia de trabalho neste regime.
Parágrafo segundo - Serão consideradas como “extraordinárias” as horas trabalhadas além da 12ª (décima segunda) diária.
BP - Nos reunimos com RE em 19/04/2023 - Encaminharão dia 20/04/2023
Petrorio - Frade/Tubarão Martelo e Polvo
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Observatório dos Direitos Humanos
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Observação da Pandemia
ObservatórioCovid-19 BR (covid19br.github.io)
MST
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Socialismo Democrático Já! Aqui - https://polosocialista.com.br
--------------------------------------------------------------------------------------------------
De Olho nos Ruralistas - Observatório do Agronegócio no Brasil
Até a próxima transmissão, domingo às 21 horas. Encontro marcado no canal professor Ivan Luiz de Maricá no You Tube, e no Facebook https://www.facebook.com/ivanluiz.deandrade.9/ e muito mais ...
https://www.youtube.com/channel/UCMrtORKaHE9jwZenjmFdwXg?view_as=subscriber
Acesse também nossos canais parceiros:
Professor Ivan Luiz https://www.facebook.com/ivanluiz.deandrade.9
Professor Ivan Luiz de Marica – Blog https://www.blogger.com/blog/post/edit/8898236544168806795/7482552587502514740#
(Leonardo Bastos TvRepensar | Facebook) https://www.youtube.com/@RADIOTVREPENSAR
Célia Mary TV - https://www.youtube.com/@celiamarytv
(A força faz a Lei | Facebook) A força faz a Lei |Facebook
(grupos de esquerda - resistência — Resultados da pesquisa | Facebook) Militantes De Esquerda | Facebook - Redes e Canais Progressistas https://www.facebook.com/groups/sempremilitantesdeesquerda
Midia Livre - https://www.youtube.com/@UC_JVIU8eYIAIIsDzh3z4Hag
Jaciara Machuga - https://www.youtube.com/@UC2EEO3GjB2wVodRBw958qGg
Twitter https://twitter.com/professorivanl1
Ciências humanas Ciências Humanas TV - YouTube
Cida Cordeiro Cida Cordeiro🚩 - YouTube
Aqui está o vídeo dessa Reportagem Semanal NRDC 584/53/2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário