Abertura respeitosa - Nossa Missão é a busca da VERDADE!
Agradecimento muito especial à Jornalista Maria Lopes e Artes, Leonardo Bastos (TV e Rádio Repensar), Mídia Livre, Célia Mary TV Teddy Hair Canal Música, Peri, Zé Alves, Elisaura Bezerra, Márcio Pinheiro, Paulo Roberto Carneiro, Luh Abreu, Anne Carolina, Ciências Humanas TV, Thiago, Ualace, Albuquerque A, Valdenise Araújo Nunes, Adair, João Pedro de Oliveira Mercês, Isabel.
O You Tube revelou que estamos com 535 inscritos (até 04/12/2023) e 73.359 visualizações, mas uma vez muito obrigado!
Nota de pesar
--------------------
Um minuto de silêncio em respeito aos familiares do Acampamento do MST em Parauapebas (PA).
Em vídeo, Jorge Neri, da coordenação estadual do MST, afirmou que o Instituto Médico Legal (IML) havia confirmado a morte de nove pessoas no local. Segundo o MST, seis pessoas eram integrantes do movimento e outras três eram funcionários da empresa G5 de Internet.
“Agora nós estamos reorganizando o acampamento”, disse. “Acompanhando as famílias que sofreram a perda de seus parentes. Nosso acampamento está profundamente abalado com isso.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e ao presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), César Aldrighi, para irem ao acampamento, no Pará. Em nota, os órgãos se solidarizaram com familiares e amigos das vítimas.
Teixeira e Aldrighi irão neste domingo, 10, para o Estado “acompanhar o caso de perto e levar todo o apoio do Governo Federal às famílias das vítimas dessa tragédia”.
Resistência aqui!
----------------------------
Em Maricá nós temos uma Avenida em sua homenagem
Alerta Humanitário, eu também estou preocupado, Leninha, minha Amiga pessoal, sempre lutou na defesa da Categoria Petroleira, e agora precisa do apoio da Petrobras... Não basta Reintegrar o Brasil, tem que reintegrar os que lutam por JUSTIÇA!
Durante sua trajetória na Petrobrás, Rosangela atuou nas áreas operacional, administrativa e gerencial. Conheceu muitos trabalhadores e, nessa convivência, passou a enxergar e entender melhor as demandas da categoria. Em 2020, foi eleita, pela primeira vez e em primeiro turno, para ser a representante dos trabalhadores no CA da Petrobrás. Foi reeleita em 2022, também em primeiro turno, mandato que se encerra no mês de abril. Todos esses anos, Rosangela teve papel fundamental de resistência no CA. Agora é hora da reconstrução. E toda essa experiência que ela adquiriu nesses dois mandatos é um grande diferencial, um atributo essencial e necessário para as novas conquistas A categoria petroleira conhece a coragem de Rosangela Buzanelli e o quanto ela é idônea e dedicada às nossas lutas. Por isso, mais uma vez, sua candidatura à reeleição tem o apoio da FUP, FNP e Aepet. Construímos um projeto coletivo, porque “juntos somos mais fortes para reconstruir a Petrobrás”.
Iniciamos a semana com duas excelentes notícias sobre a Petrobrás. A primeira delas é o anúncio de rescisão do contrato de venda da Lubnor (Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste), no Ceará. E a segunda é o pedido encaminhado ao Cade (Conselho Administrativo Defesa Econômica) de parar renegociação dos TCCs (Termos de Compromisso de Cessação) do refino e do gás natural, assinados em 2019. São medidas necessárias e esperadas diante do novo cenário político brasileiro. Mas a atual gestão da Petrobrás e o novo governo precisam ir além e rever todas as privatizações indefensáveis dos últimos sete anos.
6 - Especial Braskem
7- Texto dedicado à Célia Mary TV
8 -
9-
10 -
11 - Bem vindo aos que se dedicam à PAZ ao AMOR e à Fraternidade (Mídias Companheiras)
12 -O Vingador, versão Sapucaia do Sul (RS) - (TV e Rádio Repensar)
13 - Destaque ICL
14 - O mundo nos visitando
15 - Os 13 Destaques
16 - Quadro Dedicado ao Canal do Youtube - Teddy Hair Canal Musica.
Relação dos nossos aniversariantes destacados e homenageados e alguns fatos relevantes de 04 a 10/12//2023 (D12)
em 10 anos, diz Lula em Riad História por Daniel Gallas - Enviado especial da BBC News Brasil a Riad (Arábia Saudita) • 5d |
'Parceiro problemático': como imprensa da Alemanha vê visita de Lula a Berlim
História por Luís Barrucho - Enviado especial da BBC News Brasil a Berlim (Alemanha) • 5h
Lula - contra o pacote do veneno ao Brasileiro - vetará o PL da Morte (Veneno tóxico), defendido pelos que querem envenenar nossa Nação
Não basta os 700 mil adeuses.
Especial Braskem
Colapso em mina de Maceió é ‘evento inédito no mundo’ e consequências não podem ser mensuradas, diz prefeitura |
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, além da quantidade elevada de abalos, foi observada que a profundidade dos sismos se tornava mais rasa, indicando uma possível movimentação em direção à superfície.
A Defesa Civil de Maceió informou, na manhã deste sábado (02), que o solo afundou 13 centímetros nas últimas 24 horas.
“Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo. A equipe de análise da Defesa Civil ressalta que essas informações são baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas”, informou o órgão.
Usado na indústria química na fabricação de PVC, o sal-gema é extraído do subsolo através de perfurações que podem atingir mais de mil metros, nível no qual o material pode ser encontrado. Escavados os buracos, são injetados neles água. Ao atingir o sal-gema, cria-se uma mistura, como um salmoura.
Explode ‘bomba’ maior que o colapso da mina 18: Braskem montou rede de corrupção para esconder crime Representantes das vítimas afirma que omissão do MPF, DPU e MP/AL favoreceram a multinacional Por Da Redação 2 de dezembro de 2023 |
Numa entrevista bombástica ao Canal Uol, o empresário Alexandre Sampaio, presidente da Associação dos Empreendedores e Vítimas da Mineração em Maceió, detalhou os riscos que a população de Maceió e das áreas próximas correm diante do colapso das minas de sal, da região do Mutange até o bairro do Pinheiro.
Sem meias palavras, o empresário apontou a omissão do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública da União (DPU), do Ministério Público Estadual (MPE/AL) e da Comissão Municipal de Defesa Civil, favorecendo a multinacional Braskem S/A em detrimento da população atingida.
Segundo ele, os últimos cinco anos de luta dos moradores e empreendedores dos cinco bairros atingidos pela mineração da Braskem, foram cerceados por uma “rede de corrupção generalizada e omissão das autoridades”. Sampaio afirmou que, beneficiada por empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que chegam a R$ 7 bilhões, a Braskem cooptou pessoas, a mídia e os poderes públicos para esconder o crime que cometeu em Maceió.
Alexandre Sampaio, presidente da Associação de Vítima em Maceió, fala sobre o colapso da mina da Braskem na capital de Alagoas.
Professor explica o que pode acontecer caso mina da Braskem desmorone Dilson Ferreira traça três possíveis cenários pós-tragédia Por Da Redação 30 de novembro de 2023 O que pode acontecer caso o colapso da mina 18 da Braskem, no bairro do Mutange, venha a ocorrer? O professor, arquiteto e urbanista Dilson Ferreira lista três possibilidades. Num primeiro cenário, caso a mina apenas acomode o solo, não haverá grandes problemas, porque a área já está isolada. Num segundo cenário, se a mina colapsar e o teto dela vir a ceder, havendo dolinamento, ou seja, o surgimento de um sumidouro naquela região, o bairro de Bebedouro terá uma espécie de lago, com a água da Lagoa Mundaú. O terceiro cenário, porém, é catastrófico. “Se essa água, que entrar nessa mina 18, vir a cobrir todas as outras minas que existem ali [são 35, no total], haverá um problema gigantesco, porque aí haverá um sismo e irá impactar outras áreas da cidade”, alerta. |
Defensoria Pública age isolada na defesa da população contra a Braskem Milhares de moradores foram abandonados pela Prefeitura de Maceió e pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual A Defensoria Pública Estadual (DPE) tem atuado em defesa de milhares de moradores dos Flexais, localidades situadas no bairro de Bebedouro, em Maceió, vítimas do desastre provocado pela mineração da petroquímica Braskem. A DPE é a única instituição do Estado que tem defendido que a Braskem deve indenizar todos os moradores e realocá-los para locais seguros. A persistência e a tenacidade do defensor público Ricardo Melro tem feito a diferença na guerra contra a Braskem e seus aliados. |
Vitimas da Braskem cobram medidas emergenciais contra colapso funerário em Maceió Eles entregaram requerimento à Defensoria Pública com pedido de providências O defensor público Ricardo Melro recebeu, nessa quarta-feira (22), uma comitiva de ex-moradores e comerciantes dos bairros afetados pela mineração em Maceió, que foram discutir com ele a relação entre a situação do Cemitério Santo Antônio, no bairro de Bebedouro, e o colapso do serviço funerário da capital. Entre os presentes, integrantes do Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB) e proprietários de jazigos no cemitério. O gripo entregou a Melro um requerimento em que expõe “toda a situação critica do serviço funerário municipal enfrentada pelas famílias que foram lesadas pela Braskem com a privação de utilização dos seus jazigos no Cemitério Santo Antônio, como também todos os munícipes que estão tendo o direito de sepultar seus mortos com dignidade violado pela Prefeitura de Maceió”. |
Dedicado à Celia Mary TV
💃🏿💃🏿💃🏿💃🏿💃🏿💃🏿
Ao vivo nas mídias abaixo a partir das 21 horas👇🏽
aos Domingos
Professor Ivan Luiz | https://www.facebook.com/ivanluiz.deandrade.9 |
Professor Ivan Luiz de Marica | |
(Ivan Luiz(@professorivanl1) / Twitter) | |
(A força faz a Lei | Facebook) | |
Leonardo Bastos | (Leonardo Bastos TvRepensar | Facebook) |
(grupos de esquerda - resistência — | |
Militantes De Esquerda | Facebook | |
Cida Cordeiro | Cida Cordeiro |
Professor Ivan Luiz | Professor IvanLuiz de Maricá |
Celia Mary | Célia Mary TV |
| Ciências Humanas TV - YouTube |
Jaciara Machuga | |
| Midia Livre |
Teddy Hair | Teddy Hair Canal Música |
Maria Lopes | Blog Maria Lopes e Artes |
|
|
videosindipetrorjspm.blogspot.com)
Ao vivo nas mídias abaixo a partir das 21 horas👇🏽aos Domingos (A força faz a Lei | Facebook) (grupos de esquerda - resistência — Resultados da pesquisa | Facebook) Militantes De Esquerda | Facebook - Redes e Canais Progressistas Twitter (Ivan Luiz(@professorivanl1) / Twitter) Cida Cordeiro - Facebook - Página Democracia: Gestão Pública Ivan Luiz na Luta - Facebook
|
Seja membro do ICL como eu. Escolhemos e publicamos vídeo semanalmente aqui! | Credibilidade Nacional e Internacional. |
Estado Democrático de Direitos Sempre e em qualquer lugar do planeta!
Início dos 13 destaques
A base em ação 1.1 - Não pode continuar esse massacre | |
Destaque 2 | Presidência da República |
Lição de AMOR 3.1 - Deputada usa a tribuna para falar sobre o dia de Iansã, comemorado todo dia 04 de dezembro e informa que o mandato realiza uma audiência pública sobre o tema racismo religioso no dia 07/12. Assista! | |
Memória Política que nunca se repita | |
Política | |
Vídeos ou textos importantes 6.1- Nossos Hermanos! | |
História Real e ou fato real | |
Legislativo 8.2- | |
"A cadela do fascismo está sempre no cio." Bertolt Brecht | |
A vida em jogo | |
PETROBRAS 11.3- Rio vai ganhar mais uma refinaria. Petrobrás anuncia oficialmente a construção da unidade de refino em Itaboraí, no antigo Comperj |
Momento Cultural - Relação dos nossos aniversariantes destacados e homenageados e alguns fatos relevantes de 04 a 10/12/2023 | |
Dia a dia na Secretaria das Empresas Privadas do Sindipetro RJ- |
1.2 -
3. Lição de Amor
3.1 - Deputada usa a tribuna para falar sobre o dia de Iansã, comemorado todo dia 04 de dezembro e informa que o mandato realiza uma audiência pública sobre o tema racismo religioso no dia 07/12. |
4.1 - Consciência pura |
5. Política
6.1 - Nossos Hermanos verão o que é bom prá tosse |
8. Legislativo
9. Economia
" Bertolt Brecht"
10. A vida em jogo
História por Fabio Grellet • 3d
Indice
Contribuição Assistencial
Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou uma nova Contribuição Assistencial que terá um impacto significativo em diversos setores em todo o Brasil.
O que é a Contribuição Assistencial?
Para aqueles que ainda não estão familiarizados, a Contribuição Assistencial é uma taxa que os sindicatos e entidades de classe podem cobrar para financiar atividades e ações em benefício dos trabalhadores.
A Decisão do STF:
O STF deliberou sobre a constitucionalidade da Contribuição Assistencial, permitindo que ela seja imposta a todos os trabalhadores, mesmo que não sejam filiados ao sindicato, desde que tenham o direito de se opor. O valor da contribuição não é fixo e deve ser definido por meio de ACT de cada categoria.
O que isso significa?
Isso implica em algumas considerações importantes:
- É fundamental estabelecer em acordo coletivo qual o valor da contribuição, decisão tomada em assembleia;
- Isso representa uma oportunidade para fortalecer sindicatos e entidades que atuam em defesa dos trabalhadores;
Indice
UM presente do meu Genro 👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽
Conheça um pouco das Plataformas / Base Sindipetro RJ |
Relação dos nossos aniversariantes destacados e homenageados e alguns fatos relevantes de 04 a 10/12//2023
04 - Maria Gadú - Mayra Corrêa Aygadoux - 4/12/1986 - São Paulo, SP - Cantora. Compositora. Violonista. - Ingressou no cenário musical em 2009, com temporada de shows no espaço Cinematèque (RJ). Nesse mesmo ano, lançou o CD “Maria Gadú”, contendo suas composições “Bela flor”, “Altar particular”, “Dona Cila”, “Shimbalaiê”, “Escudos”, “Laranja”, “Lounge” e “Encontro”, além de “Tudo diferente” (André Carvalho), “Linda rosa” (Gugu Peixoto e Luís Kiari), “A história de Lilly Braun” (Edu Lobo e Chico Buarque), “Baba” (Kelly Key e Andinho) e “Ne me quitte pas” (Jacques Brel). Participaram do disco o cantor Leandro Léo (na faixa “Laranja”) e os músicos Dadi (baixo), Fernando Caneca (guitarra e violão tenor), Nando Duarte (violão 7 cordas), Felipe Pinaud (violão), Alexandre Prol (violão), Gabriel Melo (teclados), Arthur Maia (baixo), Liminha (guitarra), Eugenio Dale (violão), Nicolas Krassik (violino), Kiko Costa (acordeom), Stephane San Juan (bateria), Cesinha (bateria), Marcelo Costa (percussão), Doga (percussão), Adriano Sampaio (percussão), Tiago Magalhães (percussão) e ainda Rodrigo Vidal (teclado, percussão e programação), que assinou também a produção musical do disco. Registrou o lançamento do CD com espetáculos na Varanda do Vivo Rio (RJ) e no Tom Jazz (SP). Em seguida, fez temporada de shows no Posto 8, em Ipanema (RJ), também em 2009. Neste mesmo ano, seu CD de estréia foi incluído na relação “Os Melhores Discos de 2009” do jornal “O Globo”, publicada ao final do ano, assinada pelos críticos Antonio Carlos Miguel, Bernardo Araújo, João Pimentel, Leonardo Lichote e Tom Leão. Seu CD “Maria Gadú” foi contemplado, em 2010, com o Prêmio Multishow, na categoria Melhor Álbum, e rendeu à cantora uma indicação ao Grammy Latino, na categoria Revelação. Nesse mesmo ano, apresentou-se no Circo Voador (RJ). Ainda em 2010, apresentou-se com Caetano Veloso no Citibank Hall (RJ) com o show “Caetano Veloso + Maria Gadú”, para gravação de DVD. Ainda nesse ano, lançou o DVD “Maria Gadú – Multishow ao vivo”, gravado no Credicard Hall (SP) e trazendo, nos extras, uma entrevista inédita com a cantora. Nesse mesmo ano, fez show de lançamento do DVD no espaço Vivo Rio (RJ). Ao lado de Caetano Veloso, lançou, em 2011, o DVD/CD “Multishow ao vivo – Caetano Veloso e Maria Gadú“. Também nesse ano, apresentou-se no Citibank Hall (RJ), com o show “Maria Gadú ao vivo”. Ainda em 2011, lançou o CD “Mais uma página”, contendo suas canções “No pé do vento”(c/ Edu Krieger), “Like a Rose” (c/ Jesse Harris), “Long Long Time” (c/ Maycon Ananias e Jesse Harris), “Reis” (c/ Ana Carolina e Chiara Civello), “Taregué”, “Estranho natural”, “Quem?” e “A valsa”, além de “Anjo de guarda noturno” (Miltinho Edilberto), “Oração ao tempo” (Caetano Veloso), “Axé Acappella” (Luisa Maita e Dani Black), “Linha tênue” (Dani Black), “Extranjero” (Cassyano Correa e Maycom Ananias) e “Amor de índio” (Beto Guedes e/ Ronaldo Bastos). O disco contou com a participação de Lenine (na faixa “Quem?”) e Marco Rodrigues (na faixa “A valsa”). Em 2012, apresentou-se na Fundição Progresso (RJ), com o repertório do CD “Mais uma página”, além de outras canções. Em 2013, apresentou-se no Teatro Net Rio (RJ), com o show “Doncovim”, dedicado às suas influências musicais. Em 2015, seu disco “Guelã” foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Album de MPB. Em 2013 lançou o CD “Nós” pelo selo Slap em parceria com a Sony Music. Tratou-se de uma coletânea que reuniu diversos nomes do MPB como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chitãozinho & Xororó, Milton Nascimento, Ana Carolina, Sandra de Sá, Ivan Lins, Jay Vaquer, Tiago Iorc, Leandro Léo e outros. Também participaram da coletânea a cantora norte-americana Jesse Harris, em parceria na composição “I Know It Wont Be Long”, e o cantor sueco Eagle-Eye Cherry interpretando “Alone”. Em 2014 estreou turnê em Portugal apresentando-se nos coliseus das cidades de Lisboa e Porto. No ano seguinte, em 2015 lançou o CD “Guelã”, produzido pelo violoncelista Federico Puppi, que também participou da turnê ao lado do baixista Lancaster Pinto e de Felipe Roseno na bateria. Em 2016 lançou o DVD “Guelã ao vivo” e documentário “A terceira asa”, que registrou o processo criativo do disco, com imagens gravadas pela produtora Lua Leça. Em 2017 anunciou a imprensa que faria uma pausa em sua carreira. Em 2019 comemorou 20 anos de carreira lançando a turnê “Gadú 20 anos” no Circo Voador (RJ). O show marcou seu retorno aos palcos após dois anos. Na ocasião lançou o single “Mundo líquido”, produzido por ela e Felipe Roseno, com participação dos povos indígenas Guajajara, nos cantos registrados por Lancaster Pinto na Aldeira Maçaranduba (MA). Participaram do single a baixista Ana Karina Sebastião e Felipe Roseno na percussão. |
05 - Egberto Gismonti - Egberto Amin Gismonti - 5/12/1947 - Carmo, RJ - Compositor. Arranjador. Instrumentista. Produtor musical. Neto e sobrinho de músicos, iniciou os estudos de piano aos seis anos de idade, no Conservatório de Música de Nova Friburgo (RJ). Foi aluno de Jacques Klein e Aurélio Silveira. Em 1968, viajou a Paris e teve como professores de análise e orquestração Nádia Boulanger e o compositor Jean Baralaque, um discípulo de Schoenberg e Webern. Transitou dos teclados (piano acústico, piano elétrico, sintetizador e órgão) aos violões de seis, oito, 10, 12 e 14 cordas, e realizou experimentações com vários tipos de tons e sons, utilizando flautas indígenas (ocarina e jacuí), kalimbas e sinos. Sua música aproxima as áreas erudita e popular. Em 1968, participou do III Festival Internacional da Canção (RJ), com sua composição “O sonho”, interpretada pelo grupo Os Três Moraes. Escreveu para a música um arranjo para uma orquestra de 100 integrantes. Em 1969, viajou para a Europa e atuou, durante um ano e meio, como arranjador e regente da orquestra que acompanhava Marie Laforêt. Nessa época, fez seu primeiro show internacional, apresentando-se no Festival de San Remo (Itália). Ainda nesse ano, gravou seu primeiro LP, “Egberto Gismonti”, lançado pela Elenco, que incluiu no repertório a canção “O sonho”. Gravou, em 1970, “Sonho 70”, lançado pela Polydor, que continha, entre outras, “Mercador de serpentes”, canção que concorreu ao V Festival Internacional da Canção. Viajou, em seguida, para a Europa, gravando, na França, os discos “Janela de ouro” e “Computador” e, na Alemanha, o LP “Orfeo novo”. De volta ao Brasil, lançou os LPs “Água e vinho” (1972), “Egberto Gismonti” (1973), com destaque para as faixas “Tango”, “Encontro no bar” e “Luzes da ribalta”, todas com Geraldo Carneiro, e o instrumental “Academia de danças” (1974). Em 1975, lançou “Corações futuristas” e, no ano seguinte, “Dança das cabeças”, um dueto com o percussionista Naná Vasconcelos, nomeado Álbum do Ano pela Stereo Review e premiado com o Grober Deutscher Schallplattenpreis. Em 1977, gravou o LP “Carmo”. No ano seguinte, lançou os LPs “Sol do meio dia” e “Nó caipira”. Em 1979, lançou o LP “Solo”, tocando violão de oito cordas, piano e sinos. O disco vendeu 100.000 cópias nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, lançou, com Naná Vasconcelos e Walter Smetak, o LP “Egberto Gismonti & Naná Vasconcelos & Walter Smetak”. Em 1980, gravou os LPs “Circense” e “Sanfona”, com ênfase para o seu violão tocando uma diferente improvisação de órgão indiano. Nesse mesmo ano, uniu-se ao baixista Charlie Haden e ao saxofonista Jam Garbarek para a gravação dos LPs “Mágico” (1980) e “Folk songs” (1981). O trio apresentou-se em turnê pela Europa, incluindo um concerto no Berlin Jazz Festival. Ainda na década de 1980, gravou os LPs “Em família” (1981), “Fantasia” (1982), “Cidade coração” (1983), “Egberto Gismonti” (1984), “Duas vozes” (1985), com Naná Vasconcelos, “Trem caipira” (1985), cuja música-título, de Heitor Villa-Lobos, recebeu letra do poeta Ferreira Gullar, “Alma” (1986), com destaque para as faixas “Palhaço” e “Loro”, “Feixe de luz” (1988) e “Dança dos escravos” (1989), que sublinha a virtuosidade do instrumentista na execução de violões de seis, 10, 12 e 14 cordas. Na década de 1990, lançou os discos “Infância”(1990), “Amazônia” (1991), “Casa das andorinhas” (1992), “Música de sobrevivência” (1993), inspirado em Manoel Bandeira, “Zigzag” (1996) e “Meeting point” (1997), uma homenagem a Carlo Gesualdo e Igor Strawinski, gravado com a Orquestra Sinfônica Estatal da Lituânia. |
06 - Chico Caruso - Francisco Paulo Hespanha Caruso - 6/12/1949 - São Paulo, SP - Cartunista. Compositor. Cantor. Formou-se em Arquitetura pela Universidade de São Paulo. Iniciou sua carreira profissional em 1967, como cartunista da “Folha da Tarde”. Atuou, também, nos jornais “Opinião” (1973), “Movimento” (1975) e “Gazeta Mercantil” (1975) e na revista “Isto É” (1976), que publicou sua charge do então Presidente Figueiredo fardado, com uma cabeça mínima e um tronco enorme e medalhado. O desenho lhe valeu o convite, por indicação do também cartunista Lan, para trabalhar no “Jornal do Brasil”. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1979 e trabalhou nessa publicação até 1984. Nesse ano, foi contratado pelo jornal “O Globo”, no qual atua desde então, tendo suas charges diárias publicadas com destaque na primeira página . Foi contemplado, em 1976, com o primeiro prêmio do 3º Salão Nacional de Piracicaba. Publicou os livros “Natureza morta e outros desenhos do Jornal do Brasil” (1980), “Não tenho palavras” (1984), “Nova República: Novo e Velho Testamento” (1988), “Full Color” (1990), “Fora Collor” (1992) e “Itamar, modo de usar” (1993), além de “Pablo, mon amour”, uma biografia de Pablo Picasso feita através de charges, cujos originais integram a “Coleção de Caricaturas da Basiléia”, na Suíça. Participou de várias coletivas e fez diversas retrospectivas de seu trabalho, duas das quais no Museu Nacional de Belas Artes e na Galeria Tomas Konn. É autor da peça teatral “Amigo da onça”, que conta a história de Péricles Maranhão na revista “O Cruzeiro”, nos anos 1950. Dirigido por Paulo Betti e protagonizado por Chico Brandão, o espetáculo foi indicado para o Pêmio Shell, nas categorias Melhor Autor, Melhor Diretor e Melhor Ator. Levando o humor para a música, formou uma dupla de cantores com o irmão, o também cartunista Paulo Caruso, interpretando músicas de autoria própria satirizando o cotidiano político. Devido ao sucesso das apresentações realizadas em vários espaços, a dupla registrou o trabalho no CD “Pra seu governo”, gravado com o Conjunto Nacional. No repertório do disco, suas canções “Muda Brasil – Tancredo Jazz Band” (c/ Paulo Caruso e Ronaldo Figueiredo), “Réquiem (monólogo)”, “Bar Brasil”, “A marcha da Perestroika”, “Bom é ser Presidente”, “Presidente Mulatinho”, “Olodum do nhenhenhém”, “Condomínio Castelo de Areia”, “Samba do Precatório”, “Funk do PM”, “Um consolo para Bill Clinton”, “Itamar e Itapior”, “Pastelzinho de pêlo”, “Metida Provisória”, “País do futuro”, todas de sua parceria com Paulo Caruso, e “100 anos de corrupção”, de Paulo Caruso. Em 2002, apresentou-se, com Paulo Caruso, no Mistura Fina (RJ), com o show “Enfim um ano com a nossa cara”. Nesse mesmo ano, lançou o livro “Era uma vez FH”, compilação de desenhos publicados no jornal “O Globo”, entre 1994 e 2002, relacionados aos dois mandatos presidenciais de Fernando Henrique Cardoso. |
07 - Toninho Nascimento - Antonio Carlos Nascimento Pinto - 7/12/1946 - Belém do Pará, PA - Cantor. Compositor. Letrista. Filho do comerciante Antônio Augusto que se mudou para o Rio de Janrio, indo residir no bairro da Saúde, em 1951, e dois anos depois para o bairro do Riachuelo. Estudou na Escola Bolívia Formou-se em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professor de Filosofia. Professor no Colégio Argentina. Um dos compositores preferidos de Clara Nunes, que dele gravou várias músicas. Em 1974, Elza Soares gravou “Debruçado em meu olhar” (c/ Romildo), no LP “Quem é bom já nasce feito”, pela gravadora Tapecar. Neste mesmo ano, Clara Nunes interpretou a sua música mais conhecida: “Conto de areia” (c/ Romildo). A música virou marca registrada da cantora, inaugurando a fase mística de sua carreira. Ainda neste ano de 1974, Elizete Cardoso incluiu “Aroeira” e “Cuíca e viola”, “Flor misteriosa” e “Água de sereno”, todas em parceria com Romildo, no LP “Feito em casa”, lançado pela gravadora Copacabana. No ano de 1975, Clara Nunes gravou com sucesso outra parceria da dupla Romildo/Toninho, “A Deusa dos Orixás”, em seu disco “Claridade”. Em 1976 Elizete Cardoso gravou de sua autoria “Rio seco”, parceria com Toninho Nascimento. Neste mesmo ano Clara Nunes interpretou “Fuzuê”, parceria com Toninho Nascimento. No ano de 1977, Clara Nunes, incluiu no LP “As forças da natureza” outra composição: “Senhora das Candeias” (c/ Toninho Nascimento). Em 1978, Roberto Ribeiro gravou “Rosas do mar” (c/ Roberto Ribeiro); no ano posterior, no LP “Coisas da vida”, interpretou “Bate coração” (c/ Roberto Ribeiro); em 1980, lançou as músicas “Vem”, “Quem sabe amanhã” e “Ebó”, todas em parceria com Roberto Ribeiro e, no ano seguinte, em seu LP “Massa, raça e emoção”, gravou “Conchas e estrelas”. Neste mesmo ano, Clara Nunes incluiu em seu disco a música “Congada” (c/ Romildo) e, em 1982, a cantora interpretou em seu disco “Nação” duas parceria de Toninho e Romildo: “Menino velho” e “Vapor de São Francisco”. Também em 1982 Ana Clara gravou “Mar do Maranhão” (c/ Noca da Portela). Logo depois, em 1983, Roberto Ribeiro, gravou outra composição sua em parceria com Toninho Nascimento, “Algemas”. Neste mesmo ano, o grupo Fundo de Quintal fez sucesso com “Primeira semente” (c/ Noca da Portela) e Jorginho do Império incluiu em seu LP “Viva meu samba”, pela gravadora Continental, a música “Casa de cômodo” (c/ Noca da Portela e Romildo). Em 1984, “Lágrima morena” (c/ Roberto Ribeiro), foi incluída no LP do parceiro, lançado pela gravadora Emi-Odeon. No ano seguinte, em seu disco “Corrente de aço”, Roberto Ribeiro gravou “Chafariz” e “Miçanga”, parcerias de ambos. Em 1987, o cantor Marcelo Guimarães gravou “Ar de revolta” (c/ Noca da Portela). Neste mesmo ano, Roberto Ribeiro no LP “Sorri pra vida”, gravou duas composições suas: “Serra, Serrinha, Serrano” e “Desbandeirar”. |
08 - Alaíde Costa - Alaíde Costa Silveira Mondin Gomide - 8/12/1935 - Rio de Janeiro, RJ - Cantora. Compositora. Participou de programas de calouros infantis, como “Seqüência G3” (Rádio Tupi) e “Arraia miúda” (Rádio Nacional). No início da década de 1950, participou do programa “Calouros em desfile”, de Ary Barroso, recebendo a nota máxima. Iniciou sua carreira profissional em 1955, como crooner do dancing Avenida, no Rio de Janeiro. Em 1957, gravou um 78 rpm contendo “Tarde demais” (Hélio Costa e Lenita Andrade). Ainda nesse ano, lançou mais um 78 rpm com as canções “Conselhos” (Hamilton Costa e Richard Franco) e “Domingo de amor” (Fernando César). Em 1959, levada por João Gilberto, entrou em contato com os compositores da bossa nova. Gravou, nesse ano, seu primeiro LP, “Gosto de você”, contendo as faixas “Pela rua”, (Ribamar e Dolores Duran), “Minha saudade” (João Donato e João Gilberto), ” Vontade de chorar” (Ivon Cury), “Lobo bobo” (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli), “Terminemos em paz” (Oldemar Magalhães e Renato Lima), “Conversa” (Jair Amorim e Evaldo Gouveia), “Canção de ir embora” (Paulo Tito e Ricardo Galeno), “Erros de gramática” (Marino Pinto e Carlos Lyra), “Estrada branca” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), “Madrugada” (Candinho e Marino Pinto), “Porque? (Sebastião de Souza e Jonas Garret) e a canção-título (Geraldo Serafim e Armando Nunes). Em 1960, lançou o LP “Alaíde canta suavemente”, registrando as canções “Complicação” e “Fim de noite”, ambas de Chico Feitosa e Ronaldo Bôscoli), “Esquecendo você” (Tom Jobim), “História de nossa história” (Marino Pinto e Aloísio de Barros), “Ciúme” (Carlos Lyra), “É mentira nosso amor” (Maria Cecília), “Chora tua tristeza” (Luvercy Fiorini e Oscar Castro Neves), “Dindi” (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira), “Jura de pombo” (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli), “O nosso olhar” (Geraldo Serafim e Sergio Ricardo), “Dê-me o braço” (Jasson Fernandes e Luiz Bandeira) e “Discussão” (Newton Mendonça e Tom Jobim). Nessa época, começou a apresentar-se nos shows de bossa nova realizados no Rio de Janeiro. Gravou, em 1961, o LP “Alaíde, jóia moderna”, contendo sua composição “Canção do amor sem fim” (c/ Geraldo Vandré), além de “Ponto final” e “No mundo da lua”, ambas de Ana Maria Portella, “Encontro com a saudade” (Nilo Queiróz e Billy Blanco), “Samba de nós dois” (Baden Powell e Billy Blanco), “Se foi passado” (Aldacir Louro, Willian Duba e Linda Rodrigues), “Gostar de ninguém” (Hugo Almeida e Valsinho), “Só de mentirinha” (Benil Santos e Paulo Tito), “Gosto do seu lhar” (Luvercy Fiorini e Iko Castro Neves), “Sem você” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), “Segue a vida em paz” (Hugo Almeida e Baden Powell) e “Lágrima” (Luvercy Fiorini e Oscar Castro Neves). No ano seguinte, casou-se e fixou residência em São Paulo. Em 1963, lançou o LP “Afinal…”, contendo, além da faixa-título, de sua autoria, as canções “Natureza” e “Igrejinha”, ambas de Theo de Barros, “E agora” (Hayban e Hélio Simões), “Cadê o amor” (Walter Santos e Tereza Souza), “Ouvi tua voz” (Paulinho Nogueira), “Insensatez” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), “Historinha” (Rita Moreira e Paulinho Nogueira), “Tristeza de amar” (Luiz Roberto e Geraldo Vandré), “Manhã chegou” (Manguito e André Perez), “Rimas de ninguém” (Vera Brasil) e “Como eu gosto de você” (Gracindo Jr. E Rildo Hora). |
09 - Zé Geraldo - José Geraldo Juste - 9/12/1944 - Rodeio, MG - Cantor. Compositor. Foi criado em Governador Valadares (MG). Aos 18 anos mudou-se para São Paulo a fim de trabalhar. Tencionava ser jogador de futebol, mas o sonho foi interrompido por um acidente automobilístico. Depois de restabelecido, passou a estudar e a trabalhar, dedicando-se também a tocar em bailes durante um período de oito anos. Na década de 1970, morou durante um tempo na mesma casa que o trio The Snacks e Tim Maia. Pai da cantora e compositora Nô Stopa. Integrou a banda The Black Cats, cantando músicas em inglês. No início da década de 1970, gravou três compactos e um LP pela gravadora Rozenblit. Entre 1975 e 1978, participou com sucesso de diversos festivais, sendo premiado e obtendo ingresso na gravadora CBS. Em 1979, gravou seu primeiro disco, “Terceiro mundo”, onde se destacaram as músicas “Reciclagem”, “Promessas de um idiota às seis da manhã”, ambas de sua autoria e “Cidadão”, de Lúcio Barbosa. Na década de 1980, gravou outros dois discos pela CBS, “Estradas”, de 1980, e “Zé Geraldo”, de 1981. Ainda em 1980, participou do festival MPB-Shell promovido pela Rede Globo, interpretando “Rio Doce”. No ano seguinte, no mesmo festival, cantou “Milho aos pombos”. Em 1987, participou do disco “Bacupari”, do grupo Mina das Minas, cantando a música “Um lugar”. No ano seguinte, gravou “Poeira e canto”, ao vivo, pelo selo Vaqueiros Urbanos. Nos anos 1990, fez gravações pela Eldorado e pela Copacabana. Em 1996, gravou disco acústico pela Paradoxx. Em 1998, participou do CD do mineiro Juraíldes da Cruz, “Um lugar seguro”, cantando “Bom tempo”. No mesmo ano, gravou também a composição “Assim já ninguém chora mais”, no CD produzido pelo Movimento dos Sem-Terra, MST. Suas composições “Semente de tudo” e “São Sebastião do Rodeio” foram incluídas respectivamente nas novelas “Livre para voar” e “Paraíso”, ambas da Rede Globo de Televisão. Alguns de seus maiores sucessos foram “Senhorita”, “Milho aos pombos”, “Negro amor”, esta uma versão de Péricles Cavalcanti para “Its All Over Now Baby Blue”, de Bob Dylan e “Banquete de hipócritas”. Com sua voz rouca, misturando música caipira com folk e rock, tem percorrido o país, apresentando shows em feiras, exposições, teatros e ginásios. Na segunda metade dos anos 1990, passou a apresentar-se regularmente nos Estados Unidos e Canadá, contando com um público formado em sua maioria por brasileiros e latino-americanos em geral. Em junho de 2008, com 30 anos de carreira, lançou seu 16º disco: “Catadô de bromélias”, pelo próprio Sol do Meio Dia. No CD, o artista, entrre outras, faz parceria com Zeca Baleiro na faixa “Na barra do seu vestido” e revisita Bob Dylan em “Mr.Tambourine”, versão de Leno, (da dupla Leno e Lílian) e apresenta “Diário de bicicleta (O dia em que encontrei Che Guevara na zona em Valadares). |
10 - Ivo Lucchesi - Ivo Lucchesi - 10/12/1949 - Lucca, Itália - Professor de Literatura. Ensaista. Em 1974, bacharelou-se em Letras pela Faculdade de Letras da UFRJ. Mestre em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da UFRJ. Doutor em Teoria Literária pela Faculdade de Letras da UFRJ. Professor titular de Comunicação e de Linguagem Impressa e Audiovisual do curso de Comunicação das Faculdades Integradas Hélio Alonso. Autor de livros e ensaios nas áreas de crítica literária e crítica da cultura. Em 2000, publicou o texto “Tropicalismo: a explosão e seus estilhaços”, no livro “A forma e a festa”, editado pela UNB. |
Sindicalização Já! Esse Sindicato teu não foge à luta! Calendário 2023 União Reconstrução e Convergência | Diretoria Completa |
👇🏼👇👇🏻
professorivanluizdemarica@gmail.com
|
"A cadela do fascismo está sempre no cio."
Bertolt Brecht
e hoje chegamos a 585 sequencial e 54ª no ano 2023.
Indice
Mulher tem que ganhar mais ou igual ao homem na mesma função, inclusive porque engravida, perpetua a espécie e por muitas outras razões inteligentes, que os imbecis e idiotas não conseguem enxergar!
Agora é Lei
Agora é Lei
Aqui não tem mentiras Clique e Defenda a Petrobras aqui Visite FNP Home - RioOnWatch - Visite, tenha orgulho e se atualize! | Visite e participe da luta |
https://professorivanluizdemarica.blogspot.com/
Meu Instagram
Transmissão simultânea da nossa Retrospectiva Semanal em
Conexões e destaques nacionais e internacionais que merecem nossos respeitos! |
Importantes conexões encontrarás no link abaixo! |
Ivan Luiz Jornalista Reg. CPJ 38.690 - RJ –1977 |
ELES QUEREM ACABAR COM A NOSSA EMPRESA
E COM O AVANÇO/SUCESSO DAS FUTURAS GERAÇÕES!
Os canalhas culpam a Petrobras - Você conhece a riqueza da Petrobras?
28/11/2023 - Assembleia Aposentados Petrobras - Rejeição Proposta Já!
22/11/2023 - 3R RT 16:00 - 19:00
14/11/2023 - TAG transferido para 21/11/2023
11/11/2023 - TAG transferido para 14/11/2023
08/11/2023 - Brayer estará às 13:00 no Sindipetro e Clayton segunda opção - 15 as 17 horas
06/11/2023 - 15:00 Equinor - Reunião ampliada "Mediação" não compareceu nenhum representante da empresa - Dr Bruno Bárcia deu todos os esclarecimentos
25/10/2023 - Equinor RT 14:00 - Material não veio
24/10/2023 - Equinor RE 14:00
20/10/2023 - Verde Água - ASS ACT 2023
20/10/2023 - Equinor RE - 10:30
29/09/2023 - Shell PLR 14:30
27/09/2023 - Reunião PLR Shell
26/09/2023 - Assembleia de Prestação de Contas - Clube Engenharia
26/09/2023 - Reunião RT Equinor
24/09/2023 - NRDC 573/42/2023
22/09/2023 - SLB - Assembleia ACT 2023 - Não mudaram uma vírgula desde junho 2023
11/09/2023 - Contatos SLB - Equacionamento ACT 2023
07/09/2023 - Feriado Nacional
06/09/2023 - Halliburton Assembleia Act 2023 15:00
05/05/2023 - Halliburton - Trabalhadores querem conversar com a empresa antes da assembleia 13:30
05/09/2023 - Chevron Assembleia ACT 15:00
05/09/2023 - Halliburton RT 13:30
04/09/2023 - Chevron RT 15:00
03/09/2023 - Aniversário do Leonardo Bastos, merece esse destaque.
02/08/2023 - BP Reunião RE 13:30
31/07/2023 - Minha homologação no Sindipetro-RJ - 14:30
27/07/2023 - Petrobras (ILA)
27/07/2023 - Francisco / Anibal 15:00
18/07/2023 - ONU - Dia Nelson Mandela
17/07/2023 - Petrobras Desligamento
10/07/2023 - Equinor Assembleia ACT 20:00 OFS (*)
10/07/2023 - Equinor Assembleia ACT 15:00 ADM (*) aguardando empresa
06/07/2023 - Hospital dos Olhos MLA
05/07/2023 - EDIHB exame demissional - Aposentadoria
04/07/2023 - Chevron Assembleia ACT Proposta dos Trabalhadores - Aguardando resposta empresa
03/07/2023 - Origem Energia - Assembleia ACT
--------------------------------------------------------------------------------------------------
21/06/2023 - Equinor - RT e RE
16/06/2023 - TOTAL - RT ACT
16/06/2023 - FLB - Schlumberger RT PN 1
14/06/2023 - Petrogal Assembleia ACT
12/06/2023 - 3R Petroleum - Assembleia ACT
07/06/2023 - Petrogal RT PN 1
06/06/2023 - FBB Schlumberger negociação ACT 2023
05/06/2023 - NRDC Especial APA Maricá
--------------------------------------------------------------------------------------------------
20 - Segunda-feira de Carnaval - 21 Terça Carnaval - 22 Quarta-Feira de Cinzas (facultativa)
13/02/2023 - Colegiado extraordinário
08/02/2023 - Exxon Mobil - RT - ACT 2023
18/01/2023 - Shell - Assembleia ACT - Cláusulas Sociais e Econômicas
25/01/2023 - NTS - Sede Japeri e Volta Redonda adiada "Sine Die"
27/01/2023 - Schlumberger - Continuidade da Assembleia Gympass
Estamos elaborando/realizando um calendário para 2023 visando manter os ACT´s em dia.
??? OFS - CLÁUSULA 29 – Os empregados dos setores de wireline, beacon, geoscience, copilot e RTO que trabalham em atividade de apoio ao trabalho offshore/ remoto e, portanto, devem desempenhar suas atividades no mesmo horário dos empregados offshore/ remoto, cumprirão uma jornada de trabalho efetiva de 12 (doze) horas diárias.
Parágrafo primeiro - Considerando que embora os empregados dos setores de wireline, beacon, geoscience, copilot e RTO trabalhem em jornada de 12 horas, estes gozam de repouso para alimentação e descanso, e podem usufruir de seu intervalo interjornadas livremente, estes terão direito a 01 (um) dia de folga para cada 1 (um) dia de trabalho neste regime.
Parágrafo segundo - Serão consideradas como “extraordinárias” as horas trabalhadas além da 12ª (décima segunda) diária.
BP - Nos reunimos com RE em 19/04/2023 - Encaminharão dia 20/04/2023
Petrorio - Frade/Tubarão Martelo e Polvo
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Observatório dos Direitos Humanos
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Observação da Pandemia
ObservatórioCovid-19 BR (covid19br.github.io)
MST
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Socialismo Democrático Já! Aqui - https://polosocialista.com.br
--------------------------------------------------------------------------------------------------
De Olho nos Ruralistas - Observatório do Agronegócio no Brasil
Até a próxima transmissão, domingo às 21 horas. Encontro marcado no canal professor Ivan Luiz de Maricá no You Tube, e no Facebook https://www.facebook.com/ivanluiz.deandrade.9/ e muito mais ...
https://www.youtube.com/channel/UCMrtORKaHE9jwZenjmFdwXg?view_as=subscriber
Acesse também nossos canais parceiros:
Professor Ivan Luiz https://www.facebook.com/ivanluiz.deandrade.9
Professor Ivan Luiz de Marica – Blog https://www.blogger.com/blog/post/edit/8898236544168806795/7482552587502514740#
(Leonardo Bastos TvRepensar | Facebook) https://www.youtube.com/@RADIOTVREPENSAR
Célia Mary TV - https://www.youtube.com/@celiamarytv
(A força faz a Lei | Facebook) A força faz a Lei |Facebook
(grupos de esquerda - resistência — Resultados da pesquisa | Facebook) Militantes De Esquerda | Facebook - Redes e Canais Progressistas https://www.facebook.com/groups/sempremilitantesdeesquerda
Midia Livre - https://www.youtube.com/@UC_JVIU8eYIAIIsDzh3z4Hag
Jaciara Machuga - https://www.youtube.com/@UC2EEO3GjB2wVodRBw958qGg
Twitter https://twitter.com/professorivanl1
Ciências humanas Ciências Humanas TV - YouTube
Cida Cordeiro Cida Cordeiro🚩 - YouTube
Aqui está o vídeo dessa Reportagem Semanal NRDC 585/54/2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário