Abertura respeitosa -
Jesus, Alegria dos Homens - Johann Sebastian Bach
👇🏽aos Domingos
|
2/4) Como era o 'Natal' antes do nascimento de Jesus.
3/4) O Natal que Jesus quer.
4/4) Com certeza o Natal tem que ser, sem guerras, sem conflitos, sem invasões, sem perseguições e covardias.
1/4) Natal tem fartura abundante de Simplicidade, Fraternidade e Amor.
O Natal é uma época de celebração do nascimento de Jesus, o filho de Deus, que veio ao mundo para nos guiar no caminho do AMOR. A data é comemorada em todo o mundo por cristãos e não cristãos, e é um momento de reflexão, amor e paz. O Natal é uma oportunidade para compartilhar momentos felizes com a família e amigos, e para lembrar que o amor e a bondade são os valores mais importantes da vida.
“No Natal, celebramos o nascimento de Jesus, a luz do mundo que veio para nos mostrar o caminho da Solidariedade e Fraternidade. Neste Natal, lembre-se do verdadeiro significado da data: o nascimento de Jesus. Que o amor e a paz de Jesus preencham o seu coração nesta época natalina em que celebramos o Seu nascimento!”
“Assim como os pastores seguiram a estrela para encontrar Jesus, que possamos seguir o seu exemplo de humildade e fé.”
“O maior presente de Natal é Jesus, que ainda não é reconhecido o seu valor para muitos que só querem saber de guerras e são extremamente gananciosos, e tentam destruir a obra do Grande Arquiteto. Boas festas!”
Hoje Jesus quer um Natal onde o principal alimento seja: a) A Palavra de Deus (Mateus 4.4); b) O pão compartilhado com os necessitados (Mateus 25.35-44); Jesus é o “Pão da vida” (João 6.35) que nos satisfaz (Romanos 14.17) e nos faz ter comunhão com nosso próximo (I Coríntios 10.16). A maior festa do Natal é a solidariedade!
Como é o Natal que Jesus quer?
2) Jesus quer um Natal onde haja alimento para os necessitados
3 ) Jesus quer um Natal onde o presente seja o amor
Comemore o Natal para Jesus!
CONCLUSÃO
4/4) Natal não combina com guerra e nem com veto à PAZ!
Natal
O Natal é uma data comemorativa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Esta celebração acontece há mais de 1.600 anos no dia 25 de dezembro.
Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. Por exemplo, a expressão "cidade natal" indica a cidade onde um determinado indivíduo nasceu. A palavra "natal" significa "do nascimento".
Origem do Natal
O Natal é a data em que os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo. Durante muitos anos após seu nascimento, essa comemoração era feita em dias diferentes, pois não se sabia a data exata de seu nascimento.
Foi somente no século IV que se estabeleceu a comemoração do natal no dia 25 de dezembro, pelo Papa Julius.
Além da inexistência de documentos históricos que confirmem a data de nascimento de Cristo, uma das explicações para a escolha do dia 25 eram as festas pagãs que costumavam ser realizadas nesse dia.
Essa era a data em que os romanos comemoravam o solstício de inverno. A celebração era uma homenagem ao Deus Sol (natalis invicti solis) e era o momento em que os romanos pediam por fartura.
Anos mais tarde, o Deus Sol foi substituído por Mitra, um Deus da mitologia grega.
Além desses rituais, outra celebração que pode ter influenciado a definição da data do Natal é o Yule ou Jól, uma comemoração realizada pelos nórdicos da Era Viking, também em celebração ao solstício de inverno.
Acredita-se que a escolha do dia 25, portanto, era uma forma de conseguir mais adeptos ao cristianismo, utilizando-se de algumas referências dos rituais pagãos.
Saiba quem eram os pagãos e o que significa solstício de inverno.
História do Natal
De acordo com as história bíblicas, Jesus Cristo nasceu em Belém (Palestina) e era filho de José e Maria. José era um judeu e precisava ir para Belém participar de um censo que seria realizado pelo Império Romano.
José e Maria saíram de Nazaré e viajaram 140 km até Belém, pelas margens do Rio Jordão. Maria fez a viagem montada em uma mula, pois precisava poupar energia para o parto.
Chegando na cidade, Maria e José não conseguiram lugar na hospedaria, que estava lotada. O casal, então, foi colocado em uma caverna que era utilizada como estábulo.
Maria deu à luz a Jesus Cristo naquela noite e colocou o bebê em uma manjedoura. Logo após seu nascimento, Maria e José receberam a visita dos Três Reis Magos - Melchior, Baltazar e Gaspar.
Segundo histórias da Bíblia, os Reis Magos foram guiados pela Estrela de Belém até o local do nascimento e entregaram como presentes à família ouro, mirra e incenso.
Significado dos Símbolos de Natal
Durante as comemorações de Natal, vários símbolos são utilizados para celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Conheça os principais objetos e rituais dessa celebração:
Árvore de Natal
A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares do Natal. Há muitas versões sobre a associação da árvore ao Natal. Uma delas é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade.
O costume de trazer árvores para dentro de casa e enfeitá-las data da antiguidade, mas começou a ser utilizada pelos cristãos por volta de 1500, com Martinho Lutero.
Na América Latina, apenas no século XX teve início essa tradição. Atualmente, as árvores são naturais ou artificiais e costumam ser enfeitadas com bolas coloridas, luzes e estrelas.
Saiba mais sobre a Árvore de Natal.
Papai Noel
O Papai Noel é um dos símbolos mais importantes do Natal. Sua criação foi inspirada no bispo São Nicolau, que costumava ajudar as pessoas pobres e foi canonizado pela Igreja Católica.
A primeira imagem do Papai Noel foi desenhada pelo alemão Thomas Nast, no final do século XIX. Esse desenho inspirou Haddon Sundblom, o desenhista que criou o Papai Noel para as publicidades da Coca-cola.
As propagandas do refrigerante foram responsáveis por popularizar a imagem do Papai Noel como conhecemos hoje.
Saiba mais sobre o Papai Noel.
Estrela de Belém
Segundo o relato do Evangelho de Mateus da Bíblia, a Estrela de Belém guiou os Três Reis Magos até o local do nascimento de Jesus. Para a religião cristã, a Estrela de Belém simboliza uma estrela-guia para a humanidade.
Um dos enfeites mais importantes da árvore de Natal, inclusive, é a estrela, que é colocada em seu topo.
Saiba mais sobre a Estrela de Belém.
Presentes de Natal
A tradição dos presentes do natal é inspirada na história dos Três Reis Magos, que levaram ao menino Jesus ouro, mirra e incenso de presente.
Essa tradição também foi influenciada pelo bispo Nicolau, que se tornou São Nicolau e é a inspiração para a figura do Papai Noel. Nicolau era um homem generoso e costumava ajudar as pessoas mais necessitadas.
Velas de Natal
Há uma lenda de que na Alemanha, um senhor costumava colocar velas nas janelas para iluminar os caminhos dos viajantes que se perdiam. Essa tradição se mesclou com o símbolo de Jesus, que seria aquele que iluminaria os caminhos da humanidade, que a tiraria das trevas.
Presépio
A tradição do presépio foi iniciada por São Francisco de Assis no século 13, quando ele reproduziu a cena do nascimento de Jesus Cristo com objetos. De origem hebraica, a palavra presépio significa manjedoura de animais ou estábulo.
Atualmente, é comum que as pessoas montem seus presépios próximos à árvore de Natal.
Ver também o significado de manjedoura.
Guirlandas
As guirlandas são feitas de ramos verdes e frutas vermelhas. Acredita-se que elas sejam uma referência à coroa usada por Cristo durante sua crucificação e que as frutas vermelhas simbolizem o sangue.
Hoje as guirlandas costumam ser penduradas nas portas das casas e simbolizam um convite para que o espírito natalino entre na casa.
Ceia de Natal
As ceias de Natal são tradições que vêm dos povos antigos europeus, que costumavam fazer banquetes para celebrar os alimentos e a fartura do ano.
As ceias de Natal hoje costumam ser realizadas na noite do dia 24 de dezembro e são uma das ocasiões mais importantes para a reunião das famílias cristãs.
Destaque ICL
O mundo nos visitando
Os 13 Destaques - Clique!
Quadro Dedicado ao Canal do Youtube - Teddy Hair Canal Musica com a relação dos nossos aniversariantes homenageados e alguns fatos relevantes de 11 a 17/12//2023 (D12)
Especial Braskem (3)
16 Dezembro 2023 - 15:26 Procuradoria Geral do Estado (AL) entra com ação para cancelar acordo da Braskem |
15 Dezembro 2023 - 11:41Justiça confirma indenização da Braskem em favor de Maceió | 04 Dezembro 2023 - 08:12Prefeito de Maceió é acusado de terceirizar responsabilidade no caso Braskem; JHC recebeu R$ 1,7 bilhão de acordo com a empresa |
A situação da Braskem em Maceió é alarmante. A empresa controla uma mina de exploração de sal-gema no bairro do Mutange, que corre risco iminente de colapso. Desde 2018, quando surgiram as primeiras rachaduras, mais de 14 mil imóveis precisaram ser evacuados, afetando cerca de 60 mil pessoas. A mina já cedeu 1,42m e está decaindo a uma velocidade de 2,6 cm por hora 1. A Braskem interrompeu completamente a exploração do sal-gema em Maceió em 2019 e está trabalhando para o fechamento e estabilização de todas as minas. O plano tem 70% de progresso e a conclusão está prevista para meados de 2025 2.
Vídeo: governador de Alagoas é criticado por caso Braskem em reuniãoGovernador de Alagoas, Paulo Dantas, do MDB, foi acusado de omissão no caso Braskem durante reuniãoatualizado |
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, do MDB, foi acusado na última segunda-feira (11/12) de omissão e de não ouvir a população no caso Braskem, em meio aos afundamentos de terra em Maceió por causa das atividades da mineradora. As críticas foram feitas durante uma reunião com o governador por um homem que se identificou como líder comunitário.
Em dado momento, enquanto o homem falava, Paulo Dantas tenta interrompê-lo e pede que a reunião avance. O homem, então, responde:
“Tenha respeito, rapaz, o senhor [Paulo Dantas] deveria respeitar liderança comunitária. Estou dizendo agora da inércia do governo estadual conosco”, afirmou o homem, exaltado. Em seguida, Dantas diz que irá marcar uma nova reunião, e ele responde:
“Marcar o quê? Para não acontecer nada, como até agora? Eu andei mendigando [para] a sua assessoria. Sabe o que foi feito durante a enchente? Cinquenta cestas, para uma população que perdeu tudo. Até agora viveu de esmola. Não tenho medo de retaliação”, disse o homem a Paulo Dantas
💃🏿💃🏿💃🏿💃🏿💃🏿💃🏿
Ao vivo nas mídias abaixo a partir das 21 horas👇🏽aos Domingos
|
se eles viram peculato, melhor ainda, pois improbidade que eu apontei está caindo, no caso de peculato , é roubo, vai dar cana e todos os parlamentares na viagem enquadrados no STF, quero saber para quando foi pautada a ação em em qual turma, quero aocmpanhar a votação.. depois que Gonet assumir, pedirei informações e pedirei despachos para o STF..tenho direito como autor, não quero pedir agora, pois a Sub é uma merda.. |
videosindipetrorjspm.blogspot.com)
Seja membro do ICL como eu. Escolhemos e publicamos vídeo semanalmente aqui! | Credibilidade Nacional e Internacional. |
Reduzir o estado é o abandono total do social. Os preços explodem e levam a convulsão social. Medidas severas contra a população! "Isso é o neoliberalismo aplicado na prática": Leandro Demori comenta repressão do governo Milei a protestos. |
A base em ação - 1.1 - Sai Ford e entra BYD | |
Destaque 2 | Presidência da República - 2.1- Deu com os burros na água. 2.2 - 4ª Conferencia Nacional de Juventude 2.3 - Não é fácil a construção de um líder |
Lição de AMOR - 3.1 - | |
Memória Política que nunca se repita - 4.1 - Pastor e gastos não combina | |
Política - 5.1 - Política suja - MG envergonha os mineiros que tem dignidade. | |
Vídeos ou textos importantes - 6.1- Vídeo altamente esclarecedor (melhor entrevista dos últimos tempos) 6.2 - Um pastor de verdade | |
História Real e ou fato real - 7.1 - Nas escolas japonesas, alunos fazem limpeza e servem almoço dos colegas | |
Legislativo - 8.2- Moro Fora | |
"A cadela do fascismo está sempre no cio." Bertolt Brecht | |
A vida em jogo - 10.1 - Deputado da Ucrânia lança granada em reunião parlamentar. | |
PETROBRAS - 11.1- |
Momento Cultural - Relação dos nossos aniversariantes destacados e homenageados e alguns fatos relevantes de 25 a 31/12/2023 | |
Dia a dia na Secretaria das Empresas Privadas do Sindipetro RJ- |
2.3 - Não é fácil a construção de um líder
3. Lição de Amor
3.1 - |
4.1 - Pastor e gastos não combina Olha bem isso o povo se elege com comprometimento na Bíblia e em Cristo e olha só o que vira. Mata a gente de vergonha. Bancada evangélica está com os dias contados segundo a informação do irmão do vídeo. |
5. Política
6.1 - |
7. História Real
7.1 - Nas escolas japonesas, alunos fazem limpeza e servem almoço dos colegas. |
8. Legislativo
9. Economia
" Bertolt Brecht"
10. A vida em jogo
Contribuição Assistencial
Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou uma nova Contribuição Assistencial que terá um impacto significativo em diversos setores em todo o Brasil.
O que é a Contribuição Assistencial?
Para aqueles que ainda não estão familiarizados, a Contribuição Assistencial é uma taxa que os sindicatos e entidades de classe podem cobrar para financiar atividades e ações em benefício dos trabalhadores.
A Decisão do STF:
O STF deliberou sobre a constitucionalidade da Contribuição Assistencial, permitindo que ela seja imposta a todos os trabalhadores, mesmo que não sejam filiados ao sindicato, desde que tenham o direito de se opor. O valor da contribuição não é fixo e deve ser definido por meio de ACT de cada categoria.
O que isso significa?
Isso implica em algumas considerações importantes:
- É fundamental estabelecer em acordo coletivo qual o valor da contribuição, decisão tomada em assembleia;
- Isso representa uma oportunidade para fortalecer sindicatos e entidades que atuam em defesa dos trabalhadores;
Indice
Conheça um pouco das Plataformas / Base Sindipetro RJ 👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽 |
Relação dos nossos aniversariantes destacados e homenageados e alguns fatos relevantes de 18 a 21/12//2023
18 - Zé Cupido - José Idelmiro Cupido - 8/12/1936
- Taubaté, SP - Compositor. Instrumentista. Demonstrou talento musical ainda menino, quando
tocava gaita-de-boca e sanfona de dois baixos. Foi apresentado como sanfoneiro
para Cascatinha e Inhana no circo Estrela Dalva. Tocava em festas de igreja e
quermesses. Em 1952, mudou-se para São Paulo. A partir de 1953 tornou-se uma
das atrações do programa Sanfonas e sanfoneiros da Rádio Piratininga. Em 1957,
participou da gravação de “Meu prazer”, de Arlindo Pinto e Anacleto Rosas Jr.,
com o Trio Turuna. Começou a fazer acompanhamento de sanfona e harmônica em
gravações de vários gêneros musicais. No início dos anos 60, gravou “Meu
prazer”, arrasta-pé, e “Charanguinha”, também arrasta-pé. Em seguida gravou o
maxixe “Bidu” e a polca “Fogo na botina”. Em 1964, gravou o LP “Tiro e queda”.
No ano seguinte, gravou um LP instrumental em que se destacou a toada “Sertão
da minha terra”, de Jorge Paulo. Em seguida gravou “Viajando pelo Brasil”, LP
em que se destacou “Ao pé do fogo”, quadrilha de autoria dele. Fez composições
com Arlindo Pinto, Capitão Furtado e Roberto Stanganelli. Em 1970, Nhá Barbina
gravou na Premier o arrasta-pé “Puxa-puxa”, outra de suas parcerias com Capitão
Furtado. Em 1971 teve a composição “Granja Cocodeco”, parceria com Capitão
Furtado, gravada pela dupla Chitãozinho e Xororó na gravadora Tropicana. Em
1972 gravou na Tropicana o xote-valsa “Salva o sanfoneiro”, parceria com
Capitão Furtado. Em 1974 gravou na Beverly o samba “Sanfoneiro topa-tudo”, de
Capitão Furtado e Roberto Stanganelli. Em 1978, gravou três LPs pela Chantecler
usando o nome artístico de Chico Manguaçu, com canções inéditas e regravações.
Em 1979, gravou pela Cartaz-Sabiá LP em que fez novos arranjos para clássicos
como “Tico-tico no fubá”, de Zequinha de Abreu e “Brasileirinho”, de Valdir
Azevedo. Prosseguiu fazendo shows e participou como instrumentista de gravações
de Teixeirinha e Tonico e Tinoco, entre outros. Em 1997, gravou um CD com as
composições “Não existe pecado ao sul do Equador”, de Chico Buarque e
“Quadrilha”, de Jorge Melo. Lançou no mesmo ano outro CD onde se destacaram “No
coração do Brasil” e “Baile na colônia”, ambas de sua autoria. |
19
- Cinderela - Luiza Trevisan - 19/12/1930
- Bebedouro, SP - Cantora.
Em 1951, com a ajuda de um deputado paulista mudou-se com a mãe para a cidade
de São Paulo. Seu nome artístico foi dado pelo cantor Léo Albano que a conheceu
quando ela cantava no Hotel Excelsior na capital paulista. Em 1962, quando
fazia razoável sucesso, casou e abandonou a carreira artística indo morar no
interior de Minas Gerais. Começou a carreira artística em 1942, com
apenas 12 anos de idade cantando em programas de calouros na cidade paulista de
Ribeirão Preto, na Rádio Clube daquela cidade. Fez na mesma cidade uma série de
shows para o deputado Lauro Cavallaro, e sempre pedia para ser levada para São
Paulo. Em 1951, começou a cantar na Rádio Tupi de São Paulo. Entre setembro de
1951 e fevereiro de 1952 revezou-se com Téo Braga como crooner do Trio André
Penazzi, na boate Arpege, na Avenida São Luiz, em São Paulo. Atuou posteriormente nas Rádios Bandeirantes,
Piratininga e Record. Começou a brilhar na noite paulistana e cantou em várias
boates, como o Arpege, o Hotel Esplanada, e o Lord, e em 1952, assinou
contratato com a Rádio Bandeirantes. Em 1954, foi contratada pela Copacabana e
gravou, seguindo a tendência da época, os baiões “Precioso” e “Ribeirão”, ambos
da dupla Pascoel Melilo e Avaré. Contratada pela RGE gravou em 1956, com
acompanhamento da orquestra RGE e coro, o samba “Posso morrer de saudade”, de
Alfredo Borba e Nilo Silva, e a marcha “Água mole”, de Edson Borges e A.
Barbosa. No mesmo ano, atuou no filme “Vou te contá”. No ano seguinte, gravou
com a orquestra RGE os mambos “Accurame”, de René Hedman, e “Já que está”, de
Fernando César. Por essa época assinou contratado com a TV Record. Foi
posteriormente para a TV Paulista onde também atuou como atriz. Em 1957, foi
eleita “Rainha do Carnaval Paulista”. Em 1958, gravou, com acompanhamento do
conjunto RGE dirigido pelo maestro Pocho, o rock-balada “You are my destiny”,
de Paul Anka, que seria seu maior sucesso, e a polca “Vamos dançar a polca”, de
H. Alfren, Maugéri Neto e Maugéri Sobrinho. No mesmo ano, participou da
coletânea carnavalesca “Carnaval em lá maior – Carnaval 1958” do selo Lira
interpretando as marchas “Batatinha quando nasce”, de Alfredo Borba e Doca, e
“Ingratidão”, de Alfredo Borba e Tânio Jairo. Ainda em 1958, foi contratada
pela Companhia de Revistas de Juan Daniel realizando excursão pelo Brasil e
depois em Buenos Aires onde enfrentou problemas e teve que voltar ao Brasil,
retornando para a TV Paulista e para a noite paulistana. Em 1959, fez excursão
para Punta Del Este. Gravou em 1960, pelo selo Califórnia, a marcha “Casamento
no Uruguai”, de Avaré, A. Godinho e Laércio Flores, e o samba “Pode ir”, de
Avaré e A. Godinho, em disco que contou com acompanhamento de Leonel do
Trombone e seu ritmo. Em 1961, gravou pela RCA Victor as baladas “A sereia de
biquini”, de Benitez, Rojas e Robledo; “Corre, Sansão”, de Nil Sedaka e H.
Greenfield; “Amor de mamadeira”, de J. Parker, e “Vamos dar uma voltinha”, de
Don Léo, todas com versões de Fred Jorge. Em 1962, gravou o twist “Agradeço a
você”, de Mann, Lowe e Appell, com versão de Juvenal Fernandes, e o calipso “O
vendedor de felicidade”, de J. P. Calvert, e versão de Nilo Valverde. Teve uma
curta carreira gravando discos pela Copacaban e RGE, além de fazer
apresentações em programas de Rádio e TV. Foi a grande atração do programa
Júlio Rosemberg “Vamos nós”, na TV Record, apresentado no horário das 14 h e,
na época era chamada de “Bonequinha loura”. |
Ricardo Cravo Albin - 20/12/1940
- Salvador, BA - Escritor. Pesquisador de MPB.
Jornalista. Historiador. Crítico e radialista. Formado em Direito, Ciências e
Letras (Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil 1959/1963). Oficial
da Reserva do Exército Brasileiro (CPOR 1960/1961). Formado em línguas pelo
Instituto Brasil-Estados Unidos (1958/1963) e pela Aliança Francesa
(1958/1964). Cursou Direito Comparado na Universidade de Nova York entre 1964 e
1965. Por essa época, foi Diretor Cultural do “1º Festival Internacional de
Cinema”, do Rio de Janeiro. Por três anos (1967/68 e 69) atuou como “Julgador
Oficial dos Desfiles do Grupo A, das Escolas de Samba do Rio de Janeiro”. Entre
1966 e 1971, foi membro efetivo do Corpo de Jurados dos Festivais
Internacionais da Canção Popular. Foi Chefe das Delegações Brasileiras junto
aos “Festivais Internacionais de Cinema de Cannes”, na França nos anos de 1970
e 1971. Em 1970 recebeu o título de “Cidadão da Guanabara”, conferido pela
Câmara dos Vereadores do então Estado da Guanabara. Fundador, convidado por
governos estaduais, de Museus da Imagem e do Som em São Paulo, Curitiba, Porto
Alegre, Aracaju, Florianópolis, Brasília, Recife, Belém, Natal, Teresina,
Dourados (MS), Manaus, Uruguaiana (RS), Volta Redonda e Londrina entre os anos
de 1967 e 1985. No ano de 1968 criou a Escola Brasileira de Música Popular –
Museu da Imagem e do Som, com reitoria do maestro Guerra Peixe. De 1968 a 1988
trabalhou como Comentarista da Rede Globo e julgador oficial dos desfiles das
escolas de samba. De 1972 a 2010 participou como autor e apresentador de vários
programas sobre a memória da MPB, tendo produzido mais de 20 mil programas, sem
nunca ter saído do ar. Entre os anos de 1974 e 2004 atuou como e apresentador
da Rádio Mec. Foi membro do júri internacional do “Prix Itália”, enviado pela
Rede Globo, em 1982 (Veneza). Coautor do texto, junto com Pompeu de Sousa, que
propôs a revisão da censura à Comissão Constituinte da Constituição de 1988. Comentarista
de assuntos culturais da TV Manchete no ano de 1992. No ano posterior, em 1993
foi o criador, apresentador e âncora do prêmio “Roquete Pinto – TVE – Especial
de Fim de Ano”, da TVE em cadeia nacional ao vivo. No ano de 1994 tornou-se
“Sócio Benemérito” das escolas de samba Mangueira, Portela, Império Serrano,
Salgueiro e União da Ilha e foi fundador e presidente do Conselho Consultivo de
Pesquisadores da LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba). Ainda em 1994
trabalhou como Consultor da UERJ e do seu Centro de Pesquisas Sociais;
Representante do Brasil – como convidado da ONU – junto ao Comitê Organizador
da ONU para preparação das Festas Populares dos 50 anos da ONU; Membro da
Comissão Organizadora para as “Comemorações do V Centenário do Descobrimento do
Brasil” (Ministério das Relações Exteriores) e atuou como Representante do
Brasil em palestras sobre cultura popular (Madrid, Barcelona, Washington, San
Francisco, Lisboa, Aruba e Estocolmo) até o ano de 1996. No ano seguinte, em
1997, foi eleito Membro Efetivo do PEN CLUB do Rio de Janeiro. Publicou
diversos livros sobre vários assuntos, entre eles: “O canto da Bahia”
(monografia/1973); “De Chiquinha Gonzaga a Paulinho da Viola” (1976); “Da
necessidade do fazer popular” (1978); “Índia, um roteiro bem e mal humorado”,
Editora Mauad (1996); “MPB – A história de um século”, edição trilingue
MEC/Funarte (1997), lançado na Academia Brasileira de Letras, tendo como
conteúdo a história de cem anos de MPB, contada por etapas de 20 em 20 anos e
ilustrado com fotografias de gerações de músicos, cantores, conjuntos e demais
criadores de música popular brasileira; “Um olhar sobre o Rio – crônicas
indignadas e amorosas – anos 90”, Editora Globo (1999); “MIS – Rastros de
memórias”, Editora Sextante (2000). No ano 2000 participou do “Salon du Livre”,
que homenageou o Brasil, em Paris. No ano seguinte, em 2001, foi empossado
Presidente do Conselho Empresarial de Cultura da Associação Comercial do Rio de
Janeiro. Neste mesmo ano assumiu a Presidência do Conselho Estadual de Cultura
do Rio de Janeiro, recebeu a “Medalha de Honra da Inconfidência” do Governo de
Minas Gerais, em cerimônia presidida pelo Presidente da República Itamar
Franco, na cidade de Tiradentes e a “Medalha Pedro Ernesto”, da Câmara Municipal
do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano tornou-se “Patrono da Filarmônica do Rio de
Janeiro”. Em 2003 participou da “XI Bienal Internacional do Livro”. No ano
posterior, em 2004, atuou como diretor da revista “Carioquice”, editada pelo
Instituto Cultural Cravo Albin em parceria com Insight Engenharia de
Comunicação e Marketing. Neste mesmo ano recebeu em Budapeste o título de
“Doutor Honoris Causa” pela Universidade Brancuse, da Romênia. Ainda em 2004
foi eleito membro da Academia Luso-Brasileira de Letras e membro da Academia
Brasileira de Artes. Escreveu regularmente para o tabloide “Pasquim21”. Neste
mesmo ano recebeu do Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, no “Dia
do Diplomata”, a “Comenda da Ordem do Rio Branco”, em cerimônia no Palácio do
Itamaraty, em Brasília. Ao lado de Tárik de Souza, João Máximo, Luiz Paulo
Horta e Leonel Kaz, participou da publicação “Ritos e Ritmos”, acompanhada de
dois CDs: “O melhor da MPB” e “O melhor da música clássica”, pela Editora
Aprazível. Participou da “XI Bienal Internacional do Livro” e da “1º Bienal do
Livro de Nova Iguaçu”. Foi eleito por unanimidade Presidente do Conselho
Estadual de Cultura, integrado também por Júlio Diniz, Maria Eugênia Stein,
Nélson Freitas, Nélida Pinõn, Antônio Olinto, Ivan Junqueira e Carlos Heitor
Cony, além de reitores, como os da UFRJ e UERJ. Em 2005 a Escola de Samba
Paraíso do Tuiutí desfilou com o enredo “Cravo de Ouro – eu também sou da lira
e não quero negar”, em sua homenagem. Neste mesmo ano, de 2005, ganhou a
“Medalha do Pacificador – Ministério do Exército Brasileiro”, recebida em solenidade
em Brasília. No ano seguinte, em 2006, foi eleito membro vitalício da Academia
Carioca de Letras e Membro da União Brasileira de Escritores (UBE). No ano
seguinte, em 2007, foi empossado Presidente do Conselho Empresarial de
Cultura. Neste mesmo ano recebeu o título de “Cidadão Carioca”, da
Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. No ano de 2008 proferiu diversas
palestras sobre vários temas, destacando-se a de seu livro “Tones and Sounds of
Rio de Janeiro of Saint Sebastian”, em Washington/EUA; presidiu o Seminário
musicado “50 años de la bossa nova”, na Fundação Cultural Hispano-Brasileña, em
Madrid, Espanha e no “Seminário Internacional de Direito Autoral – Os Novos
Rumos”, no Centro de Convenções do RB1, Rio de Janeiro. Em agosto deste mesmo
ano, tomou posse da cadeira número 7 da Academia Luso-Brasileira de Letras,
sendo também homenageado pelo plenário da Assembleia do Estado do Rio de
Janeiro com o título de Cidadão Fluminense. No ano de 2009 atuou como membro da
mesa-redonda do projeto “Caminhos Poéticos da Canção”, realizado no Centro
Cultural Banco do Brasil, tanto no Rio de Janeiro como em Brasília; ministrou
palestra no evento “Jornalistas Escritores e a Realidade Brasileira”, na
Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro e atuou como conferencista em “A
Necessidade da Preservação do Som do Brasil”, na Escola Superior de Guerra, Rio
de Janeiro. Neste mesmo ano de 2009 tornou-se “Benemérito da Associação
Comercial do Rio de Janeiro” e ganhou “Votos de Louvor”, da Câmara Municipal do
Rio de Janeiro. No ano seguinte, em 2010, ganhou o “Título de Cidadão
Fluminense. Medalha Tiradentes”, da ALERJ. Neste mesmo ano atuou como
conferencista da Fundação Alexandre de Gusmão para o curso superior de
diplomatas africanos no Itamaraty. Em 2011 passou a apresentar o programa
“Agora No Ar”, na Rádio Roquete Pinto FM, no qual recebia diversos artistas de
renome da MPB. No ano posterior, em 2012, idealizou e passou e a apresentar o
projeto “MPB na Academia Brasileira de Letras”, recebendo vários convidados
para o talk-show, entre os quais Martinho da Vila e João Bosco. Ainda em 2012
fez várias conferências na Fundação Alexandre de Gusmão para o curso superior
de diplomatas africanos no Itamaraty. No ano de 2013 foi agraciado com a
“Medalha Juscelino Kubitscheck – Diamantina”, entregue pelo Governador de Minas
Gerais. No ano posterior, em 2014, tomou posse como Presidente da Academia
Carioca de Letras. Homenageado em setembro, deste mesmo ano, com a “Grande
Medalha JK” pelo Governador do Estado de Minas Gerais. No ano de 2015 foi
contemplado com o título “Cavaleiro da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém”,
comenda pontifícia assinada pelo Papa Francisco e entregue em solenidade formal
pelo Cardeal Dom Orani João Tempesta, na Igreja do Outeiro da Glória, no Rio de
Janeiro. Neste mesmo ano fez o texto de apresentação da “Revista da Academia
Carioca de Letras – Edição Comemorativa: 450 Anos da Cidade de São Sebastião do
Rio de Janeiro”, organizado por Paulo Roberto Pereira, edição na qual também
foi publicado o seu texto “Escolas no Carnaval: Uma Exegese Carioca”. No ano
posterior, em 2016, como presidente da Academia Carioca de Letras, escreveu o
texto de apresentação do livro “Revista da Academia Carioca de Letras – Edição
Comemorativa 90 Anos / 1926-2016”. No ano de 2017 recebeu da União
Brasileira de Escritores RJ (UBE RJ) o “Troféu Rio”, entregue em cerimônia no
Instituto Cultural da Sociedade Nacional de Agricultura, no bairro do Castelo,
no Centro do Rio de Janeiro |
21 - Elomar - Elomar Figueira Mello - 21/12/1937 - Vitória
da Conquista, BA - Cantor. Compositor. Violeiro. Nascido em família tradicional de
fazendeiros da Zona da Mata do Itambé e da região do Mata – de – Cipó, de
Vitória da Conquista, iniciou-se na música ainda criança, acompanhando os
cantos das festas religiosas, a música dos cantadores, violeiros e repentistas
do sertão. Mudou-se para Salvador, onde estudou música e arquitetura. Lá, ainda
adolescente, gostava de ir às feiras para ver os cantadores, os catingueiros,
que eram ridicularizados por falarem de maneira incorreta. Considerando a
importância da cultura do sertão e das comunidades interioranas, decidiu que,
em suas composições, ligadas ao universo rural, prezaria escrever naquela
variação linguística. Retornou para Vitória da Conquista ao terminar os
estudos. Vive por opção na região do semiárido, no sudoeste da Bahia, onde
divide seu tempo cuidando das duas pequenas fazendas em que cria carneiros e
cabras e, às vezes, um pouco de gado graúdo. A fazenda Casa dos carneiros e a
fazenda Duas passagens. Além da lida rotineira entre plantios, manutenções e
construções, Elomar dedica-se à criação musical, que o leva a apresentações
esporádicas em palcos urbanos de diversas capitais do país. |
Sindicalização Já! Esse Sindicato teu não foge à luta! Calendário 2023 União Reconstrução e Convergência | Diretoria Completa |
👇🏼👇👇🏻
professorivanluizdemarica@gmail.com
|
"A cadela do fascismo está sempre no cio."
Bertolt Brecht
e hoje chegamos a 587equencial e 56ª no ano 2023.
Indice
Mulher tem que ganhar mais ou igual ao homem na mesma função, inclusive porque engravida, perpetua a espécie e por muitas outras razões inteligentes, que os imbecis e idiotas não conseguem enxergar!
Agora é Lei
Agora é Lei
Aqui não tem mentiras Clique e Defenda a Petrobras aqui Visite FNP Home - RioOnWatch - Visite, tenha orgulho e se atualize! | Visite e participe da luta |
https://professorivanluizdemarica.blogspot.com/
Meu Instagram
Transmissão simultânea da nossa Retrospectiva Semanal em
Conexões e destaques nacionais e internacionais que merecem nossos respeitos! |
Importantes conexões encontrarás no link abaixo! |
Ivan Luiz Jornalista Reg. CPJ 38.690 - RJ –1977 |
ELES QUEREM ACABAR COM A NOSSA EMPRESA
E COM O AVANÇO/SUCESSO DAS FUTURAS GERAÇÕES!
Os canalhas culpam a Petrobras - Você conhece a riqueza da Petrobras?
28/11/2023 - Assembleia Aposentados Petrobras - Rejeição Proposta Já!
22/11/2023 - 3R RT 16:00 - 19:00
14/11/2023 - TAG transferido para 21/11/2023
11/11/2023 - TAG transferido para 14/11/2023
08/11/2023 - Brayer estará às 13:00 no Sindipetro e Clayton segunda opção - 15 as 17 horas
06/11/2023 - 15:00 Equinor - Reunião ampliada "Mediação" não compareceu nenhum representante da empresa - Dr Bruno Bárcia deu todos os esclarecimentos
25/10/2023 - Equinor RT 14:00 - Material não veio
24/10/2023 - Equinor RE 14:00
20/10/2023 - Verde Água - ASS ACT 2023
20/10/2023 - Equinor RE - 10:30
29/09/2023 - Shell PLR 14:30
27/09/2023 - Reunião PLR Shell
26/09/2023 - Assembleia de Prestação de Contas - Clube Engenharia
26/09/2023 - Reunião RT Equinor
24/09/2023 - NRDC 573/42/2023
22/09/2023 - SLB - Assembleia ACT 2023 - Não mudaram uma vírgula desde junho 2023
11/09/2023 - Contatos SLB - Equacionamento ACT 2023
07/09/2023 - Feriado Nacional
06/09/2023 - Halliburton Assembleia Act 2023 15:00
05/05/2023 - Halliburton - Trabalhadores querem conversar com a empresa antes da assembleia 13:30
05/09/2023 - Chevron Assembleia ACT 15:00
05/09/2023 - Halliburton RT 13:30
04/09/2023 - Chevron RT 15:00
03/09/2023 - Aniversário do Leonardo Bastos, merece esse destaque.
02/08/2023 - BP Reunião RE 13:30
31/07/2023 - Minha homologação no Sindipetro-RJ - 14:30
27/07/2023 - Petrobras (ILA)
27/07/2023 - Francisco / Anibal 15:00
18/07/2023 - ONU - Dia Nelson Mandela
17/07/2023 - Petrobras Desligamento
10/07/2023 - Equinor Assembleia ACT 20:00 OFS (*)
10/07/2023 - Equinor Assembleia ACT 15:00 ADM (*) aguardando empresa
06/07/2023 - Hospital dos Olhos MLA
05/07/2023 - EDIHB exame demissional - Aposentadoria
04/07/2023 - Chevron Assembleia ACT Proposta dos Trabalhadores - Aguardando resposta empresa
03/07/2023 - Origem Energia - Assembleia ACT
--------------------------------------------------------------------------------------------------
21/06/2023 - Equinor - RT e RE
16/06/2023 - TOTAL - RT ACT
16/06/2023 - FLB - Schlumberger RT PN 1
14/06/2023 - Petrogal Assembleia ACT
12/06/2023 - 3R Petroleum - Assembleia ACT
07/06/2023 - Petrogal RT PN 1
06/06/2023 - FBB Schlumberger negociação ACT 2023
05/06/2023 - NRDC Especial APA Maricá
--------------------------------------------------------------------------------------------------
20 - Segunda-feira de Carnaval - 21 Terça Carnaval - 22 Quarta-Feira de Cinzas (facultativa)
13/02/2023 - Colegiado extraordinário
08/02/2023 - Exxon Mobil - RT - ACT 2023
18/01/2023 - Shell - Assembleia ACT - Cláusulas Sociais e Econômicas
25/01/2023 - NTS - Sede Japeri e Volta Redonda adiada "Sine Die"
27/01/2023 - Schlumberger - Continuidade da Assembleia Gympass
Estamos elaborando/realizando um calendário para 2023 visando manter os ACT´s em dia.
??? OFS - CLÁUSULA 29 – Os empregados dos setores de wireline, beacon, geoscience, copilot e RTO que trabalham em atividade de apoio ao trabalho offshore/ remoto e, portanto, devem desempenhar suas atividades no mesmo horário dos empregados offshore/ remoto, cumprirão uma jornada de trabalho efetiva de 12 (doze) horas diárias.
Parágrafo primeiro - Considerando que embora os empregados dos setores de wireline, beacon, geoscience, copilot e RTO trabalhem em jornada de 12 horas, estes gozam de repouso para alimentação e descanso, e podem usufruir de seu intervalo interjornadas livremente, estes terão direito a 01 (um) dia de folga para cada 1 (um) dia de trabalho neste regime.
Parágrafo segundo - Serão consideradas como “extraordinárias” as horas trabalhadas além da 12ª (décima segunda) diária.
BP - Nos reunimos com RE em 19/04/2023 - Encaminharão dia 20/04/2023
Petrorio - Frade/Tubarão Martelo e Polvo
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Observatório dos Direitos Humanos
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Observação da Pandemia
ObservatórioCovid-19 BR (covid19br.github.io)
MST
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Socialismo Democrático Já! Aqui - https://polosocialista.com.br
--------------------------------------------------------------------------------------------------
De Olho nos Ruralistas - Observatório do Agronegócio no Brasil
Até a próxima transmissão, domingo às 21 horas. Encontro marcado no canal professor Ivan Luiz de Maricá no You Tube, e no Facebook https://www.facebook.com/ivanluiz.deandrade.9/ e muito mais ...
https://www.youtube.com/channel/UCMrtORKaHE9jwZenjmFdwXg?view_as=subscriber
Acesse também nossos canais parceiros:
Professor Ivan Luiz https://www.facebook.com/ivanluiz.deandrade.9
Professor Ivan Luiz de Marica – Blog https://www.blogger.com/blog/post/edit/8898236544168806795/7482552587502514740#
(Leonardo Bastos TvRepensar | Facebook) https://www.youtube.com/@RADIOTVREPENSAR
Célia Mary TV - https://www.youtube.com/@celiamarytv
(A força faz a Lei | Facebook) A força faz a Lei |Facebook
(grupos de esquerda - resistência — Resultados da pesquisa | Facebook) Militantes De Esquerda | Facebook - Redes e Canais Progressistas https://www.facebook.com/groups/sempremilitantesdeesquerda
Midia Livre - https://www.youtube.com/@UC_JVIU8eYIAIIsDzh3z4Hag
Jaciara Machuga - https://www.youtube.com/@UC2EEO3GjB2wVodRBw958qGg
Twitter https://twitter.com/professorivanl1
Ciências humanas Ciências Humanas TV - YouTube
Cida Cordeiro Cida Cordeiro🚩 - YouTube
Aqui está o vídeo dessa Reportagem Semanal NRDC 587/56/2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário